Bombardeiros e mísseis de cruzeiro contra instalações nucleares do Irã

198

O Pentágono pode ordenar o ataque contra o Irã usando basicamente bombardeiros B-2 e mísseis de cruzeiro, para destruir as instalações nucleares daquele país, segundo informações de analistas publicadas no The Washington Times.

Os mísseis, disparados de navios de superfície, submarinos e bombardeiros B-52, poderiam destruir as defesas antiaéreas e as instalações nucleares.

O B-2 pode lançar toneladas de bombas, incluindo as “Bunker Buster” que penetram o solo, para destruir as instalações fortificadas e subterrâneas, nas quais suspeita-se que o Teerã enriqueça urânio para cabeças de guerra.

Segundo o tenente general aposentado Thomas McInerney, o ataque aéreo serviria também para começar uma revolução, para que o povo iraniano possa tomar de volta seu país.

Outro general aposentado Charles A. Horner, que ocupou o alto comando do ar na Guerra do Golfo de 1991, disse que os B-2 serão as armas chave para destruir as instalações subterrâneas.

penetration 2

SAIBA MAIS:

BATE-PAPO ONLINE: converse com outros leitores sobre esse e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

198 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio Veiga

Cuidado Obama!!!

O ataque ao IRÃ podera levar a uma guerra desenfreada com o mundo ISLÂMICO, Binladen já demonstrou o poder do fundamentalismo contra as economias ocidentais, as campanhas no IRAQUE e AFEGANISTÃO fracassaram por completo, o elo mais fraco e vulneravel desta operação desastrosa será ISRAEL. e a sua enorme população espalhada pelo mundo, CUIDADO !!!
A geo-política Americana nunca funcionou, Coreia, Vietnam, Iraque, Afeganistão, são exemplos claros de um erro que não pode se repetir as custas de civís inocentes.

Abraço.

Abraço.

Roberto F Santana

Oh my!!!

Latino

(o ataque aéreo serviria também para começar uma revolução, para que o povo iraniano possa tomar de volta seu país. )

que inocençia dos yankes ,,,,,ate parece que isso vai acontecer

A7X

Como diria o Vader: tic, tac, tic, tac, tia, tac… 😀

Abs.

Galileu

“O Pentágono pode ordenar o ataque contra o Irã usando basicamente bombardeiros B-2 e mísseis de cruzeiro, para destruir as instalações nucleares daquele país, segundo informações de analistas publicadas no The Washington Times”

Precisa ser analista? quem não sabe eles sempre atacam assim!

Mas acho que não vai ter ataque algum…..

é só um general querendo salvar o Irã ” Segundo o tenente general aposentado Thomas McInerney, o ataque aéreo serviria também para começar uma revolução, para que o povo iraniano possa tomar de volta seu país”

hahahah

Top Gun

Vix espero que esse ataque nunca ocorra.

Nick

Um ataque às usinas e laboratórios de pesquisa por misseis de cruzeiro e bombardeiros B-2 é o obvio.

Isso pode ser feito a hora que quiser, é só o Obama dar o sinal verde. Agora é como disse o Latino, esperar que isso seja um incentivo à uma rebelião é ridículo.

[]’s

Alex

Acho muito mais fácil Israel entrar lá, jogar bombas que EUA.

Groo

Os iranianos estão descontentes, os protestos demonstram isso.

Os próprios clérigos afirmaram que houve fraude nas eleições, mas não tiveram força para tomar alguma atitude já que, atualmente, a guarda revolucionária come na mão do Ahmadinejad.

A declaração do general aponta no sentido de que um ataque, para alcançar todos os objetivos, está condicionado ao timing dos acontecimentos políticos iranianos.

grifo

O governo do Irã foi muito hábil em criar uma retórica extremista anti-Israel, um país e um povo com quem sempre teve boas relações históricas.

No entanto a Arábia Saudita e os demais países árabes de liderança sunita sabem muito bem quem vão ser as vítimas de um Irã com capacidade nuclear.

Bosco

Uma bomba que deve ser usada pelos B-2 caso ocorra o ataque é a MOP (Massive Ordnance Penetrator) de quase 15 toneladas, além da “bomba eletromagnética”, que produz um PEM capaz de fritas equipamentos eletro- eletrônicos não protegidos. Mas também tenho dúvidas se esse ataque vai ocorrer. Se ocorrer, não há defesa contra os B-2 e Tomahawks. Seria uma carnificina. A única dissuasão possível é fazer os EUA ter certeza que no caso de ataque haverá uma reação contra Israel com o uso de mísseis balísticos. Só que o Irã não tem capacidade de atingir Israel com tal força a… Read more »

Bosco

Off-topic:
Imaginem daqui alguns anos quando a USN e o USMC contar com o F-35.
Eles seriam usados na primeira onda de ataque em qualquer parte do mundo partindo de porta-aviões e navios de assalto anfíbio.
Serão centenas de F-35 que, entre outras coisas, irá fazer o pessoal dos B-2 trabalhar bem menos.

