Foi uma ducha fria para os franceses da Dassault o anúncio de novo adiamento no resultado da licitação dos caças da FAB. Dava-se como certo que o presidente Lula, simpático ao jato Rafale, bateria o martelo antes de passar a faixa a Dilma Rousseff.

Mas, numa estranha guinada, o ministro da Defesa, Nelson jobim, afirmou que Lula quer decidir em sintonia com sua sucessora. “Entreguei o material à presidente, que ficou de examinar. A ideia é ela ter uma reunião com Lula sobre o assunto”, disse jobim.

Nos bastidores, atribuem-se à Boeing e ao governo Obama as pressões para adiar o negócio. Ainda apostam nas chances do F-18.

FONTE: Isto É / FOTO: Alexandre Galante-Poder Naval

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Humberto

Olha, Apesar do F-18 ser o meu preferido, não acredito que o negócio foi adiado por pressão do Obama e muito menos por causa da Boeing. De repente o encanto do Lula pelos Franceses tenha diminuído, ou viram que não era possível justificar o custo x benefício do Rafale. Para não ficar mais chato para Lula (que já tinha colocado em público a sua preferência pelo Rafale) estão com esta conversa que Dilma vai decidir. Na minha opinião, se Lula realmente quisesse o caça, já teriam comprado. A coisa mudou de figura.. Alguns bem fontados como o Rodrigo já vem… Read more »

Rodrigo

Eu não sei o que fica mais feio se é cancelarem e jogarem para o próximo Governo ou ficar neste ensaboamento.

Ivan

A pergunta que não quer calar: Será que Roberto Mangabeira Unger, ex-professor de Barak Obama, tem alguma coisa a ver com uma possível reaproximação com os Estados Unidos da América? Seia isto apenas especulação? A questão não é apenas mudar a visão que os governos brasileiros tem dos EUA, mas também a visão que os governos americanos tem do Brasil. Escrevo no plural (os governos) propositalmente. Uma nova abordagem da relação Brasil – EUA, em novas bases, como parceiros de verdade, pode ser muito interessante para ambos. Imaginem o poder estratégico que teriam os dois maiores produtores de alimentos do… Read more »

Rodrigo

Ivan disse:
13 de dezembro de 2010 às 12:21

Espero que não, até já escolheram outro cidadão para o cargo que era dele, o MRE também já tem dono..

O maldito MAG vai continuar.

Vocês sabem se o Samuel Guimarães vai continuar ?

Deixem o MU quieto..

Ivan

Rodrigo,

Não falo na questão do MU ter cargo no futuro governo, falo apenas na tentativa de influenciar as relações como os Democratas americanos.

Quanto ao Samuel Gueiros acredito que deva continuar em alguma posição, pois é quase um ideólogo dos atuais governantes.

Mas independente de partido ou ideologia, o que me parece importante é que americanos do norte e do sul acordem para a oportunidade de se impor como produtores organizados de alimento para o mundo.

Mas aí é outra história…

Sds,
Ivan.

Rodrigo

Ivan disse: 13 de dezembro de 2010 às 13:28 Não entendo o que vocês vêem tanto neste MU. É o cara que queria enfiar o Brasil no programa do PAKFA, sem ter a menor idéia de aviação ou de eng. aeronáutica. Muito bonitas as idéias dele, bacanas sem dúvida alguma.. mas seria apenas mais um teórico metido, como tantos que temos de uns tempos para cá metendo o bedelho no que não conhece e estamos vendo o quão nefasto isto é. Se continuar tudo na mesma direção e velocidade, dou até o segundo semestre que vem para começarem a xingar… Read more »

Ivan

Rodrigo, Não vejo nada de especial no Mangabeira. É um teórico que escolheu a vida acadêmica (com sucesso), mas que tem alguma influência (como teórico) junto a ala mais a esquerda dos Democratas americanos, se é que eles tem esquerda… he he he. Apenas especulei com relação aos contatos que poderiam ter sido gerado, em face principalmente às semelhanças entre Brasil e EUA. Na minha modesta opnião, a visão mútua, entre Brasil e EUA, tem sido pelas diferenças. Se a forma de ver o outro fôsse pelas semelhanças o relacionamento entre os países (e os povos) seriam muito mais profícuos.… Read more »

LATINO

Tá ai uma noticia que acredito ,,os americanos são muito bons nessas negociações ,talvez a tal falada tot seja balela ,e alguma compesação irresistivel esteja por tras da proposta da Boeing .

JÁ esperamos anos e anos caças novos para a Fab já .

sds

Renato Oliveira

Até que enfim boas notícias, desde que não cancelem novamente. Se não me engano, a oferta inicial do F-16 incluia vários equipamentos na proposta, como CCs M-1 Abrams. Tomara que repitam a dose…

Baschera

Tudo e até mesmo nada disto aventado pode estar acontecendo.
Até o pessoal da FAB lavou as mãos….. depois de 14 anos de vai e vem.

Dizem, mas somente dizem…. que realmente os americanos teriam, há exemplo do que aconteceu no caso do SIVAM/SIPAN, interceptado…digamos….. negócios escusos no âmbito do FX-2.

A verdade é que ninguém mais aguenta este troço…. nem mesmo os concorrêntes… e não lhes tiro a razão.

Já faz algum tempo que “joguei” este assunto aos cachorros…… e seja o que Deus quiser, ou se não quiser…..

Sds.

Humberto

Caro Renato, Para mim, com o cancelamento do FX-2 iria abrir a necessidade de um caça tampão e na minha opinião o F-16 seria um ótimo caça, pois o mesmo ainda é extremamente eficiente, principalmente vendo o que os nossos vizinhos possuem. Conversando com alguns, eles me comentaram que existem muitos problemas para o F-16 para a FAB, além do anti-americanismo reinante neste governo. Os problemas vão desde o reabastecimento aéreo ao clima no íinimo ruim entre a LM e a FAB (esta influenciada pelos problema da Embraer). Só para atualizar, a Lockheed Martin montou uma parceiria com a Hawker… Read more »