Amorim sobre o F-X2: ‘muitas vezes, o barato sai caro’

38

Lula e Amorim-foto AB

vinheta-clippingO ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, voltou a dizer, nesta quinta-feira, em Paris, que será política a decisão final sobre a compra dos 36 caças para renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo ele, “muitas vezes, o barato sai caro”. ( leia mais: aeronáutica se recusará a mexer em relatório que recomenda a compra de caças suecos )

– Caberá ao presidente, que lidera o país politicamente, tomar a decisão, levando em conta todos os dados, técnicos e outros. Às vezes os técnicos dão uma impressão que vai num sentido, e muitas vezes o barato sai caro, disse Amorim, após participar de um simpósio de economia, em Paris, que contou com a presença do presidente francês, Nicolas Sarkozy. ( leia mais: imprensa francesa vê aumento da tensão entre lula e militares )

– É claro que os dados técnicos também são importantes, mas outras considerações também são importantes – ponderou.

Relatório técnico da Aeronáutica sobre a concorrência concluiu que o caça sueco gripen , da Saab, é a melhor opção, contrariando “escolha política” do governo federal pelo Rafale francês. ( leia mais: favorito da fab, caça da saab não voou e existe só no papel )

Sarkozy defende presença do Brasil no Conselho de Segurança da ONU

Em seu discurso, Sarkozy defendeu, por sua vez, que o Brasil integre as principais negociações econômicas internacionais e também passe a fazer parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). Sarkozy citou o Brasil sete vezes durante o discurso.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, tenta negociar com a fab um texto que não seja tão taxativo, para reduzir o desgaste político da escolha do Rafale francês. Apesar de insistir em manter o resultado de sua avaliação técnica, a Aeronáutica está disposta a acatar a opção política do governo, que pode levar à compra do francês Rafale.

FONTE/FOTO: O Globo/Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Killuki

Amorin se metendo onde não deve.
Famfarão.

Bruno Killuki

O pessoal do BLog tem que saber que o rafale não pode mais ser a melhor proposta, ja que o Sarkozy não vai ganhar a proxima presidencia por causa do excandalo com o filho dele, que ganhou um cargo a pedido do pai.

Nepotismo na frança tambem é crime, Sarkozy ja era, ta quimado, não ganha mais e não pode mais garantir o rafale.

So quero ver a cara do LUla depois que a Dilma perder e o sarkozy também perder.

El  Carajlo

E vai sair mais ainda, Bruno, Sarko realmente queimo legal la na França. Agora eu também quero ver a Cara do Lula e dos seus acessores manipuladores, esses sim são uns lesa pátria.

Isso Non Existe

Adoro ver as cara dos politicos falando do que não sabem, falando que o aviãozinho tem duas asinhas, rodinha, leva, que ele tem um motor so e etc.

Veja o TV Senado e saberão as barbárias que esses deputados/senadores falam, ele nem entendem política, la parece um auditório de ensino médio. Escola de palhaçada.

Cade o meu nariz de palhaço???

lucas lasota

meu Deus, quanta besteira falada juntamente.

Dados tecnicos, contabilidade, logistica, transferencia de tecnologia. TODOS, TODOS, TOOOODOSSSS DADOS EMPIRICOS!

Todo o FX-2 se baseia nisso.

Como que os caras conseguem ainda falar que existem dados importantes fora disso…eh de arrepiar os cabelos do sovaco.

Paulo Renato

Pelo jeito vai dar Rafale e não avi ter relatório certo que mude isso.
Se o Presidente bater o pé, que pelo jeito não vai mudar sua opnião, cabe o Comando da Aeronáutica acatar e pronto.
Muito provável que o Saito deixe o Comando da Aeronáutica.

Abs.

Leônidas

Qual será a porcentagem do ministrinho amigo do Hugo Chaves no negóçio?
Esses caras tão querendo se arrumar para o resto da vida…

Paulo Victor

… e muitas vezes o caro sai caro mesmo.

Esse FX-2 tá dando no saco. ¬¬

tomas

Mas quem é o Amorim para meter o pitaco. O cara só fez caca no Itamaraty politizando a entidade.
Tem brigadeiros chutando cadeiras!
Já que a opinião técnica de quem vai usar os caças não vale nada para o Lula, vão solicitar ao Jobim e ao Lula que os caças Rafale sejam fornecidos com pilotos made in França.

Isto não passa de “opereta Bufa” da pior qualidade!!!

Felipe Cps

Hahaha, num país sério essa merla já teria sido fuzilado, rsrs. 🙂

Esse e aquele outro, o da boca podre (agora parece que tomou vergonha e meteu uma dentadura naquela quizumba lá) azedam leite de criancinha só de passar perto…

Quanto ao mandatário francês, quero ver se aquela barranqueira italiana larga dele agora que ele vai voltar a ser um mero beija-rabos qualquer, rsrsrs…

Sds.

rodrigo avelar

ele ta certo, cmo vcs podem saber os custos se o avião nem existe? e se´ra que teremos os GRIPEN em 2014? fala sério esta FAB ta maluca se for verdade da sua preferencia.

