PAK-FA-2

A Rússia informou que vai docar o seu único porta-aviões em atividade, o Admiral Kuznetsov, em 2012. O navio sofrerá uma extensa reforma e seu retorno está previsto para 2017. Foi também informado que o Kuznetsov receberá um novo grupamento aéreo embarcado que incluiria uma versão navalizada do PAK-FA, ainda em estudo.

Leia mais e comente sobre a reforma do Kuznetov no Poder Naval.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MN-QS

O T-50 não é muito grande para o Kuznetsov?!

francoorp

Certamente deveriam instalar uma catapulta no navio…. quem sabe em conjunto com a rampa, ou até mesmo “na rampa”, basta um projeto para fazer isso, não tem nada de irrealizável nesse projeto.

Acho que o que é mais dificil é a navalização do PAK-FA, isso sim seria uma dificuldade no projeto, mas certamente fazer isso em fase de desenvolvimento do prototipo é uma vantagem real pra facilitar as coisas… e acho que os tempos são justos, 7 anos para se finalizar o PAK naval(2017), é um tempo suficiente para os engenheiros Russos!

Valeu!!

Leandro

Pelo visto quanto mais avança o projeto do T-50 mais percebo que estamos perdendo tempo com o Rafale…

@ K I L L

Os russo mal tem dinheiro pra o projeto e ainda querem fazer uma versao naval?

hummmmmm

Ivan from Russia

@ K I L L – Porque o Sr. pensa que nós não temos dinheiro? Você vive ainda nos anos 90’s? Acorda amigo)) Vale a pena pensar o que ocorrerá com os EUA e com a sua divida externa de mais de 100% do orçamento de estado ao contrário da nossa que represente apenas 9,8%.

Carlito

“francoorp disse: 8 de abril de 2010 às 23:46 Certamente deveriam instalar uma catapulta no navio…. quem sabe em conjunto com a rampa, ou até mesmo “na rampa”, basta um projeto para fazer isso, não tem nada de irrealizável nesse projeto. Acho que o que é mais dificil é a navalização do PAK-FA, isso sim seria uma dificuldade no projeto, mas certamente fazer isso em fase de desenvolvimento do prototipo é uma vantagem real pra facilitar as coisas… e acho que os tempos são justos, 7 anos para se finalizar o PAK naval(2017), é um tempo suficiente para os engenheiros… Read more »

LBacelar

Eu não duvido de nada, há uns 2 anos falavam aqui que o protótipo do pak fa se saísse, seria depois de 2015, então os russos calaram a boca de todo mundo.

espero que seja verdade, um T50 naval será muito mais expressivo que um F35

Mateus Lobo

Acho difícil o t-50 decolar em porta aviões, mas não impóssível visto que conseguiram isso com o falker.

LBacelar

“MN-QS disse:
8 de abril de 2010 às 23:36”

Vendo essas fotos, o T50 parece ser menor do o Flanker

http://www.aereo.jor.br/2010/03/08/flanker-e-pak-fa-lado-a-lado/

Vader

LBacelar disse: 9 de abril de 2010 às 8:44

“um T50 naval será muito mais expressivo que um F35”

Ô… A Royal Navy (que operará F-35B STOVL) e a US Navy (que operará a versão CTOL) estão até tremendo de medo da Rússia, seu PAK e seu único porta-aviões que ficará docado até 2017…

Sds.

Raphael

Eu acho meio dificil o PAK-FA ter uma versão naval poderia ser o SU-35BM que poderia ter uma versão naval já que ele tem o tamanho similar ao Su-33 que é usado atualmente.

E outra os Russos tinham que construir mais porta-aviões e cruzadores para voltar à ter o poder que tinham na época do comunismo.

Fabio Mayer

Como o T-50 éum PROJETO, nada impede que seja adequado para operar de PA(s). Aqui no blog, as fotos do protótipo demonstraram que o PAK-FA não é um avião maior que o SU-35, pelo menos por enquanto. Talvez a idéia russa seja um avião na mesma linha do F-35, multi-tarefas e para todos os cenários operacionais, o que, aliás, é lógico, num contexto em que caças de 5a. geração não são pensados apenas em termos bélicos, mas também em linha logística, manutenção padronizada, etc… Ou seja, os russos estão seguindo a linha de projeto já adotada pela França com o… Read more »

robert

A Russia está de parabéns por estar fazendo estes projetos que com certeza vai da muita dor de cabeça pros concorrentes.

Eu não vejo mais aviões assim em “guerra normal” como sempre foram, eu já vejo esses projetos (f-35 , PAK FA) como “guerra comercial”, já que a guerra fria já acabou faz tempo.

Com certeza eles venderão muito mais PAK-FA do que vai vender de F-35.

