rafale-BAF2

vinheta-clippingNa semana que vem, o ministro Nelson Jobim irá à Câmara dos Deputados defender o seu relatório que justifica a escolha do caça francês Rafale para a FAB. Mesmo contra a opinião técnica da Aeronáutica e da opinião da FIESP, Jobim insiste na opção francesa que é, de longe, a pior das três.

Além de ser um avião caro, o Rafale é um fracasso retumbante de vendas. A própria força aérea francesa comprou metade dos aviões previstos. O Rafale é muito mais caro do que os demais. Tanto na aquisição quanto na operação. Especula-se que o fracasso na venda dos aviões para o Brasil poderá colocar a Dassault, fabricante do avião, em uma situação difícil. As expectativas são tão grandes que a imprensa francêsa chegou a dizer que seria um milagre a compra do avião para o Brasil.

Ao desprezar o relatório técnico da FAB, Jobim abre flanco para que o processo seja paralisado na justiça já que a aquisição deveria ser justificada por um amplo estudo. O relatório de Jobim foi iniciado em janeiro e levou pouco mais de dois meses para concluir o que a FAB não concluiu em anos de estudo.

Outro fator relevante que depõe contra a escolha é o evidente mal-estar da Embraer. Sem poder falar oficialmente, fontes ligadas à empresa afirmaram que a escolha do Rafale seria muito ruim. Tanto pelo aspecto tecnológico quanto pela difícil relação entre a Embraer e a Dassault. Os antigos executivos da Embrarer lembram como os franceses colocaram dificuldades para que a empresa entrasse no ramo da aviação executiva.

Hoje, a opção pelos franceses sofreu mais um golpe. Luiz Marinho, ex-presidente da CUT e prefeito de São Bernardo declarou à CBN que a escolha do caça sueco é a melhor opção para o Brasil. Na linha do que pensa a FAB, a FIESP, a indústria aeroespacial brasileira e, até mesmo, pilotos.

FONTE: Brasília em Tempo Real

Subscribe
Notify of
guest

269 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PFF

Sem defender um ou outro, mas dizer que a opinião do ex-presidente da CUT é um golpe no Rafale… Tá de sacanagem, né…

kaleu

PFF … o Presidente da CUT somente engrossou o corô contra o Rafale … e sua opinião é sim muito importante pois é sindicalista assim como o Pres. da Rep. e representa um importante polo industrial … e pior esperava-se que ele apoiasse o GF cegamente … agora até membros da base governista estão destoando da opção de Jobim …

abc
kaleu

Alexandre

PFF

Pensei a mesma coisa. Por coincidência não foi esse Sr. que passeou pela Suécia alguns dias atrás? Que coisa!!!! Bom, mas ele deve conhecer MUITO o assunto. Abraços

Raul Cotrim de Mattos

Então comprem logo uma aeronave cheia de componentes americanos, com pouca expectativa de transferência de tecnologia, que já vai nascer ultrapassada pelos Su30 venezuelanos e que tem um custo de operaçao, desenvolvimento e aquisiçao ainda desconhecidos.

Vamos continuar a ser como a embraer quer: apenas uma montadora de aviões.

jsilva

Mais do mesmo, agora que a decisão se aproxima a mídia vai voltar a bater na decisão do governo. Junto com ela muitos companheiros aqui do blog também vão fazer comentários raivosos, indignados, desqualificando o Rafale e o governo de todos os modos possíveis.
Aguardando a próxima…

Harpia

É por esse e outros motivos que eu gosto desse blog. 😀

Raul Cotrim de Mattos

E agora podem esperar que a enquete vai virar drasticamente à favor do Gripen.

Os suecos e americanos estão desesperadamente apelando para virar a opinião pública contra o Rafale. Isso só me dá mais certezas sobre o Rafale.

TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA AMERICANA NAO EXISTE!

