Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Deio

Para apimentar um pouco mais segue um post logo abaixo:

Deio

Jobim fará relatório próprio sobre caças para levar a Lula Ministro da Defesa poderá rever critérios que levaram FAB a escolher avião sueco Jobim deve dar mais peso a pontos de interesse do Planalto, que prefere o caça francês, para alterar documento da Aeronáutica ELIANE CANTANHÊDE COLUNISTA DA FOLHA FERNANDO RODRIGUES DA SUCURSAL DE BRASÍLIA O ministro da Defesa, Nelson Jobim, apresentará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva seu próprio relatório sobre a renovação da frota da Força Aérea Brasileira, podendo rever o critério de pontuação dos seis itens avaliados tecnicamente para cada avião e que, confrontados, deram o… Read more »

Deio

Não dá para entender. Aliás, dá sim! As autoridades do país são fraquíssimas em comunicação. Se fosse para marcar um produto, combinassem antes. Evitaria perda de tempo e desgaste da imagem de todos os envolvidos. Considerando que todas as três aeronaves são aptas ao cumprimento das missões, uma opção meramente política é muito fraca. Em tempo: a França é um “amigo recente”. Mas tudo bem. Nosso Guia perde uma excelente oportunidade de dizer que a sua opção vale o quanto pesa e que está disposto a garantir sua operação, criando um mecanismo de garantia dessa operação. Mas haverá interesse nisso?… Read more »

Antonio M

Façamos o seguinte, comprem apenas 5 aviões do modelo que eles quiserem e mandem o sr. Jobim, LuLLa, Celso Amorim, Genoíno e Marco Aurélio pilotaren-nos e mantendo-os com dinheiro do próprio bolso.

E se a FAB não tem condições de escolher o equipamento, peçam a avaliação tcénica para o MST então …..

João Augusto

Esse jornalista fala sobre o relatório e explica os seus mecanismos como se tivesse lido as 30000 páginas. Tsc. Tsc. Tsc.

Angelo Nicolaci

pessoal estão sabendo que a fab alterou o relatorio? deem uma lida

http://www.brasilnicolaci.blogspot.com

estou fulo da vida e envergonhado com a atitude da fab e do governo com relação ao FX-2, tomara que os outros concorrentes processem a gente.

Angelo Nicolaci

Antonio M

concordom se querem a mer.. do Rafale, então vamos descontar dos salarios deles.

Agora pra que ter comando da força aerea ou perguntar oq eles precisam se o governo é um especialista nesta questão? então que o lula siga sua politica absolutista e compre o que achar que deve, agora depois se der merd. que tiremos do bolso dele para pagar os prejuizos

Angelo Nicolaci

Lula é uma Mula como muitos aqui dizem. Caiu no meu conceito

Villas Nobre

Quem está certo ? A FSP ou o Estadão (oxi… se a FAB amarelou, “se dobrou”, por que o Jobim vai fazer um relatório próprio?) ?? Sinceramente não dá para levar a sério qualquer destas notícias, existem muitos interesses políticos e econômicos por trás delas. Com os blogs especializados você pelo menos tem uma variedade maior de pontos de vista e consegue estabelecer uma visão mais razoável da realidade… FAB entrega parecer sobre caças que agrada ao Planalto AE – Agencia Estado Tamanho do texto? A A A A SÃO PAULO – O relatório final do Comando da Aeronáutica sobre… Read more »

Edu

Eu costumo jogar na mega-sena porque acho um modo barato de passar dois dias sonhando com ser milionário. Com os programas FX pode ser a mesma coisa: acho que já posso começar a sonhar em ver poderosos Sukoi’s voando nos nossos céus de novo hehehe.
E voces, já estão psicologicamente preparados pra outro cancelamento de programa FX?

Villas Nobre

Ops, desculpem, leia-se “quaisquer” no lugar de qualquer.

