domingo, janeiro 16, 2022

Gripen para o Brasil

‘Eurocanards’ sobre a Líbia: Gripen, o que quer sair bem na foto

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Compre a revista Forças de Defesa 2 e veja matéria especial, apresentando os diferenciais mostrados pelo Gripen e os outros dois “eurocanards” em operações sobre a Líbia

O terceiro “eurocanard” a participar do conflito na Líbia foi o Gripen sueco, e ele também está na terceira parte da matéria especial “Eurocanards sobre a Líbia”, da revista Forças de Defesa número 2. Operando a partir da base de Sigonella, na Sicília, cinco caças Gripen estão autorizados pelo parlamento sueco a utilizar armamento apenas em situações de autodefesa. Por isso mesmo, é empregado primordialmente em missões de reconhecimento.

O Gripen pode ter chegado depois do Rafale e do Typhoon, mas já chegou querendo sair “bem na foto” – ou melhor, nas missões de reconhecimento fotográfico (em que também se utiliza o pod designador de alvos Litening III, além do pod SPK 39 V, dotado de câmeras fotográficas). Recentemente, segundo nota das Forças Armadas da Suécia, o destacamento sueco foi reconhecido pela OTAN como a primeira opção neste tipo de missão quando os alvos são particularmente difíceis.

Mas será que isso basta para mostrar as diferenças deste “eurocanard” monomotor frente a seus dois rivais maiores e bimotores? Você pode entender melhor essa questão adquirindo a revista Forças de Defesa 2 e lendo a matéria! Para quem já leu, as fotos deste “post” servem como complemento. E para quem ainda não adquiriu o seu exemplar, servem como aperitivo. Garanta já a sua revista!

Para adquirir o seu exemplar, clique num dos botões abaixo. Use o PagSeguro para gerar um boleto pagável em qualquer banco e o PayPal para pagar com cartão de crédito.

Para dúvidas sobre outras formas de pagamento e demais informações, envie um e-mail para revista@fordefesa.com.br.

Ao comprar a revista, o leitor torna-se assinante dos sites das Forças de Defesa, podendo postar comentários após o seu cadastramento.


- Advertisement -

1 Comment

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis

Pena que o FX-1 não foi finalizado. Já estaríamos voando o Gripen há anos!

Últimas Notícias

A noite em que 21 OVNIs foram perseguidos por caças da Força Aérea Brasileira

A BBC Brasil publicou extensa matéria sobre a famosa "Noite Oficial dos OVNIs" no Brasil. A seguir, publicamos os...
- Advertisement -
- Advertisement -