caracal-foto-sirpa-air-via-armee-de-l-airO presidente da França, Nicolas Sarkozy, e sua mulher, Carla Bruni, chegaram ao Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira para participar de uma reunião de cúpula entre União Européia e Brasil, com presença de Luiz Inácio Lula da Silva.

A agenda de Sarkozy inclui contratos para a venda de 50 helicópteros e a quatro submarinos ao Brasil. As duas aquisições pressupõe a transferência de tecnologia entre os dois países e fazem parte de uma parceria estratégica que contará com consultoria francesa ao governo brasileiro para a construção de submarinos de propulsão nuclear até 2020.O pacote dá o passo inicial da Estratégia Nacional de Defesa, plano formulado em conjunto pelo Ministério da Defesa e pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, lançado com estardalhaço na semana passada em solenidade no Palácio do Planalto. A questão da transferência de tecnologia é o mote central dos contratos pré-negociados com o comando das Forças Armadas. Não há divulgação sobre o custo total das compras. Mas a fabricação dos 50 helicópteros EC-725 Cougar ­ que serão montados no Brasil pela parceria Eurocopter-Helibras, representará investimentos de US$ 400 milhões na adaptação da linha de montagem da Helibras, em Minas Gerais.

A jóia da coroa, entretanto, é a negociação entre Brasil e França para a renovação da frota brasileira de caças, dentro do projeto FX2. A comitiva francesa desembarca no Rio centrada no avanço das negociações entre os dois países em torno do contrato.

sarkozy-e-bruni-no-rio-foto-r-andrade-folha-imagem

Na ocasião da visita de dos dias ao Rio de Janeiro, a primeira-dama da França planeja se voltar para assuntos de interesse social. Na sua estadia, Carla pretende visitar um hospital no Centro do Rio que tem um banco de leite materno para recém-nascidos desnutridos. Amanhã, quando completa 41 anos, visitará ainda a favela Pavão-Pavãozinho e assistirá ao desfile da Moda Fusion, associação franco-brasileira exemplo de criatividade das mulheres das favelas. O pai biológico de Carla Bruni, Maurizio Remmert, que mora em São Paulo, deve se encontrar com o casal Sarkozy. Depois da visita oficial, eles planejam ainda passar uma semana de férias no Brasil, até o dia 29 de dezembro com a família de Carla, em local não divulgado.

Fonte: Jornal do Brasil          

Foto de cima: versão Caracal do EC 725, operado pela Força Aérea Francesa –  foto Sirpa air via Armée d l’air

Foto de baixo: R. Andrade – Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edilson

poderia vir o desenvolvimento de um helide ataque neste pacote ai, não?
algo mais em conta que o tiger e que pudesse utilizar o máximo de sistemas em comum com os Caracal, tipo motor, rotores etc.

kaleu

Que Helicóptero…. Rafale…. Submarino… que nada, Messier e Madame Sarkozy querem é passar as férias no Brasil… NO QUE ESTÃO MUITO CERTOS !!

abraços
Kaleu

Wagner_ASW

Bom, se vai ter pacote de equip. franceses eu não sei, mas que a Carla Bruni é linda até de longe é… hhhehehehheheeheeheheheehehe, é D+ para o Messsie Sarkosy… rsrsrsrsrsrsrsrrsr

kaleu

Vejam as palavras do conselheiro diplomático de Sarkosy, Jean não sei do que…

“A Amazônia está desaparecendo, mas, para o governo brasileiro, nós não temos o direito de falar sobre isso. A Amazônia é algo que diz respeito a todos”, afirmou o conselheiro diplomático de Sarkozy, Jean-David Levitte, durante uma entrevista no Palácio do Eliseu, sede da Presidência francesa.”

COMEÇOU MAL HEIMM !!!

Realmente a Amazônia diz respeito da “TODOS”… BRASILEIROS

Aproveita, pega esse Rafale…. e… @%#*&#$ !

