Visita de rei da Suécia não diminui nem aumenta dúvidas sobre caças, diz Lula

25

presidente Luiz Inácio Lula da Silva e rei da Suécia, Carl XVI Gustaf - foto W Dias - Agência Brasil

Segundo presidente, existe um calendário de discussões sobre a compra dos caças para a Força Aérea Brasileira

Tânia Monteiro e Leonencio Nossa

vinheta-clippingO presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira, 24, que existe um calendário de discussões sobre a compra dos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) e que, diante disso, a visita do rei da Suécia Carl Gustaf ao Brasil não “diminui nem aumenta” a dúvida sobre os caças.

“Certamente, muita gente ainda vai falar sobre os caças. Nós estamos numa fase em que o ministro Jobim (ministro da Defesa, Nelson Jobim) está consultando as secretarias do próprio ministério da Defesa sobre estudo feito pela Aeronáutica. Depois disso, vai chegar às minhas mãos. Nós vamos analisar as propostas e aí eu vou tomar a decisão no momento adequado. Obviamente, pelo tamanho que o Brasil tem, o Brasil precisa modernizar os seus aviões e obviamente que nós vamos fazer aquilo que for melhor para o Brasil, dentro das perspectivas do Brasil”, disse o presidente.

Segundo o presidente, este é um ano atípico, um ano eleitoral, e por isso tem que “ter cuidado necessário”. “Uma coisa dessa envergadura não pode ficar à mercê da especulação política. Então, é preciso ter muito cuidado, muito bom senso”, disse, acrescentando que o governo quer conversar com todos os setores da sociedade.

“O ministro Jobim já tem autorização para conversar e depois nós vamos tomar a decisão, sem nenhum nervosismo, sem nenhum trauma”. Lula ainda acrescentou que a questão da compra dos caças custa muito dinheiro e que não vai ser pago no seu governo. “Por isso, tenho de ter mais cuidado e responsabilidade”.

Durante almoço no Palácio do Itamaraty, o rei da Suécia Carl Gustaf aproveitou para reforçar o lobby da empresa sueca Saab, que é uma das interessadas em vender ao Brasil o caça Gripen. Ele disse que Brasil e Suécia têm capacidade de parcerias de alta tecnologia e inovação, especialmente na área de aeronáutica.

“Obviamente, o rei da Suécia faz o que fazem todas as pessoas que eu encontro. Eu vou encontrar o Medvedev (presidente da Rússia, Dmitri Medvedev), daqui a alguns dias, no encontro dos Brics, e o Medvedev vai me falar dos aviões russos. Eu vou encontrar daqui a pouco com o Obama (presidente dos Estados Unidos, Barack Obama) para discutir a questão nuclear, e ele vai falar do negócio dos aviões americanos. Eu vou encontrar com o Sarkozy (presidente da França, Nicola Sarkozy) e ele vai falar dos aviões. Cada um vai falando, a gente vai aprendendo, vai vendo, quem sabe os preços vão caindo e quem sabe as coisas vão melhorando”, disse o presidente Lula, em entrevista após o encontro com o rei da Suécia, no Itamaraty.

Lula acrescentou que o Brasil quer ter tecnologia e fabricar o avião no país. “Queremos que o Brasil seja inclusive num futuro bem próximo exportador desses aviões”, completou. Questionado se o Brasil já tinha tomado uma decisão sobre qual caça será comprado, Lula disse: “Não, ainda não. Ainda não chegaram para mim os estudos definitivos. Então, depois de ouvir o conselho de Defesa, aí vou tomar a decisão”.

FONTE: Agência Estado, via Estadão / FOTO (W. Dias): Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
matheus

Lula para quem leu o penúltimo parágrafo viu que mesmo sem está participando do FX-2 se os Russos tiverem a melhor oferta o Brasil pode comprar. Pode ser só um sonho, mais quem sabe PAK FA T-50 ou mesmo os SU-35BM.

Lecen

Eu já havia acompanhado anteriormente que apesar de estarem fora (ao menos oficialmente) do FX-2, os russos acreditam que ainda estão na concorrência.

Ocorre que nada foi falado sobre avião russo algum no relatório da FAB.

Mas agora o próprio Lula mencionou um avião russo.

Alguém pode me explicar o que está ocorrendo?