Rodrigo

Uma mosca buzinou no meu ouvido que a Arábia Saudita, vai participar da ação oferecendo apoio logístico para a turma de Jerusalém.

Leandro

É…o relógio está andando…
Questiono o seguinte, os USA tem a total capacidade de atacar sozinho o Irã (economicamente acho que seria mais viável depois de concluir a guerra do Afeganistão e a saída em definitivo do Iraque), mas os USA teriam aliados numa guerra dessas? (fora Israel) E o Irã? Poderia contar com eventuais aliados como Líbia e Síria?

Yakov

(o ataque aéreo serviria também para começar uma revolução, para que o povo iraniano possa tomar de volta seu país. )
Assim como fizeram com o iraque, acabando com a ordem e favorecendo ataques terroristas diarios naquele pais.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Mauricio Veiga disse:
4 de agosto de 2010 às 19:28

Cuidado Obama!!!

Pode deixar, o Obama lê quase todo dia o Poder Aéreo, fique tranqülio que ele já tomou conhecimento da sua análise.

Luiz Ricardo

Tic Tac……

é bom os EUA reforçarem a segurança em aeroportos uhaUHAUHAuh

robert

Bosco para Presidente!!

Nick

Caro Bosco,

Essa bomba MOP tem a ver com as MOABs?? E as PEM teriam um alcance efetivo de quantos km???

Seu cenário para o ataque dos EUA realmente é assustador, mas eu imaginava algo mais como o ataque Israelense aos Reator Iraquiano. Não vejo necessidade de um ataque aéreo massivo, a não ser que, fosse uma preparação para invasão por terra…..

[]’s

Tomcat

Two minutes to midnight!!!!

Renato

Bosco matou a análise. Ninguém é capaz de segurar um ataque de B-2 e mísseis cruise. uma pequena correção: ao invés de usar 20 B-2, os EUA usariam a GSTF (16 B-2 + 48 F-22), com os F-22 encarregados de eliminar defesas móveis como os S-300. Israel não tem aeronaves stealth, mas tem diversos F-15 e F-16, com diversos mísseis cruise e decoys, e mísseis balísticos. O resultado não seria muito diferente, talvez só levasse mais tempo. Quanto aos que acham que o Irã teria alguma chance, é ilusão. A IRIAF é composta de F-4, F-5 e F-14, em quantidades… Read more »

Raptor

E os chineses e russos rindo… Advinha quem vai se habilitar para a reconstrução e faturar uma rica zona de influência com a última reserva subexplorada de petróleo fácil, de alta qualidade do planeta? Advinha quem vai faturar com a venda de equipamentos militares em grande quantidade com uma corrida armamentista em países do oriente médio e baixa credibilidade no ocidente? E todo o ocidente (exceto Russos, talvez Brasileiros) perde de uma vez o acesso a esta fonte energética. Ponto para a China e Rússia, caso isto venha ocorrer. Péssimo para a débil credibilidade dos EUA (para fazer negócios, money,… Read more »

Renato

Nick, não sou o Bosco mas humildemente me arrisco a responder rsrs A MOP é diferente da MOAB: A MOAB é uma bomba FAE (fuel-air explosive), termobárica. A MOP é uma bomba antibunker, de alta capacidade. Em comum elas tem o enorme tamanho e peso (acima de 10 toneladas) e a guiagem por GPS. Não sei se a MOAB pode ser lançada pelo B-2, a MOP sim. Quanto as PEM, não sei se tem alguma bomba operacional, há um sistema ao estilo AAA, o russo Ranzhir. Sei que o B-2 não seria o meio mais eficaz de lançá-las, a menos… Read more »

Dell72

assim não tem graça o bosco falou tudo não tem mais nada acrecentar

Bosco

Nick,
elas são meio que irmãs.
A MOAB destroi por uma explosão maciva no ar, gerando grande destruição de área, eficaz com arma psicológica e contra alvos moles, etc. A MOP, sendo penetrante, é feita contra bunkers, etc.
As duas são guiadas por INS/GPS sendo que a MOP parece que conta com um sistema de orientação por laser.
25.000 lb para a MOAB e 30,000 para a MOP.
Já a E-Bomb se realmente estiver operacional, seria da família da Mk84 com kit JDAM e o PEM teria um alcance efetivo em torno de 5000 metros.

