Jobim diz que prazo para entrega das propostas de caças pode ser prorrogado

88

gripen-laad-2009-foto-copyright-saab-ab 

vinheta-clippingO ministro Nelson Jobim (Defesa) admitiu nesta sexta-feira que o prazo para a entrega das propostas de aviões caças, inicialmente previsto para o dia 21 de setembro, poderá ser prorrogado pela FAB (Força Aérea Brasileira).

Jobim evitou comentar a proposta sueca, que oferece dois caças pelo preço de um. “Estou sabendo disso por vocês [da imprensa], cada dia com sua agonia”, disse ele durante o lançamento dos jogos mundiais militares, que serão realizados no Rio de Janeiro em 2011.

O ministro destacou que a escolha será feita pela Aeronáutica. Questionado sobre se a oferta sueca é vantajosa, ele ironizou. “Isso aí é aquilo… Vendas casadas? Você compra uma garrafa de cerveja e ganha quatro de guaraná.”

Ontem, o vice-ministro de Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, afirmou que seu país “não está buscando compradores, mas parceiros” para o caça Gripen. A Suécia disputa a licitação do Brasil para a compra de 36 caças. Disputam a licitação ainda os norte-americanos e os franceses. O Brasil sinalizou preferência pelos franceses.

Segundo Jevrell, caso opte pela proposta sueca, o Brasil poderá comprar o dobro de aviões pelo preço de um, oferecido pelos concorrentes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou a disputa entre os países pelos caças e disse que daqui a pouco o país conseguiria os caças “de graça”.

Ao anunciar, no último Sete de Setembro, o início de negociações com a França, Lula citou o compromisso de transferência de tecnologia. A embaixada americana rebateu Lula e divulgou nota se comprometendo a transferir tecnologia ao país para fechar o contrato com os caças.

O vice-ministro garantiu que a Suécia e a Saab, empresa fabricante do caça Gripen NG, estão 100% comprometidas com a transferência de tecnologia para o Brasil. “Não buscamos um comprador. Buscamos uma parceria estratégica e cooperação de longo prazo para as futuras gerações do poder aéreo e do desenvolvimento industrial”, disse.

“A Suécia pode oferecer um programa de desenvolvimento conjunto de uma aeronave, com a Embraer, que tem como principal característica a capacidade de se adaptar às necessidades específicas de cada usuário”, afirmou.

O vice-ministro garantiu que a proposta que será apresentada ao governo brasileiro será muito atrativa. Segundo ele, o caça Gripen é o que apresenta menor custo por ciclo de vida. Além disso, segundo ele, “a Suécia oferecerá um financiamento bastante favorável ao Brasil”, caso seu caça seja o escolhido.

Apesar da garantia de transferência de tecnologia, o Gripen não utiliza nem motor nem radar com tecnologia sueca. O motor é norte-americano e o radar é italiano.

“A grande vantagem para o Brasil seria a possibilidade de integrar constantemente novos sistemas ao caça. A filosofia sueca é de que a célula dure 40 anos. Para manter o caça como top de linha, é fundamental que utilize plataformas que comportem computadores cada vez mais rápidos e softwares sempre atualizados. Essa é a característica mais marcante do Gripen”, explicou o presidente da Saab no Brasil, Bengt Janér.

“Já a filosofia tradicional é de utilizar uma plataforma de 15 anos e, então, fazer uma atualização de meia-vida”, acrescentou. Segundo Janér, os caças suecos estão constantemente atualizados porque mantêm a “massa crítica” funcionando. “Se você parar durante 15 anos, boa parte do pessoal que estava envolvido no projeto provavelmente não estará mais trabalhando. Nossa filosofia é de estar sempre mexendo para estar sempre com o produto atualizado”, argumentou.

Além do Gripen, estão na disputa para oferecer aviões caças ao Brasil o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, e o Rafale, da francesa Dassault.

FONTE: Folha online

FOTO (cockpit Gripen na LAAD 09): copywright SAAB, via Gripen International

NOTA do BLOG: quem teria solicitado mais prazo? A FAB? O MD? Ou algum dos três concorrentes?