Kaleu

Wagner_ASW

É realmente da França a gente só aproveita mesmo a Carla Bruni, kkkkkkkk…

Wagner_ASW

Ela está no estado da “arte”… rsrsrsrsrsrsrs

Carlos Alberto

Lógico, quando o próprio governo brasileiro, mal-intencionadamente e estúpidamente, coloca propagandas na televisão dizendo que o “Brasil, um país de todos”, todos se acham com direito de mandar na Amazônia e no Brasil dos idiotas entreguistas !!!

kaleu

Concordo Wagner, se tem uma coisa BOA na França, sem dúvida é a Carla Bruni…. rsrsrsrs

abraço
Kaleu

Marlos Barcelos

Se nos aliarmos a França do que o Presidente quer, será ótimo para o Brasil, teríamos a mesma importÂncia de Israel para os EUA, poderíamos ter acesso a armas mais modernas, porque sendo um cliente estratégico nada nos seria recusado, assim como os EUA fazem com Israel, mas não com a gente.

Isso poderá prevalecer até construirmos nossa indústria bélica.

kaleu

Marlos, vc colocou muito bem as palavras “teríamos” e “poderíamos”, entretanto os caras mal sairam da França e já se sentem no direito de questionar a Soberania Brasileira sobre o Amazonas…

Junto a isso, ainda tem um vetor CARISSIMO… que não está pronto,… o motor não é lá essas coisas,… Radar uma promessa…, tenha santa paciência com esses Franceses…

abraço
kaleu

Baschera

Se não querem que fale, então CUIDE !!!
Sds.

LeoPaiva

Baschera

Me desculpe colega, sou meio lento, não entendi o que você postou.

Sds.

kaleu

Caro Baschera, por mais bem cuidada que seja o Amazonas (o q não é o caso), todos estes estrangeiros se sentem no direito de colocar sua “pata de gato manso”, nesta que é uma das áreas mais ricas e inexploradas do planeta… não estão preocupados com o desmatamento… querem as riquezas… esse papo de “preocupação ambiental” é pra Inglês ver, amigo, pode acreditar…

abraço
Kaleu

Hornet

Não se procupe com isso, Kaleu. A Amazônia já está ocupada…tem americano, inlgês, suéco, japonês, canadense, italiano, autraliano, francês e acho que tem até brasileiro por lá. E a nossa maior ameaça não são os “batalhões de ocupação dos exércitos inimigos”, mas sim uma coisa chamada “lei de patente”. O que tem de gringo “pesquisando” na Amazônia e patenteando nossa fauna e flora por lá, não está escrito no gibi…hehehe. A questão que vc comentou, da declaração do ministro da França, foi só mais uma…isso acontece todo dia. E de certo modo foi uma tremenda de uma gafe, o cara… Read more »

Hornet

em tempo: um amigo, pesquisador do INPA, disse que o Brasil, a partir deste, começou a regular e fiscalizar muito mais a presença de gringos (ONGs, principalmente) na Amazônia, barrando e controlando a presença de “pesquisadores” não credenciados pelo INPA. Antes era uma festa!!! Festa para os gringos e suas ONGs “suspeitas” (existem ONGs sérias também, que atuam dentro das normas impostas pelo INPA, nem todas são picaretas ou ilegais), é claro. A Amazônia está se tornando uma prioridade de fato para o Brasil. Precisou nós quase perdermos a Amazônia para os gringos, para o país abrir os olhos…mas parece… Read more »

Hornet

a partir deste = a partir deste ano. Faltou a palavra “ano”.

Francisco M. Xavier

A culpa sobre todo e tudo na amazônia é exclusivamente do Brasil e dos brasileiros que permitem isso, dos estrangeiros e dos próprios brasileiros destruidores do bem comum, e dos brasileiros “sindicalistas” que se aproveitam da situação para aparecer, desvirtuar e proteger ongs mal intencionadas (leia-se Chico Mendes e cia)….
Claro que safados vão estar de olho na terra de todos e de ninguém!

Vassily Zaitsev

Hornet,

Até o Gorbatchev falou que a Amazônia não deveria pertencer aos países sul-americanos. Disse que NENHUM tinha capacidade para cuidar do local.

