Presidente diz que vai repor helicóptero abatido no Rio

20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que o governo federal vai repor o helicóptero Fênix 3, da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ), que foi derrubado em confronto com traficantes durante uma operação no Morro dos Macacos, na zona norte do Rio. “Nós estamos repondo o avião que foi derrubado e vamos colocar pelo menos um avião blindado para dar mais possibilidade de a polícia combater e tentar perseguir ou encontrar quem praticou esse ato de violência, com queima de ônibus, morte de pessoas e sobretudo a morte de policiais”, disse o presidente, que erroneamente se referiu ao helicóptero derrubado como avião.

Segundo o presidente, o novo helicóptero será blindado para evitar novos episódios como o conflito de sábado, que resultou na morte de três policiais. O presidente ressaltou ainda estar em contato com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), para que sejam tomadas providências em relação ao tráfico de drogas no Rio. “Todo mundo acompanha e sabe que o governador tem uma atuação séria em algumas favelas. Nós sabemos que ainda vai levar tempo para começarmos a resolver o problema da violência entre quadrilhas, do crime organizado e do tráfico no Rio e em todo o Brasil”, disse Lula. “Eu não poderia ter outra palavra senão sobre a condenação dos irresponsáveis que colocam a vida de homens e mulheres do Rio de Janeiro em complicação e perigo”, censurou.

FONTE: G1 / FOTO: GazetaOnline

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Celso Cruz

no que sei, já existe (disponível) um helicóptero completamente blindado… com este agora são 2 (dois)?

parece uma piada, ñ é msmo? 🙂

flavio

Celso, pq piada?

Acho que na situação atual do rio, pelo menos 5 helis seriam muito úteis.

Mas, só combate a violência não basta. enquanto a única força do estado a subir os morros for a policia, não adiantará nada.

Tem que subir saneamente, ESCOLAS, hospitais, praças, e principalmente, fazer o povo descer para trabalhar – EMPREGO e QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.

Felipe Cps

Pessoal, não existe essa de helicóptero “blindado”. Aliás, meio aéreo algum é feito pra suportar tiro de .50 e .30 (salvo, talvez, o A-10). A polícia do Rio vai precisar mudar sua doutrina de uso operacional de helicóptero, senão este foi apenas o primeiro de vários a cair. A menos que comece a instalar lança-foguetes nas laterais dos Esquilos, bem ao estilo “Apocalypse Now” (rsrs). Quanto ao mollusco e o governo federal, deveria parar de dar esmola (coisa que PeTralha adora) sempre que acontece uma tragédia e fazer uma real fiscalização das fronteiras, dos portos e das estradas por onde… Read more »

Almeida

O helicoptero blindado em uso no Rio atualmente pertence a Policia Civil. O helo abatido neste fim de semana era da Policia Militar.

Almeida

Existe muita desinformação com relação ao calibre .30 polegadas. Ele nada mais é do que o calibre NATO 7,62x51mm usado no FAL. Falam deste calibre como se fosse exclusivamente “anti aéreo”, mas a verdade é que ele é bem comum e usado tanto em fuzis quanto metralhadoras, rifles, carabinas e até miniguns. O poder de fogo não é função única e exclusiva do calibre da munição. Façam as contas: .223 = 5,56mm .30 = 7,62mm .50 = 12,7mm Quanto à blindagem, dizem que o Blackhawk e o Super Cougar foram projetados para receber impactos diretos de fuzis e metralhadoras de… Read more »

Luan

Bom,qual helicóptero?

se der outro esquilo igual o que caiu não vai adiantar,ele vai fazer patrulha nos morros novamente e ficar exposto,sem vigilancia é que não pode ficar.

Agora helicpptero blindado existe sim,Helicopteros que tem revestimentos especiais em cerâmica e Kavlar,alem de produtos “anti-Incendiarios” revestindo o tanque e partes com grandes concentração de fluidos lubrificantes.

abraços.

ivan

Segundo revista especializada em aviação veículou no mês de janeiro de 2009, que a SENASP ( Secretaria Nacional de Segurança Pública), estaria adquirindo mais seis HUEY II, para distribuir entre as polícias mais necessidatadas desta aeronaves blindada,espero que as promessas no campo da segurança pública sejam concretas, bem como a substancial melhoria das escolhas, remuneração digna e treinamento efetivo que não há. Quando em intervenções anteriores alguns de nossos amigos preocupado com Honduras e o Zelaya da vida, o problema é aqui e seríssimo. Quem cuida da casa dos outros e esquece da sua. QUANDO É QUE OS GOVERNOS DAS… Read more »

Celso Cruz

Flávio?

disse ser no sentido de “piada” pque 2 é pouco, deveriam ser + 🙂

Felipe Cps?

existe muitas armas “hermmanas” em mãos de traficantes cariocas.

