Home Indústria Aeroespacial Voa primeiro F-15K do novo lote da Coreia do Sul

Voa primeiro F-15K do novo lote da Coreia do Sul

154
46

MSF10-0083 Series

Na foto divulgada ontem (22 de abril) pela Boeing, vê-se o primeiro voo do F-15K41 destinado à Coreia do Sul, realizado no dia 19 nos EUA. Trata-se do primeiro de um novo lote de 21 F-15K “Slam Eagles” da ROKAF (Republic of Korea Air Force – Força Aérea da República da Coreia), dentro do contrato “Next Fighter II”. A última entrega do tipo realizada para a ROKAF, dentro do programa Next Fighter I de 40 aeronaves F-15K, havia sido em outubro de 2008.

O F-15K é uma variante avançada do F-15E, equipada com os últimas atualizações tecnológicas. A aeronave permite que a ROKAF mude seu foco de defesa de curto alcance, que foi a tônica dos últimos 50 anos, para uma visão regional mais ampla, que considera múltiplas ameaças futuras. A vida operacional do F-15K é estimada até 2040, com inserções de tecnologia e modernizações ao longo do ciclo de vida.

FONTE / FOTO: Boeing

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest
46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caipira
Caipira
10 anos atrás

Esse ai tem AESA e IRST ou não ?

Chega a dar um pouco de dó dos cacos da coréia do norte…pensando bem num dá dó não…

Francoorp
Francoorp
10 anos atrás

Claramente é um prototipo… o que tem de “mais” ou de “menos” comparado ao modelo F-15 Silente ?

RH-MG
10 anos atrás

Caipira disse:
23 de abril de 2010 às 12:01

Dó Eu tenho da FAB, imagine estes passarinhos cruzando os ceús do Brasil….

Acabem com o FX2 e que venham logo os F16 Block 60 com pé no F35.

[]

Fã da aviação de caça

Alecsander
Alecsander
10 anos atrás

Hum, esse F-15 não sei por que esta com cara de Sukhoi, deve ser pela pintura.

Ozawa
Ozawa
10 anos atrás

Tal aquisição, pronta e acabada fora de suas fronteiras, e nem por isso pode-se dizer que a Coréia do Sul tenha uma indústria de defesa incipiente, ou tecnologicamente limitada ou defasada, diante dos exemplos de sucessos de seus projetos militares no ar e no mar como se vê. Ora, essa tese (excessivamente) antolhada de transferência de tecnologia para eleição de tal ou qual vetor ou escolta naval, levada ao extremo, parece-me embutir, às vezes, uma falta de compromisso efetivo com a defesa nacional e mais transparece um discurso vazio “pra galera”…, confiando seus autores, ao certo, que nada será efetivo… Read more »

Vader
Vader
10 anos atrás

Linda aeronave. Mas esse aí não tem AESA, e não tem nada a ver com o F-15 Silent Eagle. Tá mais pra um Strike Eagle (o que já não é pouca bossa). É um legítimo cavalo de batalha puro sangue, excelente para países conflagrados, como a Coréia do Sul (que juridicamente ainda está em guerra). Mas devemos sempre lembrar que a FAB não está querendo um puro sangue como esse, mas sim uma mula de carga, que faça de tudo um pouco e sem tanta frescura. Quanto à Coréia do Norte, não tenho dó nenhuma não. Por mim a Coréia… Read more »

Edu Nicácio
10 anos atrás

Os caras comprando 40 F-15K e nós há DOZE ANOS tentando decidir qual o melhor avião para a FAB… O Brasil não é um país sério…

Morte ao FX-2, e que venham os 120 Su-35BM de prateleira e, futuramente (2020), os Su-50 com 25% do projeto nas nossas mãos…

czarccc
czarccc
10 anos atrás

Pessoas, não se trata de protótipo. Simplesmente está sem pintura, revelando as superfícies em suas cores originais. Assim como nas fotos do protótipo do PAK-FA. Acho que por isso o Alecsander achou com cara de Sukhoi.
Quanto a ToTs, sem auxílio e transferência de tecnologia da Lockheed e outras empresas americanas, não existiria T-50 e 90% da capacidade industrial e tecnológica na área de defesa da Coréia.

Taz Miranda
Taz Miranda
10 anos atrás

A parte amarela é o prime, fundo que se dá antes da pintura.

