super-hornet

A coluna de Ricardo Boechat na revista Isto É informou ter tido acesso a um relatório do Comando da Aeronáutica sobre a compra de novos caças da FAB. Segundo a coluna, “o texto abate em solo o supersônico americano F-18 Super Hornet.” Diz ainda que “ouvido a respeito, um brigadeiro confirmou que o francês Rafale e o sueco Gripen estão algumas asas à frente do jato da Boeing na concorrência de US$ 2 bilhões.”

COLABOROU: Rogério Loureiro

Subscribe
Notify of
guest

393 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Excel

Gripen na cabeça !!!!
Não se pode confiar nos franceses.

Claudio

Eu já achava que a disputa final ficaria entre o Gripen NG e o Rafale (Aeronáutica x MD), mas o que eu acho engraçado é sempre quem publica estas informações é a Quanto É, desculpe, Isto É.
Interessante também é o acesso que os joranlistas têm a um relatório que a princípio seria confidencial.

Francisco AMX

Não vou por estas revistas, mas o “tiro mortal” o SH já levou, desde que foi incluso no short-list… pois se colocou um caça já com o peso da idade, contra 2 modernos vetores, um bem mais sofisticado e promissor, por razõe obvias, será o único vetor de uma das 3 nações mundiais, (superpotências), que é totalmente independente! a França! só não vê quem não quer! ou alguém acredita que a França irá abrir mão de uma história desta? e não por a frente um caça como o Rafale?! não está em jogo apenas o caça e sim uma doutrina… Read more »

Henrique Sousa

Tudo como dantes no quartel de Abrantes.

Zero de novidades…. 🙁

Fábio Max

Pura especulação…

Francisco AMX

Claudio, pode ser e pode não ser, o fato é que existem “descontentes” dentro do MD e FAB, que outrora foram relegados a “planos” não desejados… e estes acabam por abrir o bico… se são verdade ou não…cabe a nós discutirmos…e creditá-los ou não!

abraço

General

Se esta informação for verdade pra mim o Hornet já era

Fico com o Gripen

E mais uma coisa. Alguém tem novidades sobre a suposta compra parcial ou total da SAAB pela Embraer?

Marlos Barcelos

O f-18 era um caça muito ultrapassado em comparação ao gripen e rafale, prefiro o rafale por ter 2 motores, mas o gripen é um caça fantástico também, só não gostava do f-18, apesar de também ser um grande caça, mas nada comparado ao gripen e rafale.

Marlos Barcelos

Eu acredito em boechat, é um grande jornalista e até hoje, nunca o vi errar em suas informações.

Zero Uno

General

Ainda não existe compra total ou parcial. Apenas uma Divisão da SAAB que opera nos EUA será a responsável pela comercialiação de peças de todas as aeronaves civis que a EMBRAER fabrica. Aliás, este assunto está postado no Blog. É só vc ir lá e confirir ok?

Abraços.

Virtualxi

Você tem 03 produtos sendo um francês, um sueco e o outro americano, e, na atual conjuntura política em que vivemos, levando-se em consideração notícias já divulgadas na mídia sobre acordos Brasil – França e, sobre um possível acordo SAAB – Embraer, alguém que alguns chamam de super jornalista, e eu pessoalmente chamo de aproveitador, nos diz que é quase certo que o produto americano não seja o escolhido. Pior é usar a FAB na notícia, aproveitando para desmoralizá-la ainda mais perante o povo brasileiro, dando a entender que ninguém seja capaz de manter uma notícia de porte estratégico em… Read more »

Rodrigo Marques

Entre estes três eu prefiro o Rafale e já coloquei isto aqui várias vezes, pois seria a natural extensão dos acordos que fizemos para a aquisição e cosntrução de subs…

Sobre a notícia, eu só acredito quando a mesma for oficial. Simples assim. Sem desmerecer o Boechat.

