Aeronave será restaurada para apresentações em solo e não voará novamente

concorde-fotoPA-Poggio

Um dos aviões supersônicos Concorde, construído pelo consórcio BAC-Aerospatiale e que pertenceu à companhia aérea Air France, passa atualmente por um programa de restauração que permitirá ao mesmo taxiar com a potência dos seus próprio motores.

A aeronave, matrícula F-BTSD, encontra-se no Musee de l’Air et de l’Espace em Le Bourget (suburbio de Paris), onde ficou exposta desde a sua aposentadoria em 2003. A ideia é permitir que, uma vez por ano, o avião possa se apresentar para o público com uma demonstração detaxiamento pela pista.

Somente os trabalhos de recuperação dos tanques de combustível e sistemas hidráulicos demandará um ano. Os custos não são elevados, mas consumirão cerca de 10.000 homens/hora, trabalho em grande parte a ser feito por voluntá¡rios.

Cada Concorde possui quatro motores Rolls-Royce/Snecma Olympus 593. Todos serão recuperados, mas as apresentações de taxiamento ocorrerão com apenas dois deles.

concorde2-fotoPA-Poggio

FONTE/FOTO: Flight Global/Guilherme Poggio-Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Robson Br

So que já viu pessoalmente no Galeão, sabe da belesa dessa aeronave. Pena que era pequena e anti-econômica.

Dalton

Há um em exposição no pier 86 em Nova York ao lado do porta-avioes USS Intrepid, hoje um museu, que abriga muitas exibições sobre temas maritimos, aereos e espaciais.

sds

URUTAU

Caros Senhores

Sempre fiquei fascinado pela beleza deste avião realmente este sim
é muitissimo belo

Boa Tarde Senhores

Marcelo Martins

Por pouco não encerra a carreira sem nenhum acidente fatal. O desastre em Paris acelerou a aposentadoria dessa magnífica aeronave.

Baschera

Bem lembrado sobre este singular avião.
Tão bem lembrado que, não sei como não ví antes….. O Rafale é igualzinho a este Concorde.
Carrrrríssssssimo de manter e operar.

Sds.

Alexandre

Incrível que vivemos em um mundo onde no passado havia aviões de passageiros supersônicos e hoje são todos subsônicos. De certa forma é uma involução. Vamos aguardar as próximas gerações de aeronaves.

Fsinzato

Junto com o SR 71, uma das mais belas aeronaves já construidas.