Câmara quer ouvir Saito confirmar que FAB prefere Rafale

97

vinheta-clippingPara o ministro Nelson jobim, a Força Aérea Brasileira (FAB) prefere comprar os caças franceses Rafale para o reaparelhamento da força. A afirmação foi feita nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados.

O ministro Nelson Jobim afirmou em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores que o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, apontou uma preferência pelo Rafale, apesar do seu custo mais alto.

“Ele disse que pelos aspectos técnicos, todas as três propostas satisfazem, mas o Comando da Aeronáutica entende que o caça Rafale é o que mais corresponde à Estratégia Nacional de Defesa, não obstante os custos”, disse Jobim, conforme matéria de O Globo.

A afirmação de Jobim estaria em contradição com informações anteriores onde o caça francês tinha sido considerado a pior opção entre os três modelos em disputa: o Gripen, o Rafale e o F18.

Para esclarecer, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara deve convidar o brigadeiro Juniti Saito, comandante da FAB, para explicar tanto os critérios de avaliação dos aviões quanto a preferência da FAB.

FONTE: Brasília em tempo real

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

97 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Robson

Esse é o processo mais democratico que eu já vi, todo mundo que esclarecimentos, acho que o blog devia convocar o Saito e Jobim, pra responder perguntas dos leitores.

vplemes

Sei que não vai acontecer , pois o Saito é um militar que prima pelo respeito à cadeia de comando. Mas se ele pelo menos desconversar, não confirmar ao pé da letra o que o Jobim disse, vai ser um verdadeiro tapa na cara do Jobim.

Mauricio R.

Tem é que chamar a Copac inteira, c/ o tal do relatório junto, aí sim vai se saber realmente o que foi avaliado e como.
E o Jobim não vai mais poder falar o que bem quiser.

jurandir

Está na hora de alguém por o JB no devido lugar,e parece que o Sr.Saito tiver aquilo roxo,vai mostrar seus verdadeiros argumentos , e a mascara do JB vai cair de uma vez por todas.

sKILL

Hummmm…se o Saito confirmar a preferencia pelo Rafale o Governo vai ter muita bala na agulha para chutar a B$5## dos Jornalecos Folha e Globo.

Pois foram estas Midias que POR MAIS INCRIVEL possa parecer “tiveram” acesso ao relatorio antes mesmo que o Ministro..uahuhauhauh…e afirmam que o preferido é justamente o da INDUSTRIA e Empresarios.

Mas se Saito negar…vai ser demitido…(e deve mesmo!)

Huahuaahu….

robert

não obstante os custos”

se for não obstante os custos” vai de f-35 , PAK-FA então.

é cada uma…..

grifo

Não tenho dúvidas que o brigadeiro Saito vai simplesmente falar a verdade, não importa se vão gostar ou não do que ele disser.

Mas se Saito negar…vai ser demitido…(e deve mesmo!)

Vamos ver.

Edcreek

Olá,

A SAAB consegui até convocar o Saito vazando relatorios, eta povo bom de lobby.

O Brig. Saito vai confirmar a versão de Jobim já que a proposta agora está devidamente alinhada entre governo e FAB, como Jobim já deixou claro ontem.

No fim isso será o melhor que pode acontecer, para calar a boca dos lobbys. será o caça do Governo e da FAB e não da CUT, FIESP e do prefeito de S.B. do campo chamado para voar um Jas-39, bom espero que ele seja sim convocado e seja rapido.

