Justificativas de Jobim pelo Rafale não convencem deputados

69

vinheta-clippingPressionado para justificar a sua preferência pelo caça Rafale, Nelson Jobim afirmou que a escolha do sueco Gripen iria implicar na autorização de cada governo relacionado ao fabricante de peças do avião.

A declaração foi dada em audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira.

De fato, a oferta dos aviões suecos e americanos já embutem uma autorização prévia para compra de equipamentos de terceiros. Provavelmente, o caça francês também.

Caso o raciocínio de Jobim valesse, o governo americano teria que autorizar o uso do GPS pelo caça francês já que o sistema europeu de posicionamento por satélite não está operacional.

Outro ponto não considerado é o fato de que o avião francês possui equipamentos eletrônicos americanos e suecos, como a mira laser (sic).

Assim, seguindo o raciocínio de Jobim, o Rafale poderia depender de autorizações do governo sueco e norte-americano para poder ser operado no Brasil.

Parlamentares ouvidos ficaram impressionados pela preferência de Jobim pelo Rafale e o fato de que a preferencia é baseado em uma vaga justificativa de que interessa à segurança nacional e em transferencia de tecnologia.

Um dos que se manifestou intrigado com a postura de Jobim foi o deputado federal Maurício Rands (PT/PE), ex-líder do seu partido na Câmara.

Interessante destacar que pressionado pelo fato de que a FAB preferiria o caça sueco, assim como a FIESP, a Embraer e os metalúrgicos do ABC, Jobim apresenta argumentos variados.

Inicialmente, dizia que o avião não existia. Depois afirmou que o avião só tem um turbina. Agora afirma que o a multiplicidade de fornecedores é um problema.

A justificar sua preferencia pelo avião francês, Jobim argumentou que a questão tecnológica era essencial.

Justamente no quesito transferencia de tecnologia, o avião francês ficou em último lugar no relatório técnico da FAB. Atrás do caça americano F18 e do sueco Gripen.

Após a audiência, parlamentares lembraram que a condução confusa do Ministério da Defesa no processo estaria levando o Ministério Público a investigar a operação, conforme informações de ontem da CBN.

FONTE: Brasília em tempo real

NOTA DO BLOG: apesar de alguns erros de digitação do texto original do Brasília em tempo real, o artigo mostra uma visão diferente do mesmo assunto mostrado no texto da Agência Brasil, publicado ontem, que ressaltava alguns pontos da audiência do Ministro da Defesa na Câmara. Vale a pena compará-los, assim como, para os que tiverem quatro horas de tempo disponíveis, assistir ao vídeo da audiência (clique aqui para acessar).

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João

Pois é! Essa preferência é obscura e inexplicável. Lógico que um homem conhecedor do Direito como o Jobim está se fazendo de louco para justifica o injustificável.

João

É uma pena reconhecer que estamos caminhando a passos largos para o FX3.

Mad Dog

E parlamentar entende de caça ???
o baratinho sueco…verdadeiro milk shake de componentes…que é bom…

Rafael

Como é que vcs publicam uma besteira desse tamanho??? Eu assisti a apresentação do Jobim e é completamente diferente do que está sendo dito aí! Vcs não se importam com a imagem q passam ao dar força pra algo que se não é ignorância é má fé!?

Raul Cotrim de Mattos

É uma pena que tenha gente que pense que o Gripen, um Frankstein cheio de peças americanas, seja melhor que o Rafale e que haverá transferência de tecnologia.

E o que deputados entendem sobre o assunto? O q eles já fizeram de bom para o país? Poucos fizeram alguma coisa…

marlos

Metalúrgico entende de aviação? se entender deveria convocá-los para explicar tecnicamente o porquê de um caça como o gripen que nem a força aérea sueca quer, vai ser excelente para o Brasil. Queria ver essa. queria também saber se algum deles já viu um gripen ng ou pelo menos já viu uma foto deles, porque até onde sei não existe, está em testes, e se o projeto não der certo, como ficamos? No congresso estão discutindo qual o melhor caça, um inexistente ou o melhor caça europeu atualmente, tendo vencido os thyphoons por 7×1.Essa de metalurgico dá pitaco no congresso… Read more »

ComAir

Este artigo é muito bom, bem articulado. Parabéns ao Blog por reproduzí-lo aqui.

