Segundo a Flight Global, a francesa Dassault está aproveitando o LIMA 2011 air show, na Malásia, para divulgar flagrantes de um aparente combate entre o Rafale e o F-22 Raptor norte-americano.

Uma das imagens já havia sido veiculada antes, e viria de uma espécie de “encontro entre amigos” ocorrido em 2009 sobre a Base Aérea de Al Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos. As imagens foram mostradas como parte da promoção do sistema de sensores optrônicos frontais (Front Sector Optronics – FSO) do Rafale, fornecido pela Thales e concebido para ter um sensor IR integrado (para mais informações, clique no segundo link da lista abaixo).

FONTE / IMAGENS via Flight Global

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Antonio M

Se a derrubada tivesse ocorrida de fato, duvido que o alarde não teria sido mais detalhado, ufanado ao extremo !!!

E estampariam a silhueta do Raptor no Rafale. Como fizeram com a silhueta do próprio Rafale naquele Phantom ! rsrsrsr!!!!

DrCockroach

Sacanagem 🙂 ,

Eh evidente que o Raptor nao entraria num dog fight com o Rafale, nao eh p/ isso que foram desenhados. Provavelmente estavam no mesmo time e ai estas fotos…

Alias, se nao me engano, o Raptor nao participou de nenhum dos times (azul ou vermelho) apenas acompanhou os grupos.

[]s!

Corsario137

kkkk…só assim mesmo pro Rafale tirar uma foto do F22.
Em uma situação de combate real o máximo que o sensor infrared do Rafale iria captar seria o AIM 120 rasgando ele de uma ponta a outra, terminando numa enorme e bela bola de fogo.

Esses franceses são uns FANFARRÕES!

ricardo_recife

Cada vez a Dassault desce, cai no desespero!

O principal inimigo do Rafale é seu fabricante, aquela nota imbecil e esta foto demonstram isto. Estou perdendo todo o respeito que ainda poderia ter por eles ainda.

Estas fotos não passam de manobras simples onde o Rafale ficou perto do F-22. Eu vou postar uma foto onde um Fokker DR-1 bota um Rafale perto das metralhadoras.

Vader

Ah pronto: o Rafale é melhor que o F-22… 🙂

Aliás, acho mó engraçado: todo mundo “abate” o F-22: o Growler, o F-16, o Rafale…

Que coisa né? Como “usamericanu” são burros hein? E como são burros os russos e chineses em tentar fazer um caça stealth né? Ora, porque que todos eles não compram Rafales???

Aliás, porque que ninguém compra o poderoso caça francês abatedor de F-22???

Droga, só tem burro no mundo mesmo…

Nick

Muita “cara-de-pau” dos franceses 😀

Todos sabem que não houve vitória por parte dos Rafales, e sim 4 draws e 2 “empates”.

E isso em combate aproximado, ou seja, seria inevitável o aparecimento do F-22 no OSF francês, já que essa era a regra do engajamento! HAHASUHASUHUHAUH!!!

[]’s

Giordani RS

Isso foi um “encontro de cavalheiros” no ar…uma fotex…mas que gentalha esses engravatados do “merchã” da da$$ault…se fosse assim os F-5 do senta a pua deveriam ter na fuselagem a imagem de um Tornado…
Houve um episódio de Combates Aéreos(do History) aonde mostra um combate ao estilo dogfight entre o F-22 e o ra-fail…claro que os franceses foram abatidos…

Grifo

As imagens foram mostradas como parte da promoção do sensor infravermelho do Rafale, fornecido pela Thales.

Caro Nunão, deve haver algum erro nesta informação, porque esta imagem não é IR. Esta é uma imagem de câmera convencional.

Seria também estranho que a Thales estivesse promovendo o sensor infravermelho, já que ele foi retirado do Rafale F3 devido a uma série de problemas com o mesmo.

Clésio Luiz

Essa é a parte mais esperada dos exercícios militares, o “guns-only”, onde se deixa a eletrônica de lado e se combate como nos velhos tempos. Uma foto não mostra isso, mas um abate de canhão, mesmo nesses exercícios, precisa que você coloque a mira sobre o adversário por um tempo mínimo, digamos, 2 segundos. Se o F-22 simplesmente cruzou pela frente do Rafale não significa que o francês obteve um “kill”. O melhor desempenho do F-22 está no combate supersônico a grande altitude, onde ele tem vantagens de velocidade e taxa de curva em cima de todos os outros caças.… Read more »

Justin Case

Amigos,

As imagens superiores certamente são de HUD, pois até os “domes” dos outros sensores aparecem no campo visual.
As imagens inferiores são de outro sistema (TV ou IR). Considerando essas imagens, o que poderia indicar ser uma imagem IR seriam talvez os “anéis” do uso da pós combustão (na última imagem da direita) que não são visíveis por CCD.
Abraços,

Justin

Mauricio R.

