Planalto nega conversa de Obama com Lula sobre caças

19

Laryssa Borges

O porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, negou nesta quinta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tenha telefonado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e oferecido garantias de transferência de tecnologia para que o Brasil escolhesse comprar da americana Boeing aeronaves caça F-18 Super Hornet. O governo brasileiro tem a decisão política de negociar preferencialmente para adquirir aviões Rafale, produzidos pela francesa Dassault, mas hoje o terceiro concorrente na transação, a sueca Saab, confirmou que assegura ao Brasil a preorrogativa de comprar os Gripen NG e pagar apenas a metade do preço.

Reportagem do jornal francês Les Echos informou que Obama teria ligado duas vezes para Lula a fim de fazer lobby em prol da Boeing na disputa pelo contrato do projeto FX-2 e se colocando como fiador de que o Congresso dos Estados Unidos aprovaria a transferência de tecnologia das aeronaves.

“É uma especulação que não corresponde à realidade de maneira nenhuma. Não houve nenhum telefonema do presidente Obama, os presidentes não conversaram sobre esse assunto. Não existe nenhum fundamento nesse rumor de que teria havido alguma conversa do presidente Lula com o presidente Obama a respeito desse assunto”, informou o porta-voz brasileiro.

“Os concorrentes já apresentaram suas posições. O processo corre pelos trâmites normais. Existe uma nota da parte americana reiterando a vontade de aprofundar as negociações, e os americanos têm se manifestado pelos caminhos que são usuais no contexto do processo”, explicou Marcelo Baumbach.

Nesta quarta, após receber em Brasília o presidente do Maláui, Bingu Wa Mutharika, Lula havia afirmado que o processo de negociação do Brasil para a compra de aviões caça é “longo e difícil”. “A Dassault é como a Embraer. Nós não mandamos na Embraer. É preciso saber se a Dassault está disposta a garantir vantagens para o Brasil. Isso é um processo longo, difícil”, afirmou Lula na ocasião.

FONTE: Portal Terra
FOTO: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
germa

tanto faz se o obama ligou, o sarkozy veio para o brasil e fez propostas sobre um avião que ainda não existe e levou políticos brasileiros para fazer turismo ao custo do contribuinte frances.

Julio

É so o Obama mostra a conta do telefone. E aí como negar..rs

Henrique Sousa

A sensação que tenho e que o Brasil esta com a faca, o queijo, a goiabada, a vontade de comer e tudo mais nas mãos.

E só fazermos nossa parte certa que os benefícios deste projeto serão longos e profícuos.

Klevston kvowster

Olha é uma oportunidade ímpar, esquece dos americanos, vamos de Rafale mesmo e aproveita de sobra a boa vontade da Suécia e pronto,pegue a tecnologia de dois frontes e vamos seguir em frente.

gerson

caros amigos,

acho que do jeito que esta o Brasil deveria comprar tanto o rafale quanto o gripen ng, pois, ai teriamos o melhor de duas tecnologias e a embraer poderia em breve ter seu proprio caça com excelente tecnologia.

gerson

caro amigos, off topic. Ministro recusou pedido da Agência para vistoriar o IME. Vasconcelo Quadros O ministro da Defesa, Nelson jobim, confirmou ontem na Comissão de Relações Exteriores do Senado que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) tentou fazer uma operação de fiscalização dentro do Instituto de Engenharia Militar (IME) do Exército por causa da pesquisa do físico brasileiro Dalton Girão Ellery Barroso, que desenvolveu cálculos complexos sobre explosivos nucleares. Barroso chegou a desvendar as dimensões internas do modelo de uma ogiva nuclear americana, a W-87, conforme publicou o Jornal do Brasil. parece que eles acham que realmente já… Read more »

Bruno Rocha

gerson em 18 set, 2009 às 9:56 ____________Esses são os americanos___________ __Os EUA querem restringir os países do Globo a fazerem pesquisas espaciais. __Querem ser os poucos a ter esse feito __Tentam atrapalhar o desenvolvimento militar dos outros países. __Querem criar “um satélite armado com um “laser” para destruir foguetes com ogivas nucleares”, mas não querem que ninguém faça seu próprio satélite sem uma peçinha americana, só para eles encherem o saco. __Querem tudo só para eles. __Tem coragem de encarar países pobres e já arrasados, mas tem MEDO da China, da Índia e da Rússia. __Adoram criticar ações de… Read more »

Andre de POA

Gerson, ja tinha sugerido aos editores dos 3 blogs editarem uma matéria ou quem sabe entrevista com o Dalton, mas até agora nada. Mas continuo acreditando que renderia uma boa matéria.

Bruno Rocha

CORREÇÃO:

“o que achar, e como agir”.

Sabias palavras!

Mauricio R.

Bater de frente c/ a IAEA nunca foi uma boa postura, daí p/ a votação de uma moção no Conselho de Segurança da ONU é um pulo e depois não sobra espaço p/ dialogo, somente sanções econômicas.