Nick

Lula dizendo que vai custar muito dinheiro e serão os próximos governos que vão pagar a conta, ele dizendo que precsa ter muito cuidado e responsabilidade… ele escolhendo o mais caro… asuhdhuuhuhhuasdhuuuhasduhau!!!!!! 😀 só rindo, me desculpem….

Como exportaremos um caça de 4.5 geração que custa como um de 5ª?? rindo de novo….

Tomara que o Medvedev ofereça os Su-35BM a preço de banana e parceria no PAKFA, só para o Lula sentir a **gada que ta fazendo comprando a prateleira francesa. Mas mesmo assim ele vai assinar com os franceses, não tem jeito.

[]’s

Rodrigo

Está acontecendo um belíssimo teatro antes de anunciarem o Rafale.

Se depois de tantos relatórios e testes aceitarem um avião russo do nada vai ficar feio.

Se é para os russos serem levados a sério que todos os testes sejam feitos antes, como aconteceu com os outros competidores.

airacobra

acho que quando ele falou que iria encontrar Medvedev para conversar sobre aviões deve estar falando em relação à uma possivel parceria para o T-50, e não em relação ao FX-2, se for isso seria uma otima noticia

relampago

Vai acontecer o que eu torcia e imaginava,pela pressao e auto
preço do escolhido rafale vao cancelar o fx2 e os russos ja sabendo
partirao com tudo de su-35 e pak-fa graças a deus, apesar da
pressao dos eua.

Edgar

“quem sabe os preços vão caindo e quem sabe as coisas vão melhorando”

Queria que isto não ficasse apenas no discurso, pena que a vontade de um mero forasteiro como eu não suprime o lobby de certas nações napoleônicas.

RL

Não vai acontecer exatamente nada do que os amigos estão imaginando. O que ele disse esta claro e bem nítido, viaja na maionese quem quiser. Mesmo eu sendo fã de carteirinha da dupla Su-35BM e PAK T-50 vejo de forma realista o texto. ““Obviamente, o rei da Suécia faz o que fazem todas as pessoas que eu encontro. Eu vou encontrar o Medvedev (presidente da Rússia, Dmitri Medvedev), daqui a alguns dias, no encontro dos Brics, e o Medvedev vai me falar dos aviões russos. Eu vou encontrar daqui a pouco com o Obama (presidente dos Estados Unidos, Barack Obama)… Read more »

RL

Ah, Amgo Galante, só para o seu conhecimento.

Eu assisti a mesma propaganda da SAAB exibida no Globonews, na sua irmã TV GLobo.

Posso estar enganado, más até parecia que a SAAB sabia antecipadamente da posição do presidente LULA sobre abrir a questão dos caças á opinião pública. No que pode-se entender, eles sairam na frente para comover os brasileiros e fazer uma “certa apologia” em favor do Gripen NG.

Abraços.

carlos

Fidae 2010: Para Alexander Formim as portas estão abertas para o Brasil no programa PAK FA caso o Brasil opte por um FX 3 Falando em português claro, em entrevista coletiva, o chefe da delegação Russa, Alexander Fomin Vice-Diretor da Agência Federal de Cooperação técnico militar Russa, detalhou que as portas estão abertas ao Brasil caso queira participar no desenvolvimento do caça de 5ª Geração PAK FA /FGFA. Formim destacou as parcerias Russo Brasileiras no setor de defesa especialmente quanto a aquisição de mísseis terra-ar Igla. Fez considerações sobre os recentes contratos de aquisição dos helicópteros AH-02, Sabre ( Mil… Read more »

RL

EM caso de FX III até eu acredito em PAK T-50, até pq trata-se de um outro projeto, tanto de aquisição, planejamento, quanto de produto.

Mas no FX-II, prefiro ser realista. PAK T-50 FORA.

Agora, cai pra nós.
Sonhar na maionese de um FX-III com PAK T-50 em nossas bases, eu sou o primeiro a babar nessa maionese.

ehhee

Jacubão

Opa!!!!!!
Se é para desenvolver um caça de 5º geração no brasil, tem que ser o meu Harpia, rsrsrsrs…
Olha só como ficou lindão.
http://www.aereo.jor.br/2010/03/07/harpia-um-conceito-de-caca-de-5%C2%AA-geracao-brasileiro/
Isso sim é um caça da p… 😀

Ivan

Jacubão em 24 mar, 2010 às 21:21

Jacubão,

Apoiado!
Harpia para F-X3!