O OSF deve perder o canal IR qndo da instalação do radar AESA, questão de falta de espaço físico no nariz do avião.
E quem sabe um alívio, na carga p/ a geração de energia elétrica.
No mais se já fotografaram até B-2 no Pirate, então essas fotos não dizem mta coisa, p/ quem é do ramo.
É só desepero.

Grifo

Caros Justin Case e Nunão, as imagens seguramente são de TV e não de IR. Inclusive é perceptível a legenda “TV” no canto superior direito das imagens.

Marcelo

as imagens superiores são do HUD e mostram nitidamente o F-22 na mira do canhão (aquela “linha”). Em dogfight ser stealth não ajuda em nada e acredito que a configuração delta-canard do Rafale deve conferir grande agilidade.

Justin Case

Verdade, Grifo.
Não tinha observado a simbologia TV.

Maurício, pelo que ouvi, os avões em produção estão sendo entregues sem o sensor de IR, mas o restante do hardware está instalado.
Os aviões anteriores, que já tinham o sensor IR, podem utilizá-lo.
Todos os aviões podem também cumprir a função IRST utilizando as imagens IR obtidas pelos Mica, por meio da fusão de dados.
Creio que a instalação do AESA não irá requerer modificação do sistema OSF.
Também esses sistemas passivos não são consumidores de energia importantes.
Abraços,

Justin

Ivan

Fernando “Nunão”,

Sua disponibilidade em enfrentar o ‘sacrifício’ (he he he) de ‘voar’ vários simuladores pelo ideal maior jornalístico de bem informar seus leitores é comovente.

Uma mistura de Assis Chateaubriand e Santos Dumont… ka ka ka.

Grato pelo desprendimento,
Ivan 🙂

Ivan

Outra abordagem de mau gosto da administração da Dassault. Usar foto de evento amistoso entre aliados, sem espceificar em que condições as mesmas foram feitas, para sofismar de forma tão descarada é algo inaceitável. Uma medida desta pode servir como instrumento de contra informação aos torcedores fanáticos do Rafale ou aos profissionais que militam em favor da Dassault, mas não engana ninguém, nem mesmo aqueles que a defendem. Para qualquer caça de geração inferior à 5ª será consistentemente abatido em combate contra o Raptor. Apenas no curto alcance, quando o Global Eye Mk1 passa a ser usado, as chances se… Read more »

Justin Case

Ivan, boa tarde.

Há muitas capacidades que o Rafale tem, mas que as forças francesas não têm implementadas.
Creio que o mesmo vale para Typhoon e Super Hornet.
Abraço,

Justin

Ivan

Justin Case (ou Justeau Cas), 🙂 Vc entende muito mais de aviação que este antigo fã dos Mirage de Marcel Dassault, mas o conjunto Head (ou Helmet) Mounted Display e mísseis ar-ar IR de 5ª geração é vital para os combates WVR (Within Visual Range ou Dentro do Campo Visual) http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/aam/bvr04wvr.html Se a Flygvapnet e Armée de L’Air estam sendo descuidadas com este recurso (para escrever o mínimo), problema dos seus pilotos. Países que possuem fronteiras realmente quentes (Israel, EAU, Rússia e até mesmo a Síria) já possuem e usam uma combinação como esta. Todo combatente, infante ou piloto de… Read more »

joseboscojr

Os Sidewinders no F-22 se prestam muito mais a serem mísseis ofensivos contra alvos de baixo valor ou em situações específicas, do que defensivos, se pego num combate aproximado. Daí ainda não usarem o suprassumo do WVR missile à disposição no arsenal americano, que é o AIM-9X e nem o JHMCS. É difícil o F-22 se ver num combate aproximado não programado contra um caça de geração abaixo por ter entrado em uma armadilha em que não haja saída tendo em vista sua furtividade/nível de consciência situacional associado ao supercruise. Contando apenas com o Sidewinder (AIM-9M) e sem um HMD… Read more »

Mauricio R.

Isso já é velho, mas útil qnto a efetividade do stealth no F-22 em dog fight, pena que eu perdí o link.
Pilotos australinos que tiveram o desprazer de conhecer o Raptor, contam que era absolutamente irreal, eles viam a aeronave, mas os sensores das suas aeronaves não.
Não havia cue, nem era possível extrair um plot, nada que pudesse ser tratado pelo algorítimo do computador e gerar uma solução de tiro.
Macabro…