Rodrigo Marques

Gerson, EUA e Russia já testam seu arsenal nuclear em sistemas computacionais, aliás este foi um dos motivos deles proporem acordos proibindo estes testes…( em tem gente que crê até hoje que foi pelo bem da humanidade, meio ambiente, etc…) Na década de 80 a Petrobras e o InPe obtiveram permissões bastante restritas para o uso de supercomputadores comprados junto aos EUA, pois eles temiam que seu uso fosse para experimentos já neste nível. As máquinas eram constantemente auditadas. Hoje em dia eu nao duvido que diversos países, incluindo o Brasil, já possam dominar a construção de uma bomba atômica… Read more »

Andre de POA

Rodrigo, eu me lembro do “super” computador, era um IBM 3090 que de acordo com o pentagono só poderia ser vendido ao Brasil sem um determinado modulo para calculos vetoriais. Quando abandonei a industria de aviônica passei a trabalhar em um banco (salário triplicou) que tinha comprado esse 3090 para host principal e era obrigado por contrato a manter um técnico da IBM dentro do nosso CPD. Tanta frescura e depois, acho que 1997 ou 98 eu vi esse mesmo 3090 sendo vendido a kilo para um ferro velho! Nada como um dia depois do outro.

LBacelar

Jobim anuncia que decisão do F-X2 será no fim deste mês (Da Redação, 16 de Setembro de 2009) Apesar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter declarado na última sexta-feira (11) que a decisão final do F-X2 cabia “ao Presidente da República” e que este não tinha prazo para anunciá-la, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante apresentação hoje para o Congresso, comentou que os senadores precisam ter cautela neste momento, nas avaliações sobre as três propostas dos finalistas do F-X2 e a consequente compra dos aviões de caça porque o contrato só será fechado no fim deste mês… Read more »

Douglas

Engraçado,

A França pode fazer publicamente lobby com deputados brasileiros (isso em país sério dá cadeia); falar com o Presidente frances escolhendo de ante mão o avião sem qualquer garantia escrita das condições, o senhor que preside este país pode,,,, mas falar com o Presidente americano por telefone é coisa do demo… tem que negar por meio de nota oficial…

ôoo governinho de esquerdistas infantis…. enquanto isso Marco Aurelio Garcia, o assessor especial para assuntos aleatórios, fica defendendo Chavez….

COMANDANTE MELK

Senhores, depois de uns dias de ausência dos Blogs(Por motivo de viagem), cá estamos de novo ao vivo e a cores…hehe, e gostaria de brindar os amigos com um interessante editorial do Nelson During do Defesanet sobre o FX2. É interessante notar que desta vez resolveram dar uma “amaciada´´ com o nosso presidente(O Defesanet é oposição de carteirinha em relação ao governo do PT) e colocar de fato os pingos nos “ís´´… Lá vai. De Peão a Rei Nelson During Os acontecimentos dos dias 06 e 07 de Setembro, agora mais claros, podem significar uma das mais bem sucedidas ações… Read more »

Challenger

O Rafale já ganhou,isso é fato; talvez essa lenga-lenga, sejá para conseguir mais coisa da Dassault, se tivessem deixado essa coisa nas mão da FAB, isso seria resolvido com mais seriedade, discrição.

Cada Paìs tem o Governo que merece.

Cristiano GR

É incrível como tem pessoas que adoram o que é americano. Nem os próprios americanos gostam tanto de seus produtos e pôem tanta fé neles como tais pessoasl. Pessoas essas que subjugam os interesses nacionais em defesa dos produtos americanos, como é o caso de alguns intusiastas. Muitos argentinos são assim. Alguns brasileiros, infelizmente, também. Com certeza em maior número que os argentinos. Na época do programa do carro de combate Osório havia pessoas que defendiam que o Brasil deveria comprar cb’s americanos, sendo que o brasileiro era superior em muitas características. Essas preferências que se situam, num campo humano,… Read more »

José

Senhores, os Americanos estão loucos em tentar cancelar o FX2 da FAB.
Eles querem arrumar um modo de prejudicar os Brasileiros, afinal, os EUA não quer ver o Brasil armado.
Senhores, o certo é o Brasil ficar mesmo com o Rafale F-3 e ponto final.
O Presidente Lula deve ser firme e mostrar que ele é quem manda e se ele disse Rafale, então é Rafale e ponto final.
Senhores, além disso, o Rafale F-3 é um bom avião e vai ser muito útil para as Forças Armadas.

José

Senhores, eu seria muito grato se o Presidente Lula adquiri-se na primeira compra 48 Rafales F-3 para a FAB e pelo menos 8 Rafales F-1 para a Marinha.
Senhores, afinal poderiamos equipar 4 esquadrões em pontos estratégicos do país, como 12 em Canoas RS, 12 em Santa Cruz RJ, 12 em Anápolis GO e 12 em Manaus AM. Agora com a reforma que o PORTA-AVIÕES SP está passando, ele poderia operar 8 Rafales F-1 e mais os 12 AF1 A4 para patrulhar o pré-sal.
Senhores, depois poderiamos adquirir mais Rafales e cobrir todo o espaço aéreo Brasileiro.