Caças F-15 e F-16 da IAF derrubaram 96 caças MiG-21 e MiG-23 da Força Aérea Síria, sem nenhuma perda sequer.

Subscribe
Notify of
guest

240 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Brujhar

Quais foram as razões para tamanha diferença? Pilotos ou armamentos no estado da arte?

Jacubão

Ainda não vi, mas imagino que é show de bola.

Rodrigo Marques

Nesse conflito, somou-se um vetor + doutrina + treinamento superiores. Não só por este feito, mas por toda a história, a Força aérea de Israel pode ser considerada a melhor do mundo.

Brujhar

Bom fui procurar no pai dos burros da internet wikipedia, não sei se e confiável mais me corrijam se eu estiver errado.

OS Mig-21 e Mig-23 eram bem inferiores aos F-15 e F-16 da IAF.

Clésio Luiz

C³I: Comando, Controle, Comunicações e Inteligência. A IAF tinha tudo isso naquele conflito. Os F-15/16 por si só já são excelentes plataformas, somadas então com um eficiente C³I deu no que deu. O único F-15 que perdeu aviso dos Awacs tomou um AA-8 aphid nas turbinas, mas consta que ele conseguiu pousar. O que ninguém comenta é se ele voltou a voar de novo. Eu estou pra ver uma briguinha que o F-15 tenha se metido sem estar sob o manto de um awacs. Sabendo onde e quado seu inimigo vem ajuda demais a planejar um ataque. A invencibilidade dos… Read more »

Fábio Max

A força aérea de Israel é extremamente bem equipada e muitíssimo bem treinada, basicamente porque a existência do país depende dela. Aliás, a FA israelense é a força armada principal daquele país, a que recebe mais investrimentos, a que nunca é negligenciada.

Israel descobriu cedo que depende dela para sobreviver.

Clausewitz

Fora este resultado, que pode estar meio inflado – veja as noticias da Desert Storm de dez anos atrás e as de agora, a IAF/DF é a melhor que tem, exemplo pra todas e sucessora da Luftwaffe ( sou fá dela) nos primeiros anos da II Guerra.
Agora, também queria ver o F15 mano-a-mano com outra caça. Aliás, já lêmos nos embates com a BVS. Outra coisa que não acredito é que o F16 nunca foi abatido….

“Uma forma de fazer uma mentira ser verdade, é repeti-la várias vezes” Goebbles

Andre

85 cacas derrubados em apenas 2 dias! Foi um passeio.

Francisco AMX

1982… e nós tínhamos Mirages e F-5… passados 26 anos e ainda temos…, e Israel também tem seus F-15 e F-16! estamos “empatados” rsrsrsrs

Galante

Hehehe… o F-15 e o F-16 são como os mocinhos de faroeste, que atiram bem. Todo mundo quer acabar com eles, mas será que se a Força Aérea Síria fosse equipada com MiG-29 e Su-27 o resultado teria sido muito diferente?
Esse foi o primeiro combate ar-ar em grande escala com o uso de AWACS, que deu extrema vantagem para Israel.

Everson

Impressionante!

Perguntas para os senhores que entendem muito mais que eu:

Esse episódio demonstra que levaríamos grande vantagem em situação parecida devido a nossos R99?
Pelo que entendi tbm a Venezuela de hoje em dia poderia estar em situação semelhante a dos Sírios em tal ocasião?Com uma ótima aeronave, mas no momento sem suporte(doutrina, inteligencia, treinamento, apoio de awacs)??
Por fim mais uma pergunta: na opinião pessoal de vcs, o Irã levará um chocolate desses se entrar em conflito(quase certo que vai acontecer nos próximos anos)?

Rodrigo Marques

Everson Pelo andar da carruagem, um ataque de Israel contra as instalações nucleares dos delinquentes governantes iranianos não deve levar anos… Por que Delinquentes? Porque já discursaram várias vezes pregando a destruição do Estado de Israel, a única democracia da região. Sobre a Venezuela, não acredito em nenhum conflito com eles a curto/médio prazo, primeiro porque a princípio não temos nenhuma questão territorial com eles, o governo atual e provavelmente o próximo ( seja com Serra ou com Dilma) tem mais afinidades “ideológicas” com chavez do que o contrário. Finalizando, o conjunto F-5 + R99 + BVR dá conta do… Read more »

Rodrigo Marques

Continuando… rs

O que precisamos então para médio prazo é um vetor mais moderno e por consequência mais confiável que os nossos bravos F5.

