Mostrando algumas das principais armas ditas “convencionais” (não nucleares) destacadas no site da Força Aérea Francesa, aviões Rafale e Mirage 2000 D exibem suas belas linhas para as câmeras. Linhas “quebradas” pela presença do que é a razão de ser de uma aeronave de combate: o armamento.

Vale lembrar que as duas aeronaves  formam a espinha dorsal dos planos de modernização do Armée de l’air para os próximos anos (veja mais detalhes nos links ao final da matéria).

Entre as armas mostradas nas imagens, podemos ver mísseis Scalp. O míssil começou a ser entregue à força em 2004, e deverá ser mantido em serviço nos Mirage 2000 multimissões (multirole) e no Rafale.

Segundo o Armée de l’air, a partir de 2015 alguns equipamentos do Scalp deverão chegar ao limite de operação. Assim, são previstas melhorias para aumentar a sua capacidade de penetração, nesse míssil que tem como característica importante a sua guiagem terminal por  imageador infravermelho, para maior precisão.

O Scalp ainda não foi utilizado operacionalmente, permanecendo como instrumento de dissuasão. Mas outra arma importante do arsenal do Armée de l’air já foi utilizada num conflito, o AASM (Armamento Ar-Solo Modular). Empregado no segundo desdobramento do Rafale para o Afeganistão, até seis AASM podem ser levadas pelo Rafale. Ao sistema de guiagem por GPS dessas bombas somou-se, recentemente, o de infravermelho.

O Rafale, dotado de AASM, e o Mirage 2000 D, equipado com a GBU12 (guiada a laser), já foram empregados operacionalmente no Afeganistão. Para ampliar ainda mais a capacidade “todo o tempo” do seu arsenal, a Força Aérea eoncomendou uma bomba que será guiada tanto por laser quanto por GPS: a GBU49, que deverá equipar os Mirage 2000 D ainda em 2010.

 

FONTE / FOTOS: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

129 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Paulo

Se não acabassem com nosso bolso e de tantos outros, seria muito bom, a julgar pelo que agente tem hoje…

Vplemes

Bela dupla, um aponta (M-2000) e o outro atira (rafale).

Fabio ASC

Interessante ensaio / reportagem.

Sugestão: gostaria de ver outros destes referindo-se à RAF, RN, Suécia, Itália, Espanha, Austrália, Canadá, etc. Assim teríamos uma visão do que poderia vir a ser nossa FA, MB .

Marco Antonio Lins

Meus amigos !

Não devemos penssar paqueno. Qual vetor atualmente que pode defender o Brasil? Vão superar quais? o F-16 do Chile,Sulkhoi a Venezuala , e agora o Equador. o Brasil esta caminhando para um conflitos de interesses,sem precedente. Nós não pedemos viver etenamente,sobre a tecnologia de um só pais. tecnologia se desenvolve não se compra. Quem o dominio da tecnologia tem o do mundo.É precoso termos determinação e não da satisfação a outras nações.Temos que decidir o que ée melhor para o Brasil

Pedro Mota

Sim! “Podem falar mal, mas no fundo pagam pau!”. Eu não sei mais qual a melhor aeronave para o Brasil no momento, mas os Rafales são bonitos isso são!

Abraços.

Paulo Silva

Bela dupla nao é?Gosto muito dos Rafales, que com certeza nos dariam uma excelente frente aos SU-30 Venezuelanos, e aos F16 Chilenos. O único problema dele é que se trata de um aviao caro.A Hora de voo e preco sao bem caros.O caca mais adequado no meu modo de ver seria o FH-18 SH, mesmo com a pouca transferência de tecnologia americana e restricao aos mísseis, bastando assim que eles liberassem a nossa escolha de armamentos.

Abracos

Paulo

DrEngAir

Estava pensando, o povo que faz ITA e vai para a área militar depois de formada faz o que na Força Aérea?

[]’s

rodrigo ds

Na segunda foto, seriam três tanques externos mais dois misseis de longo alcance ?? E por acaso o Rafale tem capacidade de reabastecer outros caças (outros Rafales e M2000, por exemplo)??

jakson almeida

Vplemes disse:
23 de setembro de 2010 às 10:11
Bela dupla, um aponta (M-2000) e o outro atira (rafale).

É so assim mesmo pro rafele operar na dependência de outro caça.

