Super Tucano, um bom substituto para a família A/T-37

    565
    70

    a-37-dragonfly-1

    A recente confirmação da venda de aeronaves Embraer Super Tucano para a República Dominicana teve, dentre vários objetivos, recuperar a capacidade de combate perdida com a aposentadoria dos A-37 Dragonfly (ocorrida em 2001). Aquela nação do Caribe, assim como diveros países do Terceiro Mundo, receberam diferentes lotes desta versão do famoso treinador T-37.

    No entanto, estes aviões estão chegando ao limite de suas vidas. O Super Tucano é um ótimo substituto para a dupla A/T-37, pois pode executar tanto as missões COIN, como o treinamento avançado. Abaixo uma lista de operadores de aviões A-37/T-37. Alguns estão desativando as aeronaves ou até mesmo já desativaram.

    – Bangladesh, Burma, Camboja, Chile, Equador, Alemanha, Grécia, Guatemala, Honduras, Jordânia, Marrocos, Paquistão, Peru, Tailândia, Turquia, Uruguai e Vietnã.

    Os leitores estão convidados a corrigir, ou mesmo completar, a lista acima.

    super-tucano-1

    70
    Deixe um comentário

    avatar
    70 Comment threads
    0 Thread replies
    0 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    17 Comment authors
    Brasil vende Super Tucanos para a GuatemalaA prática das boas relações do Chile:Evolução: tal pai, tal filho? Parte 2Embraer confirma venda de Super Tucanos para o EquadorA primeira piloto chilena a solar no A-37 Recent comment authors
      Subscribe  
    newest oldest most voted
    Notify of
    Alfredo_Araujo
    Visitante
    Alfredo_Araujo

    Alemanha???
    Interessante!! Dessa eu nao sabia..

    Alfredo_Araujo
    Visitante
    Alfredo_Araujo

    Alemanha???
    Interessante!! Dessa eu nao sabia..

    Wilson Johann
    Visitante
    Wilson Johann

    Certamente que paises com mais recursos devem partir para jatos mais avançados, mas para aqueles cujos orçamentos não permitem o Super Tucano cai como uma luva, e como o cenário de guerra assimétrica dende a se espalhar pelo mundo afora, o Super Tucado é a escolha mais adequada.

    Abraços!!!

    Wilson Johann
    Visitante
    Wilson Johann

    Certamente que paises com mais recursos devem partir para jatos mais avançados, mas para aqueles cujos orçamentos não permitem o Super Tucano cai como uma luva, e como o cenário de guerra assimétrica dende a se espalhar pelo mundo afora, o Super Tucado é a escolha mais adequada.

    Abraços!!!

    Democracia
    Visitante
    Democracia

    Não quero cortar o assunto mas dem uma olhada no site da FAB ele ta meio estranho, sera que é o meu pc ?, ou são os rakers, reparem os botões do menu..

    Viva a República!!!

    Democracia
    Visitante
    Democracia

    Não quero cortar o assunto mas dem uma olhada no site da FAB ele ta meio estranho, sera que é o meu pc ?, ou são os rakers, reparem os botões do menu..

    Viva a República!!!

    Wilson Johann
    Visitante
    Wilson Johann

    Complementando:
    O cenário do que ocorre hoje na Colombia é o melhor exemplo do emprego do Super Tucano, cumprindo tarefas de contra insurgência que dificilmente poderiam ser realizadas com a mesma eficácia por caças a reação (turbojatos).

    Abraços!!!

    Wilson Johann
    Visitante
    Wilson Johann

    Complementando:
    O cenário do que ocorre hoje na Colombia é o melhor exemplo do emprego do Super Tucano, cumprindo tarefas de contra insurgência que dificilmente poderiam ser realizadas com a mesma eficácia por caças a reação (turbojatos).

    Abraços!!!

    Fábio Max
    Visitante

    Chile e Equador já compraram Super-Tucanos e vão descobrir isso, o que pode implicar em novas encomendas.

    Com Colômbia e Equador operando, o Peru pode se convencer também.

    O Uruguai,penso, se optar por aeronave assim, irá de AT63 Pampa, visto que já opera alguns.

    Assim que a República Dominicana começar a operar, muitos países da América Central e Caribe passarão a ter interesse também, como a Guatemala e Honduras.

