Contratos militares tchecos, incluindo os do Gripen e do C-295, recebem críticas

20

O foco da crítica do novo Primeiro Ministro é a suspeita de corrupção no sistema atual de aquisição de material militar, em que companhias fazem a mediação dos contratos

Segundo a Rádio Praga, o novo Primeiro Ministro da República Tcheca, Petr Nečas, prometeu  na última terça-feira (3 de agosto) que vai mudar a política de contratos de defesa do país. Pela atual e controversa política, cuja origem está numa lei de 1994, o ministro da defesa não pode comprar armas diretamente de fornecedores internacionais: as compras devem passar por companhias mediadoras.

Muitos vêem essa prática como um convite à corrupção, e o novo governo deseja mudar a lei e permitir que o ministério compre armas e outros equipamentos diretamente. Os contratos que, conforme a reportagem, levantaram suspeitas de corrupção (todos concluídos com a participação de empresas mediadoras) foram:

  • O leasing por dez anos, no valor de aproximadamente 20 bilhões de coroas tchecas (pouco mais de um bilhão de dólares) de 14 caças suecos Gripen, acordado em 2003.
  • A compra de 19 veículos blindados Dingo por 735 milhões de coroas tchecas (aproximadamente 39 milhões de dólares), em 2007.
  • A compra de 107 viaturas blindadas de transporte Pandur, por 14,4 bilhões de coroas tchecas (pouco menos de 770 milhões de dólares), em 2009.
  • A compra de quatro aviões de transporte CASA C-295, por 3,5 bilhões de coroas tchecas (190 milhões de dólares), também em 2009.

“Eu considero muito importante e até crucial que, no próximo período, o Ministério da Defesa deixe de ter a reputação de uma vaca leiteira, da qual um grupo de empresas parasitas retira dinheiro dos contribuintes por meio de todo tipo de contratos, licenças e coisas do gênero”, disse o novo Primeiro Ministro.

Enquanto forças anticorrupção reagiram positivamente às promessas de mudança, o plano também levantou objeções. Um opositor à mudança da lei é justamente o novo Ministro das Finanças, Miroslav Kalousek, de um dos partidos da coalizão. Ele argumenta que a saída dos mediadores não ajudaria em nada.

Mas políticos que encabeçam as forças anticorrupção, como Iveda Jordanová, dizem que Kalousek deveria ficar de fora do debate, pois teria ligações próximas com grandes negociadores de armas beneficiados com a lei atual. Ele lembrou que Kalousek esteve por cinco anos no Ministério da Defesa, e que teria muitas explicações para dar.

Por fim, a reportagem da Rádio Praga afirma que, em breve, o novo gabinete do Primeiro Ministro Petr Nečas terá uma chance de transformar suas palavras em ações. O contrato de leasing dos caças Gripen vai expirar em 2015 e, no próximo ano, o governo deverá decidir sobre sua substituição em um contrato multibilionário.

FONTE: Rádio Praga

FOTOS: Ministério da Defesa e das Forças Armadas da República Tcheca

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco AMX

Olha aí a “intocável”, “confiável” e “irretocável” empresa Sueca envolvida em mais uma…
Quer dizer que só a Dassault “assalut” chamada por alguns aqui, trabalha por caminhos obscuros? tá bom!

Jakson Almeida

Chico mostra onde se fala em Saab na reportagem,ela se refere ao arrendamento de 14 gripen da”Suecia” por uma empresa “mediadora”, mas se você tem provas de algum ato envolvendo a Saab em corrupção na Republica Tcheca as envie para as autoridade tchecas.

Ralb

Chora não Jaka…
A Saab dançou feio com os Tchecos…
e dizem por ae que essas células tão dando uma dor de cabeça pros tchecos…rsss

Robson Br

Meu amigo NUNÃO

É impressão minha, ou o blog começa a mostrar as verdades da banana Auto CAD sueca.

Primeiro o Poggio, mostrando que o NG era somente uma filosofia e o que está voando não passa um de um pseudo Demo.

Eduardo

É impressão minha ou esse FX-2 tá deixando todos paranoicos por aqui???
Será que isso é contagioso???
Daqui a pouco vou estar fazendo o DNA do meu filhinho pra ver se ele não é filho da SAAB.

Jakson Almeida

Ralbanete,nenhum operador do gripen esta tendo “dor de cabeça” por ai,então não invente noticias.