Matheusts

a meu rafale desqualificado vai ser f… vai demora mais ainda governo ja vai acaba atrasando as entragas para 2016 ou 2017
pow assim não da vai da em FX-3
vo parar de ver noticias do programa FX só atrasa presta atenção agora no PAK-FA e ver se ele é tão bom assim =/

Alexandre

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA. Frese bonita! A estória é sempre a mesma. Depois que se fecha o contato começa o MISTÉRIO. Começa a briga. Transferência total nunca ocorre. Cada um que desevolva a sua e tente “vender” para os outros.

rober

Bom mais uma matéria postada falando mal do rafale,acho que nunca vi uma materia falando mal do Grippen postada aqui,mas saiu uma muito boa no jornal o Globo no qual parte dos defensores do F-18 acham estranho a colocação do grippen no suposto relatorio,desrespeita a Dassault,dando a idéia a entender que ela está com a faça no pescoço,e ninguém fala da SAAB,ela sim está com a faca no pescoço,ninguém quer esse projeto nem seu país de origem e muitos acham esse caça uma maravilha,engraçado é que na India eles pediram para o caça ir para testes e eles não o… Read more »

sr.ricardo

Detalhe da “imparcialidade” :
“Além de ser um avião caro, o Rafale é um fracasso retumbante de vendas.”

O Rafale tem mais usuários que o Gripen NG !

Se algum de seus defensores conhece algum COMPRADOR, por favor informe-nos.
A SAAB consegue pode estar pior que a Dassault, já vi uma matéria que dizia que se a opção for peloo NG, o BNDES financiaria a compra da SAAB !

rober

Não vou entrar aqui nos criterios das matérias que são postadas aqui,mas faço uma sugestão ao moderador,vcs poderiam colocar uma materia mostrado os defeitos do grippen,mas caso vcs não achem eu sugiro essa

Favorito da FAB, caça da Saab não voou e existe só no papel:

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/01/06/favorito-da-fab-caca-da-saab-nao-voou-existe-so-no-papel-915479962.asp

Afinal temos que dar voz ao outro lado´,e o jornal O globo é um grande jornal,se já apareceu texto de jornais de um professor de Historia defendendo segundo ele um “CAÇA CABOCLO”,POR QUE NÃO ESSA MATERIA DO JORNAL O GLOBO,SERÁ QUE HAVERIA ESSA POSSIBILIDADE DESSA MATÉRIA VIRAR UM POST!

mottaeiras

Mais um palpiteiro de ultima hora.

Rogério

De acordo com Ozires Silva, o Rafale é um mau negócio para o país, porque os franceses nunca cumprem o que prometem, quando se trata de transferência de tecnologia.

[]s

germa

não sei não…”a pior das três” é a mais cara, porém tem o melhor desempenho.fazendo uma analogia ao f-35 só pq tá atrasado e custando praticamento o dobro,vai falar que é um projeto fracassado?? não gosto muito da opinião da imprensa não especializada,tem um cunho político que contrasta com a realidade, aposto que se o JB dissesse que teriamos preferencia pela SAAB, essa mesma midia diria ” pq nem existe” pq só tem um motor” e assim por diante. na minha preferencia deveriamos optar pelo pak-fa e enquanto isso se virar com o que tem por aí, por exemplo os… Read more »

Rogério

Uma comparaçãozinha entre o Rafale e o Gripen C/D.

Giro sustentado: Rafale (24 graus/seg); Gripen (30 graus/seg).

Giro instantaneo: Rafale (+ 32 graus) e Gripen (+ 50 graus).

[]s

Vitor

Eh ta dificil sair um avião qualquer que seja mas de preferencia o Gripen :D. Mas o sonho continua.

Mauricio R.

