Marinha recupera estabilizador vertical do A330 do voo AF 447

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O  Comando  da  Marinha  e  o Comando da Aeronáutica retificam a informação
transmitida  na  noite  de  ontem.  Até o presente momento, efetivamente 16
corpos  foram  resgatados na área de buscas, e não 17 como foi anunciado. A
Fragata  Ventose, da Marinha Francesa, recolheu sete e não oito corpos como
foi informado anteriormente à Coordenação das Buscas.

A  Fragata  Constituição deverá  chegar  às proximidades do Arquipélago de
Fernando  de  Noronha na manhã desta terça-feira, 9 de junho, transportando
todos os 16 corpos já resgatados.

Os  sete  corpos que estavam na Fragata Ventose, da Marinha Francesa, foram
transferidos  para o navio brasileiro, sem comprometer significativamente a
estimativa  de  chegada.  Uma  vez  em  Fernando  de  Noronha, estes corpos
receberão  o  tratamento pericial inicial para serem transportados de avião
até Recife (PE).

As  ações  de  busca e resgate continuam, ininterruptas, e concentradas nos
pontos  onde  foram  localizados  os corpos. Paralelamente a essas ações, a
aeronave  R-99  permanece  realizando  varreduras eletrônicas no intuito de
identificar outros focos de destroços.

As  condições meteorológicas não atrapalham as operações de busca e resgate
neste   momento,   porém,   existem  áreas  de  instabilidade  próximas  ao
Arquipélago de Fernando de Noronha.

Atualmente  a  Operação  conta  com  14  aeronaves, sendo 12 da Força Aérea
Brasileira  e  duas  da França. O Navio-Patrulha Guaíba está substituindo o
Navio-Patrulha  Grajaú,  que retorna para Natal (RN). Dessa forma, os meios
navais  continuam  compostos  por  cinco  navios da Marinha do Brasil e uma
fragata da Marinha da França.

af-447-mergulhadores-e-estabilizador-2

af-447-marinha-02

NOTA do BLOG: Observar que o leme está preso ao estabilizador vertical. Nos EUA, em 2001, um Airbus perdeu o estabilizador em pleno voo, por causa de turbulência.

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Alfredo_Araujo

Coitada da MB…

O combustivel q está no Gastao Moura, q deveria durar até o ano que vem, vai ser gasto todo agora no meio do ano!!

Alguns navios vao ficar docados o resto do ano devido a essa “gastança” toda !!

PC

Como se pode ver pelas fotos, o estabilizador está inteiro – não falta o leme que, de acordo com os experts da imprensa teria ficado “abanando”, saído fora e derrubado a aeronave.
Resta saber como estão os pinos de fixação do estabilizador pois seu estado pode vir a indicar se foi arrancado em vôo ou se em decorrência do impacto.
Já há precedente para esse tipo de coisa no Airbus – a perda do estab. em vôo devido ao uso excessivo do leme (acho que foi um A300).
Enfim…
Sds

PC

Galante,
mas foi sobre o mar, apenas o leme saiu – não me lembro também se a aeronave conseguiu pousar ou não.
Aquele acidente foi em função de alguma espécie de fadiga no material usado no leme – composit.

O outro acidente foi nos US com uma aeronave da American e todo o estabilizador vertical foi arrancado devido ao mau uso do mesmo.
Em verdade, o mau uso foi devido a falha no treinamento da tripulação bem como a uma extrema sensibilidade do sistema – já corrigida, de acordo com a Airbus.
Sds

PC

Galante, Desculpe mas por problemas técnicos havidos entre o teclado e a cadeira, não saiu a primeira parte da mensagem. Segue integralmente: “Galante, A qual acidente vc se refere? Em um, cujo local não me recordo, mas foi sobre o mar, apenas o leme saiu – não me lembro também se a aeronave conseguiu pousar ou não. Aquele acidente foi em função de alguma espécie de fadiga no material usado no leme – composit. O outro acidente foi nos US com uma aeronave da American e todo o estabilizador vertical foi arrancado devido ao mau uso do mesmo. Em verdade,… Read more »

Dunga

Na realidade ninguem pode afirmar nada sobre o evento ate que se tenham as caixas “laranjas” na mão para que se possam por intemedio delas explicar alguma coisa!