Abraço à todos.

Giordani RS
Giordani RS
10 anos atrás

” Edu Nicácio disse: 23 de abril de 2010 às 13:07 Os caras comprando 40 F-15K e nós há DOZE ANOS tentando decidir qual o melhor avião para a FAB… O Brasil não é um país sério…” Pois é…O Chile dando exemplo de como comprar e manter equipamento bélico… A Venezuela se armando(mesmo que de prateleira)…a bolívia começando a ir as compras com a rússia…a colombia com apoio militar dos EUA…o equador renovando sua frota…o paraguai querendo concretizar o seu sonho de ter caças supersônicos…a argentina negociando Mirage F-1 e Etendard´s “M”…que falta faz um “inimigo” em nossas fronteiras…Ops! Será… Read more »

Edcreek
Edcreek
10 anos atrás

Olá, Sobre o F-15: ” O F-15K é um derivado avançado da Força Aérea E.U. provado em combate F-15E Strike Eagle da aeronave a ser desenvolvido para a República da Coreia do Air Force (RoKAF). A nova aeronave será mais sobreviver, manutenção e letal do que os atuais modelos F-15E. A aeronave está sendo re-projetado para transportar carga de £ 23.000, alcancem Mach 2.5 e incorporar as mais recentes tecnologias militares. Seus recursos de multi-função permitirá F-15K para executar ar-ar, ar-terra e missões ar-mar. Ele mantém a característica de longo alcance a partir de F-15E. ” O F-15K irá incluir… Read more »

Nick
Nick
10 anos atrás

Caro Francoorp,

Em relação ao Stike Eagle , algumas adições:

AAS42 IRST, JHMDS e o radar ANP-63(v1) mais moderno .
Motores mais potentes, também faz parte do pacote.
E como pode ser visto, uso extensivo de materiais compostos.

Caro Ozawa,

Só uma observação: Esses F-15K não são uma simples “prateleira”, seus motores GE F-110 GE129 serão fabricados sob licença na Coréia do Sul . E esse motor já equipa os F-16 da ROKAF.

[]’s

Nick
Nick
10 anos atrás

errata : ANP-63(v1) = AN/APG63(v1)

[]’s

Nick
Nick
10 anos atrás

Edcreek mais rápido nas respostas. 😀

[]’s

Francoorp
Francoorp
10 anos atrás

Giordani RS disse:
23 de abril de 2010 às 13:21

KKK gostei demais dessa… se tivesse aqui um tópico fixo com o nome de “respostas imortais dos usuários” eu a colocaria ali na hora !!

Valeu… nenhunzinho !! Boa !!

Francoorp
Francoorp
10 anos atrás

Pessoal… a reportagem diz que este é um “Slam Eagle”… não um Strike !

Edcreek
Edcreek
10 anos atrás

Olá, Nick

Viu só? o mais rapido do teclado!!!!!! 😉

Abraço,

Vader
Vader
10 anos atrás

Francoorp disse:
23 de abril de 2010 às 13:35

Francoorp, não é Strike Eagle por ser fabricado sob licença na Coréia, mas é uma de suas versões, como bem colocado pelo Edcreek. De qualquer maneira, não é um Slient Eagle (protótipo supostamente “silencioso” que não tem previsão de negociação ainda).

Nick
Nick
10 anos atrás

Caro Edcreek,

Importante é todos colaborando , e para variar faltou uma letra no meu post …Stike Eagle ainda não existe..:D

Caro Francoorp , Essa versão “Slam Eagle” é baseado no “Strike Eagle” com algumas avanços em termos de sistemas, materiais e sensores. Dae a comparação…

Abraços

Edcreek
Edcreek
10 anos atrás

Olá, Nick

Sem duvidas o importante é complementar informações, e sobre escrever faltando letras ou palavras acontece o ruim é que em blog errou já Elvis.

Stike Eagle existe sim só não foi visto, hahahaha….