Francisco AMX

Everson, vou discordar do Rodrigo. Os SU-30 do Chaves tem um radar que tem desempenho parecido com o do R-99, por isso podem usar um ou 2 para varrerem os céus, e usar outros mais avançados para atacar com os R-73 e R-77 qeu são bem superiores ao Derby, além de poderem levar mais mísseis, 12 contra 4, sendo até 6 BVRs, e com autonomia mito maior, só fica a doutrina e treinamento para conflitar! e não acho que os Venezuelanso são bobos, eu e um amigo da FAB que sabe dos bastidores! não confie tanto neste arranjo, pois quando… Read more »

Wolfpack

Galante, eu acredito que podem entregar SU35 e TYPHOONS para os Sirios, Egipcios e Jordanianos que o resultado seria o mesmo. A IAF destruiria a todos com sua doutrina e treinamento e os confiáveis F15 e F16. Nestes anos eles só fizeram aumentar sua diferença para as FA da região e acredito que eles só precisarão um okay americano para sobrevoar o espaço aéreo Iraquiano para atacar os reatores do Irã. E fariam isso com o maior profissionalismo e já devem estar treinando pra isso.

Rodrigo Marques

Francisco,

Eu frisei “hoje” ali em cima no meu primeiro comentário a respeito porque ainda confio na doutrina e treinamento superiores da FAB. Daqui há alguns anos, a questão pode ficar preocupante. Até lá o FX2 já estará aqui.

E há ainda um monte de outros fatores, como apoio da MB, qual o TO. O cenário precisa ser mais detalhado,né?

Abraços

Marlos Barcelos

A siria hoje tem su-27, mas não sei quantos, seria bem mais equilibrado o combate aéreo

Marlos Barcelos

Israel atacar Irã com mísseis s-400 é um risco muito grande, e em breve os iranianos irão ter esses mísseis.

Aluisio

Já que comentaram sobre um conflito com a Venezuela,e falaram sobre preparação e etc.,vou acrescentar uma coisa,um “offtopic”,mas interessante:
Atualmente 60% dos alimentos consumidos na Venezuela são importados do Brasil. Não adianta nada ter mais mísseis,vetores mais modernos e perder a guerra para uma estratégia usada desde as primeiras guerras… rs. Nem só com armas se faz uma guerra,meus caros… hahaha

Noel

Muito mais impressionante, prá mim, foi o a estratégia, e táticas, utilizada pela IAF na Guerra dos Sei Dias, liquidou as Forças Aéreas árabes no chão mesmo, e estas possuiam vetores da mesma geração dos de Israel, e em quantidades superiores, e em Bases de vários países. Destruir a Força Aérea do inimigo no solo é objetivo primordial de qualquer guerra, não tem essa de dar chance, tem que destruir o vetor e trucidar as equipagens, e mais o que puder, principalmente se o inimigo possuir meios mais capazes, ai tem-se que utilizar todos os recursos, tais como sabotagem, ações… Read more »

Sopa

Nossa é de arrepiar, quando faz o barulhinho, de Lockd´On (é assim mesmo que se escreve?)

kaleu

Olá Francisco AMX, Havia postado anteriormente e não sei se vc chegou a ler, aí vai de novo meu coment sobre esse FANTÁSTICO radar do SU-30MKV … Como sabes o Radar ereye precisa de uma grande plataforma para carrega-lo, no caso da FAB (R-99) o ERJ 145, veja … somente radar e sensores…, não achas no minimo “esquizito” que um radar similar caiba no bico do SU-30 ? Definitivamente, amigo, é preciso ter em mente que “NEM SEMPRE, EQUIPAMENTOS MILITARES FUNCIONAM EXATAMENTE COMO O ANUNCIADO, o radar do SU-30MKV é o NIIP-Tikomirov N-001M-VE – Multi-modo/Pulso Dopler (Alcance médio: 74Km) O… Read more »

