quinta-feira, abril 15, 2021

Gripen para o Brasil

Nova versão ‘k3’ do Mirage 2000 N começa a operar sobre a Líbia

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

 

Operando na Força Aérea Francesa desde 2009, a versão é denominada K3. O modelo K2 deverá deixar o serviço em setembro.

Na segunda-feira, 8 de agosto, a Força Aérea Francesa (Armée de l’air) informou que duas aeronaves Mirage 2000 K3 realizaram suas primeiras missões sobre a líbia em 2 de agosto, tendo lançado armamento já no dia seguinte. Segundo o informe, a K3 é a nova versão do Mirage 2000 N (modelo desenvolvido para ataque com armas nucleares, mas que também utiliza armamento convencional).

Trata-se da primeria vez que essa nova versão, que opera na Força Aérea Francesa desde outubro de 2009, é empregada em operações no exterior. Entre as diferenças em relação a seu antecessor, o K2 (que deverá dar baixa em setembro deste ano, após 15 anos de serviço), o  Mirage 2000 K3 está equipado co sistemas de armas, de contramedidas e de navegação aperfeiçoados. Dispõe de um GPS integrado e de um sistema de tiro de maior precisão que permite uma melhor visualização da zona de impacto, antes do lançar o armamento. Tudo isso contribuiu para diminuir a carga de trabalho do navegador / operador do sistema de armas.

FONTE / FOTO: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Combates Aéreos

F-15 usa o novo Legion pod para abater alvo com o míssil Sidewinder AIM-9X

O Legion Pod permitirá que os F-15 e F-16 detectem e engajem até mesmo aeronaves furtivas, sem ter que...
- Advertisement -
- Advertisement -