Wi

FAB responde a revista Época. ——– Saiu uma matéria na Época’,criticando,injustamente, o controle do espaço aéreo brasileiro. A nossa Força Aérea acertou um míssil certeiro nesta grande mídia, que serve a interesses muitas vezes obscuros. —— Destaque para este paragrafo: “8) É vital para o país tratar o assunto “aviação e segurança” sem emoção e desvinculado de interesses particulares. Não é prudente, portanto, que um eventual debate seja balizado pelo terrorismo informativo, com a simplificação de exemplos, com a manipulação de comparações, com o uso de dados fora de contexto e sob a influência de reivindicações pessoais.” “terrorismo informativo” e… Read more »

gaspar

alguem saberia dizer se o R 99B possui um “pod designador” de ataque ?? parecidos aos adquiridos junto a Israel para os F5BR…

Tailhooker

Notem que o governo francês está “preparando” para jamais encontrar o CVR/FDR. Seja lá quais tenham sido os fatores contribuintes, a Air France e/ou Airbus estarão encrencadas.

Felipe Cps

Franceses não são confiáveis…

Douglas

Achar as caixas não é impossivel.

acharam as do 747 da TWA que caiu em 1996, acharam as do Swissair que caiu perto do Canada (ambos no Atlântico) e as do 747 da SAA que caiu no Índico (se não estou errado) na década de 80.

é so procurar, mas tem que investir em equipamento e pessoal.

Marcelo Tadeu

Douglas, estes acidentes foram perto da costa , não a profundidades que podem alcançar 4.000 m.

O acidente que o Galante mencionou foi com A-300 da American Airlines logo depois dos atentados das Torres Gêmeas, no mesmo ano, não me lembro se Outubro ou Novembro, mas as causas foram fadiga do Estabilizador mais a esteira de turbulencia de um 747 que havia decolado antes. Pessaram até em outro ataque terrorista mas não foi.

sds (direto de Alagoinhas-BA)

Getulio - São Paulo

Em que pese os diversos argumentos das autoridades brasileiras, sobre a competência da França para apurar os fatos, creio que nosso país não pode simplesmente abrir mão de um direito. Primeiro, o fato ocorreu em mar de jurisdição brasileira. Segundo, deve-se apurar a responsabilidade pelo fato do transporte, o avião. Terceiro, há vítimas, pessoas que morreram, quase um quarto delas brasileiras. Assim sendo, com todo respeito as opiniões contrárias, pela lei brasileira, deveria ser aberto um inquérito pelo Distrito Naval competente e as peças deveriam ser recolhidas e periciadas por peritos brasileiros, com apoio francês se necessário. Corre-se o risco… Read more »

Getulio - São Paulo

Em tempo: a competência aqui é da Justiça Federal. Um procurador federal deveria ser nomeado para acompanhar as buscas e investigações.

Raimundo

SEM RETORNO ——————— Uma pequena homenagem ——————— De madrugada sobre o Atlântico Uma aeronave desbravava o céu na escuridão Num vôo lotado, mais de duzentas almas Seguiam rumo a um destino que não alcançariam Pois no meio do caminho problemas encontrariam Um acontecimento ainda nebuloso gerou um trágico e repentino fim Para aqueles que partiram do Rio sem saber que era para a eternidade O que teria acontecido: uma pane, uma tormenta, um erro ou todos eles? Por enquanto, ninguém sabe ao certo, Mas o que se espera é que a investigação elucide A tragédia que ceifou centenas de vidas… Read more »

Tailhooker

Getúlio, Entendo sua indignação. É atribuição do Brasil as operações SAR, por ser uma área SAR sob jurisdição do Brasil, segundo acordos internacionais. Por outro lado, temos uma aeronave fabricada na França operada por uma empresa de bandeira francesa. Pelo Anexo 13 da OACI, nesse caso, a autoridade francesa de investigação, no caso o BEA, assume a investigação, podendo a comissão de investigação contar com um representante acreditado brasileiro. Tudo isso em relação à investigação de “safety”, com o único objetivo de descobrir os fatores contribuintes para evitar uma segunda ocorrência da mesma natureza. A investigação do BEA é realizada… Read more »

Billy

O avião sul-africano caiu distantes da costa e uma das caixas pretas foi recuperada em um local tão profundo quanto ao que os franceses estão “acreditando”.

Sérgio

Essas fotos tem que chegar com estardalhaço na mídia internacional, um baita símbolo de competência. Bote c/ a bandeira brasileira e a inscrição “MARINHA DO BRASIL” e infelizmente carregando o preço de um aprendizado.

