A Suécia propôs à Croácia, que tem falta de aviões de combate, comprar 8 ou 12 caças mais modernos Gripen C/D em condições bonificadas, anunciou a companhia produtora de aviões SAAB.

O projeto do contrato prevê que os suecos forneçam primeiramente os caças da antiga configuração Gripen-A para a Croácia, em sistema de leasing gratuito por três anos. Depois fornecerão os primeiros Gripen C/D.

O valor do contrato não foi anunciado publicamente, mas o total dos 12 caças poderá ascender a 675 milhões de euros. Além disso, a proposta prevê a concessão de empréstimos com juros mais baixos e com pagamento diferido em 19 anos.

FONTE: Voz da Rússia

SAIBA MAIS SOBRE O GRIPEN:

BATE-PAPO ONLINE: converse com outros leitores sobre este assunto no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Almeida

Leasing gratuito de um tampão eficaz e semelhante até a chegada dos aviôes novos, financiamento de longuíssimo prazo (19 anos!) com juros baixos e carência de oito anos… Sério, essa história de que não temos dinheiro pra comprar o Gripen NG para o FX-2 me irrita.

Ricardo Cascaldi

Não dá para falar que os Suecos não sabem fazer negócios!!

edcreek

Ola,

Amigos, isso de nao ter dinheiro e papo furado, seja para Rafale ou Gripado, o dinheiro esta sendo surrupiado nesse momento.

Algo me chamou a atencao, o preco, se o valor for confirmado da 56 milhos de euros a unidade muito proximo do Rafale( 65 milhoes) que vem com pacote completo de armamentos e manutecao por de anos. No fim o gripen nao e tao barato.

Abracos,

Ivan

“Rafale( 65 milhoes) que vem com pacote completo de armamentos e manutecao por de (sic) anos.

De onde saiu esta história de avião + armamentos + manutenção por 65 milhões de Euros?

Ivan

Aparentemente Flygvapnet possue mais Gripen A e C do que precisam de acordo com seu plano de defesa aérea, em face do fim da União Soviética e a situação econômica de toda a Europa (leste e oeste). Por um lado isto é um problema, pois as aeronaves tendem a ficar obsoletas antes do final da vida útil, considerando que os futuros Gripen E/F terão muito mais recursos que os atuais Gripen C/D. (Radar AESA, Supercruise, 40% mais combustível, novos materiais.) Por outro lado é uma oportunidade, pois pode “emprestar” aeronaves mais antigas (versões A/B) ou alugar versões mais atuais (versões… Read more »

Almeida

Re: edcreek disse em 15 de outubro de 2011 às 20:18

O contrato com a Croácia PODE vir a chegar a 675 milhôes de euros, e em nenhum momento diz ali que são aviões pelados. Provavelmente este valor final projetado deve vir com os típicos 10 anos de peças e manutenção, treinamento, etc e etc.

Incrível como tem gente aqui que ainda faz conta de padaria com o a proposta de um país para outro como se fosse a mesma proposta feita para nós no FX-2 por outro fabricante e como se apenas os aviões entrassem no valor final. Incrível.

edcreek

Ola,

Ivan, o valor da oferta no Brasil gira em torno disso( 65 milhoes de euros) sendo que em uma ocasiao teve uma oferta ainda menor de 55 milhoes por uma versao down, que nao foi aceita pelo Saito.

Almeida independente de ter ou nao armamento e oitras coisas o preco dos C/D e muito proximo do Rafale o ng deve ser ainda maior, logo o quesito custo tbm cai por terra.

abrcos,

Nick

Uma proposta realista para o Gripen NG , seria exatamente ofertarem 12/18 Gripen C/D “na faixa” pagando somente a manutenção. Isso daria tranquilidade para o desenvolvimento do NG. E posteriormente, porque não operarem ambos os caças.

Sobre o preço do Gripen NG , deve ser por ae mesmo. Mas o diferencial de custos do NG está na manutenção. Se somarmos o custo menor + custo de manutenção ao longo de 30 anos de operação, teremos os 2 Gripens NG pelo preço de 1 Rafale 🙂

[]’s

ricardo_recife

Primeiro, não existe almoço grátis! Os suecos sabem que seu grande adversário comercial no mercado de monomotores são as centenas de F-16 usados que estão a disposição no mercado de caças, especialmente no caso de pequenos países europeus que estão sempre dispostos a agradar Washington e quebrados. Como existe um excesso de caças Gripen A/B e C/D na Flygvapnet), em face do novo planejamento da força com o fim da USRR, fica fácil adotar uma política agressiva de leasing e venda de caças. Observo que a Suécia é o país europeu com melhor situação econômica, sem grande relação divida/PIB e… Read more »

Almeida

Edcreek, por favor cite suas fontes para ter alguma credibilidade.

Até onde todos sabemos um Rafale custa mais de 140 milhões de euros para a França, valores oficiais citados pelo governo francês.

Até onde todos sabemos, ninguém sabe o preço do Gripen NG oferecido no FX-2. Daonde você tirou essas suas informações extra oficiais? Você é assessor do Saito?

Sair por aí inventando números só te faz parecer ingênuo, pois prefiro achar que você não tem interesses excusos ao postar aqui.

edcreek

Olá, ricardo_recife sobre o custo eu usei a reportagem como base e o valor é bem explicito em euros e não em dolares. Mas a informação é simples não fala em pacotes e adicionais. Mas a conta seca sugere o valor de 56 milhoes de euros. Nick vejo da mesma forma que vc com o preço JAS-39 C/D teremos dois Rafales ao fim do ciclo de vida do caça. Porém esse caça não está ofereçido ao Brasil. Não tem milagre o NG será mais cado que o modelo antigo, o motor será maior terá maior alcançe e capaçidade de carga,… Read more »