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O mundo dá voltas: a jato!

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PW 1000G Pure Power - foto PW

Turbofan Pratt & Whitney “Pure Power” PW1000G selecionado para o jato comercial russo Irkut MC-21

A Pratt & Whitney informou nesta quinta-feira, 10 de dezembro, que a Irkut Corporation da Rússia selecionou o motor PurePower® PW1000G para sua aeronave comercial MC-21. Segundo a P&W, esta é a terceira aeronave a selecionar o motor “Pure Power”, que promete significativas reduções no consumo de combustível e ruído, assim como baixas emissões e custos de operação, em comparação a motores disponíveis atualmente. Outros aviões que deverão ser equipados com o modelo, até agora, são o novo  jato regional da Mitsubishi e a série C da Bombardier.

O Irkut MC-21 é uma família de aviões comerciais com capacidade que vai de 150 a 210 passageiros. O primeiro voo está planejado para 2014 e a entrada em serviço para 2016. O programa MC-21 permitirá à Pratt & Whitney extender o  PW1000G para a classe de 30.000 libras de empuxo.

O diferencial do motor, segundo a P&W, é sua  caixa de redução avançada que permite ao fan operar a uma velocidade reduzida em relação ao compressor de baixa pressão e à turbina. Isso, juntamente com um núcleo (core) totalmente novo permite melhorias em eficiência da queima de combustível e emissões de poluentes na casa de dois dígitos, custos mais baixos de operação, além de uma redução de 50% no nível de ruído. Os testes do núcleo deverão prosseguir ao longo de janeiro de 2010, com testes completos do motor seguindo-se na metade do ano.

O programa MC-21

MS21

Segundo a Irkut, o programa foi iniciado em julho de 2007, quando o comitê executivo da United Aircraft Corporation (UAC) designou a Irkut Corporation como o líder do programa, a ser implementado de maneira conjunta com os bureaus de design russos. Em agosto de 2007, os resultados do primeiros estágio (Gate 1) foram analisados e aprovados por uma comissão da UAC liderada pelo seu presidente Alexey Fedorov, dando sinal verde para a continuidade do projeto.  O МC-21 está sendo projetado para linhas de curta e média distância, para substituir aeronaves Tu-154 e aviões comprados de segunda mão nas frotas de companhias aéreas russas. Também é esperado que vá competir no mercado internacional.

FONTES E IMAGENS: Pratt & Whitney e Irkut

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Thierry
Thierry
10 anos atrás

Irkut, chinese, Boeing ,Airbus on this market 150-210(B 737,A319),Embraer?
Mergers to come one day or another .For sure.

Thierry
Thierry
10 anos atrás

150-210=A320-321 mistake!

kaleu
kaleu
10 anos atrás

Até o Russos usam motores ocidentais … aqui o NG tem sido crucificado por usar reatores americanos … vai entender !

Dalton
Dalton
10 anos atrás

Elementar meu caro Kaleu…

antiamericanismo.

Aliás a Internet está abarrotada de artigos sobre o antiamericanismo inclusive por parte da França.

Leitura no minimo…interessante.

abraços

ferreiraely
ferreiraely
10 anos atrás

KALEU

belo comentario .. ,na torcida pelo gripen ng

Clésio Luiz
Clésio Luiz
10 anos atrás

Seria interessante a Embraer utilizar um motor com essa tecnologia no KC-390, pois iria ampliar a grande vantagem operacional em cima do C-130J. Porém, seria interessante optar pelo futuro modelo da Rolls Royce, para não corrermos o risco de perder vendas à países não alinhados com os EUA, como ocorreu com o a venda do Super Tucano à Venezuela. E isso não é ser anti-americano, é ser pragmático com relação aos negócios.

Dalton
Dalton
10 anos atrás

Ser pragmatico é uma coisa…

Outra coisa são preconceitos expostos aqui ou mesmo abordagem de
certos assuntos visando denegrir os EUA sem correlação com o tema da matéria.

sds

vassili
vassili
10 anos atrás

Kaleu, O fato de os russos usarem motores ocidentais em seus novos modelos de aeronaves comeciais tem explicação: 1º – a industria russa neste segmento não conseguiu acompanhar o frenético ritmo de desenvolvimento observado no Ocidente. Isso ficou mais acentuado depois do fim da URSS, pois a Rússia não tinha dinheiro em caixa para bancar tais projetos, fazendo com que eles ficassem engavetados, ou mesmo os cancelando por definitivo. 2º – O fato dessa aeronave vir à usar propulsores americanos ou ingleses, facilita a entrada desta aeronave em mercados até hoje fechado para seu fabricante…. Mas não é apenas na… Read more »