O Rafale não agrega nada, nem o mantra da transferência de tecnologia cola mais, pq não há nada alí.
A prática francesa é aquela da Helibrás, somente montar kits e garantir os empregos, lá na França.

rober

Depois de tomada essa decisão, a Administração Naval houve por bem dar conhecimento do fato ao seu público interno, mediante a publicação da informação no Boletim de Ordens e Notícias, como é praxe na Instituição. Esse é o homem que é criticado pela escolha do Rafale,juntamento com o Jobim!! “Não obstante, no início de 2007, o Presidente Lula, depois de conhecer em mais detalhes o Programa Nuclear da Marinha, em visita às instalações do Centro Tecnológico da Marinha, em ARAMAR, decidiu assegurar recursos para a finalização do programa, possibilitando a retomada do processo que, ao fim e ao cabo, levaria… Read more »

rober

Parabéns a Marinha pela seriedade,o dia em que a marinha tiver sua aviação naval ao nível da fab,com caças modernos eu me sentirei mais seguro,na defesa do espaço aereo do meu país,pois terei confiança na escolha do caça que garantiria a nossa defesa,não com os critérios da fab,baseado em preços em detrimento do desempenho,poder de fogo e letalidade,armamentos,pergunte a alguem Almirante se ele compraria uma fragata sem armamentos,que existe só no papel,provavelmente ele iria rir!

rober

Vai aqui uma sugestão,vcs poderiam fazer uma matéria mostrado o que a França está transferindo de Tecnologia para a Marinha!
E usar como título do post” Eles cumprem os contratos”

Mauricio R.

“…pergunte a alguem Almirante se ele compraria uma fragata sem armamentos,que existe só no papel,provavelmente ele iria rir!”

Compraram as Vosper Mk-10. É usada na RN??? Quem mais usa???

Lucas Calabrio

Prezados
Parece que compraremos mais F-5 a serem modernizados e creio que virão da Suíça. A impressào que da é que existe outros interesses que desejam que o Brasil fique miserável em defesa e tem muitào que colaborando com isso. NA segunda guerra mundial teve um cidadão que repetia um mantra mentirosos que muitos acreditaram como verdade e deu no que deu.
Abraço

Patriots

Na minha opinião o q vier estará muito bom! Fazendo uma comparação entre os caças e carros eu distinguiria assim: o melhores caças q o Brasil tem hoje é o F-5 q seria um (fiat 147) e o AMX q seria um ( Corcel ) pra mim o Gripen seria um ( Gol 2010 ) o Rafale ( Pajero usada ) eo Super Hornet ( BMW bem usado ) rsss… pelo menos essa é minha visão, então pra quem tem um fiat 147 e um corcel e receber qualquer um desses, pô gente é um avanço muito bom! Agora em… Read more »

Lucas Calabrio

ops muitào= muitos

Lucas Calabrio

Lembremos que não existe o avião perfeito e imbatível

Rogério

Caro Rober isso tudo é assunto para o Poder Naval véio, aqui o assunto é o F-X parte 2.

[]s

Lucas Calabrio

Pense numa coisa se voces colocarem seus familiares qual o carro que voces colocariam para chegar com rapidez e segurança?
Mille, Vectra ou Citroen C5?

rober

Mauricio R essas fragatas tem 34 anos,pergunte a marinha se ela vai comprar uma fragata de papel,e sem armas,pra subsistituir as nossas fragatas!

Lucas Calabrio

Segurança e Conforto tem seu preço

Vitor Freitas

“…Jobim insiste na opção francesa que é, de longe, a pior das três.”

Se é a pior então a escolha não será ele né?
Eu sou a favor do Gripen, pois ele seria um projeto estilo o AMX o qual a embraer começou com uma porcentagem pequena do projeto hoje dominda completamente…

egreg

Interessante que neste contexto os franceses se fazem de bonzões, querem mandar em tudo e tal. Mas e no país deles, cheio de problemas sociais e onde o povo original, não imigrante, não tem voz, tem que ficar sofrer e ficar calado? Daí são mocinhas.

egreg

Para mim que sou um leigo que leu nada que preste sobre o assunto, por exemplo, não conhece realmente as propostas, parece que nenhuma dessas opções finalistas é a ideal.

Ou será que estamos querendo de mais? Caso for para arrumar algo 100% bom vamos perder muito tempo. Melhor cancelar isso ou pegar qualquer um mesmo que já vai está muito bom?