AJS

Isto aqui está de matar de rir, nunca me diverti tanto por aqui.

Napoleão

AFinal CADE O Suposto RELÁTORIO
Não era para ser uma licitação;

A licitação destina-se a selecionar a proposta mais vantajosa para a administração e e julgada em estrita confornidade com os principios básicos da Legalidade,DA IMPESSOALIDADE,DA(I)MORALIDADE
…………………tá com cara que vai ter briga na justiça .

tell

Da forma como vem sendo coduzido pelo governo a compra dos caças onde o presidente insiste no Frances Rafale. Indica que o acordo Brasil – França tem uma conotação maior, que supera a desvantagem financeira. Fica evidente que a questão politica se torna fundamental na negociação. Já que são acordos extratégicos, portanto sigilosos, cabe a todos nós brasileiros, militares ou não, confiarmos que esta sendo feito o melhor para o Brasil. E ainda o Rafale não deixa de ser uma excelente maquina de gerra. Só lembrando o governo que terá de destinar a verba suficiente para que os mesmos não… Read more »

Carlos

Vendo todas essas polemicas sobre a concorrência para o programa FX-2, fico imaginando que poderosos lobbys e INTERE$$E$ dentro da Aeronautica o presidente Lula contrariou quando da escolha pelo caça francês, daí o motivo desse pessoal ter vazado o relatório como forma de intimidar e constranger o presidente da república. Por favor Presidente não de avião nenhum para eles, deixe eles ficarem com os cacarécos obsoletos que ainda estão voando hoje, assim eles aprendem que quem quer ter tudo acaba não tendo nada.

Rodrigo Marques

Acho que essa declaração tem muito mais peso que o relatório da FAB, dentro da nossa especulação sobre o possível vencedor. Mais claro que isso só a declaração do 7 de setembro.
abs

JC

O cara que ACABOU com a tradicao da diplomacia brasileira…
O cara que perdeu TUDO que disputou ou seus indicados…
Vem dar pitaco em compra de caças?
Amorim, cala essa matraca e va dar colo pro Zelaia, ateh hoje mamando as nossas custas.

JC

Darth, imagine o halito do MAG. Ali tem mais ou menos uns 3 kg de tartaro. Ainda nao foi apresentado a um dentista. Ou entao, ele, fiel ao Fidelismo que o guia, vive como os ilheus, em condicoes precarias ao extremo e nem pasta de dente tem em casa.

João Augusto

Depois da máxima “imagens não falam por si só” não me surpreenderia se rasgassem 30000 páginas e dissessem que relatórios técnicos não valem nada. Afinal de contas, é assim mesmo né? Tá cheio de especialista e cheio de gente mal formada, mas ensino técnico no Brasil tá faltando. Com um incentivo desses, quem se aventuraria nessa formação?
Industriais, vão pra outro lugar, aqui só não é pior que a África. Chorei até sair sangue, hoje só faço cara de decepção. Ê, meu Brasil, se eu não fosse bobo te deixava. Mas amor é assim mesmo, sem-vergonha.

Wolfpack

Bem, acho que caiu a ficha e todos envolvidos no FX2 precisam se fechar, tipo seleção de 94, e tentar salvar o processo, pois desse jeito o negócio não termina bem. Todos, a FAB precisa identificar quem vazou o relatório; O Governo precisa conversar e não impor suas soluções a FAB; O Celso Amorim + o Top Top Garcia têm que ficar calados (ninguém precisa da opinião deles); O Jobim têm servir de mediador e não incendiar o negócio. Eu se fosse o MD destribuia uma NOTA com os seguintes comentários (para os concorrentes): (Esse pessoal têm que se entender).… Read more »

Leônidas

Carlos (20:30) você esqueçeu de tomar o remedinho tarja preta, ou é mais uma ratazana do PT do Lulau?
Quem contrariou interesse da FAB, seu boçal?
O chefe da quadrilha que quer comprar o caça mais caro. Porque, em??
Será que o filho dele que é dono da Gamecorp vai fornecer videogames para as salas de briefing da FAB?

Paulo

30.000 páginas de relatório para escolher um avião de papel que nem a Suécia faz questão de ter, e que não tem condições de fazer frente a vetores já existentes na América do Sul, tais como os Sukhoi venezuelanos. Brincadeira, Dona FAB! 🙁

Valdez

Emgraçado que ninguem faz polemica sobre o vazamento em si das informações. Isso é grave. demostra fraqueza em “guardar segredos”. Vcs que criticam de “peito estufado”,podem ter ótimo conhecimento técnico de maquinas e softwares. mas não tem nem 10 porcento das informações privilégiadas sobre geopolitica, politica e história que Amorin, Lula e seus acessores em assuntos militares tem.. Eu odiava o Lula a 3 anos atraz, mas as estatisticas e fatos reais, graças a Deus, me fizeram queimar a lingua..e hj vejo com meus proprios olhos, e com olhos de outros paises, que o gigante está acordando, emfim. E como… Read more »