Fsinzato

“@ K I L L disse:
9 de abril de 2010 às 5:19
Os russo mal tem dinheiro pra o projeto e ainda querem fazer uma versao naval?”

KILL,

Lembre-se, que com a alta dos preços de insumos de energia, o caixa russo tem engordado muito, além do fato de serem reconhecidos de fazerem bons produtos com pouco recursos.

Abs.

LBacelar

Vader disse:
9 de abril de 2010 às 8:50

Nossa, seu comentário agregou muito a nossa conversa rsrsrs

Um avião com caracteristicas similares ao F35, com maior alcance, com maior capacidade de carga, maior velocidade teto operacional e etc e com a metade do preço de um F35 poderá ser sim mais expressivo, não importa se a US Navy, a Royal Navy, vc ou o chewbacca tenha medo ou não.

Outra coisa, citar a frota aeronaval britânica só pode ser brincadeira, um TOPOL-M sozinho poderia dar conta da enorme quantidade de navios aeródromos que a vossa majestade possui rsrsrs

Miguel

Vader disse:
9 de abril de 2010 às 8:50

Vader, com ou sem PAK-FA navalizado, os ingleses, mesmo possuindo o F-35( que o sr. faz questão de dizer que será o melhor caça de todos os tempos,coisa que eu duvido muito ), já morrem de medo dos russos.

Já no caso dos americanos, eles têm medo é dos mísseis russos, não dos caças (ou será que têm ?!)

Marcos

Tenho certeza que, nesta decada ainda, a força aerea mais temida será sem duvida nenhuma a Russa. Isto sim mostra a seriedade de uma nação forte.

Rogério
humberto

Daqui a pouco os Russos vão estar prometendo canhões lasers e bombas sônicas no PAK..hehehe
[]
PS..Antes que os amantes do caça comecem a jogar pedra, escrevi o mesmo sobre o NG (em algum lugar) quando eles comentaram sobre o NG naval..

sKILL

Hummmm… Se o PAK tiver um projeto naval acredito que vai colocar em cheque os Americanos e seus pesados investimentos na area de defesa. Na prestarmos bem atenção…os EUA investem pesado em defesa baseados no que os Russos podem barra-los seja no ar, terra ou mar,. A Europa tenta acompanhar tambem o desenvolvimento Russo…já que aa hipotetica linha de frente do combate é lá mesmo… MAs não conseguem sequer chegar perto do desenvolvimento Russo…basta ver o caça Europeu…não fede e nem cheira. Tanto que a França não endossou…ficou sozinha com o Rafale (que não é muita coisa comparado aos NA… Read more »

Taz Miranda

Caro Rogério.

Esta não seria a cabine do SU-35, primeiras versões?

Abraço.

Ivan from Russia
Rogério

Caro Taz,

Não, é do PAK FA mesmo.

[]s

Ivan from Russia

Rogério – a foto de cima é o cockpit do Su-35

Ivan from Russia

Na foto de baixo é o cockpit do PAK-FA. Mas temos que admitir que o cockpit do T-50 recebeu muita coisa do Su-35

Ivan from Russia

http://foto.mail.ru/mail/intelligence80/8/31.html Mais uma foto do cockpit do T-50 (muito parecido com o do SU-35)

Caipira

Ivan poderia me dizer em qual país você mora?

Ivan from Russia

Caipira – eu moro na cidade de Belgorod, Rússia

Fabio Mayer

Não adianta, não consigo me convencer do que dizem alguns colegas, de que a Rússia ficará mais capaz que os EUA na arena aérea com o PAK-FA. Pelo menos não tão cedo, creio que o F-35 estará plenamente operacional em 5 anos, e o T-50 em uns 10… no mínimo são 5 anos de dianteira americana, sem contar o fato de que hoje eles já desenvolvem armas que aplicarão depois da entrada do F-35. Acho que algumas pessoas estão confundindo anti-americanismo com a avaliação deste quadro. Não duvido que a Rússia terá um ótimo caça de 5a. geração, mas tenho… Read more »

Nick

Nunca é demais sonhar com um 5ª geração voando pela FAB e nos futuros PAs da MB(mais sonho ainda). Seja ele o F-35 ou Su-50BR …

No site do Edilson, Plano Brasil ele fez um extensa matéria (muito boa por sinal) sobre essa reforma. Esse Kuneztsov ficará mais parecido com os PAs ocidentais, inclusive com catapulta.

[]’s

Alecsander

Brasil com Rafales e T-50, sonhar não custa, e que belo sonho diga-se de passagem.

Rodrigo

Vendo este “painel” do PAKFA e vendo o do F35, ainda tem cidadão que jura de pés juntos que os russos estão a frente tecnologicamente do ocidente

Os russos que aprendam com os erros do projeto do F35, primeiro façam o PAKFA operar, depois pensem em versão naval ou melhor, se já existia uma previsão de uso naval para ele, que fosse naval desde o início.