Vader

Esse Mirage-2000 era um belo dum projeto. Era um BBB: bom, bonito e (relativamente) barato. Tivesse a França continuado sua evolução e hoje poderia estar “pau-a-pau” com o F-16 nos mercados periféricos. Inclusive no quesito “preço”, que sempre foi e sempre será o “Calcanhar de Aquiles” do armamento francês. Tivesse a França mantido sua já bastante razoável escala de produção e insistido na atualização, modularidade, comunalidade, abertura de códigos, busca de fornecedores mais baratos (independente de origem), integração com padrões internacionais, MLU, etc (ou seja, tudo que quem hoje faz melhor na Europa é a SAAB), e o Mirage-2000 poderia… Read more »

rodrigo ds

Valeu nunão por esclarecer minhas dúvidas!!! Já estou ficando entendido no assunto!!! Já sei diferenciar um missel de um tanque externo, hehehehe!!!!! =)

Edcreek

Olá,

Bonitas imagens,

O Rafale tem grande capaçidade de carga, e cumpre muito bem varias funções.

Abraços,

ZE

Vplemes disse:
23 de setembro de 2010 às 10:11

É isso aí, o Mirage 2000 é o binóculo para o cegueta Rafale. Uma década depois e ainda continua cego !!!!

[ ]s

Fabio ASC

Obrigado Nunão, ficarei de olho.

PS: já li quase tudo aqui do Blog, só sugeri esta matéria porque realmente gostei desta aqui.

Giordani RS

Belas imagens. É bom ver uma Força bem “calçada”. O M2000 é muito belo. Linhas elegantes. O Rafaele também.
Uma pena o futuro do Rafaele ser tão nebuloso, mas, fazer o que…realmente, os “executivos” franceses num momento “nostradamus” visualizaram o mundo nao querendo produtos made in USA, o fracasso do Thypoon e a ex-URSS catando os caquinhos…visualizaram um futuro aonde só a frança poderia salvar, mas…f…
O Rafaele nao merecia.

ZE

Marco Antonio Lins disse: 23 de setembro de 2010 às 10:20 Meu amigo ! O Chile NÃO faz fronteira com o Brasil. Os inimigos históricos desse país são a Bolívia, Perú e a Argentina. Os dois primeiros por causa da Guerra do Pacífico. O último, por causa da Canal de Beagle. É pueril pensar que o Chile venha atacar o Brasil !!!! Além do mais, ele precisaria fazer a mãe de todos os Revos para nos atacar. Seria o Revo do Revo do Revo para atacar alguma coisa de valor no Brasil. Repito, o Chile nunca teve e NÃO tem… Read more »

luiz otavio

prguntas de um leigo:

– Porque chamaram o Rafale de cego? os Pods designadores não se integram a ele? Precisa do Mirage para isso? Os nossos M2000 fariam isso também?

– disseram também que ele só faz dupla com outro Dassault mesmo (eu entendi assim). Isso procede?

Agora um devaneio: a Dassault não poderia converter o Rafale em um monoreator para barateá-lo? sei que demora, mas se tivessem pensado nisso na década de 90…

luiz otavio

esclarecendo, converteria o Rafale em monoreator, mas sem deixar de produzir o original, oferecendo um em Hi e outro em low.

Bosco

Alguém sabe que fim levou as bombas BGL francesas, similares às Paveway III americanas, fabricadas pela Matra?
Não são mais usadas? Não são mais fabricadas? As americanas são mais baratas? Eficientes?
??????????????????????????????

Bosco

Luiz,
Já existe um “Rafale” monomotor e bem mais barato. É feito na Suécia.
Rsrsrssrsrs

roni

o rafale e um grande aviao de combate mas para a força aerea brasileira o fa18 hornet seria o melhor

luiz otavio

quem ousa responder ao Bosco???? eu não.

Giordani RS

ZE disse:
23 de setembro de 2010 às 12:25

Zé,
Eu li e reli o teu comentário. Não entendi.
Tu quer dizer que o que os bolivarianos estão fazendo é correto? Não precisamos investir em Defesa e Tecnologia? Bom, eu não tenho nenhum inimigo na minha rua e adjacentes, então, pela tua lógica, eu não preciso de cerca elétrica nem portão na minha garagem? É isso?

Edcreek

Olá,

Eu não respondo ao Bosco ele ta certo, modelos de computadores podem ser feitos de qualquer forma, seja na Suecia ou na Russia ; – ) .

HAHHAHAHAHHA…

Abraços,

Vader

Bosco disse:
23 de setembro de 2010 às 12:56

“Já existe um “Rafale” monomotor e bem mais barato. É feito na Suécia

Ahahaha, Boscão, sacanagem chamar o Gripen de “Rafale monomotor”…

A pobre jaquinha, bimotora, já não chega perto do Gripen rsrsrs… Imagine “le fils de jaquê”…

Abs.

luiz otavio

e só me referi a pergunta sobre as bombas, se nem ele sabe, imagine eu.