Abraços,

Abraços,

Julio

Tudo isso é jogo político. Infeizmente para o Brasil, um individuo que ocupa a presidencia acha que sabe de tudo e pode administrar o país como se fosse um grande sindicato. A licitação sempre foi mera formalidade. As compras na area militar podem se realizar sem licitação, mas, respeitado a legislação e com justificação coerente pela opção. O presidente atropelou a FAB e aí já viu. Jobim e Lula querem o Rafale, porque? não sei, apenas sei que não é devido a parceria estratégica que mais parece dependencia de um fornecedor. Saito, se for convocado deve obedecer a hierarquia e… Read more »

Mad Dog

Com certeza Edcreek…
Acaba de vez com esse lobby sueco nojento…

Gerson Victorio

Novamente…vou dar risada de tudo isso….o Saito vai confirmar o Rafale como a melhor proposta e alguns ainda vão achar que a FAB queria o Gripen…

João Augusto

Off:

Galante e pessoal que edita o blog. Dias atrás vi uma matéria no Forte falando do AC-130 e já tinha visto esse avião em um filme(pelo menos)… Vim procurar aqui no Aereo e não achei nada… =(
Bem que vocês podiam fazer uma matéria sobre ele hein? =P
No mais, vocês estão de parabéns, os três endereços são ótimos sites.
Abraço! Obrigado.

Edcreek

Olá, Gerson Victorio,

Exatamente, vão dizer que o Brig. Saito está mentindo agora? que eles sabem mais que o comandante da força?

Abraços,

Flavio

A muito muito tempo não deixo nenhum comentário no blog sobre o FX-2. Não opinei sobre mais nada porque fiquei com nojo do assunto.

Não sei realmente se o tal relatório da FAB apontava o Gripen em primeiro, ou se essa é apenas uma história da “mídia especializada”.

Mas, gostaria de levantar uma questão…

Se realmente a “mídia especializada” tiver acertado e o Gripen for o preferido da FAB, a quem será que Saito vai mostrar respeito e lealdade…Ao governo Lula, ou ao BRASIL???

Antonio M

Se Saito confirmar o Rafale como preferido, vou ficar chateado. Acho que tudo tem limite. Se o relatório da FAB coloca o Grippen como preferido, Saito confirmando não quebra hierarquia alguma, apenas reitera a posição da FAB que todo o direito de escolher o que acha melhor e se no relatório está o Grippen, que assim o diga. Se a escolha é política, então já passou a ser problema do ministro da defesa a muito tempo, e não da FAB. Quem melou o FX2 de veradade foi o apedeuta-mor, que entre uns gorós e outros se entusiasmou demais e falou… Read more »

humberto

Saito não será convocado, o GF não vai querer se arriscar, simples assim..
Infelizmente vamos ter que esperar que o pessoal do Copac vista o pijama para termos uma ideia mais clara do que aconteceu.
[]

EDurval

Meu ponto de vista é o seguinte:

Que inveja da MB, compraram o que queriam e não deve essa confusão toda.

Vader

grifo disse 9 de abril de 2010 às 10:24: “Não tenho dúvidas que o brigadeiro Saito vai simplesmente falar a verdade, não importa se vão gostar ou não do que ele disser.” Gostaria de ter tanta fé como o amigo, que creio que se esquece que elles são implacáveis. Se o Comandante Saito disser algo que seja muito contrário a elles pode até acordar com a boca cheia de formiga… Quanto a ser demitido do cargo, não acho que isso o preocupe, em absoluto. Mas acho mesmo que ele vai é enrolar a Câmara e sair pela tangente, como fez… Read more »

luiz-sp

OLHA , dessa vez a coisa ficou mais enrolada ainda , já não sei mais se a defesa precisa de profissionaos altamente gabaritados ou de politicos no cockpit de um caça, até quando os assuntos de defesa vão der tratados com politicagem, tomará que alguem nesse senado seja homen o suficiente para levar essa história a sério pois não adianta comprar esse caças e depois ficar no chão sem dinheiro para voar ou qualquer outra questão. vale ressaltar que se um dia , os caças ficarem no chão temos que cobrar explicações, fazer um coro em voz alta pedindo explicações,… Read more »

Fsinzato

“Saito, se for convocado deve obedecer a hierarquia e ser honesto.”

Do ponto de vista hierárquico, o Saito deve mais obediência aos representantes da câmara e ao senado do que ao próprio Jobin.