Subscribe
Notify of
guest

88 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel

ai ai…isso tá ficando bem pior que novela!

se adiarem a coisa toda pro ano que vem, o Lula levará nota 0.
Se bem que acho que o Lula vai ficar de recuperação de qualquer forma
=/

Deio

Bem, na verdade a Exame, na minha opinião, é tão boa quanto a Veja, ironicamente falando.

jc

“Isso aí é aquilo… Vendas casadas? Você compra uma garrafa de cerveja e ganha quatro de guaraná.”

Nunca este pais teve gente tao baixa, suja e despreparada em seu comando.

Bruno Rocha

URUTAU em 18 set, 2009 às 21:59 “10- E por fim alguém aqui já chegou simplesmente a tocar as mãos na fuselagem de um avião de caça ?” Meu tio é professor de pilotagem, e SIM, já toquei eu alguns caças. Xavante e no SuperTucano. Confesso que a emoção de tocar no controle foi tanta, que depois que eu toquei nele, e me deixaram mexer os ailerons e elevadores, eu quase passei mal, sai de lá tremendo. Sensação igual a essa só no meu primeiro beijo, mas eu estava mais afim do avião que da minha namorada kkkkk Hoje só… Read more »

Pegasus

O Brasil vai acabar comprando seus aviões nas casas Bahia, parcelam bem e o Samuel Klein ate da um descontinho e garante montagem em todo o Brasil.
Então…quer pagar quanto, agora no brasil voce pode.

Christiano

Concordo com o Sr.URUTAU,já tem muita gente falando m…,e perdendo o verdadeiro foco deste blog.

Deio

From Defense News (http://www.defense-aerospace.com), a better source.

Leim principalmente a segunda parte. A primeira parece ter sido já publicada por aqui:

http://www.defense-aerospace.com/article-view/release/108227/saab-details-gripen-tech-transfer-to-brazil%2C-improves-offer.html

Best regards

Harry

Caro Wolfpack

O processo do FX-2 esta sofrendo um ou se desmoralizando por completo?
se acontece é por causa desses jornalista superficiais
que escrevem textos de baixa qualidade.

Nos devemos discurtir o porque da M….do texto, qual a intensão
por tras e não o texto em si, não merecem ser levados a sério (ao menos alguns).

Abs

URUTAU

Caros Senhores Quero refazer aqui uma pesquisa interna Com o tempo percebi que aqui ha inumeros experts no assunto aviação de caça e tambem combate aereo Em assim sendo gostaria de tomar a liberdade de formular umas poucas perguntas aos senhores 1- Alguem aqui tem BREVET ? 2- Alguem aqui tem CCF ? 3- Alguem aqui tem CCT ? 4- Alguem aqui tem CHT ? 5- Alguem aqui é PP ? 6- Alguem aqui é PC ? 7- Alguem aqui é PLA ? 8- Alguem aqui é PPA ? 9- Alguem aqui é pelo menos PU ? 10- E por… Read more »

Bruno Rocha

____COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO_____

Esse vídeo é do Rafale onde mostra suas principais características.
DATA LINK, sistema de comunicação, um painel de dar inveja com LCD e tudo(até eu fiquei com vontade de ter um).
Mas por favor, desconsiderem a musica chata, a péssima animação gráfica, e principalmente os Rafales abatendo um SU30 (até parece (!)).

http://www.youtube.com/watch?v=mf-jQWHZ5es

até mais

URUTAU

Senhores

JOGO MARCADO

Sinto ojeriza nojo asco destes politicos e do seu jogo sujo torpe corrupto coisa de quadrilha mesmo
E assim caminha o nosso BRASIL infelizmente

SDS Senhores

Francisco AMX

A imprensa não é facil…

Repsol

Pode ser que o Rafale tava escolhido ja, mais o Gripen ganhou um folego agora e balançou o coração do ministro? haha
Ta chata essa história ja.

latino

TA parecendo novela mexicana ,,,

ano que vem tem eleições ,,tomara que saia ….

sds,,,,,,,, na torcida pelo grifo

Angelo Nicolaci

POxa pensei que no dia do meu aniversário (21 de setembro) teria o presente do governo de saber qual o fim do FX-2. mas fazer o que né???