Fabio ASC

Nunão, outra sugfestão:

Scalp x Meteor x Simlar Americano x Similar Russo
(coloquei como similar pois realmente não sei qual dos modelos se encaixariam nesta “disputa”).

Marco Antonio Lins

Ilmo Sr.

Não me refiro a conflitos belicos,claro que sei que não são nossos
inimigos. Mas supremacia tecnologica( a comparação são feita entre aviões) é que estamos defasados em relação relação aos nosso amigos.
Talvez eu não tenha sido explicito,portanto aceitem minha s desculpas.

Abs

Galileu

Bosco disse:
23 de setembro de 2010 às 12:56

Luiz,
Já existe um “Rafale” monomotor e bem mais barato. É feito na Suécia.
Rsrsrssrsrs

hahahahahaha boa!!

Alex

o pessoal viaja muito aqui, em pensar que algum país da america do SUl, possa invadir o Brasil, olha o tamanho do Brasil, qual força da america do Sul, tem capacidade belica e economia para TAL, e fora que o mercosul, é uma realidade.

Bosco

Vader, Eu disse que é monomotor e mais barato, não disse que é pior e nem melhor. rrsrsrsrsr Luiz, Mas é um mistério mesmo. Eu sempre soube que os franceses fabricavam uma linha de bombas guiadas por laser (+ inercial) semelhante as Paveway, eram as LGB500 e LGB1000. Daí o Rafale integrou o GBU-12, mas eu achava ser apenas para padronizar com os caças americanos em operação no mesmo teatro. Agora essa notícia que compraram um lote da GBU-49 (laser + INS+ GPS). Por outro lado as bombas da Matra (LGB 500 e 1000) ninguém mais comenta. Sumiu. Escafedeu. Bomba… Read more »

luiz otavio

Olá Bosco, parece-me contensão de despesas, gostaram das americanas, ficaram com elas e cancelaram o desnvolvimento das francesas (apenas um chute). ou vão copiar sorrateiramente à moda ching ling.

Marko

roni disse:
23 de setembro de 2010 às 12:59

Paulo Silva disse:
23 de setembro de 2010 às 10:42

Até que enfim nao estou sozinho na torcida pelo F-18.

A7X

Vader disse:
23 de setembro de 2010 às 13:45

Hehe Vader, acho que o amigo exagerou nessa, hein.
O Rafale é um bom caça. Inclusive, na minha humilde opinião, tecnicamente ele é até melhor que o Gripen. A grande “sacada” do GRipen NG é que tendo em vista as necessidades brasileiras, ele é o vetor ideal.

Abs.

Mario Blaya

se o Brasil não deveria gastar dinheiro com o Rafale, porque deveria faze-lo com os F-18? já que colocamos o preço como fator decisivo para comprar armas e não sua eficacia, porque não comprar os genericos chineses?

ja que a politica estrategica do pais deve ser subordinada ao menor preço e não a planos de longo prazo para estruturar as forças armadas não deveriamos fazer licitação para ver quem poder fornecer o que ha de mais barato?

luiz otavio

Olá Mario,

não é só o mais barato, é o mais barato entre os que servem e a FAB já disse que os três do short list servem, portanto, entre estes três prefiro o mais barato para que não fiquem estacionados por falta de grana para voarem. não basta tê-los, tem de treinar e habituar com as capacidades da máquina (apenas minha opinião), e mantê-la.

Vader

Mario Blaya disse:
23 de setembro de 2010 às 17:09

“se o Brasil não deveria gastar dinheiro com o Rafale, porque deveria faze-lo com os F-18?”

Serve “porque é melhor”? 🙂

Klevston kstonboner

Vader, eu apostaria tudo se pudéssemos entrar em uma batalha real, você com o Gripen e eu com o Rafale.Aposto tudo que você viraria pó.E olha que eu concordo com muitas coisas sobre o que vocês dizem ser jaca, mais este Gripen não mete medo em ninguém, é só uma piada de mal gosto.Mais na verdade eu sou fã do F 18 Super Hornet, para não me chamar de rafalete.Aliás achei que o Jobim foi um burro ter dispensado o F 35, mesmo sem transferência ele seria uma tremenda aposta.

celso

Srs.,…………

Sob varias e diversas analises e /ou parametros , nao ha duvidas que o melhor conjunto/equipamento de caça para a FAB e o Saab/Gripen.
Outrossim, para mim o mais importante de tudo e a peça por detras do canopy……………e esta nao tem preço, porem requer muito tempo e treinamento constante para adquirir a proficiencia desejada.
Sem isso de nada adianta ter um bom caça em voo no nosso pais…… (vide os Sukkoi da Venezuela) serao eternas rainhas do hangar……….fuiii

Sds

Galileu

Dá nada não…..é só a Hillary vir aqui **** da vida que em 1 hora no GF anuncia o SH ahahahah.

Mas não teria tanta certeza se levar em conta que dia 1 de janeiro os funcionários públicos vão ter que usar camisa vermelha ahahahahah

lol agora to lascado não devia ter dito ¬¬

Rodrigo

Discordo do Vader, acho o Rafale muito bonito de alguns ângulos, que não mostrem o trem de pouso de perninha de gafanhoto dele.

Tenho vários papéis de parede do Rafale aqui, dentro as mais de 3000 fotos de aeronaves que se alternam aleatóriamente aqui no meu PC a cada 60s.

Não é por achar ele bonito, que eu quero esta porcaria aqui.

Deixem os franceses morrerem abraçados com ele e vamos dar risada depois.

Vader

Klevston kstonboner disse:
23 de setembro de 2010 às 18:45

“Vader, eu apostaria tudo se pudéssemos entrar em uma batalha real, você com o Gripen e eu com o Rafale.Aposto tudo que você viraria pó.”

Depende: você é bom no simulador? 🙂

E no super-trunfo? Olha que nesse eu era “sortudo” hein? 🙂

Cada uma… de rir pra não chorar, rsrsrs…

Vader

Rodrigo disse:
23 de setembro de 2010 às 19:52

Rodrigo, eu só não gosto da cara de Pato Donald dele. No mais, não é dos mais feios, mas sou muito mais o Mirage-2000.

Abs.

ZE

Giordani RS disse: 23 de setembro de 2010 às 13:37 Giordani RS, creio que você não entendeu o meu post. Vamos lá: O que os bolivarianos estão fazendo é errado. Eles estão sistematicamente sucateando suas empresas, aparelhando o Estado, combatendo o pluralismo, se armando na medida do possível (a eficácia de tais armamentos, na maior parte dos casos, é no mínimo duvidosa, já que se trata de velharia com nenhuma serventia). Se você reler de novo o meu post, vai ver que eu NUNCA disse que não devemos investir em Tecnologia e Defesa !!!! O que eu disse é que… Read more »

Marcelo

Apenas alguns comentários técnicos: o pod Damocles já está integrado ao Rafale na versão F3 e já está em uso no Afeganistão, orientando as bombas AASM. As AASM nas 1as versões eram para ter precisão na casa de 10m, mas na prática estão apresentando precisão de apenas alguns metros, o que só era esperado para a versão guiada a laser. Aliás é pelo fato desta versão da AASM ainda não estar disponível é que os franceses estão usando as bombas guiadas a laser americanas. É previsto que a AASM possua a versão guiada a laser também. As antigas bombas guiadas… Read more »

Vader

ZE disse:
23 de setembro de 2010 às 20:49

ZE, comentário magistral. Parabéns.

Destaco: “Não há pressa para a FAB !!!! A pressa é para o governo empurrar o que eles querem, desconsiderando a posição balizada da equipe multidisciplinar da COPAC e suas 66 mil laudas !!!”

Disse tudo e mais um pouco.

Abs.

roberto bozzo

acho o rafale muito bonito em vários ângulos, mas este canopy émuito estranho, parece que ele é corcunda rsrsrsrsrsrs

sou a favor de um mix hi-low da FAB com o Gripen NG e o F35 mas acho que sonhei alto demais…

Sagran Carvalho

Belas imagens……os franceses devem estar preocupados com os rumos que tomaram ao se decidirem pelo Rafale….ah se pudessem voltar no tempo!!!!
Dos finalistas, é a pior opção para a FAB.
Quero o fim desta novela!!!
Brasil Sempre!!!

Vader

Marcelo disse: 23 de setembro de 2010 às 21:08 “o Mirage 2000 até que vendeu bem, e até estava vendendo ainda, mas foi descontinuado para “não roubar” vendas do Rafale” Concordo. A Dassault só esqueceu de “combinar com os russos”, como diria Mané Garrincha… ou seja, com os “compradores”… Mas o importante para nós, dado que a Dassault, que fez a burrice de abandonar o consagrado Mirage pela aventura JACA, tem mais é que se danar mesmo, é que no processo ela deixou os pobres compradores do M-2000 com as calças na mão. Assim pergunto: quem garante ao (hipotético) comprador… Read more »

Baschera

Exclusivo:
Mulher Jaca diz que “pretende comprar um Rafale”…. um dia !!

Sds.