kaleu

Caro Rodrigo Marques, Complementando ao amigo Fco AMX, Estas absolutamente certo (minha opinião), a Força Aérea daquela múmia do Chaves não é pareo para a composição F-5M / R-99 … veja alguns importantes avanços do “bicudo” modernizado : Apesar de que os F-5Ms terem inúmeras limitações, sendo as principais alcance e capacidade de armamentos, contam atualmente com uma moderna aviônica da Aeroeletronica, D-link, capacidade BVR, inúmeros sensores, pods de interferência skyshield capacidade de guerra eletrônica (EW), alerta radar RWR, pods de designação lazer e de reconhecimento litening III, Reccelite permitindo coleta de imagens e dados a grandes distâncias e R-99… Read more »

Welington

Não vou nem comentar, rsrs!!!!
O interessante é que o SU-30 pode disparar antes dos F-5 em um combate BVR longo graças ao maior alcance dos seus mísseis, no caso do sU-35 BM ele detecta e trava o R99 e o F-5 a uma distancia similar a que o R-99 travaria o mesmo só que o SU-30 pode atirar e o F-5 não, rsrs, agora imaginemos os SU-30 ou os SU-35 BM apoiados por aeronaves de alerta antecipado…
Palmeiras classificado!!!
Marcos….
Um abraço a todos.

Tiago Jeronimo

Mas como pode o lixo americano vencer as maravilhas russas? Aposto que isso é montagem! O F-15 e o F-16 não prestam!

Viva a URSS!!!!

rs…

Hornet

Wellington,

classificado…e fora o baile!!! Fora o chocolate!!!…hehehe

abração

henrique

e ainda tem gente que prefere os armamentos russos..rsrs…
A FAB acertou em tirar o avião russo no fx 2
o armamento russo sempre foi inferior ao armamento ocidental.

Hornet

desculpem pelo off-topic, mas é uma matéria sobre um assunto que o Wellington e a Vovódka irão gostar: “Primeiro avião de combate russo pós-soviético decola este ano 11 de maio de 2009 • 11h40 • atualizado às 11h40 O primeiro avião de guerra inteiramente novo da Rússia desde a queda da União Soviética fará seu vôo inaugural antes do fim do ano, disse nesta segunda-feira um alto funcionário do governo. “O primeiro-ministro (Vladimir Putin) visitou hoje uma seção da fábrica do avião, onde viu aviões de guerra de quinta geração na etapa final de montagem”, disse a jornalistas o vice-primeiro-ministro… Read more »

Hornet

a mesma notícia saiu no Estadão também:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,primeiro-aviao-de-combate-russo-pos-sovietico-decola-este-ano,368994,0.htm

não seria o caso de o blog colocar em destaque essa matéria? O que acham?

Afinal, é mais uma notícia sobre o Pak-Fa, e o Brasil é citado mais uma vez…enfim…

O que vc acha, Nunão?

abração

kaleu

PPPUUUUUXXXXXXAAAAA hornet !!!

… e essa MARAVILHA Russa “multifuncional e capaz de voar de dia ou à noite, sob qualquer tipo de condições climáticas” nooosssaaaa ! simplesmente DEMAIS !!

SÓ OS RUSSOS MESMO PARA CONSEGUIR TAL FAÇANHA !! … Único no mundo … !

Não é mesmo amigo ???

abraços
Kaleu

kaleu

mmuuuuiiittooo melhor que o F-22 que só voa debaixo de sol quente !!!

kaleu

Welington e Fco AMX,

Só faltava mesmo “escutarmos” esse fato irrefutável … que o radar do SU-30 / 35 tem maior alcance do que AWACS … bem, agora não falta mais, né ???

abraços
Kaleu

mcv

Eu naum consegui entender de onde veio os 11 extra caças descrito no blog(96) e o narrador esta falando em 85 (?) anyways são muitos caças derrubados contra nenhum dos Israelis!!!
muito boa a informação e a materia.Parebens!
sds!

kaleu

mcv,

logo que acabou a matéria pousou o último F-15 que registrou os últimos 11 abates …rsrsrs

kaleu

Hornet

Kaleu,

é que ele vem com guarda-chuva imbutido, pra quando estiver chovendo. Protetor solar, pra dias de sol forte…e farol de milha, para voar de noite…hehehe

Não seja maldoso!…hehehe

abração

kaleu

Welington e Hornet,

Vocês acharam que o Palmeiras deu “Baile e Chocolate”, empatando 1 X 1 e ganhando nos penaltis … e o placar acima o que acham ??