A-Bomb

Podem até me chingar mas eu acho a melhor alternativa nos SHs. O Sarko com deve “dançar” nas próximas eleições francesas.(como diz o colega Bruno Killuki) Dilmão escopeta vai mal também. Não sei não. È melhor ficar com que os americanos ofereceram e sossegar por hora. Achei estranho a FAB embarcar nesta aventura do Gripen mas enfim. Shs Existem. SHs tem preço, manutenção e hora voo razoáveis. Tem um leque de armamento abrangente. E o custo político para o Mula seria zero (Estados Unidos a oposição não mexe). Eu acho que se é para ficar com o Caça da Saab… Read more »

Klevston Kvowster

Tem gente se enganando com o gripadinho, é uma pena.Então pelo que vejo o Rafle será o vencedor e é o melhor, sem dúvida.

Klevston Kvowster

Rafale vencedor, desculpem.

Francisco AMX

Não nos ajude Amorin!

by Rafale team defense!

ZE

“Às vezes os técnicos dão uma impressão que vai num sentido, e muitas vezes o barato sai caro, disse Amorim, após participar de um simpósio de economia, em Paris, que contou com a presença do presidente francês, Nicolas Sarkozy. ( leia mais: imprensa francesa vê aumento da tensão entre lula e militares )”

Bem, se o Amorim discorda dos “técnicos” em um simpósio de economia, então ele falou besteira, uma enorme besteira.

[]s

RAFAEL

Amigos já que perguntar não ofende, seria possível o Brasil desenvolver o Gripen com a Suécia e ao mesmo tempo adquirir 36 Rafales para a FAB???? Sonhar não custa nada hehehehehehe, mas sério qual a opinião do pessoal entendido??

Tales

Qual a base científica para a FAB ponderar com o MESMO peso (ou percentual ou taxa) os aspectos “técnica” e “custo operacional”? E porque atribuiram um menor percentual ao item TT se sempre foi dito que esse era um dos principais aspectos do programa FX e o ALEGADO motivo da desclassificação do Sukhoi? Agora, se os principais “pesos” da FAB são para o preço e o custo de operação, daí fica fácil entender como é que eles SUPOSTAMENTE escolheram o Saab. É por essas e outras inabilidades da FAB que acho que o N. Jobim está COBERTO DE RAZÃO ao… Read more »

fernando

agora para que um relatorio de 30 mil paginas se nao vai dar em nada!!O que eu acho e que tem muito bandido no senado pensando em ganhar um dinheiro com a venda dos cacas, pois todo mundo sabe que esses politicos nao sao nem pouquinho patriota,pois se oferecerem dinheiro para eles, entregao ate o pais de mao beljada…
tem gente dando dinheiro para a quadrilha do senado, entao estao fazendo de tudo para criar uma crise entre o governo e os militares, so para mudar os relatorios…sds a todos..

george vidipo

Fiquei confuso com a maioria dos comentários, ao longo do processo de avaliação os comentaristas ficaram sempre entre o Honet e Rafale e nunca entre o Gripen. Agora parece que todos estão contra a ponteração do governo. Assim surge algumas perguntas: A posição da maioria do comentarista é ideologica ou técnica? O gripen sempre foi amlhor opção? A colocação do impetimento dos Eua a respeito dos compontente em momento de conflito é falsa? A Fab sempre colocou que o ponto principal da escolha era preço?
Aprendi muito com os senhores, mas estou confuso com este momento.

Antonio M

“… ‘muitas vezes, o barato sai caro’ …”

Políticos não me decepcionam a muito tempo pois estou vacinado mas, Celso Amorin foi medíocre a ponto de soltar uma frase dessas?

Nas mãos de quem estamos …….

Ricardo

Para !!!

Bate na Boca !!! FX 3 não… Ja to de saco cheio de esperar a definição do FX/FX2 so falta agora vir com FX3 o Retorno

Santa Paciência

[ ]´s

CMG

Uma coisa é certa: o caro sempre sai caro!

lc

Por mim mandaria este ministrozinho, lambe-botas de quem está no poder, agora conhecido como megalonanico, ir lavar as cuecas do tal do Zelaia lá em Honduras.

luciano

Bruno Killuki em 07 jan, 2010 às 17:25

o problema Bruno é que ele já não vai esta por ai na presidencia e nem a Dilma(pois já perdeu a eleição!!)sendo assim vai caber ao Serra descascar esse abacaxi!!!!e a FAB dijerir!!ééé vai ser um problemão!!!

Humberto

Caro George, Eu sou somente um entusiasta então é claro que posso estar errado, mas lá vão os meus pitacos. 1-) Os únicos que conhecem o FX são os militares, que voaram com os aviões (ta menos o NG de “produção”), tem em mãos propostas das fábricas (e não discursos de políticos), conhecem a realidade do Brasil (potencialidades das industrias para absorver e dar suporte a FAB e não para construir aviões de carreira) e sabem mais de qualquer um a realidade da própria FAB (que possui um bom numero de aviões em terra por falta de peças que é… Read more »