PLAAF versus ROCAF 1

Clique nos gráficos para comparar os caças da Força Aérea do Exército de Libertação Nacional (PLAAF) e da Republic of China Air Force (ROCAF).

Embora tenha caças modernos em boa quantidade, a Força Aérea de Taiwan é muito menor que a da China Continental.

Agora a China dispõe de cerca de 600 caças capazes de levar mísseis BVR do tipo PL-12, dentre eles os novos J-10 e J-11B, este último cópia do Su-27, contra cerca de 300 caças de Taiwan.

A situação, que está cada vez mais difícil para Taiwan, ficará pior ainda quando a China colocar em operação seus caças de 5a. geração.

PLAAF versus ROCAF 2

ARTE: Planeman

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ronaldo

Na minha opinião a China so esta esperando crescer mais e se armar ainda mais para anexar Taiwan de uma vez, e acertar as contas com o Japão, que hoje estão sob proteção americana.

Rodrigo Cesarini

A vantagem de Taiwan é ter toda sua frota concentrada em uma área relativamente pequena, ao contrário da China, que dificilmente poderia delocar toda sua força para um hipotético ataque. (Fora o guarda-chuva nuclear do tio Samuel, mas isso é outra história)

latino

otimo topico Uma pergunta que tenho me feito a muito tempo ,se a China resolver Invadir e Anexar Taiwan . Os Estados Unidos Intervirão? Segundo o jornal diário Liberty Times, de Taiwan, somente caças Lockheed F-16C/D são capazes de ajudar Taiwan a combater um dos caças mais sofisticados hoje em operação na China – o Sukhoi Su-30. Taiwan vem tentando adquirir um lote de 66 caças modernizados F-16C/D dos EUA, mas o presidente Barack Obama tem dificultado fechar o acordo. O jornal divulgou informações de um relatório interno do Ministério Nacional da Defesa, que deixa claro que o caça francês… Read more »

Rodrigo Cesarini

E pensar que a marinha americana sozinha tem mais caças que a China…

caravlhomtts

Será que podemos ainda dizer que,qualidade dos pilotos de Taiwan supera quantidade de aviões dos Chineses ou a qualidade dos pilotos da China se equivale a de Taiwan.
Será que os EUA iriam tomar partido de Taiwan,como será a relação de Taiwan com os vizinhos Coreia do Sul e Japão.
Será que algum pais da Ásia iria colocar o dedo nesta sopa quente.
abraço a todos

Rogério

Há muito tempo li uma reportagem que estimava em 600.000 o número de baixas chinesas para retomar a ilha.

[]s

Ronaldo

Rodrigo Cesarini em 16 mar, 2010 às 23:06

Boa observação, e eu vou ainda mais longe, e pensar que Taiwan um ilha menor que a maioria dos estados brasileiros tem mais caças operacionais que o Brasil jamais sonharia operar.

M1

Se outros países forem tomar partido, aí é terceira guerra mundial, taiwan, japão, korea do sul, korea do norte, EUA, Russia e por aí vai a Lista é enorme… Austrália…

Por isso acho que a china pode tomar taiwan que talvez alguém reclame… mas é só isso. Acho que a China tá domorando muito pra pegar o que é dela.

Mas antes de tudo, sou a favor da paz, mas que a China vai tomar Taiwan, isso vai. É só questão de tempo.

Rogério

Se houver uma guerra, com certeza a China herdará uma terra devastada, o que eles lucrariam com isso?

Seria bom um comparativo desses entre as Coréias.

[]s

JOSE

A força aérea chinesa ainda tem que comer muito pra querer enfrentar a força aérea japonesa,que é a sua grande rival,ou mesmo a de Taiwan,os pilotos chineses até a pouco tempo era conhecidos como pilotos desastrados,e quanto a esse caça de 5°geração deles tenho minhas dúvidas se será mesmo um legítmo 5°,pois os russos cairam fora no suporte a tecnologia militar dada a eles,o motor desse caça J-10 até pouco tempo era Russo,a parte eletronica dele era israelense e francesa,dúvido muito que eles consigam em pouco tempo desenvolver uma tecnoligia de ponta ao nível de um F-35,F-22,OU DO SUKKOI T-50,ou… Read more »

JOSE

O exercito da china é bom pra matar monges,perseguir as minorias que não são da Etinia han,mas quando é pra enfrentar os povos mais casca grossa da Asia sempre deixou a desejar!

