Autoridades indianas conhecem o caça PAK FA

8

Uma delegção composta por autoridades indianas visitou o centro de Gromov Flight Research Institute em Zhukovsky (cidade próxima de Moscou) em 23 de maio passado.

Para os visitantes foi demonstrado o novo sistema de armas russo PAK-FA e a modernização do MiG-29UPG. A delegação da Índia, liderada pelo Chefe do Estado-Maior Air da Força Aérea da Índia Pradeep Vasant Naik também foi recebida por oficiais russos que participaram do evento, incluindo Mikhail Pogosyan, presidente da United Aircraft Corporation e diretor geral da Sukhoi Design Bureau e MiG RAC, bem como representantes da Rosoboronexport e da Força Aérea russa.

Segue em andamento o programa russo-indiano para criar um caça multitarefa avançado com base em um acordo assinado entre os governos da Rússia e da Índia em 18 de outubro de 2007 em Moscou. O programa representa um grande projeto de cooperação técnico-militar entre os dois países.

A Rosoboronexport, a Hindustan Aeronautics Limited indiana e Sukhoi assinAaram um contrato para o desenvolvimento de um projecto de um caça furtivo em dezembro de 2010, quando o presidente russo, Dmitry Medvedev esteve na Índia. Isto marcou o primeiro de uma série de documentos que regulam as obrigações das partes durante as várias etapas de implementação do programa. Agora, o caça será desenvolvido com base no protótipo PAK FA, demonstrado com sucesso o comandante da Força Aérea da Índia.

O caça de quinta geração da Rússia está em desenvolvimento desde 1990. Seu peso de decolagem é de mais de 30 toneladas. No momento, dois protótipos PAK FA modelos de vôo fizeram um total de 60 vôos.

“Para a United Aircraft Corporation, a cooperação russo-indiana é vista como uma parceria estratégica de longo prazo baseada em mais de meio século de experiência em cooperação. Nós não estamos simplesmente oferecendo aos nossos colegas indianos os melhores protótipos da nossa tecnologia de aviação como um produto acabado, estamos dedicados a um trabalho conjunto entre empresas russas e indianas e da partilha de recursos de engenharia no desenvolvimento dos serviços de aviação mais modernos, com alto potencial de o mercado global. E estou confiante de que os programas conjuntos na área de combate e transporte aéreo representam o início da cooperação na implementação de programas de desenvolvimento de aeronaves civis “, disse Mikhail Pogosyan.

FONTE/FOTO: IndrusIn/Sukhoi

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Segundo parte da imprensa indiana, este seria o “Farse” Generation Fighter Aircraft.
A Índia entra c/ o dinheiro e só.

Nick

Caro Mauricio R,

A Índia está entrando com o dindin sim, mas não seria apenas isso, já que o FGFA, terá alguma diferenças em relação ao PAKFA, a exemplo que existe por exemplo, entre um SU-30MKI e um SU-27SM.

No mais, fico imaginando o Jobin e o Saito fazendo essa visita em conjunto com os colegas Indianos.

[]’s

Vader

Nick disse:
26 de maio de 2011 às 15:52

“No mais, fico imaginando o Jobin e o Saito fazendo essa visita em conjunto com os colegas Indianos.”

Pôxa Nick, sempre achei que você gostasse do PAKFA…

Nick

Caro Vader,

Sonhando um pouco aqui, fiquei imaginando o acordo do PAKFA fechado em 3 países, e não apenas entre a Índia e Russia. E o Saito sentando no cockpit do caça…E o Jobin aprovando, esse sim é O CAÇA…. hehehehe 😀

[]’s

LuppusFurius

Nick, o Nelson Dim-Dim não “gota” dos ursos pois não lhe deram jantar e vodka nas Dashas, como “outros amigos”.Ele gosta de “lambeção”.
Agora que o PAK-FA ficaria LINDINHO com as cores da FAB ,isto ficaria………..mais BONITÂO que ele só o F23.Este sim, seria o caça do SÉC. XXI………..
Ah, Vader antes que vc. lembre-me do F-35, tb. este é sec. XXI.Tá bom !!!.

Tadeu Mendes

Os indianos vao cair nessa conversa do Urso.

Se os EUA nao passam tecnologia Stealth, quem dira o tio Medevedev.

Caro Luppus,

Voce acha que o PAK-FA e superior aos F-35????? No way.

LuppusFurius

Tadeu Mendes
Não são superiores em tecnologia, o que estou falando é de desenho, pois hoje em dia os aviões deveriam estar mais para A-12 Avenger II, SU-47 e F-23 do que F-22 que de desenho não é assim uma brastemp (incomum ,novo, revolucionario). Muito menos Jaca ou Ventinho Inglês ou o pequeno Gripadinho (que é pratico e lógico). O quê quero dizer é que talvez não esteja vivo para ver os Babies da S-4 e S51…….Digamos caças Romulanos!!!!
Beleza Campeão?

eraldocalheiros

É pessoal, o que faltou para que houvesse acordo na compra desse projeto, é que nossos politiqueiros talves não conseguiram ensinar aos russos como superfaturar o preços das aeronaves e em consequentemente repassarem uma excelente comissão. Esse é o Brasil, esses são nossos politicos..