Mauricio R.

É impressionante como a sombra do Gripen NG incomoda o povinho do Rafale…
Urubú circulando carniça perde feio.

A7X

Jakson Almeida disse:
7 de agosto de 2010 às 22:44

Jackson,

Também não há provas de corrupção no F-X2. No entanto, parece que muitos não lembram disso na hora de acusar.

Será que o amigo acredita que Dassault, SAAB, Boeing e outras fazem tudo nos “conformes”? Tudo dentro da lei?

Mauricio R.

Com se o comportamento tanto do presidente da República, como do ministro da Defesa, fossem de lisura e isenção exemplares.

X-nobe

O que, o poder aéreo dando noticia negativa sobre o queijo sueco, logo após dar uma noticia positiva sobre o queijo francês!!!! Alguém me belisque, pois não sei se estol vendo isso mesmo, ou é só imaginação minha hehehehehehe.

Desculpem pela piada, mais vou aproveitar enquanto não colocam uma centena de noticias positivas para o avião da Mulher Maravilha para compensar essas duas hehehe. Agora só falta escolherem a F-18 pra alegria geral hehehehehe….

Mauricio R.

“…logo após dar uma noticia positiva sobre o queijo francês!!!!”

50% de noticia positiva, do short list indiano consta mais uma aeronave, que somente o Rafale.

A7X

Mauricio R. disse:
8 de agosto de 2010 às 12:58

Pelo que sei, comportametno estranho não prova coisa alguma. Assim sendo, (ainda) não há provas de crime algum. È a mesma situação dos Tchecos: Não há provas de crimes nos contratos citados na matéria, mesmo assim há a suspeita.

Ralb

Caro Jaka,

A Hungria e a Republica Tcheca compraram seus gripins (14 cada um) sob a forma de leasing, e poderão devolve-los lá pra 2016…..e comenta-se sim que os Tchecos não estão muito contentes com eles…

Luiz Eduardo

“É impressão minha ou esse FX-2 tá deixando todos paranoicos por aqui???”

Não é impressão não: Infelizmente! 🙁

Acho que nunca verei tantos “esculachos” a três grandes aeronaves de combate, que estão entre as melhores da atualidade…
Tem gente aqui que sabe mais do que a FAB só pelo que lê na internet (ou só de olhar, como dizem…)

Só no Brasil mesmo…

Sds.

Robson Br

Nunão disse:
8 de agosto de 2010 às 22:23

Obrigado pela resposta.

“O que passa pelas mais de 280 páginas do Blog eu não preciso responder, é transparente.”

Não discordei disso. O que tenho visto, que depois do post do Poggio o enfoque mudou bastate aqui. Tanto da parte dos editores, como também da parte dos foristas.

Um abraço amigão.
Que Deus te abençõe a você e aos editores.

Um bom trabalho e boa noite Amigão….

LBacelar

+ de 1 bilhão de dólares por leasing de14 caças durante 10 anos? Não era o Gripen que era o avião do povo? Já vinha até com cheque cidadão para os pilotos?

O lift escandinavo ainda vai dar muito do que falar

eduardo

Infelizmente é praticamente impossível achar um contrato de compra de armamentos no mundo todo que não envolva algum grau de corrupção. As histórias são muitas, algumas das quais envolvendo contratos brasileliros (livro Os Vendedores de Armas – Anthony Sampson). O que diferencia os países é que nos países mais sérios há um esforço no controle desse tipo de corrupção e limites nos graus de liberdade que um indivíduo tem em escolhas importantes. Ou seja, quem compra tem de ter condições de responder publicamente pela sua decisão, com argumentos convincentes e base técnica, não pode ser apenas com argumentos retóricos ou… Read more »

Francisco AMX

He he Nunão, pois é… Parabéns pela lucidez! não por ter colocado esta matéria não, mas pelo todo, e reconheço aqui, que exagerei na nossa pequena “desavença” no passado… me senti meio acuado… sei lá… mas vc também evoluiu, minha opinião, e vem demonstrando, pessoalmente, a maior imparcialidade “possível” quanto aos “achismos nossos de cada dia” rsrsrsrs, pois não é fácil não pender para algo que achamos mais sensato…, tinha ressalvas a alguns procedimentos seus, mas isso se acabou! e volto a repetir, não foi pelos últimos posts do blog não, e eles também não me agradaram como alguns imaginam…… Read more »