Gripen

Não sei se o Rafale ganhou. Se a FAB fosse favorável à escolha do Rafale, o processo FX-2 teria se finalizado no dia 7 de Setembro. A conclusão é de que FAB tem outro preferido… A força sabe que com Rafale, teremos 36 rainhas do hangar.

Vamos ver como essa história acaba.

Abraços

A-Bomb

Acho que o próprio fx2 vai ser prorrogado.
Tomara que eu esteja errado.

Alfredo_Araujo

Atribuem a Charles de Gaulle uma frase, q na verdade nao foi ele quem falou, q hj em dia ainda é valida!

“O Brasil não é um país sério..”

Madvad

piada..

Don D

Isso me cheira mal…

Billy

Tá dificil convencer o pessoal da dassault?

Don D

Na verdade acho que a proposta da SAAB balançou o pessoal de Brasília, acho o Rafale um excelente vetor, mas um Gripen não vai nada mal. Veremos cenas dos próximos capítulos…

John

A novela continua……… e perigoso quando terminar a escolha, os aviões da nova geração nem irão ter mais piloto.

Pegasus

Pelo amor de Deus, o que ja falamos aqui sobre independencia dos americanos, não que isso deva ser a pedra fundamental, mas se optarmos pelo Griphon estaremos ainda dependendo de uma turbina americanizada sujeita a sansões e quantas as armas? Sera que vamos desenvolver misseis tambem ou vamos incorporar os franceses ou vamos comprar dos americanos que tambem impõe sansões quanto a isso? Ja chega de protelar, a escolha do Rafale esta correta, sera que teremos que fazer uma revolução politica com direito a golpe e tudo pra colocar alguem la que se importe com o país. Num mundo louco,… Read more »

Túlio F.

Se essa proposta se confirmar, sou Gripen de carteirinha. Me parece que nós saíriamos ganhando com uma parceria dessas, com a SAAB em parceria com a Embraer, como o braço militar da empresa. Seria muito interessante.

Vamos torcer pela claresa de pensamento daqueles que vão decidir, e que não reine o Q.I. (quem indica).

Angelo Nicolaci

Hornet, Francisco AMX, Felipe Cps, CADU, Kaleu….

Amigos consegui sanar o problema em meu blog, era uma configuração do comentario que acertei agora, já dá para postar comentários, ficarei honrado se os amigos poderem dar uma olhada em meu projeto e deixar suas criticas e opiniões.

http://www.brasilnicolaci.blogspot.com

André Castro

Ou assinam o contrato até 31 de dezembro ou Já era F-X ,aumentar o prazo não seria muito inteligente .

Hornet

Angelo Nicolaci,

ok. Vou entrar no blog depois pra ver como ficou.

abração

alvespereira

Boa Noite,

Recomendo aos companheiros da FAB darem uma passadinha no cardilogista para aguentar os jogos, não militares mas políticos, de certo que sensey Saito está em forma, se não fosse assim, as palavras do ministro seriam outras. É uma pena que neste papelão todo já se foram o custo de pelo menos 06(seis) caças a mais, e isto tudo regado a moqueca, cerveja, champanhe, cachaça e viagens ao exterior, tudo saindo do nosso bolso.

Minhas cordiais saudações.

Tales

Texto publicado no Site DEFESANET: “Artigo – Comentário De Peão a Rei Nelson During Os acontecimentos dos dias 06 e 07 de Setembro, agora mais claros, podem significar uma das mais bem sucedidas ações do Governo Luiz Inácio. Segundo a descrição dos fatos pelo jornal francês Lês Echos e também a matéria de Tânia Monteiro de OESP, a inusitada proposta, surpreendente e “arrasa-quarteirão” do presidente Luiz Inácio de propor negociações ainda na mesma noite de 06 de Setembro, continua gerando efeitos ainda impossíveis de mensurar. Os itens polêmicos e que geram mais contestação pela FAB e Governo Brasileiro puderam ser… Read more »

Hornet

Já sei quem pediu mais prazo: o Et de Varginha. Baabaridade, já começaram as teoria conspiratórias!!!…ô dureza, hein?!!! Já estão até prevendo o fim do FX2 de novo!!!…Alguém pode me passar os números da loteria também, acho que seria até mais útil esta adivinhação. Por mim podem adiar o quanto for necessário. O que importa é o Brasil fazer uma escolha sensata. Tomara que tenha sido a Dassault que pediu mais prazo. Tomara!!! Assim fica bem na cara de todo mundo que adora uma teoria conspiratória que o que estamos querendo é aprofundar uma parceria estratégica com a França e… Read more »