Mas, falem o que quiserem, o que está delimitado pelas fronteiras, ninguém tasca. Pelo menos do lado que fala português………..

Concordo que tirem plantas medicinais, aves, mamíferos, répteis, etc. Só que levam tudo por debaixo do pano, na maior ilegalidade. Isso pq o Estado dificilmente está presente.

Bosco

Exploração ilegal é exploração ilegal, seja feita por estrangeiros ou por brasileiros safados.
Não me anima o fato de estrangeiros não se beneficiarem da exploração ilegal e desregrada da Amazônia, mas a mesma estar servindo para enriquecer estelionatários com nacionalidade brasileira. Pra mim é trocar seis por meia dúzia.
Sou patriota mas nem tanto.

Hornet

Bosco, perfeito. Também penso o mesmo, sou contra a exploração ILEGAL da Amazônia, seja ela feita por japosenes, canadenses, americanos ou brasileiros. Aliás, não sei não, mas acho que os maiores destruidores e saqueadores da Amazônia têm o passaporte brasileiro. Algo me diz isso, pura intuição…mas pelo o que se vê nos jornais, o que tem de madeireiras ilegais, fazendas ilegais, mineradoras ilegais etc. é uma festa. E todas brasileiras…ao menos, os (ir)responsáveis têm o RG e o CIC brasileiros. Enfim… Vassily, pois é, se formos fazer a lista de todo mundo que já botou o “zóião gordo” em cima… Read more »

Almeida

41 anos? Nossa, haja modernizaçao e MLU pra manter um aviao destes no estado da arte hein? 🙂

Desculpe Hornet, desculpe, nao quero te ofender nem sua patroa! 😛

Almeida

Quanto ao comentario do diplomata frances, meus irmaos brasileiros me desculpem mas ele tem sua razao. A gente nao vigia aquilo direito e a cada ano q passa vemos recordes e mais recordes de desmatamento. E qq pais no Mundo tem o direito de abrir a boca sim e dizer: “Ei, brasileiros, tomem conta direito dessa sua floresta pq vcs nao vivem sozinhos no planeta!”. Acho q foi isso o q ele quis dizer e, se foi, ta mais q certo. Tem q fiscalizar as ONGs, nacionais e estrangeiras, entidades religiosas, naçoes indigenas, paises fronteiriços, etc? Tem, claro. Mas temos… Read more »

Bosco

Eu não acho que um Rafale ganha na porrada “mano a mano” de F-22 não, mas gosto dele assim fraquinho mesmo.
Não vejo problema com o equipamento francês não. Pelo contrário!
Também não acredito no tal do “cancelamento ativo” da assinatura radar do Rafale proporcionada pelo Spectra. Lorota pura!
Mas mesmo essas forçadinhas de barra, não tiram o brilho e os méritos do Rafale que, caso ganhe o FX2, vai ser ótimo para o Brasil.
Ichi! Chamei o Marlos pra briga. rs.rs.rs…..

Hornet,
há quanto tempo! Bom te ver de novo!
Um abraço meu caro.

Hornet

Almeida,

minha “patroa”? Que beleza! O Sarkozy já está sabendo disso?…hehehe

Ela completou 41 anos, mas mantêm um corpinho de 40…kkkkk

Bosco,

eu andei navegando um pouco, discutindo uns assuntos profundos (uns trezentos metros de profundidade…hehehe) lá no Naval…mas estamos aí!

abraços aos amigos

kaleu

Hornet,

Tbm ouvi sobre a regulamentação destas mal-fadadas ONGs que atuam na Amazônia, já era tempo, tem que haver muito rigor, porém, não somente com estrangeiros, mas, principalmente com as madeireiras ilegais (e tem muitas)…, porém, o mais irritante é ouvir um estrangeiro questionando a Soberania Brasileira em relação ao território… isso é muito irritante!

O tal conselheiro Frances… hhuuummm ! … sem comentários.

abraço
Kaleu

Baschera

Caro LeoPaiva,
O colega Francisco M. Xavier em 22 dez, 2008 às 18:31 , respondeu por mim !!

