As aeronaves E-99M e R-99 garantem a coordenação e comunicação eficientes entre todos os envolvidos nas Missões Aéreas Compostas

O Exercício Conjunto Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024 destaca a importância das missões de Controle e Alarme em Voo (CAV) e de Posto de Comunicação no Ar (PCOM-AR) desempenhadas, respectivamente, pelas aeronaves E-99M e R-99. Tais missões são essenciais para a garantia das comunicações e para o controle e o monitoramento do espaço aéreo, além de fornecerem uma resposta rápida e eficaz diante de ameaças inimigas.

Funções do E-99M e R-99 no Exercício

Durante a CRUZEX 2024, as aeronaves E-99M têm a responsabilidade de realizar ações de Controle e Alarme em Voo (CAV), que são fundamentais para o apoio às Missões Aéreas Compostas (COMAO). O E-99M, equipado com o moderno radar aeroembarcado ERIEYE, possui a capacidade de detectar aeronaves a grandes distâncias, incluindo aquelas que voam a baixa altura, conseguindo diferenciá-las entre aviões amigos e inimigos. Essa habilidade permite uma vigilância estratégica do espaço aéreo e o controle das aeronaves amigas operando no cenário, ação complementada pela rede de radares terrestres da Força Aérea Brasileira (FAB), que garante a cobertura e o monitoramento contínuos mesmo em áreas onde os radares terrestres não conseguem alcançar.

A flexibilidade de posicionamento do E-99M, junto à sua capacidade de detecção de tráfegos a baixa altitude, torna-o indispensável para cobrir as áreas de interesse do Exercício, especialmente em regiões remotas, montanhosas ou sem cobertura de radares fixos. Isso permite o controle das aeronaves envolvidas na operação, independentemente da estrutura de comando e controle existente em solo.

 

 

Por sua vez, a aeronave R-99 atua na CRUZEX como Posto de Comunicação no Ar (PCOM-AR), desempenhando uma missão essencial para a comunicação entre as aeronaves voando na área de combate e os órgãos de controle em solo.

O Comandante do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião -, Tenente-Coronel Aviador David Dantas da Silva, explica que as aeronaves E-99 e R-99 realizam monitoramento e reconhecimento avançado, oferecendo dados em tempo real para coordenação e segurança das operações. “Nossa função na CRUZEX é garantir que todas as aeronaves na área do Exercício tenham comunicação clara e estejam visíveis no radar. Trabalhamos com as equipes de solo para oferecer o treinamento adequado a todos os participantes e assegurar que todos os parâmetros de segurança sejam mantidos”, relata.

Conforme o Chefe do Terceiro Centro de Operações Militares (COPM3), Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Marcio Luiz Melo Bonin, tais missões permitem coordenação e comunicação eficientes entre todos os envolvidos no COMAO, ampliando a capacidade de combate e incursão das aeronaves amigas. “As operações ocorrem em cenários altamente diversificados, com aeronaves operando em altitudes extremamente elevadas e outras em níveis muito baixos, exigindo coordenação e controle rigorosos para garantir a eficácia das missões. Nesse sentido, a aeronave E-99 é uma plataforma com capacidade para realizar missões de Controle e Alarme em Voo e o R-99 atua como Posto de Comunicação no Ar, entre outras funções operacionais”, ressalta.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Rogério Loureiro Dhiério

Esses R99 já são com as versões modernizadas e radar de alcança estendido?

Oportunidade única para treinamento das unidades.

Leandro Costa

E-99.

Rinaldo Nery

Todo mundo comete esse erro, achando que o E-99 e o R-99 são o mesmo avião.

FERNANDO

Sim, mas, explica o que eles fazem?

Rinaldo Nery

Quem explica? A matéria? Sim.

Fernando "Nunão" De Martini

Fernando, sugiro ler a matéria. Se após a leitura ainda tiver alguma dúvida, pergunte aqui.

Luciano

Quando foram incorporados a FAB os dois eram denominados R-99, o hoje E-99 era R-99A, e o R-99 era R-99B.