Gostem, ou não, eles são os legítimos representantes do povo, ao qual, constitucionalmente todo poder estatal emana.

Abs.

Vader

Aliás, meu caro Grifo, Celso Daniel e Toninho do PT morreram por muito menos do que US$ 10 bilhões.

Sds.

sold

saito seguro não vai deixar se levar por ameaças do jobim e do lula e falara a verdade. parabéns ao ministerio publico que tomou esta decisão em envestigar todas estas marólinhas que já durão 10 anos. muinta coisa vai aparecer que estava encoberta.

Fsinzato

Apenas complementando…

Se Saito, mentir ou omitir, estará cometendo delito próprio, diante o exposto acima.

Abs.

Gui

Voces querem mesmo saber o porque da preferencia do governo pelo rafale?!
ta ai ó…

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/03/20/lula-esta-de-olho-no-cargo-de-secretario-geral-da-onu-276366.asp

Zoio

Devemos ser sensatos na lógica.

Se o governo continuar com a “palhaçada” de orçamento baixo para as forças armadas a melhor (mas não tão feliz escolha) é o Gripen.

Porém se o governo “se tocar” e realmente quiser uma força à altura de um país soberano deverá aumentar o orçamento das forças armadas em cerca de 300%. Assim seríamos capaz de operar o Rafale 100% e conseguir algo melhor no futuro.

Sei que a primeira opção pode ser triste mas no fim tudo se resume à dinheiro, infelizmente.

Abs

Fsinzato

Seria interessante algum nobre parlamentar na convocação do brigadeiro, antes de seus esclarecimentos, ser alertado que quem ele deve obediência.

Abs.

JAPAMAN

Como são as coisas hein? O Mula quando era oposição era o que mais criticava todo mundo, os governos, e agora quer fazer da presidência seu parque de diversões, isso tudo é uma grande palhaçada, o que vier e ser dito pelo com. saito, pode ser verdadeiro, como pode simplesmente falar o que querem que ele fale, é uma vergonha, mas isso só podia acontecer vindo de um governo populista, hipócrita!

Antonio M

Sr. Zoio,

Perdão mas, não é justo pagar R$87.000,00 por hora de voô do Rafale, enquanto crianças morrem de meningite por falta de vagas em hospitais. Os nossos caças atuais custam bem menos que isso e ainda vemos tragédias dessas que aconteceram no MA. Isso sim é inadimissível!

Não é misturar as coisas e nem que reaprelhar FAs é dissonante de desenvolvimento ecnonômico/social mas, é o fato do país ter que possuir uma infraestrutura decente para poder andar, senão o próprio destino de caças mais avançados e caros, é ser rei de hangar mesmo.

Veja a Venezuela de Chaves…..

Clausewitz

Cada um na sua cadeira( função/competência).
Detesto políticos!
Sabem, até prefiro o Gripen. Mas, como fica a questão de possível bloqueio do motor americano? Dá para por outra turbina?

Edcreek

Olá,
Tecnicamente é possivel, financeiramente não teriamos que reprojetar todo avião. Sairia mais barato um projeto novo….

Abraços,

JAPAMAN

Antonio M,

Concordo com você, que um país como o nosso, não poderia acontecer tudo isso que acontece, meningite, dengue, hanseníase etc etc… porém meu caro, sendo gripen, rafale, ou f-5, infelizmente esse problemas vão continuar no país, não vai ser a compra no avião que vai mudar o país, e sim quem governa, quem manda que deveria ser mudado, os políticos.

