Aliados e oposição acreditam que Lula deve deixar escolha ao sucessor

22

vinheta-clippingParlamentares da base aliada do governo e da oposição afirmaram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode deixar a decisão sobre a compra de 36 aviões-caça da Força Aérea Brasileira para o seu sucessor.

Em meio ao impasse entre as áreas técnica e política do governo sobre a compra das aeronaves, deputados afirmam que o adiamento da decisão seria a solução para evitar desgastes ao presidente – tanto com o governo francês quanto com a área militar do governo.

O atual encaminhamento do processo de escolha dos aviões da FAB coloca em risco a tomada de uma decisão estratégica para a defesa do país. Nas conversas que nós temos, é claro o sentimento de algumas autoridades de que esse projeto corre o risco de ser adiado – disse o deputado Rocha Loures (PMDB-PR).

Segundo o deputado, interlocutores de Lula afirmam que o presidente ficou insatisfeito com o vazamento do relatório técnico da Aeronáutica sobre os caças. Por isso, de acordo com Loures, Lula estaria avaliando a possibilidade de adiar a decisão.

O deputado Raul Jungmann (PPS-PE), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, disse acreditar na possibilidade de Lula adiar a decisão.

FONTE: Diário Catarinenese, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Danilo

Adiar a decisão é o “Plano B” da Dassault.

O Presidente deveria é decidir pelo que a sua Força Aérea informou que é o que melhor atende aos seus requisitos.

Que por feliz coincidência, é o que a Embraer e outras empresas do setor aeroespacial preferem.

E é a opção mais econômica, em todos os sentidos.

Antonio M

Se Lulla visitasse este blog e outros poucos, já teria mudado de idéia e aceito a opção pelo Gripen NG. Nem precisaria ler o relatório de 30000 ou 390 páginas, foi tudo resumido aqui!! rsrsrsrsrsrsrs!!!! Brincadeiras à parte, no fundo é verdade sim pois, aqui os três foram detalhados e aqui vi sobre o NG o voô supercruise, o motor e a transferência de tecnologia. Em outro site a possibilidade concreta de uma versão naval e que foi colocada aqui então, por falta de informação que a compra foi adiada e sim por descuído político e que agora para não… Read more »

Antonio M

errata: “…então, não foi por falta de informação que a compra foi adiada….”

Francisco Lutkenhaus

braços : Francisco

Felipe Cps

DÁ LOGO O QUE A FAB QUER, SUA MULLA! 🙂

Giordani RS

F-X2: JÁ ERA!
E o Seuhugochaves deve estar morrendo de rir…até os argentinos devem estar fazendo piadas…até eles…

Invincible

Que falta faz alguém com vontade… Esses dePUTAdos não passam de um bando de ratos que preferem se esconder a enfrentar a situação. Qualquer que seja a opção desse governo ou do próximo será criticada. O próximo governo não vai querer tomar esse tipo de decisão no início e essa compra se não sair agora não sai nunca mais. Se o FX não sair agora e for pra gaveta vai desmoralizar o país. E essa palhaçada toda está ocorrendo porque ninguém nesse país coloca as priorides da nação em primeiro lugar, todo mundo coloca o seu interesse na frente do… Read more »

Colt

Incrível! Volto a dizer. É preciso analisar o que se lê. Agora a idéia é postergar a compra? Por qual motivo? Por que a imprensa fez uma tempestade num copo d’água? Por que a imprensa fez com esse processo de compra o mesmo que fez com a “Gripe Suína Assassina de outro planeta que vai matar metade da população humana”? È necessário entender como a imprensa repercute os temas e de que maneira essa repercussão, esta mesma, influencia na realidade que a imprensa deveria somente noticiar. O negócio da imprensa é vender exemplares do meios e espaço publicitário nesses meios.… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

Lamentável vermos essa situação, pois, somos um grande país com uma Força sem apoio dos políticos.

Estou achando que vamos comprar é mais F-5 e possivelmente uns 36 Mirage dos EAU.

Abraços.

Edmar

Caros Amigos.:

Somos agora a 3 Força Aérea do Continente Sul-Americano, pois estamos atrás do Chile e Venezuela. Inacreditável!!!

Abraços.

Fabio

Qualquer um dos vetores é mais do que o suficiente para a FAB e o BRASIL! Escolhe logo um e compra!!!! Que venha o RAFALE logo!! Depois a criatividade e um orçamento sem cortes resolvem (vide F-5M, A-1M, etc) Palmas mais uma vez para a Marinha, que não entrou em “balela” e vai ter uma base naval nova, 4 novos subs convencionais e o projeto do casco do sub nuclear! Exército com uma nova família de blindados que vão compor as brigadas “sobre rodas”! FAB com essa de fazer “biquinho” vai acabar comprando mais 12 F-2000 (tem os do Peru… Read more »

M1 - Carbine

Vai de RAFALE!!!