COMANDANTE MELK

Senhores,

em um momento dificil como este para tantas familias que perderam entes queridos, gostaria de prestar meu reconhecimento pelo profissionalismo e abnegação dos serviços prestados por nossas forças armadas(Marinha/Fab).

Grato.

Jacubão

Não sou especialista no assunto, mas prefiro acreditar na hipótese levantada por um especialista brasileiro, ontem no FANTÁSTICO, de que o A330 mergulhou no oceano devidos as várias panes que ele deve ter sofrido na turbulência. Segundo ele, os 4 minutos em que a aeronave ficou enviando as mensagems instantâneas, foram a queda dos 11000m até o mar, o que explicaria a falta de pedido de socorro. Se ele mergulhou no oceano, certamente a última parte da aeronave a entrar no mar, seria justamente a cauda e ela entraria com menos fôrça na água, pois o impacto da sessão de… Read more »

Baschera

Jacubão, Concordo com você. Tenho um link com a descrição das 27 falhas do AF 447 e postei em outro fórum. Um colega de lá traduziu algumas. Veja abaixo : ____________________________________________________________________ Bom…Baschera…. (resposta do colega RodrigoMF da Alide): Vamos ver o que eu acertei ou errei..Por favor podem ir completando ou corrigindo. 1º Alerta no Limitador do Controle do Leme 2º Alerta no Display Primário do Co-Piloto 3º Alerta no Display Primário do Piloto 4º Alerta de Falha no TCAS( sistema anti-colisão) 5º Alerta de alguma coisa do piloto automático – auto-acelarador 6º Alerta no Display Primário do Co-Piloto 7º… Read more »

Baschera

Ops…. faltou a fonte…..Relatório de multiplas mensagens de anomalias ACARS (Aircraft Communications Adressing and Reporting System) emitidos pelo A-330 Airbus da Air France na noite fatídica……..
Sds.

Jacubão

Será que deu tempo para isso…

Tailhooker

Jacubão,

O estabilizador vertical possui danos na parte inferior do leme. Esta parte do airbus é toda de material compósito, por isso flutua.
Resta saber como se deu essa separação, se foi no impacto com a água ou se se separou da fuselagem antes por forças laterais.

Raimundo

Sem o Traffic allert and Collision Avoidance System (TCAS), mesmo que o vôo tivesse prosseguido, seria muito arriscado entrar no congestionado espaço aéreo europeu para chegar em Paris.

Acho que o National Transportation Safety Board (NTSB) dos Estados Unidos da América poderia ajudar decisivamente na investigação deste acidente aéreo!

PC

Como pode ser visto na foto, o estabilizador ainda tem na sua parte da frente parte do suporte de fixação do mesmo à aeronave. Pode se ver até o local de um dos parafusos de fixação – um círculo claro com um ponto escuro no meio. Arriscaria dizer, embora sem base, que o parafuso ainda se encontra lá. Já a parte traseira do estab., está totalmente rasgada, fazendo supor que a parte traseira do suporte ficou na aeronave. Pode-se supor a partir daí, a ocorrência de fortíssima pressão que superou em muito o envelope estrutural da aeronave; talvez mais forte… Read more »

Billy

O avião sul-africano caiu distantes da costa e uma das caixas pretas foi recuperada em um local tão profundo quanto ao que os franceses estão “acreditando”.

Alfredo_Araujo

Coitada da MB…

O combustivel q está no Gastao Moura, q deveria durar até o ano que vem, vai ser gasto todo agora no meio do ano!!

Alguns navios vao ficar docados o resto do ano devido a essa “gastança” toda !!

PC

Como se pode ver pelas fotos, o estabilizador está inteiro – não falta o leme que, de acordo com os experts da imprensa teria ficado “abanando”, saído fora e derrubado a aeronave.
Resta saber como estão os pinos de fixação do estabilizador pois seu estado pode vir a indicar se foi arrancado em vôo ou se em decorrência do impacto.
Já há precedente para esse tipo de coisa no Airbus – a perda do estab. em vôo devido ao uso excessivo do leme (acho que foi um A300).
Enfim…
Sds

PC

Galante,
mas foi sobre o mar, apenas o leme saiu – não me lembro também se a aeronave conseguiu pousar ou não.
Aquele acidente foi em função de alguma espécie de fadiga no material usado no leme – composit.

O outro acidente foi nos US com uma aeronave da American e todo o estabilizador vertical foi arrancado devido ao mau uso do mesmo.
Em verdade, o mau uso foi devido a falha no treinamento da tripulação bem como a uma extrema sensibilidade do sistema – já corrigida, de acordo com a Airbus.
Sds

PC

Galante, Desculpe mas por problemas técnicos havidos entre o teclado e a cadeira, não saiu a primeira parte da mensagem. Segue integralmente: “Galante, A qual acidente vc se refere? Em um, cujo local não me recordo, mas foi sobre o mar, apenas o leme saiu – não me lembro também se a aeronave conseguiu pousar ou não. Aquele acidente foi em função de alguma espécie de fadiga no material usado no leme – composit. O outro acidente foi nos US com uma aeronave da American e todo o estabilizador vertical foi arrancado devido ao mau uso do mesmo. Em verdade,… Read more »

Dunga

Na realidade ninguem pode afirmar nada sobre o evento ate que se tenham as caixas “laranjas” na mão para que se possam por intemedio delas explicar alguma coisa!

Wi

FAB responde a revista Época. ——– Saiu uma matéria na Época’,criticando,injustamente, o controle do espaço aéreo brasileiro. A nossa Força Aérea acertou um míssil certeiro nesta grande mídia, que serve a interesses muitas vezes obscuros. —— Destaque para este paragrafo: “8) É vital para o país tratar o assunto “aviação e segurança” sem emoção e desvinculado de interesses particulares. Não é prudente, portanto, que um eventual debate seja balizado pelo terrorismo informativo, com a simplificação de exemplos, com a manipulação de comparações, com o uso de dados fora de contexto e sob a influência de reivindicações pessoais.” “terrorismo informativo” e… Read more »

gaspar

alguem saberia dizer se o R 99B possui um “pod designador” de ataque ?? parecidos aos adquiridos junto a Israel para os F5BR…

Tailhooker

Notem que o governo francês está “preparando” para jamais encontrar o CVR/FDR. Seja lá quais tenham sido os fatores contribuintes, a Air France e/ou Airbus estarão encrencadas.

Felipe Cps

Franceses não são confiáveis…

Douglas

Achar as caixas não é impossivel.

acharam as do 747 da TWA que caiu em 1996, acharam as do Swissair que caiu perto do Canada (ambos no Atlântico) e as do 747 da SAA que caiu no Índico (se não estou errado) na década de 80.

é so procurar, mas tem que investir em equipamento e pessoal.

Marcelo Tadeu

Douglas, estes acidentes foram perto da costa , não a profundidades que podem alcançar 4.000 m.

O acidente que o Galante mencionou foi com A-300 da American Airlines logo depois dos atentados das Torres Gêmeas, no mesmo ano, não me lembro se Outubro ou Novembro, mas as causas foram fadiga do Estabilizador mais a esteira de turbulencia de um 747 que havia decolado antes. Pessaram até em outro ataque terrorista mas não foi.

sds (direto de Alagoinhas-BA)

Getulio - São Paulo

Em que pese os diversos argumentos das autoridades brasileiras, sobre a competência da França para apurar os fatos, creio que nosso país não pode simplesmente abrir mão de um direito. Primeiro, o fato ocorreu em mar de jurisdição brasileira. Segundo, deve-se apurar a responsabilidade pelo fato do transporte, o avião. Terceiro, há vítimas, pessoas que morreram, quase um quarto delas brasileiras. Assim sendo, com todo respeito as opiniões contrárias, pela lei brasileira, deveria ser aberto um inquérito pelo Distrito Naval competente e as peças deveriam ser recolhidas e periciadas por peritos brasileiros, com apoio francês se necessário. Corre-se o risco… Read more »

Getulio - São Paulo

Em tempo: a competência aqui é da Justiça Federal. Um procurador federal deveria ser nomeado para acompanhar as buscas e investigações.