[]s!

Alexandre Galante

Marlos, já temos um metalúrgico no comando das Forças Armadas.

rober

Eu vi os videos da sessão e posso afirmar que não é bem assim,teve uma minoria e muito mal informada de deputados o Jobim foi claro e taxativo, “A Saab disse que os componentes que não são suecos,caberia ao Brasil negociar com esses fornecedores” Outra palavras do Saito “Os três caças cumprem os resuquisitos da Fab,mas o Rafale se encaixa melhor no Plano Nacional de Defesa.” A escolha foi baseada em estudos da Secretária de logistica do Ministério da defesa,do qual o responsável é um alto Oficial do nosso Exercíto,mas aposto que vão aparecer gênio que vao desqualificar,esses temas poderia… Read more »

rober

Mad Dog esse artigo está fora da realidade assista o video,e vc verá esse texto tá cheio de erros e tb escrito de uma forma tendenciosa!

fabio

A maioria dos parlamentares não sabem nem falar o português de uma forma digna, que dirá entenderem de avião de caça… Será lamentável e obscura se os nobres politicos forçarem pelo Gripen…. em terra de mensalão e dinheiro na meia… não é de se espantar uma ajuda “nordica”… Acredito que o FX2 acabe e que sirva de lição para a senhora FAB aprender e não fazer mais lambanças e birrinha com o governo. Aliás o governo tem que pensar no país e não em xiliques de brigadeiros… A FAB é um orgão do povo e não de alguns milicos. Fizeram… Read more »

rober

vcs acham que esse texto é bom olhem isso

“Outro ponto não considerado é o fato de que o avião francês possui equipamentos eletrônicos americanos e suecos, como a mira laser.”

http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ca/irst2.html

É brincadeira agora a o Rafale tem sistemas suecos,me facam rirrrrrrrrrrrrrrrrr

Gabriel from reu

Creio Eu que algo maior motiva o Sr. Jobim… uma defesa desesperada e confusa dessa, logo ele que é um advogado, ex ministro do supremo, é muito estranha.

fabio

Do jeito que a coisa anda… o Brasil irá de compra de prateleira mesmo…
O Brasil mostrou que ainda não tem CAPACIDADE nem ORGANIZAÇÃO para querer ter TT… Somos aind aum pais DESORGANIZADO ATRAPALHADO que mal consegue realizar uma licitação decente… que dirá produzir e desenvolver tecnologia militar de ponta… VERGONHA DO GOVERNO E VERGONHA DA FAB !!!

Giordani RS

É…ma$ a $aab convenceu ele$ direitinho…
Para ser advogado, é preciso ser formado…. Para ser Médico, é preciso ser formado… Para ser Mecanico de Aeronaves, é preciso ser formado…
Para ser político e tratar de assuntos referentes ao Futuro de uma nação, basta ser brasileiro, maior de 18 anos e ser letrado, não necessariamente alfabetizado…

Curvo

Concordo com o Sr. Fábio e com o Sr. Rober, que lambança !!!
A começar com o Presidente e passando pelo MD !!!
A única que fez o que se comprometeu e aguentou até onde pôde foi a FAB !!!
Loby todos fizeram ! Apenas o da Assault, digo Dassault, foi mais efeciente, foram direto na fonte, não quiseram comer pelas beiradas !!!