Rinaldo Nery

Eu sei. Eu fundei o Esquadrão e implantei os aviões na FAB. Mas agora não são mais R-99 A e B. Faz muito tempo.

Rogério Loureiro Dhierio

Larga a mão Rinaldo, me dê um desconto.

Sou idoso já poxa.
Eu lia na época R99A e R99B.
Tô com princípio de Alzheimer será?

Bom.

Enfim.

Más e aí?
Já estão atualizados com radares que agora chegam aos 700km de cobertura?

Outra informação mais antiga hein.
Antes a cobertura era de 450km.

Rinaldo Nery

Enhanced Erieye. Não sei o alcance.

Fabio Araujo

Nos materiais de propaganda ds Saab fala em 450Km!

Santamariense

O Baptista Jr fundou o esquadrão sozinho? O Rinaldo teve grande importância na fundação dessa Unidade…e também foi fundamental na criação do A-29.

Rinaldo Nery

Apagaram meu comentário, não sei por que razão. Mas vou repetir: eu fui um dos 4 oficiais fundadores, em 1999. Na matéria sobre o aniversário do Esquadrão tem fotos minhas lá.

Nota da moderação:
Não há nenhum comentário seu apagado ou bloqueado.
O referido comentáro foi publicado ás 10:52.
Sugerimos olhar com mais atenção.

Rinaldo Nery

Desculpe. Não apareceu aqui. Coisas da informática.

Rommelqe

Meu caro Rinaldo, liga o radar aí meo! Na relidade , em dúvida, liga tanto o R-99 quanto o E-99 rsrsrsrsr Abraços!

Rinaldo Nery

Eu era um dos 4 oficiais fundadores, em 1999. Eu era o S-1. Guardião 03. Não havia nem avião. Procure a matéria sobre o aniversário do Esquadrão. Tem algumas fotos minhas.

Last edited 26 dias atrás by Rinaldo Nery
Rogério Loureiro Dhierio

Sou antigo.
R99A
R99B

Rosi

E-99M , M de modernizado
tem 2 E-99 e 1R-99 implantados na Cruzex
Os R-99 também foram modernizados

Rogério Loureiro Dhierio

Boa.

Fabio Araujo

Esses dois aviões dão uma capacidade inigualável na região. Poucos países latino-americanos vão ter algo similar a esses dois quando muito terão slgo similar há um dos dois.

Rinaldo Nery

Operar com 5 consoles e 7 rádios deve ter facilitado muito o controle dos COMAO. Com 3 consoles e 5 rádios era mais complicado, quando tínhamos que usar dois aviões ao mesmo tempo.

Rafael Costa

Nery, se num futuro a FAB for substituir o E-99M por uma versão AWACS do E-190, o senhor teria uma estimativa de número de consoles? Acredito eu que esta substituição acrescentaria e muito as capacidades atuais do esquadrão Guardião, pois o E-190 possui maior alcance e comprimento, permitindo operar mais consoles/rádios e dando um maior conforto a tripulação, se comparado ao E-99 que é uma versão militar do jato EMB-145.

Saudações a todos.

Rinaldo Nery

Chuto umas 14.

Rosi

Nossa muita coisa , e tão maior assim o E-190?
isso não sacrificaria espaço para combustível e área de descanso?

Rinaldo Nery

Não. O combustível está nas asas e centro da fuselagem.

Rosi

Entendi.. mas 14 é um número adequado ou superestimado?

Penso que os operadores são militares altamente capacitados , e 14 deles pode suprir 2 aviões com 7 console em cada, 2 aviões e cobre aregiões diferentes e aumenta o raio de varredura.

Obrigado!

Last edited 27 dias atrás by Rosi
Rinaldo Nery

Adequado. É quase o número de consoles dum E-3, ou E-7. Há controladores (COAM) suficientes.

Jefferson Henrique

O ideal não seria o E(2)-195?

Coronel Nery, uma dúvida. O senhor como piloto do E-99, qual era sua consciência situacional enquanto pilotava o avião? Digo, o que os operadores nos consoles e nos rádios viam na “picture”, você enxergava em algum dos seus displays no cockpit? Qual era a interação entre os controladores e o piloto da aeronave? Qual era o seu poder de decisão durante a operação?

