Governo avisa ministra francesa que Rafale está no páreo

23

O adiamento da decisão sobre o projeto FX-2, a compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), não significa mudança na “relação estratégica” entre Brasil e França, e os aviões franceses Rafale ainda são os que parecem apresentar melhor oferta de transferência de tecnologia, asseguraram interlocutores do governo brasileiro à ministra de Relações Exteriores da França, Michèle Alliot-Marie. Ela foi recebida pelo ministro da Defesa, Nélson Jobim, pelo ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, e, em deferência especial, pela presidente Dilma Rousseff.

A “relação estratégica” da França pode ser medida pelo apoio francês a um assento permanente para o Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas, fez questão de dizer Alliot-Marie, na curta entrevista que se seguiu ao encontro com Patriota, no qual os dois ministros falaram, principalmente, de questões globais, como a crise nos países árabes. O apoio ao assento no conselho marca uma diferença entre a França e os Estados Unidos, outro forte concorrente ao fornecimento de caças para a FAB.

A conversa com a ministra francesa ocorre a menos de um mês da visita ao Brasil do presidente dos EUA, Barack Obama, que tem na oferta de venda dos caças fabricados pela americana Boeing um dos principais temas da visita.

Oficialmente, ontem, a única manifestação do governo brasileiro sobre os caças foi uma nota oficial de Jobim, em que o ministro diz que a decisão será tomada “em momento oportuno” e que as restrições orçamentárias não deixam espaço para uma decisão “de curto prazo” sobre o projeto FX-2. Na conversa com Jobim, porém, a ministra ouviu críticas à oferta de transferência tecnológica dos EUA, que, segundo o ministro, foi feita pelo Executivo, mas pode ser alterada por pretextos políticos pelo Congresso americano.

Jobim também criticou, na conversa com a ministra francesa, o outro projeto concorrente, o sueco Gripen, por ter componentes de muitos países, que, na opinião dele, dificultaria a negociação da transferência de tecnologia. Ele insistiu que, “além do preço”, a capacitação tecnológica no Brasil é fundamental para a escolha dos novos caças. “No caso francês, a transferência não é promessa, é realidade”, disse Alliot-Marie, lembrando que esse tipo de troca já está em curso no projeto franco-brasileiro de uma frota de submarinos.

A ministra voltou ao assunto na entrevista com o chanceler Patriota, em que garantiu autorização ao Brasil para alterar o projeto do Rafale e até vender o caça a terceiros países, sem restrições.

FONTE: Valor Econômico (reportagem de Sergio Leo), via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
tplayer

“Jobim também criticou, na conversa com a ministra francesa, o outro projeto concorrente, o sueco Gripen, por ter componentes de muitos países, que, na opinião dele, dificultaria a negociação da transferência de tecnologia. ”

Esse Jobim é uma piada, até parece que o Rafale só usa componentes franceses. É capaz até do Gripen NG usar menos componentes estrangeiros que a jaca da Assault.

Antonio M

Jobim despreparado para o cargo ou, tem certos interesses ?!?!?!?

Observador

Ele NÃO desiste.

Eu acho que temos que lançar a campanha:

“XÔ JOBIM!”

Com direito a botons, adesivos de carro…

rsrsrsrs.

ZE

“Os aviões franceses Rafale ainda são os que parecem apresentar melhor oferta de transferência de tecnologia, asseguraram interlocutores do governo brasileiro à ministra de Relações Exteriores da França, Michèle Alliot-Marie”. Traduzindo: O Nelson Jobim (sempre ele) assegurou que o Rafale oferece a melhor oferta de transferência de tecnologia (baseado em que, só D’us sabe !). É importante notar que os “interlocutores” (isto é, o Nelson Jobim) não fala mais na BOBAGEM ENGANADORA da Transferênica IRRESTRITA de Tecnologia do 100% francês Rafale. “Na conversa com Jobim, porém, a ministra ouviu críticas à oferta de transferência tecnológica dos EUA, que, segundo o… Read more »

Grifo

Na conversa com Jobim, porém, a ministra ouviu críticas à oferta de transferência tecnológica dos EUA, …

Jobim também criticou, na conversa com a ministra francesa, o outro projeto concorrente, o sueco Gripen, …

Se o nosso desautorizado ministro está criticando publicamente as ofertas americanas e suecas, deve ser sinal de que elas estão bem na fita.

DrCockroach

O Lobim colocou mais um prego no seu proprio caixao com estas declaracoes comprometedoras.

Imaginem o que nao deve ter acontecido no tempo que ele era ministro do STF…

Recordar eh viver:

Lobim foi chamado de “Lobim” cerca de 15 anos atras quando ele dividia um escritorio de advogacia, em Brasilia, com o Eliseu Padilha (depois Ministro dos Transportes e que teve processo junto a MPF).

Imparcialidade total, como requer o cargo…

[]s!

Rodrigo

O Jobim ainda vai tomar uma justa causa.

ZE

“No caso francês, a transferência não é promessa, é realidade”, disse Alliot-Marie, lembrando que esse tipo de troca já está em curso no projeto franco-brasileiro de uma frota de submarinos”. Temos pouquíssimas informações dessa CAIXA PRETA de 20 Bilhões que foi a compra dos submarinos. Para já, a transferência de tecnologia JÁ ESTÁ ENCONTRANDO OBSTÁCULOS: As baterias originais do SCORPÈNE é de fabricação e tecnologia norte-americana. Lembram-se do meu post acima ? Pois bem, os franceses tiveram que arrumar um substituto às pressas. Será que o Arremedo (ou seja, as baterias gregas) são tão boas quanto às ORIGINAIS ??????????? “SÓ”… Read more »

Nick

Jobin é brasileiro(?) não desiste nunca…. Fazendo seu lobby de sempre em favor do caça francês.