Francisco AMX

Virtualxi, o Boechat pode ser um aproveitador, mas na FAB não pode ter um “descontente” que dê com as línguas nos dentes? gosto da maneira com que o Boechat dá notícia, mas as vezes ele estrapola, por não conhecer o assunto e dá suas opiniões pessoais sobre temas polêmicos, o que, naturalmente o expõe… vamos esperar para ver… tomara que seja infunddo mesmo, pois a FAB já anda mal e não precisa ser taxada de “jacaré”, mas pode acontecer!

Pedro Rocha

Olá senhores! Nossa que jornalismo idôneo e comprometido com a verdade! O colunista se não me engano era especialista em colunas sociais onde a fofoca e o ouvi dizer são as regras! Mas uma vez o Brigadeiro chefe da secretaria de comunicação da FAB terá que publicar um desmentido! Por causa de noticias como essas que eu sou um defensor de uma lei de imprensa! O colunista tem a obrigação de identificar a fonte da informação! Se eu fosse um executivo da Boeing processaria a mídia por tentativa de extorsão! Pois a revista está sugerindo que no alto comando da… Read more »

gaspar

vai ser o Rafale na cabeca…
a Aeronautica ja disse que ira escolher o mesmo vetor que a FAB…
o sueco nao tem versao naval, o frances tem…

uma pergunta leiga, o Grippen NG tem versao biplace ??

Wilson Johann

É um bom avião, mas já algo ultrapassado em relação aos outros dois concorrentes. Já vai tarde. Aposto no Rafale, mas se não der, que venha então o Grippen.

É isso. Simples!

Abraços!!

Felipe Cps

Galera, já tinha comentado ontem, mas vai de novo: Esse fds tive a sorte de conversar com um ex-piloto da FAB de alta patente, que me adiantou que no que a decisão depender da FAB vai dar Gripen NG. Confio nas fontes dele, até porque o mesmo, para meu grande descontentamento (rsrs), lastimava a desclassificação do avião russo da short-list, desclassificação esta que, segundo o mesmo, se deu por que os russos realmente ofereceram à FAB apenas compra de prateleira… Não teve conspiração gringa nenhuma, os russo simplesmente não deram a devida atenção ao pedido brasileiro. Segundo ele ainda, já… Read more »

Hornet

Eu também torço pelo Rafale e também não quero desmerecer o Boechat que não é exatamente um jornalista picareta (como a maioria), mas tendo em vista as últimas notícias envolvendo o FX-2, devo crer que se trata de mais um boato. Nos últimos tempos já foi noticiado (do que eu me lembro de cabeça): Rafale fora do “FX” da India — dias depois, a notícia foi dementida pelo governo da India; Rafale é o vencedor do FX2 – dias depois a notícia foi desmentida pela própria FAB; SU-35 está de volta ao FX2 – e sabemos que ele não voltou… Read more »

Brujhar

Vamos lá,

Primeiro obrigado ao blog pelo excelente papel de parede.

Pedro Rocha concordo com o seu pensamento sobre a lei de imprensa.

Gaspar, a aeronáutica e a FAB são a mesma entidade, acredito que você quis dizer a marinha ou MB.

Abraço a todos.

Felipe Cps

Rárárá, boa Hornet, rsrsrs…

Mas eu tenho motivos pessoais pra acreditar no meu “passarinho”, rsrsrs…

Abraço.

gaspar

Brujhar,

pensei na Marinha mas saiu Aeronautica… vai entender…
preciso tomar um expresso…
obrigado por me corrigir…

Hornet

amigo Felipe Cps,

eu escrevi meu post sem ter lido o seu (acho que enquanto eu estava escrevendo vc também estava)…

Mas de todo modo, não acredito em passarinho, não…hehehe

Até porque eles só dão informações erradas, vai por mim. O passarinho do Manfred, no ano passado, garantia de pé-junto que o FX2 seria adiado por causa da crise…mas o FX2 tem contramedidas contra ataques de passarinhos…kkkkkkkkkkk

esses passarinhos são muito mal-informados, este é que é o problema….hehehe

abração

gaspar

o que os EUA poderiam barrar de transferencia caso o Grippen venca ???
muitos sistemas, componentes que o Gripen utiliza sao de origem americana, e os americamos podem barrar a transferencia/venda de qq produto “made in USA”

no Rafale, acho que no maximo deve ter um algum sistema israelense, o resto eh tudo frances…

