lula-assiste-apresentacao-de-mirages-fab-foto-ricardo-stuckert-presidencia-da-republica

O presidente Lula esteve ontem em Goiânia e Anápolis. Na base anapolina, lhe foi concedido o Título de Jaguar Honorário, só dado a pilotos do supersônico Mirage. Presenças de Jobim e Saito.

FONTE: coluna de Gilberto Amaral

FOTO: Ricardo Stuckert – Presidência da República, via A Notícia

Subscribe
Notify of
guest

110 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zero Uno

Sinceramente?

Não acho isso plausível. Se esse título é dado só a pilotos de Mirage por que lhe foi concedido? Se é para “agradar” o Presidente devido ao FX2 devemos nos lembrar que é mais que obrigação do detentor do mais alto cargo da República manter Forçar Armadas equipadas e atualizadas, coisa que nenhum fez até hoje.

Leigo

“…só dado a pilotos do supersônico Mirage…”

Acho que não hehehe.

Alexandre Galante

Se ele der a canetada finalmente no Programa FX da FAB, coisa que o FHC não fez, merecerá o título recebido. Vamos aguardar…

Caipira

Isso aí!Vamos agradar o molusco, quem sabe facilita o FX2 e a vida da FAB!

hehehe

Nunão

Leigo, também acho que não, já que o título leva o qualificativo honorário… Talvez o colunista quisesse dizer que o título de Jaguar só e dado a pilotos do 1ºGDA e, dado o escopo e a necessidade de manter curtas essas notas, faltou explicar melhor para que ocasiões / pessoas se dá o título de Jaguar honorário. Mas, no fim das contas, a mensagem foi passada pelo colunista.

Enfim, buscamos aqui no Blog manter o texto original de notas da imprensa em geral justamente para exercitarmos o olhar crítico sobre o que ela escreve.

Bronco1

Pode parecer pouco, mas o leasing dos Mirage 2000 (feito no governo Lula) tirou o 1° GDA de uma tremenda pindaíba. Durante muito tempo os pilotos não tinha, aeronaves para voar. Conviveram durante um bom tempo com TODOS os Mirage III no chão, sem qualquer condição de vôo. Hoje, pelo menos, temos um vetor capaz de cumprir a missão de interceptação e superioridade aérea como os antigos Mirage já não eram capazes de cumprir. Além disso, como o próprio Galante disse, se a canetada do FX (que entre FX-1 e FX-2 já dira 15 anos) sair no governo Lula, pode… Read more »

José

…….Senhores…… saiu agora pouco!!!!! ..Aéroportos Brasileiros no controle estrangeiro… Estrangeiros poderão adquirir até 100% do controle dos aeroportos que o governo quer transferir à iniciativa privada por meio de concessão, informa reportagem de Larissa Guimarães publicada na edição desta sexta-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). De acordo com a reportagem, a informação foi confirmada pela presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Solange Vieira, que pretende colocar a proposta em consulta pública dentro de aproximadamente 15 dias. Os primeiros aeroportos oferecidos para a iniciativa privada deverão ser Viracopos (Campinas, SP) e Galeão (RJ).… Read more »

Jc

Com relaçao a materia, em respeito a vcs e as normas de educacao do blog, vou engolir os palavroes e chingamentos entalados na garganta.

mauro dias

Parece que o o Lula ,não vai querer fazer o mesmo do sem-noção FHC,
ele não vai passar a bola sem decidir, quer ser lembrado, pois pretende voltar.

Marcelo Tadeu

Sinceramente, Acho que os aeroportos já deviam ter sua concessão há muito tempo entregue para a iniciativa privada. A Infraero só sabe fazer loja, transformando-os em shopping center e acabando com os terraços de observação. Quem vai ao aeroporto ver avião tb consome. Além disso, as taxas hoje cobradas são umas das mais altas do mundo, os pátios e pistas estão com muitos problemas. Quem já taxiou pelo Galeão sabe o que eu falo, só solavanco. O Galeão está sem ILS na cabeceira 15. A Infraero por ser empresa pública tem que se sujeitar à Lei de Licitações e ao… Read more »

Mauricio R.