Giordani RS

Esse texto é um exemplo de jornalista que não sabe o que está escrevendo…

Nick

O processo de seleção ficou viciado a partir do momento que o Jobin fechou esse acordo com os franceses. Tudo que ele está fazendo é desqualificar os outros concorrentes. Se tudo isso era previsto na END, porque não avisaram a FAB??? Não, deixaram a FAB continuar com o processo, para só no fim dizer que 2 caças eram incompátiveis com a END. Invalidaram todo o trabalho da FAB. Se o fato de ter componentes americanos deixa os caças passíveis de embargo como Jobin salientou, porque não mandou um recado para o Saito?? “Saito, não podemos ter caças com componentes americanos.”… Read more »

Leonardo

Engraçado é esse posicionamento da FIESP e metalúrgicos, se à Aeronáutica e à indústria de defesa brasileira para a construção dos caças, está incluída a abertura dos códigos-fonte em softwares. Mais até, antes da escolha do caça a Dassault assinou acordos de cooperação com 38 entidades e indústrias brasileiras, em um total de 65 projetos. A Embraer é naturalmente a principal peça do programa de cooperação, mas envolvem ainda empresas médias como Mectron, Atech e Aeroeletrônica. Na ocasião na CNI (Confederação Nacional das Industrias) tendo representantes da Dassault assegurado que não há restrições para transferir conhecimento nos sistemas de integração… Read more »

Edcreek

Olá,

Só vi um nome de deputado ai, não seria um site tentando vender seu peixe?

Será que as outras midias de maior expressão não indagaram os deputados, por hora o melhor é esperar para ver se alguma midia de maior expressão confirma a noticia.

Vamos aguardar, abraços,

Contraditorio

A verdade é que os motivos do Jobim para escolher o Rafale não são tecnicos. Mas pelo menos ele está tentando encontrar motivos técnicos.
Melhor do que dizer que a escolha é politica ponto final !

Clausewitz

FX (n) com n variando de 2 até o infinito.
Editado pela moderação!

@ K I L L

♦Podem pedir o certificado de obito do FX2 parabens a os politicos brasileiros nosso vizinho venezuela quem tem uma economia muito inferior comparada a economia do Brasil estao mais bem preparados que nos com suhkois por todos os lados enquanto isso na 8 economia do mundo ja preparam o caixao de um tal de FX2♦

grifo

Realmente não só os deputados, mas ninguém se convenceu com o discurso com o Jobim. Quer dizer que ele pediu a um general do Exército analisar as propostas, e o general do Exército disse que o melhor era o Rafale? Seria cômico se não fosse trágico. E o pior é que os deputados que não foram convencidos são do próprio partido do presidente. Minha sugestão: deputados, convoquem para depor o Brigadeiro Saito e o Brigadeito Nôro. Perguntem diretamente a eles como foi o processo de avaliação da FAB e os resultados deste processo. O MPF já vai perguntar a eles… Read more »

Gerson Victorio

grifo meu amigo…por acaso o CA não enviou o Relatório Oficial ao MD?…O Saito vai desmentir a si mesmo?…quer criar mais intrigas?…parece criança que não aceita doce de leite por que gosta de doce de banana…eu heim!!!

nodbr

é impressão minha ou de uma hora para outra o Brasília em tempo real começou a soltar uma avalanche de notícias sobre o FX-2 ?

marcos adriano

o caça para brasil ter superiodade aerea eo su35 e futuramente uma versao ocidental do t-50 fabricado no brasil!!!!!!!mas eliminarao su35 que caça fantastico para dimensoes do pais!!!!!rafale é muito bom caça tanto para fab como para marinha!!! a questao de transferencia de tecnologia com end é mais importante que preço!!!! com end mudou defesa nacional, nao querem enxergar que mudou o pensamento em relaçao da defesa!!!!esta certo jobim que conta é transferencia de tecnologia!!!!nao preço mais barato que sera mais caro futuramente!!!!!!rafale é mais caro por que?é pacote completo com transferencia de tecnologia e com armas etc……etc. é muito… Read more »

Sirkis

Saudações!

Parlamentar não entende absolutamente nada de caças. Não sabem o que é um radar, como funciona uma turbina e nem porque o avião voa.

Mas eles sabem o que é dinheiro. E tá na cara que o Jobim escolheu a proposta disparadamente mais cara por razões que mudam a toda semana. CADÊ MEU PANETONE????