Agora infelizmente, nosso governo preza muito mais por suas ideologias ultrapassadas, do que pela soberania nacional, sem contar com interesses obscuros bem naturais do PT, que sempre faz tudo por debaixo dos panos.

abraço

Carlos Serrat

No passado, os gringos do norte indicavam e empurravam, goela abaixo, o que deveriamos comprar em termos de armamento para nossas Forças Armadas.O presidente Geisel teve o peito de denunciar o acordo militar com os norte-americanos. Agora, em plena democracia surge o SUPER JOBIM, que após um curso rápido sobre defesa nacional,entende de alfinete a foguete e acha que a sua preferência pelos franceses é a melhor opção para o Brasil. POIS NÃO É, Sr Ministro. O Brasil não precisa e não tem cacife para ter uma frota de Ferrari. Para início de conversa os pilotos, tenentes em sua maioria,… Read more »

Zoio

Concordo plenamente Antonio M.

Pois a pergunta que não cala é:

Como um país que só cresce economicamente ano após ano sofre cortes financeiros grandes ?

Ainda mais, porque os maiores cortes são em educação, saúde e defesa ?

Somos grandes e ricos (porém muitos duvidam), cabe aos governantes repassar este dinheiro ao povo ao invés de seu bolso.

Ou já esqueceram que cada parlamentar custa R$ 400 milhões por ano ?

Lucius Clay

Srs. Permitam-me voltar dar a mesma opinião que já explicitei aqui e em outros fóruns: Não há segurança com nenhuma das nações, contudo, se nós tivernos um posicionamento diferente, escolhendo não apenas um mas dois fornecedores, essa preocupações não existiria, por quê? Mercado, concorrência, compro 72 agora, metade francês, metade russo, ou ainda, metade francês, metade americano e vejamos o que os caras realmente transferem em tecnologia do nosso interesse… Tenho certeza que essa preocupação não teríamos, teríamos sim, um cuidado a mais em organizar duas equipes para acompanhar e reunir todas as idéias e absorver todos os conhecimentos e… Read more »

humberto

Senhores, Quem colocou Saito lá foi Lulin e não o congresso, é claro que ele deve obediencia aos seus principios e ao seu pais, ninguém discute isto, mas entre ficar com o congresso ou o Lula, alguém em sã consciencia acha que ele vai pular de barco? Se ele for convocado (coisa que duvido) ele pode dar um de sabonete, dizer desde que o relatório do COPAC é secreto (e deve ter partes que sejam mesmo) e extremamente complexo de explicar em um curto prazo de tempo até dizer que o relatório quando foi feito, não levou em conta o… Read more »

Fsinzato

“Clausewitz disse:
9 de abril de 2010 às 11:09
Cada um na sua cadeira( função/competência).
Detesto políticos!
Sabem, até prefiro o Gripen. Mas, como fica a questão de possível bloqueio do motor americano? Dá para por outra turbina?”

Sim, caso seja de interesse do comprador, conforme já afirmado pelos executivos da SAAB.

Abs.

Edcreek

Olá,

A compra contempla a manutenção dos caças junto, agora não tenho certeza se é por 30 anos ou 10 anos, alguem ajuda?

Abraços,

Edcreek

Olá,

Quanto custa para trocar o modelo de um turbina de avião? de quem vamos comprar mesmo?

Temos opções limitadissimas, EUA, França, Russia e Inglaterra essas são as boas. Ai temos as clones genericas: Chinesas, Israelenses etc.

É mais barato projetar outro avião….

Andre Correia

Como é dificil comprar aviao no Brasil, os outros paises resolvem estas questoes com relativa tranquilidade

Caipira

Vai ser bom demais da conta se isso acontecer…

E agora Samurai?

Antonio M

Srs. Zoio e Japaman, Estão corretos. Apenas para ilustrar, sempre haverá problemas mas, às vezes problemas como a meningite, dengue etc. são básicos demais para o ano de 2010 e o porte do Brasil. Uma pesquisa recente, comprovou que 70% das internações em hospitais públicos no Brasil, são por causa de doenças que foram transmitidas pela água, ou seja, um grande investimento em saneamento básico (nunca esquecendo da educação pública!) , poderiam diminuir drasticamente as filas em serviços públicos de saúde, dando condições de melhora na qualidade e ampliação imediatas desse atendimento. O investimento correto no FX2, pode gerar empregos,… Read more »

humberto

Pois é Edcreek
Pelo que eu entendi são 30 anos, então o fato do valor de manutenção (é claro existe o custo de combustível ou o custo para repor por erro de uso) que tanto discutimos não é pertinente? Ou seja, manutenção não seria problema pois estaria fora do orçamento?..Não tinha me antenado neste fato.

valdo

To começando achar que estes políticos não são sérios….