Abração,

Realista
Realista
10 anos atrás

“Quanto à Coréia do Norte, não tenho dó nenhuma não. Por mim a Coréia do Sul pode bombardeá-los de volta à Idade da Pedra.” Este pensamento me deixa triste!… não apoio nenhuma ditadura, mas esta mentalidade só gera mais ódio! os USA e Israel, com esta prática, estão mostrando para a humanidade, sim, é como se mata inocentes, não funciona desta forma! se tem um “bandido” numa casa, chame a polícia e não a Força Aérea! Se tem um país “pisando na Bola” leve-o para a ONU e não façam uma guerra bizarra, matando milhares de crianças, para pegar um… Read more »

Realista
Realista
10 anos atrás

Linda foto, soberbo avião!

Francoorp
Francoorp
10 anos atrás

Valeu Galera, vou procurar me informar mais sobre estes F-15… que eu sempre gostei, e achei ridículo o Brasil não “pegar” alguns daqueles que os Yankees aposentaram ultimamente, eram 250 Pow, uns 50-60 poderiam vir, igual vieram os F-5 no passado, com muitos “G” nas costas, mas nós os fizemos ficar operativos… e alguns F-16 também não estragaria….

LEMBRANDO que não aceitaríamos ingerências YANKEES depois destas compras de “sucatas”… assim pra dizer as coisas como estão ou devem ser !!

Valeu !!

Fsinzato
Fsinzato
10 anos atrás

É impressão minha ou esta versão tem uma grande utilização de materiais compósitos?

Abs.

Vader
Vader
10 anos atrás

Realista disse: 23 de abril de 2010 às 14:43 Caro Realista, tenho dó do povo sim, até porque são uns miseráveis que passam fome, frio e privações por causa de meia dúzia de malditos porcos fedorentos. Se fosse possível fritar o cérebro do tal Kim Jong e da camarilha comuna que o cerca, sem atingir o povo, tanto melhor: fritai-os. Mas se tivesse que escolher entre a Coréia do Sul e a do Norte, que retorne a do Norte “to the stoneage and beyond”. E tem mais: olhando bem a fundo e de uma forma mais fria a coisa toda,… Read more »

Francoorp
Francoorp
10 anos atrás

Fsinzato disse:
23 de abril de 2010 às 15:12
É impressão minha ou esta versão tem uma grande utilização de materiais compósitos?”

De norma os compósitos são escuros, pelo menos os que eu ja vi, então poderíamos concluir que toda a parte marrom é material compósitos… tem muito mesmo!!

Realista disse:
23 de abril de 2010 às 14:43

Realista…. Muito realista a tua posição, é assim mesmo que temos de pensar… “””amamos as armas, mas não as GUERRAS”””” !!!

Valeu !!

Wilson Giordani de Souza
Wilson Giordani de Souza
10 anos atrás

Vader disse:
23 de abril de 2010 às 15:18

(…)

“Isso é que dá terem escolhido o comunismo”

(…)

Se não funcionou enquanto coexistiram União Soviética e China (dois gigantes) é porque há algo de muito errado nesse sistema.

Só para constar, sou de esquerda. Então não venham com ladainha de cartilha socialista/comunista para cima de mim.

Giordani RS
Giordani RS
10 anos atrás

“Realista disse: 23 de abril de 2010 às 14:43 “Quanto à Coréia do Norte, não tenho dó nenhuma não. Por mim a Coréia do Sul pode bombardeá-los de volta à Idade da Pedra.” Este pensamento me deixa triste!… não apoio nenhuma ditadura, mas esta mentalidade só gera mais ódio! os USA e Israel, com esta prática, estão mostrando para a humanidade, sim, é como se mata inocentes, não funciona desta forma! se tem um “bandido” numa casa, chame a polícia e não a Força Aérea! Se tem um país “pisando na Bola” leve-o para a ONU e não façam uma… Read more »

hms tireless
hms tireless
10 anos atrás

Que soberbo avião, poderoso e eficaz. Preferiria ele na FAB à Jaca francesa.

Rodrigo Cesarini
Rodrigo Cesarini
10 anos atrás

Pô Giordani RS, o Churchill fez de tudo para acordar a Europa para o perigo do maluquinho austriaco; quem literalmente “vendeu a alma ao diabo” foi o Chamberlain, permitindo a anexação dos Sudetos e da Boêmia(não a cerveja 😉 ).