O Rafale é o melhor!

O negócio é não ficar nas mãos dos estanunidences!

O caça já está pronto, o caça é o melhor dos três, não é americano e tem versão naval.

o gripen, não é americano, mas usa vérias peças que vem dos EUA.

Rafale!

Seria legal se o MULLA desistisse dos 3 e desse um caça russo como vencedor. Essa acho que todo mundo iria concordar, menos os EUA.

Rogério

Meu caro Colt,

a imprensa está noticiando apenas o que as pessoas de bom senso já haviam percebido, que o Grifo é sim a melhor escolha, e se o Molusco não tivesse falado pelos cotovelos no dia 7 de setembro já teriamos escolhido o Gripen.

[]s

BUENO

Torço muito para não adiar nem mais um mês o FX-2.
Já demoraram o suficiente para torna a FAB a 3º força na AL em relação a caça. Se no FX tivesse iniciado uma parceria imagino que já estava em teste um protótipo do caça BR. Que feche este ano Gripen ou Rafale
Dava uma moral pra este deputado Raul Jungmann agora fica encima do muro.
Não é possível que ele sabedor do sucateamento dos aviões da FAB não vai defender a finalização do FX-2 em janeiro.

M1 - Carbine

Concordo com o amigo BUENO.

Eu prefiro o RAFALE, mas se for de GRIPEN pra mim está bom também. O que não pode ser escolhido e eu nem sei como ele ainda está participando é o caça SH dos EUA.

Eu estava esperando a Força Aérea Brasileira negar veemente o Caça do EUA.
http://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8

Marco

Falou muito bem o Fábio: A marinha não fez “biquinho” e levou uma base pra sub’s, 4 sub’s convencionais e 1 nuclear, com perspectiva de outros vários. O Exército levou os blindados. A Força Aérea tem comandantes pouco inteligentes e não vai levar os caças por pura BURRICE estratégica (não se contesta os conhecimentos técnicos) de quem conduz o processo. Só falta a FAB ter entregue a engenheiros a condução de um processo que envolve muito mais geopolítica do que engenharia. SE OS 3 CAÇAS SERVEM, PQ INDICAR ORDEM DE PREFERÊNCIA???? ELABORA UM RELATÓRIO TÉCNICO NÃO CONCLUSIVO E PRONTO!!!!! SE… Read more »

athalyba

Aos amigos e editores do blog, Casos vcs não tenham notado, é a mesmíssima matéria da Falha de S. Paulo, até o deputado do PMDB ficou sem primeiro nome, assim como no diário paulistano. Resumo: pegam dois sujeitos, um de cada lado (um deles até meio independente) e dizem que “a base aliada e a oposição acreditam”. É um jornalismo rastaquera de doer … Aos editores do blog, Vcs podiam pensar duas vezes antes de colocar matéria repetida com outras palavras … Os comentários do post sobre essa reporcagem da Falha de SP aqui no Aéreo desmontaram as falácias e… Read more »

grifo

“Aos amigos e editores do blog, Vcs podiam pensar duas vezes antes de colocar matéria repetida com outras palavras …

Na boa Athalyba, muita pretensão sua querer patrulhar os editores do blog. O que a Folha de São Paulo publica é relevante até mesmo por ser o maior jornal do país, e você dizer que comentário aqui demonstraram e desnudaram qualquer coisa só pode ser brincadeira.

Giordani RS

Que barbaridade…o que prevejo:
a)elevação do padrão “E” de todas as sucat…digo, F-5 comprados da jordania para o padrão “M”;
b)aquisição de mais sucat…digo, Mirage 2000C direto dos esquadrões da Armee´;
c)nenhum radar ou míssil moderno, continuando assim os F-5 a voarem com AIM-9B como lastro(hehehehe…que piada boa essa da FAB!);

M1 - Carbine

A FAB tá fazendo tempestade num copo dagua!
Estão querendo adiar mais uma vez esse FX. Puxa vida!
Isso é deprimente. Ridículo.
Eles parecem crianças fazendo pirraça.

Deixo uma pergunta no ar:
Se o projeto do Gripen NG for cancelado? E ai como fica?

como diz muita gente ai, de F5 até 2045!

M1 - Carbine

E viva a FAB!

Ela gosta dos F5. É relíquia. Tem valor sentimental e isso não tem dinheiro que compre. F5 para FAB.

F5 tem valor sentimental. Olha que ironia, ela melou o FX vazando esse relatório desatualizado para a Folha, só pra ficar com os F5.

motta_eiras

Alguem explica pq as compras da Marinha e Exército sairam e as da FAB é essa confusão?

Sds