“…mas o leasing dos Mirage 2000 (feito no governo Lula) tirou o 1° GDA de uma tremenda pindaíba.”

Francamente desnecessários, deveriam ter colocado no lugar o F-5EM.
Economizariam verba.

Qnto á caneta do Lula, a despeito da manifesta e inconveniente preferência, espera-se que acate a avaliação da FAB.

Podia tb “descanetar” alguns trabalhos, que foram outorgados á Embraer e Avibrás, em prol do restante da industria aeroespacial brasileira.

Bronco1

Maurício R, Perdão, mas são aeronaves diferentes com missões diferentes e especialidades diferentes. Os F-5EM não são aeronaves de caça feitos para a interceptação. Nasceram de uma necessidade da USAF de um vetor leve e rápido de ataque ao solo e apoio às forças em terra no Vietnã (versões A/B) e acabou surpreendendo. É leve, submotorizado, subarmado, carrega pouco armamento e tem um alcance limitado. Para a interceptação os Mirage 2000, mesmo defasados tecnologicamente frente aos seus irmãos mais velhos “-5” e “-9”, são plataformas muito mais capazes para a função de interceptação (principalmente as de longo alcance) que o… Read more »

Walfredo

Ao invés de privatizar os aeroportos atuais, deveriam liberar a construção de novos aeroportos pela iniciativa privada. É fácil pegar o patrimônio público e dividir entre os amigos. O que vai melhorar o sistema é a construção de mais aeroportos e não a troca de administração dos já existentes. Sou a favor da concorrência público-privada, como ocorre entre os bancos públicos e privados. Se os aeroportos privados forem realmente melhores que os públicos certamente vão conseguir uma maior clientela. Agora como fica a segurança nacional com estrangeiros controlando nosso espaço aéreo? Algum país já entregou o controle de seus aeroportos… Read more »

Paulo Renato

Em relação aos Mirage 2000, eu preferia os F16, não gosto dos Mirage.

Em relação aos Aeroportos tem a minha aprovação sobre a concessão, o governo não tem condições de mnater adequadamente os Aeroportos.

Pelo visto vamos continuar com os Franceses por muitos anos.

Abs.

Fábio Max

Bem, guardadas as críticas que cada um tenha sobre o modo com que se faz essa cessão/licitação sobre aeroportos, devemos lembrar do CÁOS AÉREO e constatar que o governo busca alternativas para solucioná-lo. Seria muito pior que não fizesse nada. Quanto aos Mirage 2000C, eu gostaria que o Brasil adquirisse esses 12 (são leasing) e mais uns 12 e continuasse a operá-los ainda por algum tempo independentemente do FX-2, basicamente por serem aviões que, apesar de não modernizados com a suite aviônica dos F-5M e A-1M, são aeronaves mais novas e com mais tempo de vida útil. No caso de… Read more »

luciano

É, parece ser prostituição.

Mauricio R.

“Para completar, o F-5 é um “tapa buracos” razoável dentro da realidade brasileira…”

Bronco1,

Para “tapar buraco” em Anápolis, aonde se usou AT-26 Xavante, serviriam mto bem.

Mauricio R.

“…vejam os Panávia Tornado na RAF, os F-4 Phanton da Luftwaffe e os Tornado…”

Em ambas as forças aéreas citadas, o “Eurofighter EF-2000 Typhoon”, entrou em serviço substituindo ambos os vetores, alem dos “F-104S-ASA” italianos e os Mig-29 “Fulcrum A” alemães.

Azul&branco

Deixando de lado a distância moralmente sideral entre os vultos, LULA dá uns traços com o ex-presidente CASTELO BRANCO…não??

Carlos Alberto

Caro Alexandre Galante,

Com certeza ele fará jus no dia da canetada fatal, da arrancada dos RAFALES e o brado retumbante de nossa independência política em SETE DE SETEMBRO DE 2009!!! Um belo dia para se entrar para a história do Brasil!!!!!
Sds.

