Congressista dos EUA quer apressar venda de F-16 C/D a Taiwan

26

O congressista norte-americano Edward Royce quer apressar o Governo dos EUA para vender caças F-16 C/D a Taiwan. Segundo o Global Security, o representante republicano do Estado da Califórnia disse na semana passada (14 de setembro) que “Taiwan enfrenta uma das mais complexas e letais ameaças militares do mundo… Avançar com a venda do F-16 seria um sinal adequado para Taiwan.”

Citando o relatório anual do Pentágono ao Congresso a respeito das capacidades militares chinesas, e que foi publicado no mês passado, Royce afirmou que “não houve ações significativas” do lado chinês para reduzir sua presença militar, apesar de líderes dos dois lados estarem promovendo um compromisso dos dois lados do estreito de Taiwan (cross-Taiwan Strait engagement).

“Se quisermos que essa diminuição das hostilidades dos dois lados (cross-strait detente) seja bem sucedida, Taiwan deverá operar a partir de uma posição de força”, afirmou Royce ao Congresso. O republicano está no Subcomitê para a Ásia, Pacífico e Ambiente Global do Comitê de Assuntos Estrangeiros do Congresso dos EUA. Ele é um dos 130 congressistas que escreveram em maio ao presidente dos EUA, Barack Obama, para que sua administração se posicionasse imediatamente a favor da venda dos caças, já que o equilíbrio no estreito de Taiwan continua pendendo a favor da China.

FONTE: Global Security FOTO: Taiwan Air Power

NOTA DO BLOG: atualmente, as versões mais antigas do F-16 formam o principal componente quantitativo da Força Aérea de Taiwan, junto com os F-CK-1 IDF desenvolvidos localmente. Depois, em quantidade, vem os Mirage 2000-5 e os remanescentes dos F-5 E/F produzidos sob licença.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Mayer

Ai meu Deus!

Não deviam ter falado em F-5… vai que a FAB se interesse?

Klevston kstonboner

É o Jobim deve marcar uma visita a Taiwan urgente para ver se compra mais uns F5 aquelas coisinhas voadoras…Agora deixando de lado a triste situação da FAB, realmente os EUA devem urgentemente vender novos F 16 a Taiwan antes que a China tome coragem de fazer alguma besteira, que na verdade seria uma catastrofe financeira a nível mundial, já que os Chineses continentais investiram muito inclusive nos EUA.

flavio

é ruim ser amigo do tio sam né….a ameaça é real mas não se concretizou, e eles já estão a caminho para a ajuda….

roni

ja que taiwan enfrenta uma ameaça tao grande por que ao inves do f16 os americanos nao vendem o f35 que e bem superior alias se a china decidir atacar nao vai ser alguns f16 que vai impedir isso

Vader

roni disse:
21 de setembro de 2010 às 20:48

Por um acaso seria porque o F-35 não está pronto? 🙂

juggerbr

Num dos posts relacionados mostra que tem mais de dois caças chineses para cada caça de Taiwan, fora que os caças taiwaneses são inferiores num combate.
Quantos caças Taiwan precisaria para um TO?
E quantos os americanos teriam para entrega rápida (6 meses…)?
Será que aqueles caças americanos de reserva no deserto poderiam ser postos em ação rapidamente?
A verdade é que se a China quiser (e eu duvido muito que queira) ela consegue.
Os EUA não começariam a terceira guerra mundial por esta pequena ilha…
Agora, se o Japão fose o próximo alvo chinês, aí sim…

Bluejacket

Vader o F-35 não está pronto, mas Israel anunciou oficialment a compra 🙂

Colt

Um caça bom para Taiwan seria o Rafale.
Eles já usam o Mirage 2000-5

roni

como assim o f35 nao esta pronto

roni

ja que os americanos querem tanto defender taiwan deveriam oferecer a eles o f35 como fizeram com israel e faram com o japao nao estou certo

Flavio

Israel aprovou a compra de F35, mas se não muito me engano só começaram a receber a partir de 2015.

Taiwan precisa de caças para ONTEM. a ameaça é muito real.

os F16 mais avançados e em quantidade suficiente dão conta do recado.

Vader

Colt disse:
21 de setembro de 2010 às 21:30

“Um caça bom para Taiwan seria o Rafale.Eles já usam o Mirage 2000-5”

De fato, já usam o Mirage-2000. E estão desesperados com sua hora-vôo de US$ 24.000 doletas.