Pedro Rocha

Olá senhores! Senhores cabe a FAB no FX 2 avaliação técnica, que terá um peso muito importante, mas alerto que nessa concorrência as contrapartidas é que decidiram o processo! A Aeronáutica pode colocar o F/A-18 em ultimo e o Ministério da Defesa em primeiro! Os senhores sabem muito bem qual dos dois que irá bater o martelo! Importante mesmo é que sinto que realmente vamos concretizar essa compra de 36 caças! Quanto ao futuro, sinceramente muita coisa vai acontecer… Vejo inclusive que os derrotados aprenderam com suas falhas e teremos um horizonte bem mais concreto a partir do FX 2!

Hornet

Amigo Pedro Rocha, seu comentário foi providencial. E é bem isso mesmo. e pegando o gancho no seu comentário…. Vamos supor que o Super Hornet, na avaliação da FAB, esteja em terceiro (último, no caso), mas que tenha cumprido com os requisitos técnicos todos da FAB (apenas não tão bem como o Rafale e o Gripen). Pois bem, ele não seria o melhor (tecnicamente falando), mas cumpre os requisitos todos. A FAB passa essa informação ao MD, que é quem fecha o contrato. Na negociação com os demais países concorrentes, os EUA apresentam um pacote irrecusável de off-sets…e pronto. O… Read more »

Zeke A6M

Lá no sitio onde nasci, quando os passarinhos começavam a piar, é por que os gaviões estavam planando, prontos, para mergulharem atrás da caça.

Abraços, a todos.

Paulo Renato

Queria saber se notica que saiu sobre a compra da Saab ela Embraer foi desmentida ??? Pelo que sei não… Não acho que o Boechat seja um jornalista picareta e acho normal que o SH esteja em último na escolha no FX2. Todos sabem muito bem que os Americanos não passam tecnologia a ninguém, isso é fato, então tem fundamento a noticia do jornalista. Em relação aos outros concorrentes acho que o Gripen Ng leva esse FX2, pelo fato que bem economico e tem um custo benificio bem mas atraente. Os Franceses já está praticamente fechados no Fx Naval, então… Read more »

hms tireless

Se a notícia proceder e a FAB adquirir o “Rafaele”, será uma lástima. Vamos deixar de comprar um excelente avião para adquirir um avião complexo, caro, que ninguém quer e que perde concorrências para aviões teoricamente de geração inferior tal como ocorreu nas concorrências da Coréia e de Cingapura. Para piorar, o “rafaele” precisou de tres gerações para atingir a maturidade e só terá em 2012 aquilo que o Super Hornet já oferece hoje.

André Castro

Sobre o Boechat ele já teve envolvido em alguns escandalos politicos mais todas as denuncias dele foram verdade algumas abalaram Brasilia . ” Ao participar de reportagens na guerra pelo controle das companhias telefônicas no Brasil, Boechat teve sua reputação atacada em reportagem publicada na revista Veja em junho de 2001. O colunista Ricardo Boechat foi demitido, após trinta anos de trabalho no jornal O Globo. A revista publicou trecho de um grampo telefônico, em que Boechat estaria revelando ao jornalista Paulo Marinho o conteúdo das matérias que seriam publicadas pelo jornal. Marinho trabalhava para Nelson Tanure, principal acionista do… Read more »

Marlos Barcelos

hms tireless ninguém quer o Rafale? de onde vc tirou isso?O Rafale é tido como o principal caça europeu, as concorrência que ele participou foram poucas, notadamente países pequenos que taçvez gastar 70 milhões de euros em um caça seja dinheiro demais. A Líbia irá comprar Rafales, lá não tem concorrência. O Rafale disputa o Brasil e a India, e está quase certo a venda de Rafales para p kwait, agora quem quer adquirir os f-18? que eu saiba somente os Eua com pouco mais de 30 e a austrália com 20, depois a produção dos f-18 é encerrada, já… Read more »

JMRC

Tomara que a notícia seja verdadeira. Esse F 18 é indiscutivelmente o pior concorrente!!!