Go home Jobin! ou vai pra Paris fanfarrão!!!!

[]’s

Mauricio R.

Boi na linha!!!
Dna Dilma, pega emprestado uma daquelas locomotivas-monstro da Vale e atropela o Jobim “boi na linha”, pelo bem do Brasil!!!

Wilson Giordani de Souza

Jobim disse isso, Jobim disse aquilo… alguém manda esse fanfarrão calar a boca, por favor.

ZE

Aliás, esqueci de comentar algo muito importante: A Fab já disse que não quer, nem precisa de TODA a tecnologia (novamente, não sabemos o que TODA a tecnologia quer dizer, mas ISSO NÃO INTERESSA !). A FAB disse, INÚMERAS VEZES que, ela só quer um número específico de tecnologias, e ESSAS TECNOLOGIAS VÃO SER PASSADAS POR QUALQUER UM DOS CAÇAS DO SHORT LIST. É por isso que esses caças estão no short list ! Eles as possuem e já se comprometeram em passar tais tecnologias ! O Resto é BALELA, tal como a famosa Transferência IRESTRITA de Tecnologia e Rafale… Read more »

ZE

Só para ilustrar o que eu estava falando: “Abdullah retorna ao país e governo anuncia benefícios como medida para prevenir protestos: RIAD – O rei Abdullah, da Arábia Saudita, retornou ao país nesta quarta-feira, 23, após três meses recebendo tratamento médico no exterior e já anunciou uma série de benefícios para o povo no valor estimado de US$ 37 bilhões. O monarca foi recebido pelo rei do Bahrein, Hamad bin Isa al-Khalifa, que está em Riad para discutir as revoltas na região com o saudita. O plano de ação para ajudar os sauditas de baixa e média renda foi anunciado… Read more »

Baschera

ZE disse:
23 de fevereiro de 2011 às 12:05

“MIM” ser françês desde que nasceu…
“MIM” querer comissão $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ …
“MIM” querer chalé arredores Paris….

Por isto “MIM” ser cabeçudo e insistir…….povo brasileiro, FAB, etc…”MIM” quer que se dane !!

Sds.

Observador

Depois da campanha “Xô Jobim, quero lançar outra:

“Tiririca para Ministro de Defesa. Pior do tá num fica.”

ZE

Essa Ministra Francesa acha que vai enganar quem com essas promessas RIDÍCULAS E MENTIROSAS ????????????? Quem ela deve achar TROUXA ?? A Dilma ??? Duvideodó ! “Caças: França oferece transferência total de tecnologia Demétrio Weber, O Globo A ministra dos Negócios Estrangeiros da França, Michèle Alliot-Marie, dedicou o dia ontem ao esforço de tentar vender ao Brasil caças Rafale. Em reuniões separadas com a presidente Dilma Rousseff, com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, a ministra disse que nenhuma proposta se iguala à francesa em transferência de tecnologia. Michèle declarou que,… Read more »

ZE

Esse caça foi, é, e continuará a ser um caça ENCALHADO ! Não é mentindo assim que eles vão conseguir vender o Rafale. Caça CARÍSSIMO para se comprar, Sem ESCALA, e com a hora de voo tocando na Lua. Isso, sem falar do problema de fluxo de peças. Vejam o caso do pós venda MEDÍOCRE da SAFRAN com relação às peças do motor do Rafale. No ano passado, eles estavam CANIBALIZANDO MOTORES ! Só D’us sabe se a coisa melhorou. Vou além: Eles só conseguirão vendê-lo, se molharem a mão de alguém ! A Ministra Gaulesa deveria dar uma olhada… Read more »

ZE
DrCockroach

“Marinho prepara viagem à Boeing antes da vinda de Obama ao Brasil”

“Marinho enxerga na concorrência entre as três gigantes da aeronáutica a possibilidade de colocar São Bernardo na rota de investimentos estrangeiros. “(O Centro de Pesquisa da Saab) já compensou minha dedicação pessoal, mas acho que também dá para amarrar o compromisso com a Boeing, caso a empresa seja vencedora, de fazer algum investimento aqui”, ressaltou. “Se não for a vencedora você apresenta a cidade para as empresas. Afinal, a Boeing não produz apenas caças”, ressaltou”

🙂

[]s!

DrCockroach
DrCockroach

“Optimism over Rafale fighter jet sale to UAE”

Achei curiosa esta parte:

“The UAE awarded Dassault a contract on Tuesday to upgrade the armaments and software on the country’s Mirage fleet in a deal worth Dh112 million”
http://www.thenational.ae/news/uae-news/optimism-over-rafale-fighter-jet-sale-to-uae

Por que atualizar algo que querem se desfazer?

[]s!

Grifo

Por que atualizar algo que querem se desfazer?

Caro DrCockroach, boa pergunta. Mas se você for ver o valor anunciado corresponde a apenas US$ 30 milhões, se estiver certo isto está mais para uma manutenção de rotina do que um upgrade significativo.

DrCockroach

Eh verdade Grifo, e os F-16 receberam cerca de AED300 milhoes de dirhams, o que equivale a mais ou menos US$ 81 milhoes, ou 1 milhao por cabeca (F-16).

http://www.thenational.ae/news/uae-news/fighters-in-for-major-upgrades

[]s!