Ivan from Russia

Rodrigo – Não é esse bonito painel que decide o resultado dum combate aéreo ou duma guerra. A beleza náo é algo que pode ser associado com a guerra. O que será o mais importante num conflito militar é a robustez, simplicidade e menor custo de fabricação. Agora você pode ficar bem sentado num avião de combate muito caro como um Bentley, todo bonitinho, com belo cockpip, ar condicionado, mp3 player, etc., e ficar derrubado no chão por um simples, barato e eficaz T-50.
Abraços

Ivan from Russia

Posso lhe dar um exemplo da história: O Panzer VI (Tigre) alemão – muito confortável, altas caracteríticas de combate, mas demasiado alto custo de fabricação e baixo número de unidades produzidas por ano vs T-34 soviético – muito menos comfortavél, sem “paineis” bonitos, ar condicionado, etc., mas desenvolvido e fabricado para balançar entre tais índices como custo de fabricação e efetividade em combate – robusto, eficaz, facil para ser produzido e operado por pessoal com menos habilitações respectivas. Qeum ganhou esta guerra você sabe..

Galileu

não precisa nem ser PAK, pra quem não tem nada que preste a nível mundial de 1º linha, uns SU35 na FAB e na MB sediados em terra, nada de Nae, já seria um sonho

Francoorp

Ivan from Russia disse:
9 de abril de 2010 às 11:13
http://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%A4%D0%B0%D0%B9%D0%BB:PAK-FA_Simulator_Cockpit.png Está aqui o simulador do cockpit do T-50

Pelo que vejo é grande e confortável, mesmo que em guerra sejam outras as características principais… esta estória do cockpit é somente uma tentativa sutil de denegrir o PAK-FA, escondendo um preconceito aos equipamentos de origem russa, normal em um país que viveu 20 anos debaixo de uma ditadura capitalista!!

Valeu e força PAK-FA!!

Carlito

“Ivan from Russia disse: 9 de abril de 2010 às 14:25 Posso lhe dar um exemplo da história: O Panzer VI (Tigre) alemão – muito confortável, altas caracteríticas de combate, mas demasiado alto custo de fabricação e baixo número de unidades produzidas por ano vs T-34 soviético – muito menos comfortavél, sem “paineis” bonitos, ar condicionado, etc., mas desenvolvido e fabricado para balançar entre tais índices como custo de fabricação e efetividade em combate – robusto, eficaz, facil para ser produzido e operado por pessoal com menos habilitações respectivas. Qeum ganhou esta guerra você sabe..” Ivan, Lendo seu comentário acabei… Read more »

Carlito

Corrigindo o último parágrafo:

“Para ser considerado um sucesso, um produto deve fazer aquilo para o qual ele foi planejado com eficiência. Excesso de qualidade sem uma justificativa só atrapalha.”

Dalton

Concordo Ivan…

por isso mesmo os sovieticos fizearm bom uso dos 4000 Shermans enviados a eles atraves do “lend lease bill”.
Ambos, o T-34 e o Sherman foram designados para serem faceis de manter e operar principalmente quando não havia tempo de treinar homens em eficientes tanquistas.
Os tanques “tiger” alemães eram mais eficientes que ambos, mas a comparação mais justa com eles seriam os “Joseph Stalin” e os
Pershing americanos.

sds

Caipira

por isso mesmo os sovieticos fizearm bom uso dos 4000 Shermans enviados a eles atraves do “lend lease bill”.

Dalton ….nessa você supreendeu, não conhecia esse fato…

alexander zdor

н

alexander zdor

Для Ивана. Я тебя полностью поддерживаю.Им еще долго нужно обьяснять что такое война и какое должно быть оружие. Им и их предкам с этим повезло гораздо больше.Я даже не припомню когда в Бразилии была в последний раз война.Они еще не понимают что такое платформа Т-50 и какие у него перспективы ,тупо сравнивая его сФ-22 и Ф-35 в нынешнем виде.А перспективы огромные.По моим оценкам самол. построеные на базе Т-50 в будущем займут 45-50 процентов рынка боевой авиации в мире.Появиться и новый двигатель и новая авионика будет сплошной мультимедийный дисплей и многое другое.Но главное видно уже сейчас -это удачно скомпанованый планер который… Read more »

Dalton

Caipira…

a maior parte da logistica para os tanques sovieticos e para a infantaria provinha de caminhões americanos principalmente o studebacker.
Milhares foram enviados através de comboios navais…mas a lista
é enorme, vai de aeronaves, a mais conhecida senbdo o P-39 até
rações em lata.

abraços

Harpia

Não adianta. É demais para nós.