Talvez eles prefiram um vetor que tenha uma hora-vôo digamos, menos “intragável” mesmo para um povo que costuma comer cachorro… 🙂

Vader

Bluejacket disse:
21 de setembro de 2010 às 21:25

“Vader o F-35 não está pronto, mas Israel anunciou oficialment a compra”

Israel pode esperar:

http://en.wikipedia.org/wiki/Israeli_Air_Force

Sds.

thjgilb

Pessoal, expliquem para um leigo, por favor. Qual a capacidade do F-CK-1 IDF? Ele é de 4, 4.5 geração? Se assemelha a um F5 ou F15 ou …. em capacidade?

Biel

Se os EUA não querem vender o F-16 , existe uma outra excelente alternativa no mercado bélico mundial .
O Gripen NG não só pode fazer frente a qualquer aeronave atualmente em uso pelos chineses, como também proporcionar o melhor custo beneficio para força aérea de Taiwan.

Sem falar que o raio de alcance da aeronave sueca conciliado com os mais modernos armamentos ocidentais colocaria os chinas de cabelos em pé .

Almeida

Esqueçam caças de outra nação que não sejam os EUA para Taiwan. Eles não pagam pelo caça, recebem via FML como Israel. Eles só foram de Mirage 2000-5 e FCK porque houve um embargo dos EUA para se aproximarem da China. Mas não é o caso da atual administração. Duvido também que os EUA ofereçam o F-35 agora ou tão cedo. Sendo um caça-bombardeiro furtivo, é uma arma para se começar uma guerra e a China faria um ataque preemptivo antes que Taiwan recebesse tais armas. E os EUA não querem isso. Eles vão rearmar Taiwan aos poucos, gradativamente, para… Read more »

roni

voçeis acham mesmo que taiwan podera enfrentar a china mesmo com esses f16 eles nao tem a minima chançe agora se os americanos entrarem na batalha ai e outra historia

Almeida

Re: thjgilb disse:

É um caça dito multifunção de 3a geração. Sua capacidade fica próxima porém aquém de um F-16 MLU ou F-18 C/D.

http://en.wikipedia.org/wiki/AIDC_F-CK-1_Ching-kuo

Colt

Almeida disse:
21 de setembro de 2010 às 23:21

“… Sendo um caça-bombardeiro furtivo, é uma arma para se começar uma guerra…”

Almeida, penso que o fato de o F-35 ser um jato stealth, não faz dele um caça pra começar uma guerra. Essa capacidade tb trás vantagens qdo em combate aéreo, defendendo de um ataque, pois poderá lançar seus mísseis mais próximos do jato inimigo atacante, antes de ser detectado.
Abço

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

juggerbr disse:
21 de setembro de 2010 às 21:12

Num dos posts relacionados mostra que tem mais de dois caças chineses para cada caça de Taiwan, fora que os caças taiwaneses são inferiores num combate

Os chineses não colocariam toda sua força num eventual ataque a Taiwan; que ao contrário, usaria todos seus meios em sua defesa.

Mal comparado, seria como a batalha da Inglaterra, onde a Luftwaffe não podia deslocar usar tudo que tinha.

Abraço

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

roni disse:
21 de setembro de 2010 às 23:22

voçeis acham mesmo que taiwan podera enfrentar a china mesmo com esses f16 eles nao tem a minima chançe agora se os americanos entrarem na batalha ai e outra historia

Em que voçe se baseia, apenas comparando a quantidade de caças? Se for isso, lembre que o grosso do equipamento chinês ainda é composto por J-7 e J-8, além disso os atacantes estariam operariam do continente…

Giordani RS

Oba…mais F-5 para a FAB…
🙁

Seremos o maior operador de F-5 em 2030! “magavilha”!

Edu Nicácio

Nãããão… Mais F-5 não!!!

Precisamos de um fim para o FX-2 e a abertura de um FX-3, para um caça de 5ª geração, esse sim podendo levar uns 4 anos até a decisão final…

roni

nao me baseio apenas na quantidade de caças apesar que quantidade ten suas vantagens a china tem mais de 500 misseis apontados para taiwan sem falar quea china possui os suckoi su 30 e outros caças modernos que os f16 nao e superior a esses caças

Milan

Tudo é uma questão de força de dissuasão.
Se você é forte, e um nanico está te atrapalhando, você pode apelar para a “brutalidade”. Quanto maior o adversário, maior a propensão de “conversar”, de “deixar disso”.

A China com certeza pesaria de forma diferente caso Taiwan recebesse os F16 imediatamente.

Além do que o recado dos EUA estaria dado. Pelo menos o dessa administração.

Nelson Lima

E o que os F16 de qualquer versão podem fazer contra um ataque chinês maçico?