Francisco AMX

Alguém, em outro post, não lembro quem, comentou que os M2000 não estavam voando… ora, então é montagem esta foto? rsrsrs Pessoal, os M2000 são caças muito capazes, não se iludam não, estes vetores nas mãoes de bem treinados pilotos, mesmo que sem DL, mas conduzidos via rádio pelos R99, e mesmo com seu radar, que é igual ou melhor que o do F-5M, e seus SUper530D podem oferecer uma incomodação séria a um agressor, pela sua velocidade e agilidade em se colocar no cenário real, no TO… coisa que em exercício é meio que esquecida, e tudo combinado… hora… Read more »

Alecsander

O que o presidente Lula fez pelas nossas forças armadas não é brincadeira, quando ele se elegeu pela primeira fez, eu fiquei meio prelcupado, pois pensei que se o objetivo maior era resolver as questões dos graves problemas sociais, ele teria prelcupação com o ministério da defesa. Mais fico feliz em ver que o ele ate agora foi o presidente que mais fez pelas nossas forças armadas desde a governo militar. Com relação a privatização dos aeroportos, não tenha nada contra, desde que seja feito de modo totalmente responsável, como no caso das privatizações de rodovias federais, em que foi… Read more »

Bruno Rocha

Off Topic Se é “tapa buraco” não quero nem sber. Por qui em Belo Horizonte, Aeroporto da Pampulha, so vejo xavante pra la chavante pra ca. Nesse desfexo da novela – FX2 a missão- qualquer coisa será melhor que tudo que nos temos, tudo mesmo. MElhor que os Mirage, F-5, e tau. Vou ser cincero, preferi ter o gripen, gastar dinheiro pra manter um F-18 E/F SH ou SU-35 ou Rafale (com apromessa françesa que eu to com o pé atras). “Mitos acreditam no F-16. Mas eu sou educado e não vou pega o doce maior, vou pegar o que… Read more »

Bruno Rocha

On Topic

O LULA não é o PoP StaR USA Barak Obama, mas é o nosso Rei.
Salve o Lula, mesmo que esse titulo seja meio estranho de ser dado mas…

Tenho medo que com a pressão comercial dos EUA aqui nosso país possa interferir muito na escolha do FX2 que ate agora tava tudo pro lado do Rafale ou Gripen.

Mas como brasileiros entusiastas que somos, tenho CERTEZA que qualquer resultado será um choque e um choque para nós.

Abraços. Tchaus

Paulo Renato

Que o LULA foi o melhor Presidente para as nossas Forças nem se discuti, mas o que me preoculpa é o próximo governo será que vai dar continuiedade aos trabalhos feitos pelo Lula.Espero que a Dilma pré candidata consiga manter esse ritmo de modernização da Armas.

Teremos um futuro promissor e ainda falta o Exerito e a MB.

Vamos ver.

Marcelo Tadeu

Walfredo Vc fez uma pequena confusão! Quando se fala em concessão da administração aeroportuária,está se falando somente da administração do sítio aeroportuário, suas dependências, serviços aos passageiros, obras de ampliação e de manutenção. O controle de tráfego aéreo continua com a FAB . A torre de controle não entra na conta, assim como o serviço de contra-incêndio. É como as concessões rodoviárias, a Polícia Rodoviária continua fazendo a fiscalização, mesmo nas rodovias com serviços concedidos. Muita gente, inclusive a imprensa utiliza o termo “privatização”. Está errado, o certo é concessão, pois, é um serviço público que o Estado concede a… Read more »

Bruno Rocha

Com certesa Paulo. A Dilme sempre me pareceu uma militar disfarçada de politica.

Podemos ver isso no caso do babaovismo dos americanos a nos encherem o sao pra compramos os caças deles. falaram que o Brasil é um país amigo e que merece a anteção para o controle politico e estabilidade da America do Sul.(querendo nossa Amazonia)

Mas…
vamo toece.