Raimundo

SEM RETORNO ——————— Uma pequena homenagem ——————— De madrugada sobre o Atlântico Uma aeronave desbravava o céu na escuridão Num vôo lotado, mais de duzentas almas Seguiam rumo a um destino que não alcançariam Pois no meio do caminho problemas encontrariam Um acontecimento ainda nebuloso gerou um trágico e repentino fim Para aqueles que partiram do Rio sem saber que era para a eternidade O que teria acontecido: uma pane, uma tormenta, um erro ou todos eles? Por enquanto, ninguém sabe ao certo, Mas o que se espera é que a investigação elucide A tragédia que ceifou centenas de vidas… Read more »

Tailhooker

Getúlio, Entendo sua indignação. É atribuição do Brasil as operações SAR, por ser uma área SAR sob jurisdição do Brasil, segundo acordos internacionais. Por outro lado, temos uma aeronave fabricada na França operada por uma empresa de bandeira francesa. Pelo Anexo 13 da OACI, nesse caso, a autoridade francesa de investigação, no caso o BEA, assume a investigação, podendo a comissão de investigação contar com um representante acreditado brasileiro. Tudo isso em relação à investigação de “safety”, com o único objetivo de descobrir os fatores contribuintes para evitar uma segunda ocorrência da mesma natureza. A investigação do BEA é realizada… Read more »

Sérgio

Essas fotos tem que chegar com estardalhaço na mídia internacional, um baita símbolo de competência. Bote c/ a bandeira brasileira e a inscrição “MARINHA DO BRASIL” e infelizmente carregando o preço de um aprendizado.

COMANDANTE MELK

Senhores,

em um momento dificil como este para tantas familias que perderam entes queridos, gostaria de prestar meu reconhecimento pelo profissionalismo e abnegação dos serviços prestados por nossas forças armadas(Marinha/Fab).

Grato.

Jacubão

Não sou especialista no assunto, mas prefiro acreditar na hipótese levantada por um especialista brasileiro, ontem no FANTÁSTICO, de que o A330 mergulhou no oceano devidos as várias panes que ele deve ter sofrido na turbulência. Segundo ele, os 4 minutos em que a aeronave ficou enviando as mensagems instantâneas, foram a queda dos 11000m até o mar, o que explicaria a falta de pedido de socorro. Se ele mergulhou no oceano, certamente a última parte da aeronave a entrar no mar, seria justamente a cauda e ela entraria com menos fôrça na água, pois o impacto da sessão de… Read more »

Baschera

Jacubão, Concordo com você. Tenho um link com a descrição das 27 falhas do AF 447 e postei em outro fórum. Um colega de lá traduziu algumas. Veja abaixo : ____________________________________________________________________ Bom…Baschera…. (resposta do colega RodrigoMF da Alide): Vamos ver o que eu acertei ou errei..Por favor podem ir completando ou corrigindo. 1º Alerta no Limitador do Controle do Leme 2º Alerta no Display Primário do Co-Piloto 3º Alerta no Display Primário do Piloto 4º Alerta de Falha no TCAS( sistema anti-colisão) 5º Alerta de alguma coisa do piloto automático – auto-acelarador 6º Alerta no Display Primário do Co-Piloto 7º… Read more »

Baschera

Ops…. faltou a fonte…..Relatório de multiplas mensagens de anomalias ACARS (Aircraft Communications Adressing and Reporting System) emitidos pelo A-330 Airbus da Air France na noite fatídica……..
Sds.

Jacubão

Será que deu tempo para isso…

Tailhooker

Jacubão,

O estabilizador vertical possui danos na parte inferior do leme. Esta parte do airbus é toda de material compósito, por isso flutua.
Resta saber como se deu essa separação, se foi no impacto com a água ou se se separou da fuselagem antes por forças laterais.

Raimundo

Sem o Traffic allert and Collision Avoidance System (TCAS), mesmo que o vôo tivesse prosseguido, seria muito arriscado entrar no congestionado espaço aéreo europeu para chegar em Paris.

Acho que o National Transportation Safety Board (NTSB) dos Estados Unidos da América poderia ajudar decisivamente na investigação deste acidente aéreo!

PC

Como pode ser visto na foto, o estabilizador ainda tem na sua parte da frente parte do suporte de fixação do mesmo à aeronave. Pode se ver até o local de um dos parafusos de fixação – um círculo claro com um ponto escuro no meio. Arriscaria dizer, embora sem base, que o parafuso ainda se encontra lá. Já a parte traseira do estab., está totalmente rasgada, fazendo supor que a parte traseira do suporte ficou na aeronave. Pode-se supor a partir daí, a ocorrência de fortíssima pressão que superou em muito o envelope estrutural da aeronave; talvez mais forte… Read more »