    E no mercado asiático podem aparecer oportunidades, se bem que Congapura preferiu o Pilatus PC-21.

    Penso que Jordânia, Pàquisto e Turquia são mercados que não aceitam o produto, porque leva aviônica israelense…

    Fábio Max
    Visitante

    Chile e Equador já compraram Super-Tucanos e vão descobrir isso, o que pode implicar em novas encomendas.

    Com Colômbia e Equador operando, o Peru pode se convencer também.

    O Uruguai,penso, se optar por aeronave assim, irá de AT63 Pampa, visto que já opera alguns.

    Assim que a República Dominicana começar a operar, muitos países da América Central e Caribe passarão a ter interesse também, como a Guatemala e Honduras.

    E no mercado asiático podem aparecer oportunidades, se bem que Congapura preferiu o Pilatus PC-21.

    Penso que Jordânia, Pàquisto e Turquia são mercados que não aceitam o produto, porque leva aviônica israelense…

    Fábio Max
    Visitante

    Ah!

    Esses Dragonfly são muito, muito feios!!!

    O Brasil já operou alguns, o que foi feito deles?

    Fábio Max
    Visitante

    Ah!

    Esses Dragonfly são muito, muito feios!!!

    O Brasil já operou alguns, o que foi feito deles?

    Walderson
    Visitante
    Walderson

    Caro Fábio Max,

    se não estou enganado, foram vendidos à Coreia do Sul (seguindo a nova regra de Português). Um abraço a todos.

    Walderson
    Visitante
    Walderson

    Caro Fábio Max,

    se não estou enganado, foram vendidos à Coreia do Sul (seguindo a nova regra de Português). Um abraço a todos.

    jacubão
    Visitante

    Um está no MUSAU, e o restante deve ter virado papel alumínio, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.

    jacubão
    Visitante

    Um está no MUSAU, e o restante deve ter virado papel alumínio, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.

    Corsario-DF
    Visitante
    Corsario-DF

    Excelente vetor até mesmo para nações mais desenvolvidas pois o custo operacional e de aquisição é muito atraente. Não tem concorrente a altura do ST, pois já foi até provado em combate.

    Sds.

    Corsario-DF
    Visitante
    Corsario-DF

    Excelente vetor até mesmo para nações mais desenvolvidas pois o custo operacional e de aquisição é muito atraente. Não tem concorrente a altura do ST, pois já foi até provado em combate.

    Sds.

    Storm
    Visitante

    Isso é animador, A Embraer com certeza já esta de posse desses dados.

    Com certeza ainda vamos ver novas vendas internacionais do Super tucano.

    Vida longa ao Tucanão !!! morte p/ o Dragonfly !!!

    Storm
    Visitante

    Isso é animador, A Embraer com certeza já esta de posse desses dados.

    Com certeza ainda vamos ver novas vendas internacionais do Super tucano.

    Vida longa ao Tucanão !!! morte p/ o Dragonfly !!!

    Fábio Max
    Visitante

    Mauro,

    Acho que você tem razão, é o IA58 Pucará mesmo.

    Fábio Max
    Visitante

    Mauro,

    Acho que você tem razão, é o IA58 Pucará mesmo.

    RL
    Visitante
    RL

    Somando todas as unidades operadas por estes paises, estariamos falando em um mercado de potencial para quantas unidades?

    Alguem saberia fazer este levantamento?

    Abraços.

    RL
    Visitante
    RL

    Somando todas as unidades operadas por estes paises, estariamos falando em um mercado de potencial para quantas unidades?

    Alguem saberia fazer este levantamento?

    Abraços.

    Ulisses
    Visitante
    Ulisses
    Ulisses
    Visitante
    Ulisses
    Ulisses
    Visitante
    Ulisses

    RL,estas informações ainda não é o que você pediu,mas acho que pode ajudar.

    Sds.

    Ulisses
    Visitante
    Ulisses

    RL,estas informações ainda não é o que você pediu,mas acho que pode ajudar.

    Sds.