Lucas Calabrio

teremos sempre programas cancelados sempre que existir uma aeronave elohor do que pleteimamos

Lucas Calabrio

elohor= melhor

ComAir

Com o Gripen teremos co-propriedade de um caça com potencial de exportação. Com o Rafale compraremos algo pronto; e com o preço reduzido anunciado do Rafale, nada de ToT. Nem pagando bem transferem tecnologia (talvez estejam certos), imagine dando desconto…

[]s!

emerson

Caros, O cometnário de jsilva (em 29 mar, 2010 às 0:36) é perfeito. Mais do mesmo. Essas notícias que andam pipocando nos últimos dias refletem o esforço da SAAB em 1) garantir a escolha do Gripen, ou 2) caso não consigan, embaralhar o processo. Se a FAB não colocar suas barbas de molho, o FX2 acaba adiado por Lula. Considerando as eleições de 2010, talvez o presidente não queira abrir outro flanco para críticas e simplesmente coloque a decisão para depois da Cruzex2010. E a FAB acabará “groundeada” por conveniência política. Acho que a pressão que a SAAB tem feito… Read more »

emerson

As necessidades da FAB são claras e legítimas: 1) 2013 os Mirage2000 serão retirados de serviço, o que cria a necessidade de 12 caças novos para Anápolis 2) 2011 os Xavantes serão desativados em Natal, que serão substituídos por F5M, o que cria a necessidade de outros 24 caças novos para substituir esses F5M deslocados. 3) A FAB gostaria de unificar a frota com um apenas um caça, substituindo a partir de 2025 os A1M e F5M. Mas, nada e ninguém obriga o presidente a tomar uma decisão que atrapalhe seu maior projeto hoje, que é a eleição de Dilma.… Read more »

emerson

Por fim, Jobim prevendo todas as dificuldades jurídicas, já colocou os advogados do MD para cercá-lo de todas as garantias para qualquer decisão. Discordemos ou não de Jobim, Lula e Saito, eles são profissionais em suas carreiras. O Primeiro foi ministro do STF chegando a presidi-lo, o segundo é presidente do país por dois mandatos, e o último é o Comandante da FAB há vários anos.

e Marinho é prefeito de S.Bernardo….

Fsinzato

Au, Au, Voltei, tinhas umas sobras boas de espetinhos, na lixeira do bar do bahia. Realmente, estão claramente tentando sabotar a decisão política do NJ e sem falar em ideologias ultrapassadas que ainda impera e são direcionadas ao um ataque desonesto ao presidente e ao nosso ministro e não mais uma análise racional e democrática do processo de escolha dos caças. Uma coisa óbvia que nem todos entendem, e que não cabe a imprensa e a sociedade discutir as decisões do nosso ministro da defesa, pois são assuntos estratégicos e de segurança nacional, por isso essa nuvem de fumaça, indevidamente… Read more »

Fsinzato

rober em 29 mar, 2010 às 1:22

Boas suas colocações, porém acho que ficariam melhor no Naval.

O Problema não é exatamente com os franceses e sim com os contratos assinados com o grupo industrial aeronáutico de origem franca.

A FAB quem o diga em relação aos Mirages e a Dassault.

Acredito que não caiba a mesma colocação em relação a DCNS, pois desconheço contratos de vulto na área naval envolvendo a DCNS e a MB em tempos passados, que denigram a imagem da indústria naval francesa.

Abs.

Fsinzato

“…as obras seriam isentas de processo licitatório, como previsto em lei, em virtude das características de sigilo de que, obrigatoriamente, se reveste: são plantas de instalações nucleares militares, envolvendo características que não podem ser objeto de divulgação pública.”

Sim neste caso específico, cabe (como é necessário) o sigilo de informações, nunca vi nenhum outro país seja democrático ou não, revelando detalhes de plataformas nucleares.

Mas no caso dos caças e helicópteros, que eu saiba, não há nada de relevante como no caso nuclear (a não ser que nos repassem tecnologia antigravidade…risos).