Diiiiilmaaaaa (b)\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/(b)

JC

…jesus christ….

Adler Medrado

Socorro! Estão assassinando o português (idioma) aqui.

Walfredo

Oi Marcelo, Continuo acreditando que não é do interesse nacional que estrangeiros saibam exatamente o tamanho do fluxo aéreo no país, quem vem e quem vai, quando chega e quando sai (considerando que não será privatizado o controle aéreo). Não acredito que a iniciativa privada vá prestar melhores serviços. Os correios, o banco do brasil e a petrobrás são bem superiores a seus concorrentes na prestação de serviços. Contudo sou totalmente favorável a concorrência público-privada, ou seja, que não haja monopólio nem público e nem privado, que a iniciativa privada possa construir e gerenciar seus aeroportos. A maior concorrência é… Read more »

Mauricio R.

“…mesmo que sem DL, mas conduzidos via rádio pelos R99…” -O “M-2000” tem um data link, mas este é proprietário e portanto não compatível, c/ o modelo R&S implemnetado na FAB. “…um SUper530D é bem eficiente dentro de seu range, basta o inimigo vacilar que a casa cai! em suma, o M2000 terá sempre mais chances de alcançar o inimigo…” -Basta ao inimigo jamear o radar do “M-2000”, que o “Super 530D” deixa de ser uma ameaça, ou então obrigue ao “M-2000” manobrar e não a voar tal qual caranguejo, que no fim o lock do missíl se vai. -Essas… Read more »

JC

De acordo, Adler, estao matando o portugues com requintes de crueldade. Cada aberração…

JC

“correios, o banco do brasil e a petrobrás são bem superiores a seus concorrentes na prestação de serviços.”

….holy moses….

Nunão

Maurício R, sou da mesma opinião desde a época em que quase foram comprados / alugados Kfir para cobrir o “gap” originado pela baixa dos Mirage III. Tudo bem que, com os percalços da modernização dos bicudos, a disponibilidade da frota ficou abaixo do necessário para o que seria o lógico: equipar o 1ºGDA de maneira provisória com o tipo, às custas provavelmente da dotação dos dois esquadrões do Grupo de Caça. Lembro que naquela época o PAMA-SP ficou abarrotado de F-5 para revisão, em preparação para a modernização pela Embraer, e o pessoal de lá ralou muito pra dar… Read more »

Bruno Rocha

Mais uma vez venho lembrar os cavalheiros de que estou com problemas no teclado. Ele está velho de mais e tenho que pressionar com força, daí as letras repetidas e os acentos, ou melhor, a falta deles.

Francisco AMX

Maurício R. fale uma novidade, analise! O que tu fala qualquer um aqui sabe meu velho, é chover no molhado! Considerar o M2000 tranqueira é muito fácil… A Realidade é bem diferente do que tu pode supor. “Basta ao inimigo jamear o radar do “M-2000″, que o “Super 530D” deixa de ser uma ameaça, ou então obrigue ao “M-2000″ manobrar e não a voar tal qual caranguejo, que no fim o lock do missíl se vai.” Bom, tu fala por cartilha… o problema não seria o Jamear?? e se ele não conseguir? e se ele nem tiver condições disso? O… Read more »

mane

Tá certo, Lula foi um grande presidente para a FAB. Primeiro nomeou o mais incompetente Ministro da Defesa da história (e olha que a concorrência é feroz!), a múmia baiana. Depois mandou o Saito bater continência para sargento no Cindacta, quase destruindo a hierarquia da força.

O GDA e os Jaguares não mereciam isso.

RenanZ

Ai, mas que fio da p….

Nossa, imagino o sorriso AMARELO
com que os pilotos o receberam …..

RenanZ

PS: Peço que vejam essa imagem da condecoração

https://www.defesanet.com.br/yy/brasil/anapolis/13ago09_1.jpg

Atentem à expressão do piloto ao fundo !!!!

JC

Lula eh demais, baita presidente e xavante eh caça de 6a geracao.

Mauricio R.