Lex

Questionado sobre se a oferta sueca é vantajosa, ele ironizou. “Isso aí é aquilo… Vendas casadas? Você compra uma garrafa de cerveja e ganha quatro de guaraná….” Se eu tinha alguma duvida de qem vai ganhar o FX2 agora não tenho mais. Se o Ng fosse o ganhador com certeza o Ministro não faria esse tipo de comentario sobre a proposta Sueca!! Vai dar Rafale msmo.

Gripen

Tudo tá muito nebuloso, os comentários dando a vitória ao Rafale pegaram mal pacas no alto escalão da FAB.

Além do mais, antes da c***** do Lula, os resultados da FAB sairiam em Outubro de qualquer forma.

Abraços

Tales

Hornet em 18 set, 2009 às 19:13

Muito boa essa tua sacada…
A verdade está lá fora! (Lá fora onde?????)
Abraço

PS: O Molusco esteve aqui, na “grande” PoA, hoje. Veio assinar o contrato para construção de uma nova rodovia federal (BR-448) que ligará Esteio a Porto Alegre, contornando o perímetro urbano da cidade de Canoas, desafogando a BR-116. Será uma obra importantíssima para a região metropolitana (Há muito é esperda. Tomara que dure menos que o processo/novela FX 1+2…).
O AeroLula pousou na BaCo às 9h53min. Tem umas fotinhos no site da RBS (http://www.clicrbs.com.br/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&tab=00001&newsID=0&subTab=00000).

Leigo

Esse FX2 está virando um samba do crioulo doido.

Antonio M

“…“Isso aí é aquilo… Vendas casadas? Você compra uma garrafa de cerveja e ganha quatro de guaraná.”…”

Já falei que ele é um fanfarrão…..

kaleu

Tales … complementando … Hornet … não tenho dúvida que foi a Dassault que pediu mais prazo, pois, está numa sinuca de bico … Sorkô, veio … deu seu showzinho … e prometeu TRANSF TECNO “IRRESTRITA”. e preços equivalentes aos pagos pela Armeé de L´Air … até “eu” iría a público e fechava logo o negócio (tá perdoado Lula) … o problema é que ninguem combinou com o Pres da Dassault … quero só ver os Franceses colocarem no papel “Transferência irrestrita de Tecnologia” … serão linchados lá na França … sem mencionar os Sindicatos … Sei não … acho… Read more »

URUTAU

Caros Senhores

Transferencia Irrestrita ????????
Do que ????
Pneus ????
Retrovisores ????
Lanternas e farois ????
Luz de ré e luz de freio ????
Anteninha de radio AM-FM ????
Meus caros senhores por favor até mesmo a inocencia e a ingenuidade tem limites
Isto ate de certa forma se assemelha aos comentarios de alguns aqui que alegam veementemente que o Rafale tem experiencia e competencia comprovadas no Afeganistão ?????
Combateu o que e quem ????
Pelo divulgado na imprensa internacional ninguem mas ……………

SDS Senhores

Bruno Rocha

____Por favor, leiam____

Alguém poderia me dizer se aquela turbina do tópico “A proposta da SAAB para o FX2” é mesmo a do Gripen NG (ou outro modelo)?
Pois a exaustão parece muito deferente da foto do caça.
Ela me parece um motor que tem Sistema de Empuxo Vetorizado como as das do F-16 (que nunca as vi usando)

http://www.youtube.com/watch?v=rt3neRLquDI

Postei esse vídeo abaixo para verem como há semelhanças na exaustão desse motor, e nenhuma semelhança com a foto do Gripen.
Pergunto!
Será que podemos utilizar um vetorizado nos Rafales ou Gripens???