Boa Tarde!

hms tireless

“No congresso estão discutindo qual o melhor caça, um inexistente ou o melhor caça europeu atualmente, tendo vencido os thyphoons por 7×1”

Até quando os ardorosos defensores do Rafale vão continuar propagando essa mentira, que já foi até desmentida no site da Eurofighter? Conforme lá exposto este incrível score não seria possível pois no exercício Rafales e Typhoons estavam do mesmo lado! A menos que os franceses sejam especialistas em fogo amigo. Fica evidente que os franceses, desesperados pela venda do Rafale ao EAU, inventaram essa lenda para impressionar os árabes que, felizmente, não engoliram o engodo.

Contraditorio

grifo disse:
8 de abril de 2010 às 16:55
Minha sugestão: deputados, convoquem para depor o Brigadeiro Saito e o Brigadeito Nôro. Perguntem diretamente a eles como foi o processo de avaliação da FAB e os resultados deste processo.
______________________________________________

Boa idéia !

Top Gun

Rafale é o melhor caça do momento !!!
sr. Galante chega de defender seus co patrocinadores.

Gerson Victorio

Sirkis,

tudo bem?

seguinte…segue aquela máxima do zagalho: “Vocês da FAB vão ter que engolhir o Nelson Jobim”…gostem ou não, quem não quiser engolir pede pra sair(Cap. Nascimento)…simples assim.

Alexandre Galante

Ô Top Gun, se não souber argumentar como gente grande, vou ter que apagar seus comentários. Vou deixar esse que você postou como exemplo de falta de educação.

Genivaldo

Amigos! O Brasil tem que fazer feito Israel fez comprou tudo de aviões desde 1948 e sem autorização dos paises, desenvolveu seus próprios aviões melhorados, como exemplos os Miragens sem autorização da França deixo-o mais eficiênte do que os próprios franceses e assim por diante. Acho que é a nossa vez de mudar de atitude, pois 90% do que aqui existe são de outros paises. Áte quando vai mudar????

Bosco

“mira laser” ???
Sem comentários!

TADEU

VENDO A ENTREVISTA DO GENERAL LEÔNIDAS PIRES GONÇALVES EU COMENTEI QUE JÁ NÃO SE FAZ MAIS GENERAIS COMO ANTIGAMENTE.
COM RELAÇÃO A FX-2 ; SABE DE UMA COISA? JÁ NÃO SE FAZ MAIS BRIGADEIROS COMO ANTIGAMENTE.

Hornet

O FX2 já acabou. Agora é só uma questão de cumprir formalidades. Até a oposição já está sabendo disso e pelo visto não está criando maiores dificuldades, ao contrário (o único deputado citado na matéria do blog é do governo, portanto não tem isso de “deputados não convencidos”…um deputado é singlullar e não plural). “O deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) afirmou nesta terça-feira (07/04) que não há mais dúvida de que o avião-caça Rafale será o escolhido pelo governo brasileiro para reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB). “Isso ficou claro nas explicações que o ministro Nelson Jobim deu a comissão.… Read more »

Hornet

só pra destacar (não sei como faz pra escrever em negrito como o Blog faz, então vou repetir):

“O alinhamento entre a FAB, que tinha preferência por outro modelo, e Ministério da Defesa liquida a disputa dos caças. O escolhido é o Rafale”, resume Jungmann.”

abraços novamente

RENATO

OS FRANCESES NUNCA CUMPREM OS CONTRATOS, ISSO É NOTÓRIO, QUAIS AS EMPRESAS BRASILEIRAS PRÉ SELECIONADAS PELOS FRANCESES? A SAAB JÁ TEM E JÁ DIVULGOU.

O JOBIM FALA QUE O BRASIL VAI VENDER CAÇAS RAFALE PARA PAÍSES DE SUA INFLUÊNCIA. QUAIS? PARAGUAI, BOLÍVIA, EQUADOR?
QUEM PODE PAGAR POR ESTE AVIÃO TÃO CARO? NEM NÓS PODEMOS!