No mais, não tenho muito o que discordar.

Abs.

Fsinzato

“emerson em 29 mar, 2010 às 3:38 Por fim, Jobim prevendo todas as dificuldades jurídicas, já colocou os advogados do MD para cercá-lo de todas as garantias para qualquer decisão. Discordemos ou não de Jobim, Lula e Saito, eles são profissionais em suas carreiras. O Primeiro foi ministro do STF chegando a presidi-lo, o segundo é presidente do país por dois mandatos, e o último é o Comandante da FAB há vários anos.” Perfeito! Inclusive o Lula, que foi um dos grandes sindicalistas do Brasil, teve importante papel na reabertura democrática do Brasil e fundou um dos mais importantes partidos… Read more »

marlos barcelos

São os empresários da Fiesp que vão pilotar os caças em caso de guerra? são eles que vão se despedir de suas familias torcendo pras coisas darem certo? nesse caso o que vale mais, um equipamento mais barato de manuntenção supostamente mais barata ou o melhor caça? Ah! vão plantar coquinho Fiesp, vocês não sabem de nada de defesa aérea, só querem ganhar dinheiro, a mesma coisa vale pra Embraer, tô nem aí pra Embraer, é uma empresa privada, não ganho nada com ela, se fossem vendidos e os empregos ficassem do jeito que estão, não tava nem aí. Querer… Read more »

Marco Antonio Lins

Ilmo Amigos

Não acredito que os franceses venha pisar na bola com o Brasil.
O momento são outros.Eles é quem precisam!..Na solicitação da redução do preço já foi cumprida.A transferencia de tecnologia é irrestrita. Como vetor é superior.Caso não cumpra o que foi abordado
não se paga.

marlos barcelos

Fsinzato Sou formado em direito, aliás, sou analista judiciário, nada de mais, se fosse pelo mennos juiz,kkk, mas vejo que você fala de licitação como se entendesse do assunto, mas passa muitas informações equivocadas. primeiro, não existe licitação para equipamentos militares, e isso vale inclusive para helicopteros de transporte, jipes, etc. Os militares são obrrigados a fazerem licitação apenas para fardas e comida, talheres, etc. Fuzis, munição, rádios, sei lá qualquer coisa de equipamentos de guerra, não há e nunca haverá licitação, se tiver pode ser escolhido o mais caro do mesmo jeito, até mesmo porque está na parte de… Read more »

Marco Antonio Lins

Amigos

Concordo com os comentarios do Sr Marlos Barcelo.Foi muito feliz
em sua colocação.

Abs

Robson Br

Vou fazer igual ao GALANTE….cair fora desse assunto de FX-2.

Ninguem sabe onde termina a verdade e começa a mentira ou termina a mentira e começa a verdade.

Para mim chega!!!!!!!

Asimov

“TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA AMERICANA NAO EXISTE!”

Melhor vc mudar seus (pré)conceitos…

– AIDC F-CK-1 Ching kuo

– KAI T-50

– O que poucos sabem sobre a Embraer – 1: http://www.aereo.jor.br/2009/10/14/o-que-poucos-sabem-sobre-a-embraer-2/

– O que poucos sabem sobre a Embraer – 2:
http://www.aereo.jor.br/2009/10/15/o-que-poucos-sabem-sobre-a-embraer-2-2/

Etc, etc…

Alex Kamakura

As pessoas que fazem campanha contra o Rafale, são pessoas sem conhecimento técnico, que não conhecem a tecnologia embarcada. Da mesma forma As pessoas e midia que frisam o suposto fracasso de vendas não tem conhecimento algum de política e história, pois se nos interessarmos e procurarmos, acharemos com certeza o “dedo” norte americano por tras dos “fracassos” da Dassault. Se bem me lembro, o próprio Brasil teve uma gigante, e um protótipo que teve um sucesso de vendas antes mesmo de estar pronto, falida por pressão política dos eua para que a arábia saudita, não comprasse nossos tanques de… Read more »