Rinaldo Nery

Na cabine há um display repetidor do Erieye. Sim, há interação entre o Chefe Controlador (CC-R) e os pilotos. Quem comanda a missão é o CC-R.

Wilson

São aviões incríveis e que realmente podem fazer a diferença no cenário Sul-Americano mas… (podem me xingar e dar deslikes a vontade) ainda acho que a base deveria ter sido o Bombardier Global e não o Embraer EMB-145 (maior alcance e mais tempo no ar).

Rinaldo Nery

Deveria mas não foi. A EMBRAER não tinha nada parecido com o Global à época. Inclusive, ia ser Brasília.

Last edited 27 dias atrás by Rinaldo Nery
Rogério Loureiro Dhierio

Nossa eu tbm lembro disso.
Chegou-se a ser feito um protótipo não foi?

Rinaldo Nery

Não.

BLACKRIVER

Foi uma escolha sensata e assertiva, não tinha um avião melhor na época do que o E145, além de ser produto nacional, já estava consolidado no mercado, tinha tudo, sobressalentes, manutenção, treinamento tudo já implantado afinal o avião voava nos quatro cantos do mundo, foi a escolha certa. Depois desse último upgrade, mais quantos anos de vida útil será que a FAB estima para esses aviões? As questões do futuro vão ser: SAAB vai nos vender só o radar para que possamos fazer nosso AWACS? Vamos comprar o GlobalEye personalizado pra nós? Talvez EMBRAER venha a desenvolver um jato executivo… Read more »

Rinaldo Nery

A SAAB vende somente o radar. Creio que o sistema ERIEYE esteja na casa dos 80 milhões de dólares. O substituto do E-99M será outra plataforma EMBRAER, provavelmente. Mas os E-99M ainda tem mais uns 20 anos de vida útil.

BLACKRIVER

Obrigado,
Sendo assim, “está fácil” e diante dessa expectativa de vida de mais duas décadas para os atuais equipamento, é bem provável que não será o E2 o substituto, uma vez que nos próximos anos a EMB deve lançar novos projetos e provavelmente seja essa a opção, até mesmo por que em mais duas décadas o E2 já vai estar obsoleto.

Diego

Pela lógica sim, mas, a Embraer jamais aceitaria trabalhar no avião de um concorrente, minha única “crítica” a essa plataforma é o fato da FAB não ter colocado a sonda de reabastecido. E no futuro torço para que se use um E-190/195 como AWACS e MPA.

Rafael Costa

Creio que foi uma decisão acertada da FAB optar por uma aeronave nacional e que foi depois vendida salvo engano a 3 países (México, Grécia e Índia), incentivando assim a nossa indústria de defesa. O Bombardier Global pode até possuir maior alcance, entretanto se for da vontade $$ da FAB a Embraer detém aeronaves no portfólio que podem oferecer tais capacidades superiores ao E-99M. E será usado mais um produto nacional que futuramente pode ser um sucesso de vendas, igual o C-390.

Saudações.

Last edited 27 dias atrás by Rafael Costa
Marcelo

Esse problema de alcance não é problema para a FAB,tanto que ela não adicionou a sonda de reabastecimento em vôo na suas aeronaves,isso é sinal que a aeronave atende aos requisitos operacional desejado pelo FAB.

Rinaldo Nery

A instalação do probe permitiria a decolagem de pistas mais curtas.

Dod

Achei que o R-99 fosse exclusivamente um avião para reconhecimento.Muito legal.

Rinaldo Nery

Ambos podem fazer relay de comunicaçoes.

JSilva

Taticamente, qual a chance (em termos percentuais) de um E-99 ser abatido, é possível? Ou atuam bem distantes e protegidos do inimigo?

Rosi

Chances tem , nada é imbatível, até um F35 pode ser detectado e derrubado.
veja o avião Russo A-50 operou avançado , +/-200km próximo da fronteira Ucrânia…. É um alvo de alto valor

https://www.aereo.jor.br/2024/02/23/russia-perde-mais-uma-aeronave-de-alerta-antecipado-a-50m/

Last edited 27 dias atrás by Rosi
Aéreo

É uma boa pergunta. Em tese esses aviões não seriam abatidos, pelo inimigo. Embora na Ucrânia já foram 2 A-50 abatidos. Por SAM e não por AAM, mas o que conta é o resultado final.