Alexandre Galante

Renato, por favor, não escreva mais em maiúsculas.

edu

Esse processo ja se esgotou. Ja esta definido, a questão é que em nenhum dos três casos teremos tranferência total de tecnologia.Os três tem seus problemas individuais. Quem sabe daqui a uns 20 anos o governo decida a fazer como fizeram com o Osorio – tanque de guerra – e desenvolva um avião proprio com tecnologia mista

grifo

O Raul Jungmann não foi aquele que esteve passeando em Paris com tudo pago pela Dassault? Oito deputados federais visitam Paris a convite do governo francês, que tenta vender 36 caças Rafale ao Brasil. Eles foram convidados pelo Instituto de Altos Estudos de Defesa Nacional, em nome do governo da França, para participar das comemorações da festa nacional da Queda da Bastilha, em 14 de julho, e discutir a parceria militar com o Brasil. … Também foram a Paris o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), o líder do PT, Candido Vacarezza (SP), o líder do DEM, Ronaldo… Read more »

Edu Nicácio

ADORARIA ver um revestréz nesse processo todo, o Lula mandar todo mundo às favas e o Brasil fechar com a Rússia: 120 Su-35BM pra ONTEM, e 60 Su-50 para 2018 (quando a Índia começará a receber os seus), num primeiro momento. Depois, aumentam-se as encomendas para mais 120 Su-35BM, mais 60 Su-50, e compra-se mais 120 Su-33 para a MB (operação em três NAes – um em cada frota, e um para projeção de poder). Tudo isso até 2030. Será que com um pouquinho de seriedade e planejamento não poderíamos chegar lá em 2030? Será que é impossível termos 480… Read more »

RENATO

Prefiro um caça americano, pelo menos tenho a certeza que funciona e saberei quanto custa.

se quiser algo 100% nacional deveremos desenvolver o projeto aqui, mesmo que demore 15, 20 anos.

gerson carvalho

Caros amigos, começo a achar que por trás desta preferencia possa existir algum “jabar” com champanhe. espero esta errado.

Hornet

Eu estou, digamos, chocado com o chororô dos maus perdedores…

Se nem lobby sabem fazer direito, paciência.

au revoir mons amis.

hehehe

abraços a todos

Hornet

ops! corrigindo o francês: au revoir mes amis

acho que fica melhor assim. Enfim…

Challenger

Se a preferencia do Lula fosse o Gripen ou o F-18, a novela dos descontentes seria a mesma.

Robson Br

“”Pressionado para justificar a sua preferência pelo caça Rafale, Nelson Jobim afirmou que a escolha do sueco Gripen iria implicar na autorização de cada governo relacionado ao fabricante de peças do avião.”” Existe alguma mentira nisso? Claro que não!!!! Comprar um autoCAD, e ainda ter que pedir permissão para comprar partes do avião é o fim da pecada. Não entendo a posição do blog em só dar destaque a esse caça. E os os outros não vale nada. Me desculpe Alexandre Galante, mas você disse que não postava mais do FX-2. Como responsável pelo Aéreo, deveria estender a todos. Não… Read more »

Gerson Victorio

Robson BR,

não adianta!!!..há “forças” poderosas que nossa “vã” racionalidade não consegue entender…

Luan

Não enteressa se tem produtos americanos no caça suéco ou francês,todos são comercializaveis,e não existe lógica ou justificativa para esses produtos serem vetados.Pura desculpa que não cola pra nenhum dos dois. É compreensivel a escolha da FAB,FIESP,CUT,CIESP etc pelo Gripen NG BR,todas tem a ganhar mais com ele,falando por falar,o que todos ja cansaram de ouvir,a FAB só quer um avião em que seus pilotos possam voar e ficarem doutrinados(doutrina e disponibilidade são muito importantes).a FIESP e CIESP quer trasferencia de tecnologia,me desculpe mas nenhum avião “pronto” pode oferecer isso a contento.lembrando que a Embraer só é o que é… Read more »