rafale_show6

vinheta-clippingUm simples protocolo de intenções, como o que o presidente Lula se propõe a assinar ainda durante seu governo com a Dassault, para compra dos 36 Rafale a custo astronômico, não valerá muita coisa.

Na regra jurídica internacional, vale somente a assinatura do contrato. O protocolo de intenções inclusive poderá ser desfeito pelo futuro presidente. Como se leu ontem nesta Carta, Dilma Rousseff está indecisa quanto a seguir o Rafale como um twitter aéreo.

Para os lobistas que aguardam uma gorda comissão, essa será uma notícia desalentadora. Os franceses só pagarão os 5% internacionais de prêmio do valor total da venda quando, bem além da assinatura do contrato, receberem a primeira parcela do pagamento do governo brasileiro.

Muitos irão padecer de alta ansiedade.

FONTE
: Leonardo Mota Neto – Carta Polis

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

111 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Avelar

Essa novela todinha, e será assinado um simples protocolo? é, esse FX2 já estar enterrado e nós somos otários de ficar disutindo sobre ele, se fosse pra vir um FX3 tudo bem , a realidade é que ficaremos por muito tempo com os F5M mesmo.

rober

E segue a campanha de linchamento do Rafale,essa Carta Polis é uma daquelas páginas estilo cuturno noturno,a diferença está no belo nome em grego,mas de conteudo dúvidoso,cabe lembrar que lobby por lobby a da Saab é o mais nojenta e desrespeitosa das concorrentes,sabe porque ?,os americanos e franceses se garantem tem um produto,pronto que voa e atira,vou aqui fazer mais uma crítica que acho construtiva,pra quem se diz apaixonado por aviação vcs dão um tratamento desproporcional a favor da Saab,e tb desproporcional em denegrir o Rafale da Dassault que é uma das maiores empresas do ocidente,pra qualquer pessoa que entenda… Read more »

Gerson Carvalho

Caros amigos, algum dos senhores tem noticias dos P3AM que compramos e foram para a espanha e lá estão sem mantar noticias.

Bruno

Quem vai receber os 5%? Quem é o principal lobista da Dassualt? Agora está explicado a razão da fixação onirica do presidente Lula no Rafale. Vejam que eleição rima com comissão.

Nick (In) Fury

“O último vôo da ministra Poucos dias antes de deixar a Casa Civil para concorrer à Presidência, a ministra Dilma Rousseff usufruiu de um de seus poucos prazeres no poder: viajar nos fins de semana para Porto Alegre e de lá para Brasília, pelas asas do possante jato executivo Legacy, da Embraer. A FAB dispõe de apenas dois modelos para servir as autoridades. . No último desses vôos, Dilma teve a companhia de um brigadeiro da reserva, que havia pedido carona a seus superiores, para ir a Porto Alegre. Dilma travou com ele uma interessante conversa até lá.Perguntou sua opinião… Read more »

Alex Nogueira

Só no Brasil mesmo…. que coisa né, enquanto as “AUTORIDADES” voam no que a de melhor, os pobres pilotos, coitados precisam se arriscar voando caças com mais de 30 anos. Falta vergonha na cara dos politicos brasileiros e o pessoal das FA precisa aprender a fazer GREVE e valer seus direitos, pois de greve nosso presidente entende muito bem.

URUTAU

Caro Rober Caro Rober voce de forma continuada e progressiva vem colocando o lobby sueco como nojento desrespeitoso e coisa e tal eu gostaria de humildemente lhe indicar a procura via internet mesmo até pode ser pois creio ser a forma mais plausivel e viavél conhecer profundamente o entre aspas curriculum vitae da empresa Dassault e principalente do seu proprietário e fundador Serge Dassault Caso o senhoe o faça e na sua posterior reflexão sobre o tema seja coerente sensato e auto critico veras quepraticamente todos os empresários e perto da Dassault e do Serge Dassault são quase ANJOS digamos… Read more »

Fsinzato

“Se o Dilmão prometer o F-18 voto nela.”

