Na semana passada, causou muito estranheza em Brasília uma nota divulgada pela France Press dizendo que o governo suíço teria divulgado um relatório onde o Gripen, caça sueco, teria fracassado em todos os testes naquele país.

O problema é que o relatório é de 2009! E, no ano passado, o mesmo governo suíço comprou os aviões suecos para equipar a sua força aérea.

A divulgação de uma nota extemporânea e desmentida pela aquisição do avião pelo governo suíço tem o endereço certo: tentar enfraquecer o caça sueco Gripen que disputa, na condição de favorito, a competição contra o francês Rafale.

Porém, quem vai decidir a escolha tem todas as informações disponíveis e não vai se influenciar por uma nota cuja publicação causa estranheza. Tanto pela seu conteúdo quanto pelo seu contexto.

FONTE: Brasília em tempo real

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ricardo_recife

Imprensa marrom comprada! E de onde surgiu a notícia. Relatórios vazados e documentos xerocados colocados anonimamente em sites e jornais para criar confusão. Lembro o que disse um deputado francês ligado a Dassault Aviation falou: “sem pagar um por for a não dá”. Espero que o final da reportagem seja mesmo verdade: “quem vai decidir a escolha tem todas as informações disponíveis e não vai se influenciar por uma nota cuja publicação causa estranheza. Tanto pela seu conteúdo quanto pelo seu contexto”. Digo mais notícia suja feita para favorecer um notório bandido condenado na Bélgica por corrupção ativa (Escândalo Agusta).… Read more »

betoholder

Naa me surpreende vindo dos franceses… Jogar baixo é com eles mesmo. O que me surpreende são pessoas que se dizem entendidas em aviaçao militar cair na conversa e mentiras deles. De duas um: ou ingenuidade ou má indole mesmo…

DrCockroach

Bela materia, eh bom ver que um jornalista captou os acontecimentos. Quando fiz um google percebi que quase todos os grandes jornais brasileiros noticiaram o “fracasso” do vencedor na Suica. Mas isto influencia, acho, a decisao brasileira. Os Suecos devem montar alguma estrategia p/ diminuir o dano destas noticias. Me parece que o MinDef eh completamente anti-americano na sua postura ideologica, antes de estrategica p/ ser claro. Eles devem procurar se comunicar diretamente com a Dilma p/ ter alguma chance. O que ela irah decidir eu nao sei pois, com muito orgulho, digo que nao conheco ninguem do governo. Mas… Read more »

Justin Case

Amigos, bom dia. Sobre o nosso F-X2… Realmente, o Brasil tem características únicas. Notícias de hoje: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/brasil-muito-provavelmente-escolhera-caca-rafale-fontes Brasil “muito provavelmente” escolherá caça Rafale–fontes SÃO PAULO, 13 Fev (Reuters) – O Brasil “muito provavelmente” escolherá o caça militar francês Rafale para modernizar a Força Aérea, disseram fontes do governo, uma decisão que garantiria um dos contratos de defesa mais cobiçados dos mercados emergentes para um avião cujo futuro estava em dúvida apenas duas semanas atrás. A presidente Dilma Rousseff e os conselheiros dela acreditam que a proposta da Dassault Aviation para vender pelo menos 36 Rafales tem os melhores termos entre… Read more »

Marcelo

a notícia é velha, mas é mentira? Não!