Aviãozinho

e aquele heli americano velhote que blidaram também, aquele reto e feio, será que ele aguenta as .30 .50 e etc????

O heli foi apelidade de caverão, ou algo assim

Aviãozinho

reto = preto

Rodrigo

Como nao existe heli blindado? E o Mi-35? Há várias versoes dele, uma delas parece que suporta até 30mm ! (não confundir com “.30 = 7,62mm “) Parece que o que virá para a FAB tem blindagem mais fraca. Espero que a FAB e a Aviação do Exército estejam acordados, pois sempre achei meio absurdo ter helis militares sem qualquer blindagem, deveríamos ter pelo menos para 7,62mm! Se um bando de analfabetos derruba heli da policia com “alguma” blindagem, imaginem um exército inimigo com soldados treinados! Pobre AvEX! O que a polícia do Rio deveria ter era UAV(ou VANT) com… Read more »

Mateus_LB

Felipe CPS
Como assim nenhum veículo aéreo é capaz de suportar tiro de .30 e .50? O black hawk aguenta tiros de até 23mm na sua versão mais blindado eo o apache aguenta tiros de 27 mm na cabine e até .50 nas páse vários outros helicóoteros foram para aguentar tiros de .50 em qualquer parte da fuselagem.

Felipe Cps o dono da verdade.

Rodrigo e Mateus_LB vocês estão errados se Felipe Cps disse que não tem então não tem.

Túlio F.

Se a polícia quer colocar um ou dois atiradores no ar para chover chumbo, um huey é O cara para o serviço. Agora se eles pretendem ter um ponto de vista privilegiado, qualquer heli não é adequado tanto quanto um VANT(Veículo aéreo não tripulado). O VANT é mais barato tanto na aquisição quanto na manutenção, pode ficar MUITO mais tempo no ar e não arrisca vidas. Com o preço e a manutenção(sem mencionar a vida dos tripulantes) de UM heli, poderíamos colocar 10 VANTS com FLIR no ar. E como se a idéia não fosse interessante o suficiente, temos toda… Read more »

Túlio F.

To montando um VANT por menos de R$ 1000 reais 🙂
Quando eu tiver algo mais concreto do que só os sensores e o software eu apareço por aqui.

Felipe Cps

Mateus_LB em 20 out, 2009 às 14:19 “Felipe CPS Como assim nenhum veículo aéreo é capaz de suportar tiro de .30 e .50? O black hawk aguenta tiros de até 23mm na sua versão mais blindado eo o apache aguenta tiros de 27 mm na cabine e até .50 nas páse vários outros helicóoteros foram para aguentar tiros de .50 em qualquer parte da fuselagem.” Mateus: em tese o M-113 do Exército Brasileiro tem blindagem para calibre .50pol no quadrante frontal e calibre 7,62mm nas laterais~traseira. Em tese… E olha que o bicho pesa 12 toneladas… Vai por mim: não… Read more »

Sávio

Culpa do Governo Federal?! Isso é tudo?! Sempre achei esse título de cidade maravilhosa meio falso. O Rio é o que é, os noticiários nos mostra isso.

Marcelo Tadeu

Savio ,

E continua sendo a cidade mais visitada pelos estrangeiros no Brasil!!!

Seal

O Presidente Lula entende tanto de aeronave que durante o pronunciamento,confundiu helicóptero blindado com avião!!
Agora vai!!!

Vagner

Só uma correção na informação do colega Almeida:
Realmente o calibre .30 pol. é o mesmo que o 7,62mm. Porém, existe diferença no “comprimento” da munição.
A do FAL é a 7,62 x 51mm NATO (como citado).
A das metralhadoras Browning .30 encontradas em várias favelas (umas quadradinhas) é .30, porém um pouco mais longo que 51mm (não me lembro o quanto), o que dá um pouco mais de velocidade inicial ao projetil.

Abs.