Hornet

Tales, mas o ET de Varginha mora em Minas. Faz tempo que ele mora por lá. Ou seja, não é bem “láááá fora”…hehehe É aqui dentro mesmo que está o problema. abração —- De novo a história da “venda casada”. Se eu fosse o Jobim teria dito: “Gripen? SAAB? Suécia? Proposta? FX2? FAB? Do que vc está falando?”…hehe De novo: é evidente que o Jobim tirou uma onda na cara do repórter que fez uma pergunta estúpida. Se a proposta havia sido entregue ontem de noite, para o Saito, como que o repórter esperaria que ele já tivesse conhecimento do… Read more »

Hornet

Kaleu,

a SAAB já entregou a proposta dela ontem. Foi rápida e ligeira.

Portanto, acho que foi o ET de Varginha mesmo…hehehe

abração

alessandro

è uma vergonha ver um ministro da defesa comparar um caça com uma garrafa de cerveja em um negócio sério desses. Ele ainda fala de um jeito debochado, isso mostra o quanto os políticos brasileiros são podres jogo de cartas marcadas. Ficam brincando com os outros, por mais que americanos não são confiavéis sempre foram sérios em matéria de negócios. E os suécos tb sempre foram. Tomara que a boieng e a saab entrem na justiça pedindo indenização. E pelo bem da sua saúde e da sua família Brigadeiro SATO “SAIA JÁ DO MEIO DESTA BADERNA, O SENHOR É UM… Read more »

bittencourt

la vem FX 3…………

Wolfpack

Quem jogou o FX2 foi o próprio Jobim e Lula. Agora têm que ouvir de um Vice Ministro da Defesa da Suécia, com pinta de estilista gay de moda, que o Brasil pode levar dois pelo preço de um. Quer dizer o nível da concorrência foi lá pra baixo, tão baixo, que têm gente ainda procurando pelo FX2 no meio da lixarada. Uma pena, mas o processo se desmoralizou por completo. Ontem o Jobim nem recebeu a enviada do Governo Americano, por estar indisposto, e hoje estava fanfarrão no Rio na Abertura das Olimpíadas Militares. Vergonha! Pensava que o FX2… Read more »

Dr.Air

HAHAHAHAHA !!! De graça !? Acho que não Lula, daqui a pouco os países fornecedores perdem a paciência e quem vai ficar chupando dedo vai ser o Brasil.
Quem está pagando melhor será !?
Abço

RADAR

Esse assunto do FX-2 já está começando a ficar sem graça…….até quando…….

kaleu

Wolfpack, “Agora têm que ouvir de um Vice Ministro da Defesa da Suécia, com pinta de estilista gay de moda, que o Brasil pode levar dois pelo preço de um.” Não foi isso que o suéco falou … foi a imprensa que distorceu … ele apenas comparou o preço “declarado” do Rafale com o preço oferecido pelo Gripen … veja : “ELIANE CANTANHÊDE COLUNISTA DA FOLHA O vice-ministro de Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, disse em Brasília que a proposta da fábrica Saab para a renovação da frota da FAB é montar os 36 aviões Gripen NG no Brasil, com… Read more »

Hornet

Kaleu, em tempo: se a Dassault está numa sinuca de bico no tocante ao preço… Ótimo!!! A idéia é essa mesma. O Sarkozy não veio aqui e disse que bancava e domava a Dassault, e que ofereceria o Rafale por preço de fábrica. Então, que cumpra a palavra agora. Eu quero mais é que o Brasil compre os Rafales F-3 a preços de F-18, ou até mais barato. Como eu disse, a idéia é essa mesma. Quando eu falo que queremos apronfundar uma parceria, é dos dois lados. O Brasil está fazendo a nossa parte: demos preferência ao Rafale. França… Read more »

Azul&branco

hahahahaha…o cachaceiro iletrado, agora, foi promovido a EINSTEIN, até quando erra, acerta (??).

Wolfpack

O problema Hornet, é comprar e não levar… ou comprar gato por lebre. Não acredito que exista muita gordura a ser cortada nso valores da Dassault. Engana-se quem pensa que o Governo Francês paga barato por estes vetores. Como já foi relatado aqui a Dassault está a muito tempo desejando um comprador para o Rafale, mas sem sucesso. Sou Rafale desde criancinha por acreditar na capacidade de vetor em todos os sentidos melhor que os dois concorrentes, e por se tratar do principal vetor de combate de um país pertecente ao CS da ONU e com importante Força Militar. Seria… Read more »