Bronco

Acho cada vez menos provável um conflito entre China e Taiwan, especialmente porque a China cresce em economia, forças armadas, ciência, tecnologia, mas também em inteligência. Todas as vezes em que se fez pública a idéia de reanexar o território à força, na base do “big stick” asiático (se me permitem uma brincadeira em relembrar como ficou conhecida a política norte-americana de manutenção da proximidade com os governos latino-americanos durante boa parte da guerra fria baseada em poder militar e econômico), se fez pública também a clara intenção dos EUA em defender a ilha. Com os EUA também estariam as… Read more »

JOSE

Bronco as duas marinhas cooperam juntas,vc acredita que a marinha japonesa ancora navios em PEARL HABOR,ADMIRO MUITO ESSE LADO PRAGMATICO DOS AMERICANOS,a marinha japonesa treina muito com os americanos,fazem exercícios de interceptação de mísseis,e outros do genero,os japoneses tem um dos melhores submarinos convencionais do mundo,e segundo alguns tb um dos melhores destroyer do mundo o ATAGO.

João Paulo Caruso

“E pensar que a marinha americana sozinha tem mais caças que a China”

Não sei se entendi, mas a china tem mais 2000 caças que não tem capacidade BVR.

O que faz o F-16A se equiparar ao Sukhoi é o AMRAAM e o Radar, por incrível que pareça a maioria dos SU-30 chineses tem radares ultrapassados e de baixo desenpenho quando comparados ao APG-69v3 que pode guiar até 6 AIM-120 ao mesmo. Ainda com uma antena maior os radares chineses tem pouca superioridade de alcance e relativa resistência a ECMs enquanto o F-16 é um alvo menor.

João Paulo Caruso

Não sei se a imagem do gráfico está correta, porque a configuração do F-16 pode ser aumentada para pelo menos 6 AMRAAMS.

João Paulo Caruso

É possível que os PL-12 contenham tecnologia roubada do AMRAAM junto com a do R-77, mas os outros têm pouca confiabilidade e quase nenhuma resistência a interferência eletrônica, inclusive os R-27.

Dificilmente a PLAAF conseguiria tirar proveito do alcance superior dos R-27ER pois precisariam que o alvo fosse iluminado durante todo seu curso e a maioria dos Flankers chineses não tem capacidade de manter rastreados alvos pequenos a distâncias tão grandes.
eles serviriam mais para afastar os caças de Taiwan do que para realmente destruí-los.

Danilo

Sei que a China a muito tempo planeja a invasão e retomada de Taiwan, e assim que o aerodromo ex-varyag navegar com os caças SU-33 que a russia pretende vender a china pode ser o inicio desta operação de retomada, ai veremos se os aliados de taiwan vão mesmo arriscar iniciar uma nova guerra mundial, os americano do lado de taiwan e japão e a velha mãe russia ajudando a china e se duvidar a coreia do norte entra na briga e aproveita a deixa para detonar com a do sul ai meo filho vai da ___________capaz de sobra até… Read more »

João Paulo Caruso

“Danilo em 17 mar, 2010 às 0:09”

Se não me engano já foi cancelada a vendo dos SU-33 para a China, pelo que me lembro a China reduziu as encomendas para um número baixo de unidades deixando evidente sua intenção de apenas copiar os caças.

Também a Rússia só tem a perder com uma china militarmente poderosa demais já que os dois países dividem uma das maiores ou a maior fronteira do mundo e podem um dia disputar recursos naturais.

João Paulo Caruso

“SU-30 chineses tem radares ultrapassados e de baixo desenpenho quando comparados ao APG-69v3”

APG-69v9 é a versão AESA, acho que o correto era APG-66v3 um dos primeiros com capacidade de iluminação de alvo.