Rinaldo Nery

Podem, sim. Por isso a área Watch não deve ficar próxima à linha de contato, e o avião necessita de escolta. Na modernização do E-99 foram instalados RWR, MAWS e chaff/flare dispenser. Os novos mísseis de médio alcance , como o Meteor, deixaram os AWACS muito vulneráveis. Se um bandido atingir certa distância a Mach 1 o AWACS deve iniciar uma safe escape.

Last edited 27 dias atrás by Rinaldo Nery
Rinaldo Nery

Respondi mas ficou preso.

JSilva

Obrigado a todos.
Já tinha lido algo sobre misseis anti-awacs dos russos, mas não sabia se eram efetivos e que mísseis BVR, como o Meteor, eram capazes de alcançar um AWACS.

Luiz Guilherme

Uma pergunta pro Cel. Nery, existem pilotos específicos para o E-99 e para o R-99 ou os pilotos do 2º/6º podem pilotar os dois ?

GFC_RJ

Claro que o Cel. pode confirmar mais detalhadamente.
Mas arrisco a dizer que os perfis de vôo são bem distintos.

Rinaldo Nery

Podem pilotar os dois.

Jefferson Henrique

Vai ter que ser organizado um dia uma call pelo teams ou pelo discord com o Coronel Nery só para perguntas e respostas, se for do interesse do blog e dele, rsrsrs
Uma pena que de antemão já sei que muitos entrariam só pra bagunçar.

Burgos

Bom dia Editores;
Tai a sugestão 👍
Apos a Cruzex convida o Cel R.Nery (Veterano) para uma Live.
To arrumando expediente aí pro Sr. Cel. 😏

Matheus R
Burgos

É isso que eu não entendo do atual Governo.
Anuncia provável contigenciamento para as FFAAS e depois vem com um acordo costurado pra confirmar aquisição dos 36 Gripens entre mais 12/15 de versão mais antiga em troca do fornecimento do C-390 para Força Aérea Sueca. Agora vem a Globo dando “Barrigada” com notícia dizendo que vai ter mais contigenciamento de verbas pra MD/FFAAS.
Confesso !!!👀
Não tô entendo mais nada 🤔
Vou convocar o meu amigo Istivis para checar essa fonte 👍

Fernando "Nunão" De Martini

Burgos,
São todos processos em andamento. É assim mesmo, notícias podem parecer contraditórias mas são processos, negociações variadas e simultâneas.

Se você procurar compreender os fatos como processos e não como algo final a cada vez que vê uma notícia, vai ficar mais fácil compreender a dinâmica dos fatos.

Uma notícia não invalida outra nesse caso (no sentido de uma ser verdadeiro e outra falsa, ou uma ser apurada e outra barrigada), elas descrevem fatos e processos em pleno curso, e ainda sem definição.

Burgos

Pois é 🤷‍♂️
É justamente o que tô comentando, parece que esse atual Governo não tem muita política de transparência com à população e a mídia não especializada parace que também dá um “empurrão” para contribuir com isso.
Mas vamos seguindo em frente e aguardar o desfecho de toda essa negociata. Tomara que dê tudo certo👍

Fernando "Nunão" De Martini

Burgos, Eu não estou politizando a questão (deste ou de outro governo) e nem desejo que a conversa vá por aí. Notícias que conflitam entre si, em todas as mídias (especializadas em determinado assunto ou generalistas) são típicas de processos em andamento, independentemente do governo de plantão. Foi assim nos governos passado e retrasado, é assim no atual e será assim durante os próximos. Estou falando de como entender questões mais complexas de comunicação, e não sobre política ou governos. Há semanas que ocorre uma negociação política para cortes de despesas envolvendo diversos ministérios, para um corte que se estima… Read more »

GRAXAIN

Elemento indisponível para qualquer operação aérea moderna! Será que teremos novos vetores?