A Índia demonstrou mais uma vez que não consegue agir de forma rápida na aquisição de grandes sistemas de combate.

Mesmo com o MMRCA (Medium Multi-Role Combat Aircraft) aproximando-se da fase final, é provável que o resultado não seja conhecido antes do quarto trimestre deste ano.

O MMRCA prevê a aquisição de 126 caças para a Força Aérea da Índia e os concorrentess são o Mikoyan MiG-35, o Dassault Rafale, o Eurofighter Typhoon, o Saab Gripen, o Boeing F/A-18E/F e o Lockheed Martin F-16.

Pelo processo indiano cada aeronave ou sistema de armas a ser introduzido em serviço deve passar por todos os testes e avaliações no próprio país. Todos os candidadtos do MMRCA já foram avaliados tecnicamente. A fase atual diz respeito a avaliação das propostas comerciais, transferências de tecnologia propotas e offsets.

Os concorrentes, que foram chamados em abril do ano passado para reapresentarem as propostas, provavelmente terão que revalidar as mesmas porque é bastante improvável que a decisão saia até abril deste ano.

A reapresentação das propostas em abril pode mudar por completo o especto econômico, uma vez que as flutuações cambiais impactam fortemente os valores.

FONTE: Aviation week

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO : Poder Aéreo

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZE

O que já foi dito pelo DoD indiano, ad nauseam, é que o resultado irá sair em julho de 2011.

[ ]s

Nautilus

Parece até o Brasil… Eu, hein! 🙂