    Wolfpack
    Visitante
    Wolfpack

    A política na Embraer por muito tempo foi a produção de aeronaves que sempre miravam em operações de baixo custo, foi assim com sua primeira aeronave Bandeirantes, depois veio o Brasília e agora a famosa e até lendária série EMB145 e depois os EMB190… O Super Tucano segue o mesmo caminho de sucesso e de suprir as Forças Aéreas menores com uma excelente aeronave capaz, eficiente, com grau de disponibilidade comprovados que cumpre a missão a que se propõe. Espero que a Embraer continue explorando lacunas no mercado mundial de aviação e apresente novas aeronaves de transporte e treinamento, além… Read more »

    Wolfpack
    Visitante
    Wolfpack

    A política na Embraer por muito tempo foi a produção de aeronaves que sempre miravam em operações de baixo custo, foi assim com sua primeira aeronave Bandeirantes, depois veio o Brasília e agora a famosa e até lendária série EMB145 e depois os EMB190… O Super Tucano segue o mesmo caminho de sucesso e de suprir as Forças Aéreas menores com uma excelente aeronave capaz, eficiente, com grau de disponibilidade comprovados que cumpre a missão a que se propõe. Espero que a Embraer continue explorando lacunas no mercado mundial de aviação e apresente novas aeronaves de transporte e treinamento, além… Read more »

    RL
    Visitante
    RL

    Ulisses, Mauro.

    Obrigado pelas informações.

    Abraços.

    RL
    Visitante
    RL

    Ulisses, Mauro.

    Obrigado pelas informações.

    Abraços.

    Mateus_LB
    Visitante
    Mateus_LB

    O tucano é um ótimo avião,por ser moderno e de baixo custo aperacional,para um turbohélice ele até q é bastante letal,se for preparado ele pode lençar os mísseis derby.lógico q ñ se deve usar ele como intrceptador mais é bom saber q temos essa opção.

    Mateus_LB
    Visitante
    Mateus_LB

    O tucano é um ótimo avião,por ser moderno e de baixo custo aperacional,para um turbohélice ele até q é bastante letal,se for preparado ele pode lençar os mísseis derby.lógico q ñ se deve usar ele como intrceptador mais é bom saber q temos essa opção.

    Abrivio
    Visitante
    Abrivio

    Os T-37 deixaram de operar na FAB em decorrência do fim do acordo militar Brasil-EUA declarado pelo Governo Geisel em decorrência de uma série de fatores. Isso causou uma série de problemas, não havia peças de reposição para as aeronaves, o que inviabilizou seu emprego. É um excelente estudo de caso para as futuras “parcerias” feitas pelo Brasil. Pena não aprendermos com erros anteriores. As aeronaves mais novas tinham apenas dez anos de uso quando vendidas à Coréia do Sul.

    Abrivio
    Visitante
    Abrivio

    Os T-37 deixaram de operar na FAB em decorrência do fim do acordo militar Brasil-EUA declarado pelo Governo Geisel em decorrência de uma série de fatores. Isso causou uma série de problemas, não havia peças de reposição para as aeronaves, o que inviabilizou seu emprego. É um excelente estudo de caso para as futuras “parcerias” feitas pelo Brasil. Pena não aprendermos com erros anteriores. As aeronaves mais novas tinham apenas dez anos de uso quando vendidas à Coréia do Sul.

    Nelson Lima
    Visitante
    Nelson Lima

    O Pucara é um turbohélice excelente, embora desatualizado. Pode atingir 750km/h em vôo de picada.Fico imaginando se nas Malvinas os argentinos tivessem a possibilidade de embarcar o Pucará no 25 de Mayo, e abrir sua linha de produção em esforço de guerra para empregá-los em atques navais de mergulho,como os Stuka fora usados pelos alemães também em ataque anti-naval. A guerra teria sido mais terrível ainda para os ingleses.

    Nelson Lima
    Visitante
    Nelson Lima

    O Pucara é um turbohélice excelente, embora desatualizado. Pode atingir 750km/h em vôo de picada.Fico imaginando se nas Malvinas os argentinos tivessem a possibilidade de embarcar o Pucará no 25 de Mayo, e abrir sua linha de produção em esforço de guerra para empregá-los em atques navais de mergulho,como os Stuka fora usados pelos alemães também em ataque anti-naval. A guerra teria sido mais terrível ainda para os ingleses.