F-15/F16 (USA) 96 X 00 MIGs 21/23 (RUSSIA)… quase empate né ??? rsrsrsrs

abraço aos 2
Kaleu

kaleu

Caças Russos são MUITO BONS … principalmente para os inimigos !

Hornet

Kaleu,

do jeito que anda o Palestra ultimamente, ganhar de meio a zero é goleada…perder de 1 a 0 e se classificar nos penaltis é digno de olé…hehehe

achava que o time não passaria nem da primeira fase. Mas agora que passou, já podem entregar a taça…essa libertadores é nossa (ao menos até o próximo jogo)…

mas vamos deixar o futebol de lado senão o Galante nos enforca depois…hehehe

abração

kaleu

Fizeste boa viagem, Hornet ???

Hornet

Kaleu,

fiz sim…e de quebra ainda consegui voar nos Emb 190 e 195 da empresa Azul.

Nunca tinha voado num avião da Embraer, acredita? Muito bom. Tá aprovado.

valeu!

abração

14 Bis

Hugo Chavez pode ser um sujeito falastrão e inconveniente, más louco ele não é… É incrível como as pessoas viajam na imaginação como a ameaça Chavista, que está se armando, que vai atacar o Brasil e tal…Que coisa estapafurdia! Se não for atacado primeiro, Chavez nunca vai cometer a loucura de lançar um ataque ao Brasil, isto equivaleria a cometer suicídio. As preocupações do Chavez e motivo das suas “compras”, vem do norte em 1º lugar, e em 2º vem do oeste. E são preocupações defensivas e justas, para quem como ele, que já foi seqüestrado por vários dias no… Read more »

14 Bis

Não foi publicado…?? enviando novamente… ………. Hugo Chavez pode ser um sujeito falastrão e inconveniente, más louco ele não é… É incrível como as pessoas viajam na imaginação como a ameaça Chavista, que está se armando, que vai atacar o Brasil e tal…Que coisa estapafurdia! Se não for atacado primeiro, Chavez nunca vai cometer a loucura de lançar um ataque ao Brasil, isto equivaleria a cometer suicídio. As preocupações do Chavez e motivo das suas “compras”, vem do norte em 1º lugar, e em 2º vem do oeste. E são preocupações defensivas e justas, para quem como ele, que já… Read more »

Marco Antonio Lins

Talvez a Força Area de Israel seja a bem mais treinada do mundo,como tambem tecnologicamente muita avançada. Quando eles emcomendão aviões eles fazem mudanças tecnologicas,como o caso do Sufa que é o F-16 que se adaptam suas necessidades no combate.Muitas vezes nos temos bons aviões e pouco treinamento,eles são magnificos em seus planos de treinamento então faz a diferença sobre qualque Força Aerea.

welington

Hornet em 12 mai, 2009 às 23:07 Wellington, classificado…e fora o baile!!! Fora o chocolate!!!…hehehe abração Hornet em 13 mai, 2009 às 0:11 Welington Hornet conhecia esta matéria, mas estou com ocronograma do progama que diz que o PAK FA voara em 2012 desta forma se o mesmo voar antes melhor ainda para o desenvolvimento do progama, kaleu em 13 mai, 2009 às 1:07 Welington e Fco AMX, Só faltava mesmo “escutarmos” esse fato irrefutável … que o radar do SU-30 / 35 tem maior alcance do que AWACS … bem, agora não falta mais, né ??? abraços Kaleu Kaleu… Read more »