Ninguem vem mexer com o que é seu, mas para dizer que é seu, tens que cuidar e zelar. Senão….. há anos dizemos: vamos acabar com o desmatamento da Amazônia e derrubamos ou permitimos que façam fogo em área equivalente à 2,5 milhões de Km2. Imagina se não cuidasemos…. O planeta terra é hermético e fechado. Moramos todos no mesmo barco.
Sds.

Cinquini

Meus amigos, estive com pessoas do EB e eles não são bobos nem nada, eles sabem muito bem quem está na Amazonia, se tem uma coisa que nossas FA tem e funciona muito bem é a “inteligência”. Eu vi a foto de uma aldeia indígina em território brasileiro que só falava a língua indígina (nao lembro qual era) e o inglês, calma, ninguem entrou no Brasil para ensinar ingles para eles, na verdade eles antes estavam na Guiana e agora estão em território brasileiro, mas na minha opinião, já são indígenas aculturados, por isso o EB já tratou de colocar… Read more »

Cinquini

Hornet, eu já ia esquecendo, tenho um amigo que mora na Flórida e a sua sobrinha está em idade escolar, ele disse que a Amazônia está lá em território brasileiro, mas lá cada Estado é uma coisa…

Hornet

Cinquini, acho que os gringos já “desistiram” desta idéia de colocar a Amazônia como “zona internacional” nos mapas escolares. Na época, o Brasil protestou e o governo dos EUA acatou o protesto, pelo o que sei. Isso saiu nos jornais, na época…faz uns 3 ou 4 anos. enfim…. Kaleu, eu também vejo a situação como vc colocou em seu último comentário. Já no caso da declaração do ministro francês, pelo visto o cara deve ter tomado uma dura do chefe, pois nos jornais de TV que cobriram a visita da Carla Bruni, acabei de ver, as notícias enfatizaram e deram… Read more »

kaleu

Hornet,

O Gov. Frances deveria “criar” um novo cargo… O DE CONSELHEIRO DO CONSELHEIRO, pra evitar que esse imbecil fale tantas asneiras colocando em risco inclusive o sucesso da esperada visita do casal Sorkosy…

Forte abraço
Kaleu

Hornet

hehehe…Boa, Kaleu!

abraços

Marlos Barcelos

temos que nos aliar a algum País que possa nos oferecer produtos militares de alta tecnologia e que não tenha capacidade militar de nos invadir, pode ser a França, Alemanha, Rússia ou china, é só escolher, só não pode ser os EUA, que são os mais ávidos para tomar a amazônia.

Marlos Barcelos

eu já vi na tv a cabo um documentário sobre a amazônia dizendo que ela pertencia ao mundo e que o Brasil apenas estaria cuidando dela, pense o que quiserem, mas acho que entendi o recado, faz tempo, foi na discovery channel.

Marlos Barcelos

Torço sinceramente para que esta crise “mundial” arrase com a economia americana e isso afete drasticamente seus orçamentos militares, assim estaremos mais protegidos de um ataque.

kaleu

Caro Marlos, Já pensei como vc, e via nos gringos a maior ameaça contra nossa soberania, hoje penso que o EEUU não tem a minima pretenção de nos agredir, mesmo porque, uma agressão “aberta” ao Brasil, seria por demais custosa aos EUA, nosso território é muito grande e sofreriam muitas perdas com as guerrilhas que se formariam comntra a invasão, nossa população é de quase 200 Milhões de pessoas e teriam que usar todas as suas forças armadas para manter um mínimo de controle sobre nosso território, então dá pra concluir que NÃO É UM BOM NEGÓCIO, pense no custo… Read more »