E além disto, se comprometer a perfeita execução da END e participação do projeto PAK-FA, também podes contar com meu voto.

Abraços.

E o Vader será que vai de “Escopeta” nestes termos? risos….

firmino

enquanto isso nossos ermanos chile,venezuela estão se equipando.se tratando de poder belico do brasil !!! esta me dando nojo!!!!.eu prefiro saber das noticias internacionais.

vplemes

Serge Dassault? Aquele senhor, dono da Dassault, que foi condenado na europa por suborno? Não, nunca ouvi falar.

denner.miranda

alguem pode me dizer quantos rafales F3 estao operacionais na Armee d’lair

rober

Caro Urutu aconselho o mesmo a vc,mas vamos a um fato,me responda porque a Saab tem que promover encontro com sindicalistas suecos e brasileiros,porque das três a camanhha deles é a mais agressiva e nunca baseada em fatos apenas em suposições da folha,não me interessa saber da vida Serge Dassault,sei que ele foi um grande engenheiro e que construiu uma das maiores empresas de caça do ocidente,me preocupo em saber da grande familia mirage,de seus feitos no campo da engenharia aeroespacial,a vida particular dele não me interessa,o que critico aqui é o tratamento desproporcional dado em favor do gripen,porque nunca… Read more »

URUTAU

Caro Rober Caro amigo não vejo sentidona sua revolta e animosidade pelo simples fato de que eu humildemente lhe indiquei fazer a leitura e posterior reflexão sobre os escandalos de proprina e subornos envolvendo a empresa Dassaul e seu proprietário ??? Mas em mesmo sendo assim venho me desculpar se o incomodei ou de aluma forma fui inoportuno na minha proposição aintenção era sómente e tão sómente alertar o amigo para uma analise o mais imparcial possivel Ah em tempo devo lhe informar que o caça da minha predileção assimo como na minha opinião o mais viavél para a FAB… Read more »

Franco Ferreira

Efetivamente, não valerá nada!

A lei das licitações e contratos não contém a expressão: memorando de intenções (MOU – “memorandum of understandig”). Este procedimento não é parte da licitação. À conclusão da licitação segue a lavratura do contrato. É simples falácia.

Franco Ferreira

curvo

Então caro Rober, no caso em particular discordo do Sr. referente ao Lobby feito em favor tanto de um quanto de outro, no caso do Francês como já disse, eles foram mais inteligentes pois foram direto à “Fonte”, enquanto os Suecos tiveram de se contentar com a base. E falando sobre “protocolos” pode ser que aconteça agora com o Fx-2 o mesmo que aconteceu com o Fx-1, quando o nosso salve salve salve grande e grande sabedor de tudo, se negou a apenas assinar um contrato que já estava “PRONTO”, iríamos de SU-30 !!! Só que agora teria uma grande… Read more »

rober

Urutu fica tranquilo amigo,não fiquei revoltado com vc,pelo contrário,eu ás vezes peco por ser muito direto ,e por estar no trabalho,escrevo de forma resumidade,mas não foi intenção minha de passar revolta com vc,longe de mim considero vc um amigo de blog mesmo sem o conhecer o respeito e suas opiniões,vc não foi agressivo comigo,pode ficar tranquilo,como dizem os gaúchos não senti vontade de pegar vc de faca na bota….rsrs,é termo deles. Obs:Sempre que vc quiser divergir tenha toda a liberdade,de forma alguma vou me sentir ofendido,pelo contrario vou gostar se na sua crítica haver dados novos dos quais eu não… Read more »

Nick

Caro denner,
Todos os Rafales da AdlA estão sendo convertidos para a padrão F3, mas prestar atenção que o radar RBE2 AESA ainda não está pronto, previsão para esse radar é 2012.