Tito

Nick, desculpe a intromissão, mas acho que o cenário montado pelo Bosco é o mais provável, pra não dizer que é certo. A conta a ser paga depois (o aumento do terrorismo) é a mesma sendo um pequeno ataque ou um ataque massivo, então…

Wilhelm

Tomara que esse ataque aconteça logo.
Quanto mais cedo o mundo livre colocar os islâmicos na defensiva, melhor.

Bosco

Valeu Renato.

OTAVIO PETITA

Os Eua e Israel podem sim colocar qualquer país no chão em menos de 24hrs,mas a questão não é destruir as instalações nucleares,universidades,plantações,fontes energeticas e sim o caos que isto iria gerar. Não envolve apenas em acabar com o enriquecimento de uranio e sim apos o ataque,onde todos os paises envolvidos nos ataques estariam na mira dos terroristas. Ao meu ver uma solução seria mandar uma boa elite,com snipes e enfiar uma .50 (Tipo como o Spet fez no Afeganistão) no Armadinejad,tomar o poder por uma suposta ”revolução pacifica” da populçao,economizando inimigos pelo mundo,gastos enormes e arriscar a populção á… Read more »

Bruno Fernando

“começar uma revolução, para que o povo iraniano possa tomar de volta seu país”

Se já chegou a esse ponto, questão de tempo pra terra tremer por aqueles lados do Irã!

Raptor

E quando caiu na realidade e percebeu que não tinha mais volta e o império ruia sobre seus pés, Nero relaxou e exclamou:

Burn baby, burn…

Existem bases bem mais antigas que os jovens senhores da guerra parecem desconhecer… Maria Antonieta que o diga…

Bosco

A MOP parece ser guiada somente por GPS/INS, como a MOAB.
Me empolguei.rsrsrs

Nick,
Uma olhada no Google, no site do FAS, diz que a área de ação da E-bomb seria de 123 km/2, o que dá mais ou menos uns 5 km de raio mesmo.

Mario Blaya

o Irã não é o Iraque, o pais não esta cercado, e possui conhecimento dos metodos americanos de ataque, os resultados do iraque não se repetirão, e a população iraniana se unira com o governo. O ataque sem provas irrefutaveis será um desastre diplomatico e estrategico colossal. Por isso eu duvido que ele ocorra, e papo do general e um bluff ruim, se ele jogar poker comigo limpo o otario!!!

Fabio Mayer

Os leitores daqui sabem que não sou anti-americano, muito pelo contrário. Mas um ataque assim seria uma burrice fenomenal, porque os iranianos não estão descontentes com o regime em que vivem, eles estão descontentes tão somente com seu presidente, que de fato é primeiro ministro de um Estado religioso. Fora isso, o regime islâmico dos aiatolás é aceito e apoiado pelo povo de lá, se não já teria caído. Mas sinceramente, penso que os EUA vão impor cada vez mais sanções econômicas e políticas ao Irã, mas não atacarão, salvo se houver prova de produção de armas nucleares. O Iraque… Read more »

Raptor

“Fabio Mayer disse: 4 de agosto de 2010 às 22:04” Exato! Não se trata de anti-americanismo e sim na falácia do plano de recuperação de prejuízos via guerra (reconstrução e controle de recursos estratégicos – pelo tamanho do rombo, seria necessário derrubar o planeta inteiro para alguma possibilidade de sucesso). A classe dirigente norte americana tem a escolha de salvar o país de um verdadeiro e perigoso colapso econômico e semear as sementes de prosperidade no futuro ou continuar com essa birra infantil (é difícil admitir que a realidade não é conforme a agenda = sintoma de disfunção cognitiva). É… Read more »

Eduardo

Comparar o Irã com o Iraque é bestei, o EUA não querem invadir o Irã , oque eles querem é apenas destruir a infra-estrutura do pais, a ideia não é mandar tropas e sim mandar bombas, muitas bonbas.
No meu ponto de vista o Ahmadinejad é tão vira-latas quanto era o Sadan, late muito e morde pouco, quando ele perceber que a batata dela tá pra cair na brasa vai dar um geitinho de abanar o rabinho.

Raptor

“Bosco disse:
4 de agosto de 2010 às 21:30”

Bosco,

Esta MOAB não seria através do sistema termobárico?
Nunca entendi muito bem o funcionamento deste tipo de bomba, mas me parece o mais próximo da potência de uma nuke tática que se pode chegar com explosivos convencionais.
A explosão? (ou implosão?) não deve ser nada agradável…rs.

Abraços.

Alex

estava agora relendo o topic, estava pensando, exatamente que o Eduardo escreveu acima. A questão não é dominar o território, e sim o atual sistema de poder que esta lá.