Saci

É preciso tomar cuidado, como o blog mesmo mostrou este tipo de noticia apareceu no F-X, tem gente que não sabe nem porque avião voa e dá palpite. Acreditar no que está Sra. diz é atestado de burrice. Uma coisa é um blog como este discutir qual o melhor, outra é um jornal sem vergonha, se o preferido fosse o Gripen NG, ela iria jurar que o Rafale era o melhor avião do mundo, que já existe e está em uso num TO, além de ser multimissão e o escambau. Vamos acreditar em blogs e foruns como este, onde pessoas… Read more »

Augusto

Fica provado mais uma vez que a imprensa faz muita fumaça de um assunto só para atingir o governo, ora, já tinha saído em outubro e novembro que Jobim ia mexer no relatório, ai a impresa me aparece com um relatório de setembro (isso confirmado pelo jornalista do ESTADÂO!) como fosse um relatório atual só para confundir a cabeça dos leigos ! AI tem um bando de “inteligentes” aqui no blog diz que a FAB esta certa que tem que confrontar o governo, bem, onde se viu militar vazar relatório ? Militar cumpre ordens e a população através de seus… Read more »

luciano

entendi o ponto de vista dos entrevistados,pelo que o Lula e Jobin esta querendo não é somente um caça,mais todo um aparelhamento para as forças armadas(novo porta aviões construido no Brasil e mais aparelhos citados)que a França tem a capacidade de poder ajudar ao Brasil em desenvolver,com certeza o vencedor da licitação ficará entre França e Suecia!!!!

grifo

“pessoal estão sabendo que a fab alterou o relatorio? ”

Não alterou não. Pode ficar tranquilo. O Jobim é que agora resolveu fazer o seu próprio relatório. Vai ficar quebrando a cabeça no Excel até encontrar uma fórmula em que o Rafale ganhe.

O que vazou na FSP e em O Globo é o que está no relatório. O Estadão tem que parar de escutar a Dassault e os assessores do Jobim, e começar a falar com gente da FAB.

Marcelo

Para relaxar um pouco

MANCHETE DA SEMANA

FAB COMPRA SUPER HORNET

Marcelo

CONTINUANDO…

Para evitar a forte crise política, não se escolheu nem o preferido do governo, Rafale, nem o preferido da FAB, Gripen. A decisão salomônica contempla o Super Hornet, pois assim todos ficam insatisfeitos…
ABÇS

mauro dias

Prezados amigos, Gostaria de pedir permissão para postar aqui um artigo interessante, “JATO FRANCÊS NÃO TOMA BANHO Atualizado em 08 de janeiro de 2010 às 00:12 | Publicado em 07 de janeiro de 2010 às 23:02 por Luiz Carlos Azenha” A “crise militar” — a polêmica envolvendo as decisões do governo Lula referentes à Comissão da Verdade e a compra de caças para a FAB — interessa a Washington e aos lobistas de Washington. Os lobistas de Washington querem que o Brasil compre aviões fabricados nos Estados Unidos. Ao governo de Washington não interessa que o Brasil “injete” a França… Read more »

LBacelar

Não era essa mesma Eliane que há uns 2 meses atrás falou com certeza que o preferido da FAB era o SH???

Bobo é quem acredita!!!

Yanes

Olá

Por acompanhar essas duas blogsferas (militar e de F1), não sei se estão sabendo disso,

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/noticiadeagencia/2010/01/08/chefe+comercial+da+formula+1+entra+em+proposta+pela+saab+9266331.html

será que existe alguma relevancia para o programa FX-2????

Abraços

RL

PENSAMENTO REPENTISTA E DESMIOLADO. Outro pensamento que tive e que parece ser desmiolado. Alguem ai esta lendo ou vendo artigos a respeito do SH da Boing ser uma hora tido como o preferido ou outra hora como o desmerecido? Americano para negócios é formidável, vide o PIB dos caras. Eles agem na surdina. Deixam os mortais se debaterem e brigarem enquanto assistem tudo do topo da montanha. Penso que provavelmente, uma jogada muito grande esta sendo elaborada por eles. Colocam o Gripen NG como favorito um dia e desmerecido no outro. O RAfale a mesma coisa. Quem esta no meio?… Read more »

Augusto

“Acima de tudo, àqueles que desconfiam não contar com o poder dos eleitores para chegar ao poder.” Essa frase disse tudo, se em sete anos estava tudo bem (com um ou outro probleminha) pq agora em ano de eleição querem tanto criar uma briga das forças amadas com o Lula? estranho pois se Lula odiasse as forças armadas com alguns comentam aqui tinha que fazer como o FHC fez: comprar velharias como o porta-aviões e outras sucatas usadas de outros países ai tava bom. Vc pode não gostar desse governo mas ai ter saudade do governo de antes é duro… Read more »

Claudecir

Esta na cara que o melhor avião é o Rafale, e que estranhamente alguns da midia Brasileira estão manipuladando a informação(Quem esta pagando para os leigos falarem desta forma?).