[]’s

Edcreek

Olá, É a primeira vez que vejo sobre protocolo de intensões, o Nelson Jobim foi enfatico, “o Presidente não deixará para seu sucessor.” E lobby continua….Déjà vu…. Sobre o numero de Rafales temos o numero total de 73 construidos: Temos 43 Rafales C/B, pelo menos 15 já no padrão F-3 todos serão alterados; Temos 17 Rafales M, operados pela marinha nesso momento todos já padronizados ao padrão F-3; Temos 10 Rafales F-1 M, os primeiros construidos, em processo de padronização para o F-3 entrega, já em andamento; Inclua no total 3 aeronaves perdidas em acidentes, totalizando 73 aeronaves construidas(não incluir… Read more »

Nick

Caro Alex Nogueira, Greve na FAB não seria considerado motim?? Sobre o tópico, se o Lula assinar somente esse MOU, ele estará digamos sendo inteligente. Ao mesmo tempo que mantém o acordo com os Franceses, não se compromete totalmente assinando o contrato, mantendo essa questão fora da disputa presidencial. E empurra a batata quente para o próximo governo seja ele PT ou PSDB. Se der Serra, o Rafale pode ser considerado passado. Nesse caso, acredito que viria F-16s usados para serem tampão e futuramente F-35(sonho do Saito). No caso da Dilma vencer ela deveria honrar sua visão ideológica e comprar… Read more »

Edcreek

Olá,

Não existe greve de militares, isso seria motim sujeito a prisão e duras penalidades.

Abraços,

Vader

Fsinzato disse: 9 de abril de 2010 às 12:09:

“E o Vader será que vai de “Escopeta” nestes termos? risos….”

Fsinzato: só se a compra de 36 F-35A e 12 F-35B for assinada antes da eleição. Aí voto na escopeta com louvor, rsrsrs…

Abs.

Vader

Hehehe, descobriram a pólvora…

O MOU com os franceses valerá pouco mais que um pedaço de papel higiênico… 🙂

Aliás, ao que consta nem a Escopeta está gostando muito da idéia de ter de pagar uma fortuna pelas JACAS… O mais provável é que, ainda que ela seja eleita, adie o FX2 por conta de algum Fome-Zero da vida…

Sds.

Vader

Caro Rober:

Todos os fabricantes fazem seus lobbyes amigo. Ou não foi a Dassaulto que levou um grupo de parlamentares, incluso Michel Temer, com tudo pago pra França, ficar um fds hospedado em hotel, bebendo champagne e comendo escargot (eca) na conta do Sérge?

É que o amigo chegou a pouco tempo, mas na época muitas rafaletes apareceram dizendo que isso era “lobby saudável”, ehehe. Saudável pros políticos, neh?

Sds.

Vader

Errata: onde escrevi “hotel”, leia-se “castelo” (pressa).

Rodrigo

Amigos, um contrato destes demora mais ou menos 2 anos para ser assinado…

O normal é de imediato ser assinado o MOU.

Rodrigo

A única tentativa de greve na FAB, foi devidamente suprimida pelo Brig. Saito e o nosso sábio presidente, mandou cancelar as punições.

Skyrider

Se o processo fosse através de uma licitação, quem sabe já não teríamos uma definição…

emerson

1) Na época da crise dos controladores, Saito tinha a intenção de não negociar e aplicar punições previstas no código militar. Contudo, era época de férias e não existiam controladores treinados para substituir os que fossem presos ou demitidos. Lula e Saito, juntos, acharam que era hora de colocar panos quentes e abrir negociação. Para isso, escalaram um outro ministro para não expor Saito. 2) Dois anos depois, quando novos controladores foram preparados, Saito aplicou as penas sobre os líderes do motim, que foram sim condenados e afastados das funções, isso em fora do período de alta temporada nos aeroportos… Read more »

denner.miranda

vlw pelas respostas Nick e Edcreek

Alexandre GRS

Prezados, Há algo que me intriga: porque esse lobby tão forte à favor do Grippen? será, vejam, será que está se pensando prioritariamente na defesa da nação? Citando Shaskpere: Há algo de podre no reino da Dinamarca… Obviamente que possa haver desconforto com a escolha do vetor Frances porém, uma reação dessa monta? “em terra de cego, quem tem olho é rei” Desculpem-me mas está mais do que explicitado que algo há. É inegável. E lembro até dos escandâlos que já envolveram a Saab e a Bae Systems causando, inclusive, a saída deste último do projeto. Não quero aqui especular… Read more »

Rodrigo

Alexandre, cada um luta com as armas que tem..

