A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), formou 657 novos sargentos em 23 diferentes especialidades. A formatura ocorreu na última sexta-feira (26/06), com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, de oficiais do Alto Comando da Instituição e do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar José Avelino Ramos, além de outras autoridades civis e militares.

O Curso de Formação de Sargentos (CFS), com duração de dois anos, formou 401 novos profissionais, para as carreiras: Comunicações, Eletricidade e Instrumentos, Estrutura e Pintura, Equipamento de Vôo, Mecânica de Aeronaves, Material Bélico, Suprimento, Guarda e Segurança e Metalurgia. Já o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS), com duração de oito meses, preparou militares para as atividades de eletrônica, administração, enfermagem, sistema de informação, laboratório, música, obras, pavimentação, radiologia e topografia.

“Os primeiros raios de sol deste dia foram ansiosamente esperados por aqueles que se encontram aqui. Neste dia, a Escola de Especialista oferta à Força Aérea mais um seleto grupo de graduados que em breve estarão contribuindo em muito com a nossa instituição”, disse em discurso o Comandante da Aeronáutica, que destacou a emoção do momento para os jovens militares. “No passado, nós também passamos por isso e sabemos o quanto é difícil para a juventude atingir os seus objetivos.”

Militares da Bolívia, da Venezuela e de Guiné Bissau também concluíram o curso de formação
, dentro de um intercâmbio com nações amigas.

A Escola de Especialistas foi criada em 1941, ocupando inicialmente as instalações da extinta Escola de Aviação Naval na Ponta do Galeão, no Rio de Janeiro. Com o crescimento da aviação e a partir da Segunda Guerra Mundial verificou-se a necessidade de ampliar as carreiras profissionais de apoio à atividade aérea, o que leva à Escola Técnica de Aviação em São Paulo, mais tarde transferida (1950) para Guaratinguetá.

Para saber mais sobre a Escola de Especialista de Aeronáutica, o maior complexo de ensino técnico da América Latina, os cursos oferecidos e a rotina dos alunos, veja a página da EEAR na internet.

Fonte: CECOMSAER

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments