A Força Aérea Brasileira (FAB), em conjunto com o Exército Brasileiro (EB), realizou (10 e 11 de setembro) o Exercício CARAMURU II, no Campo de Instrução de Formosa, em Goiás, para treinar o disparo real de mísseis IGLA 9K38 (de curto alcance, terra-ar, com lançador de ombro).

O exercício teve por finalidade preparar tropas de artilharia antiaérea no uso real do equipamento.

Participaram duas unidades de artilharia antiaérea: a Companhia de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (CAAD), da FAB, e a 1º Brigada de Artilharia Antiaérea (1º Bda AAAe), do EB.

Nos dois dias, aeromodelos foram usados para simular os alvos inimigos a serem destruídos pelos mísseis. Ao identificar a aproximação inimiga, a equipe de artilharia faz o disparo (veja fotos ao lado).

Hoje (11 de setembro), o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, o Comandante Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente Brigadeiro do Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier, o Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira, o Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, o Chefe do Estado-Maior do Comando Geral de Operações Aéreas, Major Brigadeiro do Ar Flavio dos Santos Chaves, o Chefe do Centro de Operações Terrestres (COTAR), Brigadeiro de Infantaria Nielson Campos de Souza, e o General de Divisão Archias, Vice Chefe do Departamento Geral do Pessoal do Exército, estiveram no Campo de Instrução de Formosa para acompanhar os lançamentos.

Fonte: CECOMSAER

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fernando

quando vejo uma coisa dessa, falando de defesa aerea com um foguete portatil, isso me da ate tristeza… o que vao defender com isso…tenha paciencia..

fernando

tem mais generais e oficiais do que equipamentos rsrsrs…

Tiago Jeronimo

É uma vergonha a defesa área do Brasil ser feita com Iglas…

CorsarioDF

Eles foram usados, pois está terminando sua vida útil.
Realmente é vergonhoso a Defesa Aérea Brasileira.

Sds.

Andre de POA

os iglas tem a sua função sim.. as forças aereas não dispoe apenas de caças modernissimos com misseis alem do alcançe. Tem cargueiros, helicopteros e outras aeronaves de portes variados e bastante vulneraveis ao IGLA. Vide Afganistaão que derrubaram um chinook carregado de mariners com um simples RPG muito mais tosco do que o IGLA. Melhor ter do que não ter, nossos aeroportos e bases podem ser destruidos mas quando os inimigos vierem cheios de empáfia, os iglas escondidos nos escombros com todos os seus defeitos faram um belo estrago. Como tem gente que malha sem saber. Podemos não ter… Read more »