Dalton

Marlos,

só uma pequena correçao: os 30 F18 SH a serem adquiridos pelos EUA fazem parte do ano fiscal de 2010, mais serao construidos, sem falar em 90 F18G, que basicamente é o mesmo aviao só que usado para guerra eletronica.

abraços

Marlos Barcelos

Excel

pq não pudemos confiar nos franceses? o Brasil teve e tem caças franceses e nunca houve problemas.O Mirage III era francês, Mirage 2.000 é francês, temos 12 deles,que problema tivemos?

TAER

Concordo com o colega Marlos Barcelos o rafale “È O CAÇA”! Acredito que tem tudo para vencer o FX2 e ainda vai fazer a alegria de boa parte de nossos pilotos de caça pois irão dispor de um vetor de primeiríssima linha!
Sds.

TAER

Concordo com o colega Marlos Barcelos o rafale “È O CAÇA”! Acredito que tem tudo para vencer o FX2 e ainda vai fazer a alegria de boa parte de nossos pilotos.
Sds.

evandro

Esse comentário(Ricardo Boechat na revista Isto É) é do tipo de quem não conheçe nada de caças. O F18 é a linha de frente da mais poderosa força aérea naval de combate do mundo a US.Navy. Força essa mais poderosa que muitas forças aéreas do mundo por ai, inclusive a força aérea do Brasil. O F 18 É A MELHOR OPÇÃO PARA O BRASIL. E PRONTO!

Excel

Gaspar,

“no Rafale, acho que no maximo deve ter um algum sistema israelense, o resto eh tudo frances…”

E isso não daria na mesma? depender de apenas um apenas um fornecedor?

Felipe Cps

Hornet: o passarinho do Manfred devia ser “quero-quero”, rsrsrs

Alexandre Marlon

As vezes até dá vontade dizer que a FAB e a MB fabriquem biplanos de madeira e lona que poderiam ser feitos em qualquer lugar no BRASIL, pois acabaria com a novela. Mas realmente a seleção dos vetores de caça, muito complexa, e somente vejo um grave perigo nisso e que já foi citado em algum comentário(não lembro se foi nesse blog ou em outro lugar). No final de tudo, a decisão final será política, e nesse caso em nada me surpreenderia se o selecionado fosse o caça russo que até foi eliminado, da concorrência. Colocando por água abaixo todo… Read more »

Tiago Jeronimo

Fora FX-2!
Que venha o FX-3 com o Silent Eagle!!!

rs…

Fred

Caros, Acho que estamos nos empolgando aqui. As notícias trazidas à publico já mudaram de rumo várias vezes… Desde uma “oferta pá-de-cal” da Boeing até a recente “Embraer comprará a Saab”, passando por comentários do próprio Ministro Jobim sobre esse ou aquele caça (lembram do famigerado FX-2.5, quando o Flanker ia voltar?). Se a informação do Felipe Cps estiver correta, então teremos Gripen NG na FAB. Há muito se veicula que o Rafale é o caça preferido do MD (e do Jobim) pelos acordos assinados em outras áreas de defesa como o Submarino. Ora, a FAB já recebeu as propostas,… Read more »

Kruguer

As Vezes, somente as vezes, as informações são “vazadas”… Que tal isso como um recado. Tio Sam, sua proposta ainda está ruim… Torço agora pelo Rafale, depois pelo Gripen e depois pelo Super Hornet. Mas nunca duvidem do poder de fogo do governo americano. Caso eles queiram mesmo o Brasil como aliado, sairão de dobra com os escudos levantados, atirando todos os fasers e torpedos fotonicos nos concorrentes e, de quebra, com o Spok teletransportando na sala do MD e fazendo elo mental com o Nelson Jobim… Desculpem, mas é que acabei de ver Star Trek e não resisti… Mas… Read more »