Raphael Barros

Os Mig-21 e 23 são inferiores aos F-16A e F-15A que foram empregados por Israel naquele conflito e fora que a logistica de Israel era bem melhor devido as ultimas gerações dos mísseis Python 3, AIM-9 e AIM-7 e fora usando AWACS com radares acima dos 200 km de alcance. Agora e se os Sírios tivessem à mesma logistica que Israel? talvez esse número seria bem menor e se esse número for verdadeiro já que fontes do ocidente não são confiáveis como se trata de fontes do oriente e vice-versa. O Radar do Su-35BM tem 400km no máximo e do… Read more »

Miguel

Embora não se trate de combate aéreo, no conflito entre Israel e o Hizbollah, em 2006, as coisas não foram tão fáceis , na verdade não foram nada fáceis para Israel… “O projeto de vergar a resistência com um longo período de bombardeio maciço, recurso utilizado vitoriosamente no Iraque, em 1991, pelos anglo-estadunidenses, e na Iugoslávia, em 1999, pelos EUA e OTAN, tropeçou na capacidade da milícia do Hizbollah de responder ao tiro grosso israelense com quatro mil de foguetes – que, apesar da mira errática e do fraco poder de destruição, desorganizaram o norte urbano e rural de Israel,… Read more »

gaspar

Israel nao teria coragem de atacar o Ira… alem de tomar uma surra por parte do Ira, A Siria iria contra-atacar do outro lado, e convenhamos, hj em dia a Siria esta muito bem armada, S300, BUK M1 e por ai vai… o Ira deve estar pra rececebr ou ate mesmo ja recebeu os sistemas S300… fora os radares chineses… aproveitando a situacao, o Hezbollah iria mais uma vez lancr ataques contra Israel… iria ser umareacao em cadeia no Oriente Medio… o Proprio rei da Jordania disse durante a visita do PAPA que a REGIAO ira entrar em guerra com… Read more »

MIGUEL

SOBRE O RADAR DO SU-35BM: ________________________________ DESTACADO DO TEXTO ABAIXO, SOBRE O ALCANCE DO RADAR: “Since Irbis-E has enormeous power output, up to 20 kilowatts, it can detect an “standard” target (RCS at 3 square meters) 400 kilometers away. Normally, that figure is given for head-on aspect, in tail-on aspect it drops down to 150 km. Stealth targets (RCS at 0.01 square meters) can be detected at 90 km range.” ________________________________________ Main radar system for the Su-35BM is the Tikhomirov NIIP Irbis-E (N035E). While it’s pointed out that this will be the radar model used on Su-35BM, it’s also probable… Read more »

MIGUEL

AS ARMAS DO SU-35BM: SE ELE TIVER METADE DO QUE TEM AÍ, JÁ ESTÁ BOM DEMAIS… _________________________________ Weapons Novator R-72 (KS-172S-1) or Vympel R-37M (”Arrow”) 400 km range, active and semi-active radar, passive radiation guidance Maximum of five carried. AAM. Vympel R-77 / RVV-AE (”Adder”) 100 km range, active radar guidance Maximum of twelve carried. AAM. Vympel R-27ET[1] (”Alamo”) 110-130 km range, thermal guidance Maximum of four carried. AAM. Vympel R-27EP[1] (”Alamo”) 110-130 km range, passive radiation guidance Maximum of four carried. AAM. Vympel R-27ER[1] (”Alamo”) 110-130 km range, semi-active radar guidance Maximum of eight carried. AAM. Vympel R-73E (”Archer”)30… Read more »

MIGUEL

MAIS UMA, PARA COMPLEMENTAR… ________________________________ “Su-35BM, as an true multirole fighter, will have both air-to-air, air-to-ground, and anti-ship weaponry. Whole current pallete of A2G precision missiles and bombs will be supported on Su-35BM. Regarding air-to-air, the aircraft has an Archer, Alamo, and Adder family capability (R-73, R-27, R-77). Su-35BM will also be able to launch ultra-long range active radar missiles. The type of this weapon shown on the Su-35BM model was Novator KS-172S-1 AAM. The same missile has been presented on the displayed Su-35BM at MAKS 2007 airshow. The KS-172S-1 has an engagement range over 300 kilometers, can be used… Read more »