    Abrivio
    Visitante
    Abrivio

    Nas Malvinas, as pesadas baixas dos A4´s (aeronaves a reação, pequenas e ágeis) não recomendariam o uso de Pucarás em ataques anti-navio. Mesmo seu emprego apartir de Port Stanley contra tropas se revelou desastroso.

    Abrivio
    Visitante
    Abrivio

    Nas Malvinas, as pesadas baixas dos A4´s (aeronaves a reação, pequenas e ágeis) não recomendariam o uso de Pucarás em ataques anti-navio. Mesmo seu emprego apartir de Port Stanley contra tropas se revelou desastroso.

    Fábio Max
    Visitante

    Os IA 58 Pucará são aviões para contra insurgência, treinamento e ataque lev. São uma espécie de tucano com dois motores…

    Fábio Max
    Visitante

    Os IA 58 Pucará são aviões para contra insurgência, treinamento e ataque lev. São uma espécie de tucano com dois motores…

    Mauricio R.
    Visitante
    Mauricio R.

    A Turquia fechou c/ os coreanos, o KAI KT-1/KO-1, incluindo transferência de tecnologia.

    Mauricio R.
    Visitante
    Mauricio R.

    A Turquia fechou c/ os coreanos, o KAI KT-1/KO-1, incluindo transferência de tecnologia.

    Vassily Zaitsev
    Visitante
    Vassily Zaitsev

    Poggio,

    Chile – podemos esquecer, pois os A-37 serão substituídos pelo 3º lote de F-16 recentemente adquirido. Mas, mesmo assim, compraram 12, destinados à equipar outro local.

    Equador – Espero que consigam o financiamento externo, pois o BNDS já tratou de cancelar a financiamento dos 24 que o Rafael Corrêa pretendia adquirir.

    abraços.

    Vassily Zaitsev
    Visitante
    Vassily Zaitsev

    Poggio,

    Chile – podemos esquecer, pois os A-37 serão substituídos pelo 3º lote de F-16 recentemente adquirido. Mas, mesmo assim, compraram 12, destinados à equipar outro local.

    Equador – Espero que consigam o financiamento externo, pois o BNDS já tratou de cancelar a financiamento dos 24 que o Rafael Corrêa pretendia adquirir.

    abraços.

    Zero Uno
    Visitante
    Zero Uno

    Olá Pessoal…

    O Poggio tem razão. O filhote do Hugo Chaves, Rafael Corrêa “Chaves”, tratou de arranjar uma maneira de não comprar os nossos Super Tucanos A-29. Más não há no mundo aeronave com um perfil e custo/benefício melhor que os nossos. Pilatus PC 21? Esse não dá nem pro cheiro… Se o Equador quiser guarnecer a sua fronteira com a Colômbia com aeronaves de boa qualidade, vai ter que gastar mais dinheiro…

    Zero Uno
    Visitante
    Zero Uno

    Olá Pessoal…

    O Poggio tem razão. O filhote do Hugo Chaves, Rafael Corrêa “Chaves”, tratou de arranjar uma maneira de não comprar os nossos Super Tucanos A-29. Más não há no mundo aeronave com um perfil e custo/benefício melhor que os nossos. Pilatus PC 21? Esse não dá nem pro cheiro… Se o Equador quiser guarnecer a sua fronteira com a Colômbia com aeronaves de boa qualidade, vai ter que gastar mais dinheiro…

    Zero Uno
    Visitante
    Zero Uno

    Quanto ao Chile…

    Acho que o 3o lote de F16 A/B-MLU que o Chile vai comprar da Holanda serão para substituir o restante dos F5E Tigher III que eles operam em Antofagasta. Afinal, seriam somente 8 F16’s. Eles querem mesmo o A29 para Ataque e Treinamento em substituição aos A37 e seus turboélices Enaer T35 Pilán…

    Zero Uno
    Visitante
    Zero Uno

    Quanto ao Chile…

    Acho que o 3o lote de F16 A/B-MLU que o Chile vai comprar da Holanda serão para substituir o restante dos F5E Tigher III que eles operam em Antofagasta. Afinal, seriam somente 8 F16’s. Eles querem mesmo o A29 para Ataque e Treinamento em substituição aos A37 e seus turboélices Enaer T35 Pilán…