A Dassault entrou pela porta de trás e fez o seu acerto direto com o PR;

A SAAB está brigando pela imprensa. Em ano eleitoral é o melhor que eles podem fazer, já que nada aponta para a vitória fácil que o PT previa.

Até agora neste processo para o desespero dos anti-americanos em geral. Os gringos foram os únicos que tem sido sinceros.

Alexandre GRS

Prezado Rodrigo,

Ainda sim. Com toda essa comoção política… algo tem. Eles não se incomodariam por pouco.

Sds.

Rodrigo

Ahhh sim, com certeza existe!

Leia a nota do autor com atenção e veja a expressão GORDA COMISSÃO, em ano de eleição isto é primordial.

Nick

Caro Alexandre, Você poderia inverter essa pergunta: Porque o interesse tão grande do Governo Federal pelo Rafale?? São motivos nobres em interesse da Nação ou existe algo de podre no reino do Dinamarca? Como pode se ver.. temos de procurar analisar o que está acontecendo. De minha parte muita coisa foi esclarecida pelo Min Jobin nesssa ultima audiencia. A END no qual ele se apóia para justificar o Rafale, é uma lei? de qualquer forma ela existe desde 17 de Dezembro de 2008. Só agora no fim do processo ele utiliza a END para desqualificar os outros 2 concorrentes. Deveria… Read more »

Giordani RS

O Futuro nos reserva: “Susan Boyle” ou “Mr. Burns”…o resto é pífio e tenebroso pensar…

Edmar

Caros Amigos que estão anciosos com o termino positívo do FX2.: Infelismente acho que o FX2 vai ser anulado e os nossos 12 caças “Mirage 2000” vão virar 12 caças “Mirage 2000 9”, e acho que virão mais caças “F-5” usados (Tomara que não, mas…). O “Dassault Rafale F-3” é um bom avião e eu gosto muito deles, mas acho que o “Saab Gripen NG” seria melhor para nós (Mais barato e facil de se manter). Apesar de ser um avião caça de “quarta-e-meia-geração”, o Brasil iria dar um paço importantíssimo na Industria Aeronáutica. A “Saab” da Suécia está disposta… Read more »

RatusNatus

Mais um lobby publicado por aqui.

Primeiro insinua que o que interessa mesmo são os 5%, que nunca foram citados por ninguém, diz como se fosse o maior entendido do assunto, sem citar fonte ou fato anterior.

Depois dá o caminho das pedras pro lobby continuar mesmo depois da assinatura do protocolo, ou seja, quer continuar a receber pra fazer isso, mesmo depois de perder.

Matheusts

pelo visto agora só em 2011.
maio e junho nada agora é só esperar até sei quando de 2011

Leandro

Pra mim já chega…essa ladainha de FX-2 já deu o que tinha que dar…
Será que a Dilma iria dar as mãos aos americanos??? Mó subversiva, acho meio difícil hein…mas se ela fechar com o F-18, to com ela e não abro!

vplemes

RatusNatus disse:
9 de abril de 2010 às 13:57

Acho estranho isto. Será que entram na trilogia apenas para criticar? Se não gostam das matérias por que continuam acessando o blog? Até hoje os editores procuraram sempre ser o mais neutros possivel. De minha parte só tenho elogios à linha editorial do blog. Parabéns a todos vocês, Alexandre, Nunão, Poggio, wiltgen. Espero que continuem o excelente trabalho.