Olhem este video:

http://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8&feature=player_embedded

E ai, ainda querem comprar qualquer armamento dos EUA?

Senta a Púa!

Angelo Nicolaci: “m… do Rafale” “Lula é uma mula” Para quem convida os leitores para seu próprio blog, educação e imparcialidade é fundamental. Creio que você sabe que os três finalistas foram escolhidos pela própria FAB, e que desde o início se sabe que a decisão seria política. Portanto, não cabe à FAB a decisão, muito menos a vontade de cada um nós. Se o Rafale tem alto custo operacional que o atual orçamento não suporta, o GF está ciente, como a FAB estava ao colocá-lo na short list. Agora, ofender a FAB ou o Lula é infantilidade. A bagunça… Read more »

luciano

só uma pergunta,desde quando o Jobin tem cinhecimento a fundo sobre tecnologia de caças para poder avaliar sobre a melhor proposta e fazer um relatório??se ele fizer um relatório politico de melhor opção ainda vai,mais dizer qual caça trará avanço tecnico a nossa industria aeronautica ai já é demais!!quem entende de especificações tecnicas são a FAB e embraer!!!

lc

“Façamos o seguinte, comprem apenas 5 aviões do modelo que eles quiserem e mandem o sr. Jobim, LuLLa, Celso Amorim, Genoíno e Marco Aurélio pilotaren-nos e mantendo-os com dinheiro do próprio bolso.

E se a FAB não tem condições de escolher o equipamento, peçam a avaliação tcénica para o MST então …..”

Antonio M,

Aproveitando seu comentário dou as seguintes ideias:
No voo citado acima vamos exercitar a proficiência da Aaé do EB,

Durante a hipotética avaliação a ser realizada, podemos aproveitar para calibrar o equipamento diretor de tiro dos Leo I A-5.

Apenas com munição inerte, é claro. hehehe

Augusto

agora fica uma pergunta para o pessoal do blog: quanto que a fab gasta no F-5, AMX e Mirage horas-voo?

Danilo

Gripen NG:

Melhor opção pela FAB após 2 anos de trabalho.
Melhor opção pela Embraer.
Mais barato em termos de produto.
Mais barato em termos de manutenção.

Ou seja, melhor para a FAB, melhor para a indústria e mais barato.

Com quais argumentos escolher o Rafale?

JC

Corvette…eu jah falei ontem, po! Vamos com os yankes!!!!!

Claudecir

Cuidado pessoal, ta parecendo que esta rolando dinheiro em alguns jornais brasileiros, estão até vendendo a ideia que caça se compra por preço.
Assistão a este video e respondão se vcs querem um caça com mais ou menos peças americanas?

http://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8&feature=player_embedded

Villas Nobre

Para quem acha que escolha de equipamentos militares só sofre influência política no Brasil, basta dar uma olhada em posts antigos aqui neste blog sobre o lobby no congresso Americano para privilegiar aeronaves feitas por empresas americanas em detrimento do Super-Tucano ter sido considerado a solução mais adequdada tecnicamente pelas FA (mesmo apesar da Embraer ter uma fábrica nos EUA). Isto é normal em qualquer lugar do mundo. Eu sempre achei que o Brasil deveria embarcar no projeto do NG pelas potencialidades de TT e comerciais envolvidas, mas sempre reconheci também que sua fragilidade na avaliação dos critérios operacionais requereria… Read more »

Claudecir

Danilo,

Melhor para controle Americano sobre o Brasil, pequena area de ação quando armado. Famoso barato que sai caro.

O unico argumento valido que vejo é o de a Aeronaltica não conseguir manter a manutenção destes caças em outros governos.

Veja o video abaixo e entenda como funciona o verdadeiro jogo:
http://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8&feature=player_embedded

sr.ricardo

Há 20 anos eu torcia para a FAB modernizar os F-103 com canards e mísseis piranha e vocês brigam por causa do Rafale / Gripen / Super Hornet (Rhinno para os íntimos).
Como as coisas mudam . . .

