Turquia diz que Otan vai assumir comando total sobre operação na Líbia

1

ANKARA – O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, disse nesta quinta-feira que o comando das operações militares na Líbia será assumido totalmente pela Otan dentro de um ou dois dias. Até então, os Estados Unidos vinham comandando efetivamente as operações na zona de exclusão aérea.

– O acordo foi alcançado em um período muito curto – disse Davutoglu. A operação será entregue totalmente à Otan – completou.

A decisão foi tomada após uma teleconferência entre autoridades dos Estados Unidos, França e Reino Unido.

A Turquia, único membro muçulmano da Otan, era o principal entrave para a transferência do comando da operação. Na quarta-feira, o país havia afirmado não querer que a aliança – formada por 28 países -assumisse a responsabilidade por ofensivas que poderiam causar vítimas entre os civis.

Os membros da Otan também discordavam se o organismo deveria assumir também o controle político da missão. A proposta mais aceita consistiria em a Otan assumir um papel-chave na operação militar, sendo guiada por um comitê político composto por ministros das Relações Exteriores do Ocidente e do mundo árabe.

FONTE: O Globo/Agências Internacionais

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador

Senhores, Afinal de contas, qual é papel da ONU nesta questão? Limitou-se a aprovar uma resolução contra a Líbia, só que a coalisão está indo bem além do que dizia a resolução, gerando protestos de outros países árabes. Chego a me perguntar se o avião “abatido” por um Rafale chegou realmente a levantar voo, ou se tudo não passou de um pretexto para destruir a força aérea da Líbia, mesmo que esta permaneça no chão. O Desprestígio da entidade é total. Se você quer um debate estéril, vá à ONU; se você quer ação, vá à OTAN, aos EUA, à… Read more »