Minha mãe ficou sabendo que a aeronáutica, vai comprar uns avião… e quer saber mais desta história… vou tentar chamar o Saito…

Marcelo Martins

Pronto. A FAB e o Saito cairam direitinho na arapuca armada pelo governo. Forçaram a FAB a tirar o rank dos caças, que apontava o Gripen em 1º lugar e agora o governo joga a batata na mão do Saito para ele explicar que o Rafale é o preferido da FAB por atender a Política de Defesa Nacional, isso depois da própria FAB emitir um relatório apontando o Gripen como o melhor. É brincadeira isso que está acontecendo. Nem os militares são mais os mesmos…………nos anos de chumbo essa palhaçada não teria acontecido! A FAB teria comprado o Gripen e… Read more »

Madvad

E agora José???????????

JAPAMAN

Antonio M, É uma triste constatação em nosso País, aliás aqui é uma fartura só, falta tudo, é só olhar o que esta acontecendo la no rio de janeiro, mandamos toneladas de alimentos para o Haiti, soldados, dinheiro, mandamos equipes médicas para o chile, nos metemos em um monte de coisas fora do brasil, meio a la cuba e “che” rs.. e esquecemos do nosso país, uma chuva vem, acaba com o país, morre gente, e ninguém faz nada, o que eu quero dizer é que, estamos todos aqui mobilizados, discutindo uma situação de extrema importância para a soberania, um… Read more »

Fsinzato

“valdo disse:
9 de abril de 2010 às 11:33
To começando achar que estes políticos não são sérios….

Minha mãe ficou sabendo que a aeronáutica, vai comprar uns avião… e quer saber mais desta história… vou tentar chamar o Saito…”

Que bom que a respeitável senhora tenha interesse no reaparelhamento da FAB, bem como na estratégia de defesa da Nação. Quem sabe, ela não possa ajudar neste absurdo que se tornou as ações da trupe Lula e Jobin.

Abraços.

mottaeiras

Eu até hoje não consegui ver o tal documento vazado que colocava o Gripen em primeiro e o Rafale em último, sòmente vi a notícia veiculada pela Folha. Esse documento foi publicado na forma oficial? Ou foi “furo de reportagem”.

Lucas Maciel

Todo problema é ter deixado isso para ano eleitoral, era óbvio que isso iria virar uma palhaçada sem tamanho. Alguém ai sabe se existe na internet algum relatório da FAB sobre o FX2? Sei lá um .pdf por exemplo. Pq apesar de ler, ler e ler sobre o FX2 até hoje não vi de onde saiu essa idéia de que o Gripen é o preferido da FAB. Pra mim isso foi jogado no ar pelos meios de comunicação e gerou toda esse mal estar. Um ex-professor meu de faculdade era da FAB e participou na época dos estudos para o… Read more »

Darkman

Seria muito simples resolver esse problema chamado FX2. Temos duas opções muito boas para escolher SU35BM ou F18/SH. Acabaria com essa novela mexicana de uma vez. Em relação ao Samurai não acredito que ele vá contra o GF, ele vai dizer mesmo que a FAB escolheu o Rafale mesmo que isso seja contra a vontade da Força Aerea. Infelizmente o Sr. Jobim se tornou um ditador e está a cada dia se impondo como tal. Tudo no Brasil vira novela pq os políticos que não entendem de nada resolvem mexer a colher onde não interessa, é só falar em compras… Read more »