HGB

Prezados Senhores, Em primeiro lugar gostaria de dar meus parabéns aos administradores deste blog, que é de excelente qualidade e como poucos atualizado quase de hora em hora. No que tange a notícia do SH, como muitos comentários acima acredito que a decisão final será do MD. Mas acredito que se as fontes do jornalista acima mencionado, qualque um dos dois vetores serão bem vindos e nos darão um grande salto tecnológico. Não acredito em veto do EUA a algum componente, pois eles precisam do Brasil como aliado e o veto poderá fazê-los perder mais terreno nessa aliança nos afastando… Read more »

Alecsander

Não vai dar outro… Rafale.

Não sei se vocês se lembram, mas guando teve o projeto FX-1 a concorrencia final ficol entre o F-16 e o Mirage2000, dai as forças armadas perguntaram? Quem ia ajudar o Brasil a modenisar suas forças? Os americanos se recusarão e os franceses asseitaram. Por isso que é de Rafele que a fap vai voar.

http://www.youtube.com/watch?v=uhCInq8aqKA

Marlos Barcelos

evandro só porque é dos Estados Unidos o f-18 é melhor? então se o f-18 é tão bom, porque eles o querem substituir? olha os f-35 que estão custando 226 milhões de dólares cada um, e um f-18 custa 50 milhões de dólares, não seria melhor então comprar 9 f-18 em vez de 2 f-35? a US NAVY não acha, sabe porque? porque os f-18 já não são caças suficientemente bons para competir com os SU-35, mig-29, Thyphoons, Rafales e Gripens, qualquer um desses é superior aos f-18, e hoje só são usados pelos EUA, porque é o jeito, da… Read more »

Marlos Barcelos

Dalton

veremos quanto tempo dura a produção dos f-18. os super f-18 acho que encerra em 2010 ou no máximo 2011, quanto ao f-18g, isso realmente eu não sei.

Excel

Marlos Barcelos, Falo dos franceses pela experiência que a Coréia teve negociando com eles. Um bom exemplo foi a compra de mísseis anti-aéreos (Manpad) franceses pelo exército coreano na década passada, quando os franceses mandaram equipamentos recondicionados em vez dos novos encomendados pela Coréia. Obviamente eles juram que não é verdade mas o exército coreano realizou pesquisa junto aos números de série dos equipamentos e verificou que se tratavam de equipamentos usados. Tem outros problemas na área militar também, mas não me lembro de cabeça agora. Outro exemplo vem do projeto de trem de alta velocidade coreano, o KTX, que… Read more »

Francisco AMX

Evandro, explica pq o SH é o melhor caça pra o Brasil? ele foi o melhor caça embarcado, foi! não é mais! a fila andou! e mesmo assim o caça é para a FAB, que precisa de um avião de superioridade aérea, e para isso precisa de um caçador nato, leve ou com uma relação peso-potência elevada, bi motor, com capacidade de carga razoável, e um bom radar… precisa de um Rafale! um Typhoon ou um SU-35 (este não é minha opção, mas o caça me agrada, já a way-of-business russo…), SH é pesado, ascende menos, manobra menos… é um… Read more »

Francisco AMX

Excel, isso é grave! coloque para nós estas denúncias e matérias! de onde sairam, quem as publicou? inclusive a afirmação da frequëncia que os franceses são noticiados como “safados”…esperamos com ansiedade!

Francisco

eduardo

Olha não sei do caça que vai ganhar, mas digo como já disseram em outros comentarios a nossa lei de imprensa é uma droga e o nosso judiciario tambem. É graças a essa imprensa que em meados dos anos 90 (acho que foi em 97) um casal dono de uma escola infantil em São Paulo teve a vida desgraçada (escaparam de um linchamento por muito pouco) pela Veja e Isto é, isso pra não citar outros nnnnns… casos que envolvem politica e interesse pessoal que tem acontecido recentemente. Em revista de fim de semana eu não acredito não, ponha a… Read more »