Bosco

Raptor, É isso mesmo. Como o Renato falou a MOAB é uma “bomba termobárica”. Ela usa provavelmente explosivos sólidos em pó, aspergidos no ar, que se misturam a este para incrementar o efeito explosivo devido ao oxigênio presente. Já as bombas FAE (explosivo combustível/ar), que também são termobáricas, aspergem um líquido volátil como se fosse um aerosol, formando uma nuvem que inflama após se misturar com o oxigênio do ar. Essas parece que estão em desuso por serem difíceis e perigosas de manipulação no solo. A diferença entre elas é que as primeiras explodiriam mesmo no vácuo, já a segunda,… Read more »

Bosco

Essa animação mostra o princípio de funcionamento de uma bomba termobárica. No caso é uma FAE igual a que jogaram no Hulk. rsrsrs
http://www.fas.org/man/dod-101/sys/dumb/faeanim.gif

Galileu

Rodrigo, com certeza eu apostaria que a Arábia ia abrir seu espaço aéreo, num possível ataque.

Mas como já disse, não acredito que haverá ataque algum……

Leamartine Pinheiro de Souza

Resultado, o mundo está precisando acordar para o fato de que não pode permitir que os EUA continuem se considerando os senhores absolutos do planeta e atacá-lo em sua parte mais sensível, ou seja, a econômica. Quando o mundo voltar-se para a economia interna e deixar de alimentar os EUA, eles implodem sob o peso de seus altos salários internos, cuja economia dependente do mercado externo que não terá como alimentar-se sem este mercado externo e, aí, o castelo de cartas irá ruir ao sabor da mais suave brisa. O recente boom do mercado imobiliário e suas catastróficas conseguências já… Read more »

Tio

Muitos falam do alto custo humano nas guerras do Afeganistão e Iraque, não estou defendendo as guerras mas antes de falarmos dos americanos vamos pensar que aqui no Brasil morrem, por ano, 50 mil pessoas devido a violência e ao combate falho do tráfico de drogas. Isso a cada 2 anos é o equivalente a quantidade de pessoas que morreram em toda a guerra do Iraque.
Deixo a pergunta no ar : Será que antes de falarmos da guerra do Iraque, não devemos nos preocupar com a nossa ‘guerra civil’?
abraços.

Gustavo

B-2 Spirit, um dos aviões mais lindos do mundo.
Bela foto

ZE

Se e quando os EUA (ou Israel) resolverem atacar o Irã, não haverá nada que os persas poderão fazer, a não ser rezar para Allah. Seus F-5 de engenharia reversa e seus submarinos movidos à lenha serão, nada mais, nada menos, do que alvos. Não há nada que o Irã possa fazer contra os EUA. O grande problema será se o Irã resolver afundar um superpetroleiro. Isso causaria uma grande agitação e especulação nos mercados financeiros mundiais. Poderia, inclusive, agravar a crise econômica mundial. Se bem que, mesmo afundando um petroleiro, eles não teriam muitos dias (quiça horas) para se… Read more »

emerson

Olá amigos,

Saudade de comentar aqui.
Fico imaginando o povo yanonami declarando independência e criando a nação yanonami com apoio militar dos marines e com a USAF bombardeando Aramar com o objetivo de neutralizar a capacidade de retaliação militar do governo opressor, garantindo assim o direito de fato das nações indígenas aos recursos minerais da região amazõnica.

tic toc tic toc tic toc

Nick

Caro Bosco,

Valeu pelos esclarecimentos! 🙂

Caro Tito,

Acredito que tudo vai depender do que os EUA querem. E o quanto do custo político-diplomático querem arcar. Um ataque cirúrgico, com provas cabais daria um alívio para Israel e os Países Árabes. Sem um grande custo político, especialmente se houver uma “solicitação” por parte dos países árabes aliados ao EUA.

Ainda tenho dúvidas se eles querem abrir uma nova frente.

[]’s

Mauricio Veiga

Que bom MIKHAIL!!!

Agora posso dormir mais tranquilo, God bless America!!!

Abraço!!!

Heyarth

Bosco, e sobre aquela bomba a vácuo que os russos usaram recentemente, essa bomba é a mesma termobárica???

Guga

1º lugar: se acontecer esta guerra (ou seja, os EUA invadirem o Irã, o que eu acho improvável), coitado do pobre Irã, sabe que não pode enfrentar os EUA em uma guerra regular, ainda mais que Israel provavelmente ajudaria, o Irã mau pode com Israel, imagina com os EUA junto. 2º lugar: precisa alguem falar que as campanhas no Iraque e Afeganistão fracassaram por os EUA não estarem combatendo contra um país, e sim com guerrilheiros? OBS: falando em guerra no Iraque, alguem se lembra como terminou a guerra do golfo (quando os EUA combateram um país de fato)??? Não… Read more »