Francisco AMX

Angelo Nicolaci, para teu blog ter futuro, sugiro o amigo aprender com este blog aqui! ficou no mínimo esquisito tua surtada!

Abraço

Francisco AMX

Cara, cada vez mais eu me convenço que o Galante, Nunão, Hornet e Bosco estão perdendo dinheiro… pq não viram consultares militares de plantão para a imprensa??? só assim não veríamos mais coisinhas sem nexo e superficiais em demasia como vemos hoje… o Godoy, é um sujeito simpático e acho que até bem intencionado… mas é fraquinho… e os outros… bah.. sem comentários… até o raza já saiu com pérolas….

Sds!

jsilva

A concorrência inicial continha 6 caças, a FAB selecionou 3 que segundo ela são os melhores para ela operar, a partir de agora entra os interesses do Estado Brasileiro, e os interesses do Estado dizem que uma parceria estratégica com a França é importante porque eles nos ajudarão em um projeto muito mais importante e complexo, e que não vem sendo considerado nas análises, que é o submarino nuclear. Senhores quando construir-mos o nosso sub nuclear aí sim teremos poder dissuasório não apenas na América do Sul que é o caso dos caças, mas em todo o Atlântico Sul. Os… Read more »

LBacelar

Concordo JSilva,

Se o problema fosse o preço, o short-list deveria ter F16 B60, Gripen NG e SU35

Os dois ultimos são muito melhores que o primeiro, já existem e com certeza serão mais baratos no valor final!

Francisco AMX

JSilva,

Falou muito bem, ajuda-nos a lembrar das coisas mais importantes que ficam esquecidas…
Estas compras de material bélico e TT da França começam a validar esta costura estratégica do Brasil… logo a França, se ainda não percebeu, o que acho difícil, na verdade eles já largaram na frente faz tempo…, e como estamos num crescente e a França uma potência, mas não do porte dos USA e da China… poderemos caminhar num mais ampla parceria, que abranja outras áreas… quem sabe?…

Abraço

carl94fn

Como os colegas já falaram os 3 caças são bons perfeitamente dentro dos planos da FAB e agora precisa–se escolher o vencedor final é um fato a FAB mesmo foi quem disse isso colocando os 3. E há muito tempo todos nós inclusive os participantes sabiam que ia se uma escolha política e não só técnica. Então a quem interessa essa crise? Por que relatórios de setembro estão aparecendo como se fossem novos? Por que esse ataque ao governo que mais investiu nas forças armadas em tantas décadas? Por que acusam o governo atual de se guerrilheiro se no final… Read more »

caravlhomtts

assisti o entre aspas de ontem,muito fraco o programa,o jornalista coitado parece que caiu de para-quedas no assunto,muito vacilante quando formulava as perguntas para os entrevistados ,parecendo pouco inteirado no assunto,em contra partida os entrevistados é que levaram o programa,tinha que ter um repórter para puxar mais do gunter e do godoi no resto o mesmo de sempre, o godoi a favor do rafale e o sr gunter a favor de f-18 agora eu queria saber porque esse pessoal da área de ciências politicas é sempre a favor dos americanos.

M1 - Carbine

Tenho a mesma opinião que o nosso amigo Claudecir.

Só que esse video é editado com as misiquinhas… muito engraçado…. uhauahauah

http://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8&feature=player_embedded

M1 - Carbine

E ainda tem gente que quer o SH, nem sei como o SH foi parar na concorrência do FX.

Marco Antonio Lins

Srs

Pelo que vejo, “Cada cabeça é um mundo”. O Brasil vai viver eternamente querendo saber o sexo dos anjos,e não chega a coisa alguma.Misturam Ideologia com Tecnologia, se no começo tivessem comprado o Sukhoi, não estavam neste dilema.

Marco Antonio Lins

Srs

No ALIDE tem um artigo bastante interessante sobre a falta de maturidade deste pais para certa coisas.

Gustavo

O comandante da comissão do programa F-X2 é caçador e todos os menbros da comissão tb são caçadores…eles sentiram na pele o que é ficar sem voar por causa do custo da hora de vôo de uma aeronave de combate.
Eles sabem que se o Rafale for escolhido,a FAB vai voar menos.

Hudson

Faltou uma abordagem sobre o impacto de cada aeronave aos nossos vizinhos latinos.