Francoorp

Tem cada pérola neste FX2… quem é esta senhora jornalista que afirma com certeza que o Lula vai somente assinar um protocolo de intenções: FONTE: Leonardo Mota Neto – Carta Polis… isso é que é Lobby, e esperam uma gorda comissão, como eles mesmos dizem na “Reportagem” !! Parece somente uma minha impressão, ou todos aqueles meios de informação estão esperando algo, de algum lobby, para si… uma gorda comissão como dizem estes da Carta Polis, que é a primeira vez que escuto o nome deste meio de informação. E fica claro que não perdi nada mesmo, pois vejo que… Read more »

Vader

Nick disse: 9 de abril de 2010 às 13:47 Perfeito Nick! Pergunto: porque o lobby tão descarado e desonesto do Jobim para a Dassault? Se a justificativa era a “soberania” e se “americanos não são confiáveis para ToT”, porque a lista-longa já não foi feita excluindo qualquer avião americano, ou qualquer um que tivesse peças ou tecnologias deles? Porque não se incluiu algum J-xing-ling no lugar do F-16, ou o MiG-35, por exemplo, no lugar do F/A-18E? E, principalmente, porque se excluir o Su-35 da lista-curta? Afinal, até onde me consta ele era O ÚNICO de todos os aviões do… Read more »

Alexandre Galante

Vplemes, não liga não, em nenhum outro lugar da internet brasileira os leitores vão encontrar um lugar tão democrático para discutir Defesa. Só não aceitamos comentários mal educados e que nos acusem disso ou daquilo.

No resto, cada um pode dar sua opinião, de preferência bem embasada tecnicamente, que é nosso objetivo principal.

Do debate e das opiniões discordantes, emerge a verdade.

M1

SU-35

grifo

quem é esta senhora jornalista que afirma com certeza que o Lula vai somente assinar um protocolo de intenções: Caro Francoorp, é porque é assim que as coisas funcionam. Primeiro se assina um memorando de entendimento (MOU nas siglas em inglês), e depois se negocia o contrato. Ao contrário do contrato, o MOU não é de cumprimento obrigatório (“non-binding”), e pode ser descartado por qualquer das partes sem qualquer penalidade. O que a nota está dizendo é que ninguém vai receber din-din da Dassault enquanto o contrato não for assinado, e que se o plano for fazer a escolha este… Read more »

M1

Detalhe, a França deu o mercado da America do SUl para o Brasil vender os Rafales produzidos aqui.

Pergunta: quem compraria esse caça super caro?

Vamos de SU-35….. ou Gripen mesmo!

O que é um pum pra quem está todo borrado? Vamos de Gripen(Barato, maior mercado, custo operacioanl menor, mais emprego). É muito melhor que ficar com F5 até 3035…..

Alecsander

Eu continuo defendendo o Rafale, não por ser o mais bonito ou coisa parecida, mais porque ao meu ver, dos três é o que atende de forma mais equilibrada as necessidades da Soberania do Brasil. O F-18 tem a maior capacidade de raio de ação, o radar mais potente, a maior capacidade de carga e armamentos, e os sistemas operacionais mais maduros, alem de ser o mais testado em combate dos 6 concorrentes iniciais. Porem o Super Hornet tem a segunda maior restrição de T.T de todos os caças, apenas não era menor que a do seu compatriota de 5ª… Read more »

Alecsander

desculpe, onde se lê vaser = fazer

Francoorp

grifo disse:
9 de abril de 2010 às 15:00

Mas quem disse que não é o contrato que sai agora, os jornais ??

Não entendi sobre estes Din-Din da Dassault, pois parece que é a SAAB, que esta distribuindo muito Din-Din por ai, principalmente nos meios de informação!!

E depois de todas estas negociações do dia 07/09/2009 pra cá, fica claro que o que esta rolando no FX2 é a assinatura do contrato, isso sò não vê quem não quer!

Valeu !!

Galileu

Dificil algum presidente não cancelar……

quanto ao lobby, o que os franceses fazem de melhor é lobby, o que teve de político de brasília que foi com a familia ate os cachorros pra paris, não foi brincadeira ahahahha (tudo claro, pago pelo Sarcozy e sua trupe)