OTV

Eu hoje li um artigo que achei no CEPE, site da EGN.
Interessante.
Tem muito haver com este tópico, acho eu.

http://www.egn.mar.mil.br/cepe/2007/guerra2025.pdf

Marine

A China “hoje” nao tem como anexar Taiwan sem custos que seriam proibitivos, especialmente com a ajuda dos EUA e possivelmente Japao. Taiwan possue armamentos e treinamento suficientes para repelir uma invasao chinesa muito embora a China procura deseperadamente aumentar sua capacidade anfibia tao necessaria para retomar a ilha. A China nao possui a capacidade maritima para retomar a ilha(Op. Anfibias), nao possui um numero suficiente de aeronaves e pilotos com o treinamento do nivel ocidental ainda para garantir a superioridade aerea em especial com o guarda chuva aereo proporcionado pelo PACCOM americano. O maximo que ela pode fazer hoje… Read more »

Rodrigo

Se a China entrar numa guerra, vai perder pelo menos uns 800 milhões de habitantes. Bastaria bombardear os portos e parte da infraestrutura de transporte e milhões de pessoas morreriam de fome, já que a agricultura do país não é capaz de alimentar sua própria população. As principais regiões urbanas poderiam testemunhar até canibalismo. Mais algumas bombas e milhões morreriam de sede. A economia do país iria regredir décadas em um fim de semana de bombardeio, mesmo que eles conseguissem aniquilar o inimigo depois.

claudio/Itajai-sc

Ninguem levou em conta as defesas AA que Taiwan possui.
Acho q. em um hipotetico conflito as perdas a China seriam grandes de mais para justificar uma guerra.

cerberosph

“…Há muito tempo li uma reportagem que estimava em 600.000 o número de baixas chinesas para retomar a ilha..” Esses números não representam muito para a China, ainda mais num regime ditatorial. “…se fez pública também a clara intenção dos EUA em defender a ilha…” Isso no passado, hoje cada vez mais os EUA dão sinais que tirariam o corpo fora, veja que eles relutam até em vender armamentos para não desagradar os Chineses. A única possibilidade dos EUA entrar na disputa é se eles vislumbrarem a possibilidade de “quebrarem o pescoço da China”, a potência que em breve lhes… Read more »

Villas Nobre

OTV em 17 mar, 2010 às 1:29

Realmente é muito interessante o ponto de vista exposto no link que você enviou. Sds,

Nick

Acredito que para a China uma solução diplomática seria muito mais vantajosa, algo como Taiwan reconhecer o governo chinês, mas mantendo uma certa autonomia. Se partirem para uma solução militar, que será possível com todo esse reaparelhamento e modernização das Forças Armadas Chinesas, por volta de 2020/25. Mas o custo seria alto, especialmente se os a Frota do Pacífico Americano estiver por perto. Seria um conflito convencional em alta intensidade, talvez a maior desde a 2ª Guerra Mundial. Neste Cenário, acredito que o Dia D chinês começaria com uma chuva de misseis cruise sobre os Sistemeas AntiAéreos e Bases Aéreas… Read more »

MARCOS.T

Acho muito improvavel um ataque da China a Taiwan, más não impossivel de acontecer.
Só o custo de possiveis sançoes financeiras por parte de outros paises seria proibitivo para a China.
Agora essas duas forças se enfrentando, ia ser um “troço” feio de ver, a isso ia.

wmpj

Acredito que ninguem pensou nas baterias AA(ante-aéreas), se o nosso pais tem, a ilha de formosa tambem tem.

Abraços

Mario Blaya

duvido que a China tente uma ação de força contra Taiwan, afinal ela assustaria todos os seus vizinhos, que certamente procurariam um braço amigo para se proteger, alem de sanções que sofreria. o mais provavel e que a China adote o mesmo processo que os americanos para ganhar a guerra fria, obrigar a ilha a gastar mais e mais no orçamento militar, e aumentando sempre a pressão economica, sem jamais forçar demais a situação. será que as copias dos caças russos são boas quanto as originais, ou são como tudo produzido pela china, similares a distancia e mal-acabados quando vistos… Read more »

Pedro

Não acho que a China anexaria Taiwan através d euma guerra… acho que uma diplomacia e muita politicagem,daqui á uns 30 à 40 anos quem sabe… guerras hojem são custosas tanto financeiramente,quanto politicamente. Temos que lembrar que na china há uma geração ávida por mais liberdade democrática e uma guerra com muitas baixas dos dois lados chineses(Taiwan Também). Haveriam protestos enormes e isso acho que minaria o governo pseudo-comunista da China.

ABRAÇOS.

Mario Blaya

Rodrigo Cesarini,

se a Argentina fosse 20 vezes maior que o Brasil, e nos chamassem de provincia desgarrada que um dia retornará nos teriamos mais caças operacionais que toda a europa!