[]s

Rodrigo Cesarini
Rodrigo Cesarini
10 anos atrás

Desculpe, não lí direito, você disse exatamente isso rsrsrs

[]s

Realista
Realista
10 anos atrás

Giordani, “guerra” (que ao meu ver não tem nada a ver com o que vc pensa ser guerra), hoje, é uma coisa que deveria ser bem diferente dos tempos de Alexandre o Grande! deveria se tomar decisões de bombardear e invadir, dizimando famílias de pessoas que, muito provavelmente, nem apoiam seus “ditadores”, deveria ser uma decisão de uma maioria significativa do Conselho de Segurança da ONU, e não uma ação unilateral, afirmar que deviamos mandar um país para a trevas só pq o safado de seu lider não dança nossa música, e nem a da humanidade, é algo que não… Read more »

Realista
Realista
10 anos atrás

erro: acima eu quis dizer “Não deveria se tomar decisões…”

Realista
Realista
10 anos atrás

Ah, amigo Giordani, meu passatempo preferido é jogar, on-line, jogos de guerra… não tem nenhuma relação com drogas, meu caro….

rogerio
10 anos atrás

Coitado do brasil que e pobre e baba por um caça como esse

Top Gun
Top Gun
10 anos atrás

Só pra vcs terem uma idéia, o F-15K tem 2 motores General Electric F110-GE-129 de 131 kN(29,400 lbf) de empuxo cada!!!!

MONSTRO!

Henrique Sousa
Henrique Sousa
10 anos atrás

Perfeitas observações Osawa.

Não lembro onde li, mas dizia que para explicar as mazelas nacionais, entre a conspiração internacional e a incompetência nacional, era para se ficar sempre com a segunda opção.

Para mim é isto, a tão propagada “transferência de tecnologia” esta muito mais ligada ao lado “receptor” do que do “transmissor”.

Henrique Sousa
Henrique Sousa
10 anos atrás

E pelo visto pararam mesmo de utilizar aquelas pétalas que cobriam o bocal do motor. Pouco acrescentavam em desempenho, e muito em manutenção, é isto???

E podem falar o que quiserem, mas o F-15 e o avião mais bonito/elegante entre todos depois de 1970. Outros podem até ser mais invocados/agressivos, mas em matéria de linhas nada chega perto do Eagle……

Ilya Ehenburg
Ilya Ehenburg
10 anos atrás

Não deixa de ser interessante o fato, de que além de nós, os sul – coreanos também se equipam com aeronaves de 4ª geração. Algo paradoxal: comprar caro, aeronaves que se tornaram completamente obsoletas, em um horizonte de apenas 10 anos!

Ilya Ehenburg
Ilya Ehenburg
10 anos atrás

Erro: que se *tornarão…

HARPIA
10 anos atrás

Eaeeee…
Vamos morrer de inveja dos outros????
Então vou pegar o meu babador. 😀

Fsinzato
Fsinzato
10 anos atrás

“Francoorp disse:
23 de abril de 2010 às 15:23”

Valeu amigo!

Abs.

Nick
Nick
10 anos atrás

Caro Ilya,

Eles, os sul-coreanos estão comprando esses caças “obsoletos” ou em vias de, mas também tem planos para a construção de vetor nacional de 5ª geração. O que é bem diferente de nossa “compra”, visto que os Rafales da FAB provavelmente serão os únicos vetores de defesa aérea para os próximos 40 anos.(Infelizmente). E ainda mais, com certeza ficarão tecnologicamente defasados dos seus congêneres franceses. Ou se quisermos algum MLU, nos “enfiarão a faca” como estão fazendo na modernização dos Mirage 2000 Indianos.

[]’s

Leandro RQ
Leandro RQ
10 anos atrás

Que inveja que eu tenho desses países onde os políticos se preocupam com o futuro da nação e não apenas com o futuro de suas contas bancárais…

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Acho que é uma excelente escolha, e nada como um confiável f15 modernizado do que aquelas porcarias de X-PC-Pentium 1000 Artificial
( AIFWAC FIGHTER)Inteligence Fighter withou any control que tão tentando botar na Usaf.

Se acham que as piramides voadoras vão dar conta dos poderosos su27, mig29 e SU35 enganam-se. A carga vai ficar com os veteranos…

Wagner
Wagner
10 anos atrás

“Quanto à Coréia do Norte, não tenho dó nenhuma não. Por mim a Coréia do Sul pode bombardeá-los de volta à Idade da Pedra.”

É claro, não vai ser sua família que vai estar sendo bombardeada…