🙂
Ivan, o Gripeiro.

vplemes

Não entendo este povo. Falam mau do Gripen ng, dizem que não existe, que não vai voar, que não podemos esperar seu desenvolvimento. Mas em contra partida, ficam falando em T-50 para FX-3. Amigos, este caça russo não fica pronto antes de 8 ou 10 anos. Até la muita agua vai passar debaixo da ponte. Quem sabe como estara o F-35 até la?

Danilo

Prefiro a FAB com SU-35BM, SU-30MK ou mesmo o MIG-35 um apoiando o outro, a MARINHA fica com os MIG-29KUB ja que os SU-33 não podem operar a partir do A-12 São Paulo, mas poderiam ficar alguns em terra para apoio da esquadra na costa.

No caso de negociação encerrada com os tres paises participantes a Russia seria a melhor opção para aeronaves de alto desempenho por um preço mais justo.

Saudações,

Fsinzato

Acordo com a Rússia e o Brasil em relação ao Pak-Fa, em minha opinião é do tipo ganha-ganha.

Nós ganhamos tecnologia e capacitação em projetos aeronáuticos de ponta, por sua vez, os russos ganham em qualidade, pois a indústria nacional tem a capacidade de garantir padrões de podrução ocidentais a estes produtos, caso seja repassada tecnologia, fora a cadeia logística do pós venda, principalmente da Embraer (ponto fraco dos russos.

Vem PAK-FA, coisinha bunita pro papai, vêm.

Abs.

Almeida

Impressão minha ou ele afinou o tom do discurso? Tá com medo da repercurssão política em ano eleitoral, né Lulinha Paz e Amor? 🙂

PS: vai dar Rafale agora, nao tenham duvidas. Infelizmente. O amanha fica pro prox Governo…

Fsinzato

Pensando bem… Aeronaves de projeto russas com os padrões de qualidade de produção e pós vendas do setor aeronáutico brasileiro com preço baixo, seria o grande concorrente ocidental das já estabelecidas principalmente do tio Samuel, EADS e França (caso não queira também participar do projeto.

Resumindo, parceria estratégica com a França e a Russia ao mesmo tempo, não dá pé. E como querer levar a esposa e a amante juntos no motel.

Abs.

StoppingPower

vplemes em 24 mar, 2010 às 22:48

O que o pessoal quer dizer é que é preferível integrar e esperar por um projeto de caça de 5º geração ao invés de um de 4º.

Sds.

Antonio-SU

Mais uma vez quero lembrar aos blogueiros que o Brasil não tem grana ,o melhor entre os 03 concorrentes é o Gripen , menor preço e custo operacional , temos de parar de sonhar e brincar de pais desenvolvido e rico a nossa realidade é outra ,devemos sim escolher o fornecedor e junco com a Embraer fabricar um caça madi in Brasil de 4º geração aprender evoluir e partir para 5ª geração no futuro. oO restante é papo furado ~,comprar Rafale é uma furada economica até pode ser superior ao Gripen mas não temos

Mad Dog

Meu filho…furada vai ser a grana que vai ser gasta no protótipo dessa coisa voar por uns 6 anos e receber o primeiro daqui uns 10 anos com um custo altíssimo e sem exportar pra ninguém…

Mad Dog

E esclarecendo…
O pacote total do Rafale será de 5 bilhões de dólares totalizando 10 bilhões de reais…
Não são 10 Bilhões de dólares…
Os jornais estão mentindo pra ferrar com o FX…

Alexandre Galante

Mad Dog, como você pode afirmar com tanta certeza sobre o valor total do pacote oferecido pela França, se ele é secreto? O que existe de concreto são estimativas.

O valor de US$ 5 bilhões seria para 36 Rafales, treinamento e logística, nivelando por baixo.

A ToT vai ser de graça?

Mad Dog

Não…
Sem transferência o Rafale 5 bilhões dólares e os NG 4.7 bilhões dólares…

Deivid

“nós vamos fazer aquilo que for melhor para o Brasil, dentro das perspectivas do Brasil”

kkkkkkkkkkk quem ve pensa,mas pelomenos estamos fasendo a coisa certa.