Fsinzato

Taiwan é uma ferida aberta e questão de honra para os chineses, como as Malvinas são para nossos hermanos.
Se ela vai recorrer ao soft power ou na base da paulada so o tempo…

Abs.

Wagner

Bom, eu duvido que os chineses saibam realmente pilotar sukhois tão bem tal como os russos. Também duvido que a frota naval deles consiga algo melhor do que uns tiros, visto que dependem de técnica russa. Igualmente duvido que a Russia ajudaria a China, pois Moscou teme Pequim muito mais do que Washington. Mas como disseram: o fator decisivo é se os EUA vão ajudar Taiwan ou não. Não sou americanista, mas achei super emocionante quando a isolada Taiwan, ameaçada de invasaõ a uns anos atrás, foi defendida pela frota do Pacífico, que estava pronta para “ir pro pau”, como… Read more »

Ozawa

Seria interessante fazer, se já não o foi, pois não me lembro de ter lido algo, um infográfico semelhante com Brasil x Venezuela e/ou Brasil x Chile, as potências aéreas da AL, com a perspectiva dos possíveis eleitos do FX2 (Rafale/Gripen).

Talvez com ilustrações do ilustre blogueiro Jacubão, e é claro, segundo sua anuência e disponibilidade.

Dell72

uma possivel intervenção de força por parte da China não necessariamnte se daria em simplesmente vamos atacar e pronto jogar toda as suas forças sobre a ilha de Taiwan. Ha muitas opções e meios de debilitar um inimigo tão próximo (130 a 200km de distancia em media). Outro ponto o custo humano para china não seria problema pois eles ao que parece não se preocupam com isso.
sanções externas também acho que não dariam em nada sempre tem uns que furam o esquema.

tyrion

O assunto é complicado existem aspectos geopoliticos e geoestrategicos muito fortes envolvidos É um cenario que bastante dificil.
Em Caso de guerra quem defenderia TAIWAN?
Qual seria o papel dos EUA,INGLATERRA e JAPAO no conflito.
O que diz o direito internacional ja que Taiwan faz parte da china?
Qual a real intenção de Pequin para com Taiwan? pura Anexação ou aplicação da doutrina “um governo 2 sistemas” como fizeram com MACAU e SINGAPURA?
O que diz a doutrina militar chinesa?

motta_eiras

Não acredito nessa querra. A comunidade internacional cairia de pau na China , geraria outra crise economica sem precedentes, e a China caso conquiste seu intento teria que conviver com guerrilhas e atos de terror gerando instabilidade aos paises da região, que acredito se mobilizariam a favor de Taiwan. Fora outros fatores já descritos como o grande número de mortes.

tyrion

Lembremos que a China enxerga Taiwan com um problema interno…e ja sabemos como os chineses cuidam dos problemas internos…como ja disse um crise no mar da china tem implicaçoes bastante dificeis.De um lado Taiwan pertence a china e ve o apoio americano com intrusao nos negocios domesticos.E e por isso que de vez em quanto eles fazem demostraçoes de força naquela area.a algum tempo li que um submarino chines emergiu no meio da 6 frota americana no mar da china a apenas 1 kilometro do porta-avioes…foi constrangedor…mas é assim que os chineses pensam e fazem.

Getulio - São Paulo

Uma comparação entre aeronaves que não se pode deixar de falar é a superioridade do SU-27 frente as aeronaves como F-16, Mirage, F-5. Se o Brasil tivesse alguns esquadrões de SU-27 para o serviço do dia a dia, seria, no meu entender mais barato e com maior poder de fogo que tudo que possuímos. Que se compre alguns Rafales para substituir os Mirage 2000 em Brasília e, só!

M1

Wagner em 17 mar, 2010 às 10:40, Tirou as palavras da minha boca, mas mesmo assim acho que a russia vai entrar no final… Quem quer fazer guerra com os EUA tem que ser na Hora que a China criar o problema ou Depois, pois para os EUA manter combate em diversas partes do munto sai caro. Eles estão reclamando do orçamento para manter as tropas no afeganistão e no iraque, imaginem se acontece isso. Será que eles conseguem manter conflitos em diferentes lugares do mundo? Armamento eu sei que tem, mas eu estou falando em manter conflitos, ainda mais… Read more »