“Bom, tu fala por cartilha… o problema não seria o Jamear?? e se ele não conseguir? e se ele nem tiver condições disso?
O radar do F-5 não pode ser jameado? ou o de qualquer caça?”

Francisco AMX,

Se eu falo por cartilha(???), sequer isto vc faz.
Na sua pergunta, sequer percebeu que disconsiderou o que é a maior vantasgem do F-5EM, sobre a tranqueira francesa.
Quem deveria analisar e perceber que a novidade passou despercebida, é vc.

Skyrider

Pessoal,

Vamos se informar melhor antes de emitir uma opinião, OK? Controle de aeroportos não significa controle do espaço aéreo, cuja responsabilidade é do DECEA e não da Infraero. Pode-se até ter uma idéia da malha aérea pelo movimento dos aeroportos, mas uma empresa estrangeira teria de controlar TODOS os aeroportos para tanto. Acho isso pouco provável, elas procurarão as operações mais lucrativas. Business is business!

Francisco AMX

Mauricio R. qual novidade amigo? Derby? míssel por radar ativo? F-5M com radar griffo??? Data link que ainda não está operacional ou certificado na doutrina? o amigo é outro que acredita nas façanhas “sobrenaturais” do F-5M? eu não! posso discordar? além do mais não estava nem comparando quem é o melhor e sim que o M2000 nunca foi e nunca será tranqueira de nada! Vejo que com o amigo não há diálogo, és um obtuso quando te contrariam embasadamente, agride sutilmente com ironias, atacas sistematicamente aqueles que criticam embasadamente o que tu “gosta” ou “prefere”, és dono da verdade, nunca… Read more »

Baschera

Estão assassinando o Blog. Cruz, credo…..

Sds.

Alecsander

mane

O GDA e os Jaguares não mereciam isso.

Não foi o presidente que pegou o título de Jaguar honorário para si, foi o prorpio GDA quem deu este titulo para ele. O titulo fala “Presidente “recebe” título de Jaguar honorário”, então porque O GDA e os Jaguares não mereciam isso?

Alexandre

Falam como se só o Lula tivesse feito algo pelas forças armadas. Pelo que sei a reativação da asa fixa na marinha foi na era FHC assim como o São Paulo. Jaguar honorário é o escambau. Deve ter sido “Caninha Jaguar” a fabricante de cachaça pois só disso que esse homem entende. E agora ainda querem entubar a Dilma Roskof. Ai Jesus!!!!

mane

“Não foi o presidente que pegou o título de Jaguar honorário para si, foi o prorpio GDA quem deu este titulo para ele.”

O GDA cumpre ordens.

walfredo

JC O Banco do Brasil acabou de voltar a posição de número um do Brasil. Tenho conta e vários bancos, o mais completo, mais confiável, e que presta melhor serviço é o Banco do Brasil. Os posto de distribuição da petrobrás estão em todos os cantos do país, entre todos os males, ainda podemos confiar mais em sua gasolina do que em outros. Para os mais exigentes tem a podium. É de longe a maior rede de distribuição. Quanto a Petrobrás energia, não existe concorrente, ela é totalmente superior, até mesmo em pesquisa e desenvolvimento. Os correios prestam um serviço… Read more »

ARC

Só para esclarecer, alguém saberia dizer qual a atual situação operacional dos Mirages 2000 na FAB, se já estão todos operacionais com os Magic e Super 530 prontos para uso ?

Fábio Max

De qualquer modo, não sou contrário a compras de ocasião. E se a França tiver intenção em ceder mais um esquadrão de M2000C, penso que o Brasil deve aproveitar. Como se disse aí em cima, são caças antigos, mas com boas capacidades e longe, muito longe de serem considerados sucata! Aliás, É sabido que a F.A.Argentina manifestou interesse em adquirir os Mirage III brasileiros que foram desativados. Assim como o Paquistão também, porque precisam de peças, o que significa que apesar de antigos, eles ainda têm funções para seus antigos MIII. Ou seja, tudo depende da missão que lhes é… Read more »