Alex Nogueira

A China no momento em que está, economicamente falando, não seria burra a ponto de por todo seu crescimento acelerado a perder agora. Como já disseram, a China ainda vai ganhar muita “Musculatura” antes de tentar qualquer tipo de conflito deste porte, muito provalvelmente, quanto eles dessidirem tomar Taiwan de volta, eles já serão a maior economia do mundo e certamente já teram um poder militar semelhante ao dos EUA ou talvez maior em número de vetores, talvez não com a mesma tecnologia, mas ai acredito eu, a quantidade fará a diferença. Acho bom o Brasil abrir os olhos, pois… Read more »

Alex Nogueira

Outra coisa que acho que seria de muita utilidade para a américa do sul, caso um dia vir a ter uma 3º guerra mundial, é ter desde já um sistema de aliança e defesa conjunta….pode parecer que estou viajando, mas se existe OTAN, União Européia, etc; acho que seria uma boa para nós também. “União da América Latina”. Assim poderiamos ter alguma esperança frente a outros continentes.

Alex Nogueira

Outra coisa, para a economia dos EUA seria muito viável um conflito dessar ordem, pois eles vivem da area militar…

OTV

Villas Nobre é interessanta a posição do autor do texto, é um ponto de vista para este tópico.
Eu não concordo com tudo que o autor do texto diz, mas concordo em muita coisa.
É lógico que os EUA não ião ficar neutros com relação a Taiwan.
Por isto, caso não haja um acordo previo entre China, EUA, Japão, Taiwan, a China não dara um passo em direção a ilha.

Fabio Mayer

A questão China e Taiwan é muito mais uma birra do partido comunista que uma questão de anexação ou não. Acontece que Taiwan foi reduto dos nacionalistas de Chiang Kai Chek que se opunham aos comunistas. Economicamente, Taiwan se fez relevante no mundo, mas hoje é sombra do que é a China. A questão é política e com o passar do tempo terá cada vez menos importância para os chineses, na exata medida em que diminui o risco sobre seu regime político. A questão decorre do fato de que os nacionalistas historicamente prometeram apear os comunas do poder no continente,… Read more »

Rogério

Bom a China só esta crescendo porque tem livre acesso ao mercado americano, se eles contrariarem os EUA venderam as suas quinquilharias para quem?

Duvido que os EUA ficariam neutros diante de uma invasão chinesa, pois aí tem o efeito dominó, depois cairiam o Japão, Coréia, Filipinas e Tailandia.

Além do mais capturar uma ilha não é facil, vide a SGM, os alemães prefiriram começar uma guerra com a Rússia do que continuar com a Grã-Bretanha.

[]

[]s

Wagner

M1, Obrigado. Olhem União aqui no sul seria legal mas com gente igual ao Chávez, sem chance. Interessante é que o Evo é um cara muito menos radical . Correia também. Com esses existe diálogo, mas com CHavez. Li uma noticia de que, na parte de economia, Evo é centrista mesmo e não pretende nacionalizar tudo. Ele só fez uma cena a uns anos e ficou por isso mesmo… Já o Chavez ta nacionalizando barbearia !! Eles literalmente saberão o que é o ” Corte do estado” ah ah ah !! Voltando ao assunto, creio que Taiwan será atacada em… Read more »

MA

A China tem, sem dúvidas, condições de destruir as forças de defesa de Taiwan e reocupar o país. Se fosse bem planejado, sua marinha poderia se posicionar bem esperando o contra-ataque americano, enquanto sua força aerea garantiria a superioridade do T.O rapidamente (apesar de nem todas as suas bases serem tão proximas a Taiwan, a maior quantidade sem dúvida garantiria uma grande disponibilidade de aeronaves durante a operação) Um PDF com uma detalhada análise sobre a possibilidade do conflito: http://reporter.kro.nl/downloads/rand_pacific_view.pdf A maior ameaça seria a frota naval americana na região, mas não quer dizer que não poderia ser combatida ou… Read more »

Wagner

“”A maior ameaça seria a frota naval americana na região, mas não quer dizer que não poderia ser combatida ou derrotada.””

O problema é que eles não tem Kirovs e Slavas, só tem 4 sovremennys. Como Vão derrotar um Nimitz sozinhos ?? Acho que só se conseguirem disparar os Moskits bem no Porta aviões.
Mas como vão chegar perto ? Dependerão de maciça cobertura aérea dos Sukhois, para vencer os F18. Mas daí os sukhois vão fazer exatamente como os ME109 na Batalha da Inglaterra: Terão pouco combustível…