Bosco

Marlos, não sabia que era intenção dos EUA nos atacarem. Kaleu, a capacidade de projeção de poder americana é tão grande que nosso território poderia ser alvo de “ações punitivas” de cunho estratégico, obrigando-nos a aceitarmos os termos de um cessar fogo. Não haveria um “ocupação” clássica a la Iraque. Muito provavelmente nenhum soldado americana sequer poriam os pés em nosso território. No máximo forças do tipo comando ocupando bases militares e aeroportos. Também os EUA poderiam a partir do mar assumirem o comando de um aeroporto no litoral e daí receberem apoio vindo dos EUA, na forma de caças,… Read more »

kaleu

Caro Bosco,

Concordo contigo, tal ataque estratégico é possível, embora, improvável, pois o custo é alto se comparado com os benefícios, que nestes termos não poderiam ser extendidos a longo prazo, ou seja, sem domínio do território, tais termos em curto espaço de tempo perderiam forças e dariam boas margens para contra-ataques tenebrosos por parte do Brasil. … e, de novo NÃO É UM BOM NEGÓCIO… é o que penso…

Forte abraço
Kaleu

Wolfpack

Que tal um ataque por ICBM diretinho sobre Brasília, seria um sonho não. Pessoal, parem de viajar, por favor. Apesar dos EUA nos tratar como Nação “Café com Leite”, nunca na história deste Mundo (Planeta Terra), ocorrerá qualquer ameaça por parte dos Estados Unidos da América ao território Brasileiro. Nunca, okay. Nós devemos ser os aliados preferenciais sempre dos Estados Unidos da América apesar de Marco Aurélio Garcia, e o Celso Amorin acharem o contrário. O Brasil não fabrica nem pneu sem parte da matéria prima vinda dos Estados Unidos. O Brasil deve se preocupar sim com afrontas como do… Read more »

Bosco

Wolfpack,
estávamos falando sobre hipóteses.
Mas paradigmas caem a todo momento. Depois da queda do Muro de Berlim nada é impossível.
Embora uma intervenção armada americana contra o Brasil seja totalmente improvável de modo algum é absolutamente impossível.
Os estrategistas devem sim criar cenários do improvável para não terem surpresas no futuro, como fazem os americanos.
Exatamente por estarmos no século 21.

kaleu

É isso aí Bosco,

A História comprova que o estopim de todas as guerras é uma ação improvável, motivada pela expectativa de grandeza de um líder populista e popular… e vemos estes ingredientes bem nítidos no Sr. Chaves e sua “Nação Bolivariana Livre”… com agravante de estar se armando até os dentes com equipamentos Russos… tá acontecendo na Venezuela, porém pode acontecer em qualquer lugar, inclusive no Tio Sam… então uma defesa sólida não descarta nenhuma possibilidade, por mais improvável que seja !

Forte abraço
Kaleu

edilson

poderia vir o desenvolvimento de um helide ataque neste pacote ai, não?
algo mais em conta que o tiger e que pudesse utilizar o máximo de sistemas em comum com os Caracal, tipo motor, rotores etc.

kaleu

Que Helicóptero…. Rafale…. Submarino… que nada, Messier e Madame Sarkozy querem é passar as férias no Brasil… NO QUE ESTÃO MUITO CERTOS !!

abraços
Kaleu

Wagner_ASW

Bom, se vai ter pacote de equip. franceses eu não sei, mas que a Carla Bruni é linda até de longe é… hhhehehehheheeheeheheheehehe, é D+ para o Messsie Sarkosy… rsrsrsrsrsrsrsrrsr

kaleu

Vejam as palavras do conselheiro diplomático de Sarkosy, Jean não sei do que…

“A Amazônia está desaparecendo, mas, para o governo brasileiro, nós não temos o direito de falar sobre isso. A Amazônia é algo que diz respeito a todos”, afirmou o conselheiro diplomático de Sarkozy, Jean-David Levitte, durante uma entrevista no Palácio do Eliseu, sede da Presidência francesa.”

COMEÇOU MAL HEIMM !!!

Realmente a Amazônia diz respeito da “TODOS”… BRASILEIROS

Aproveita, pega esse Rafale…. e… @%#*&#$ !

Kaleu

Wagner_ASW

É realmente da França a gente só aproveita mesmo a Carla Bruni, kkkkkkkk…

Wagner_ASW

Ela está no estado da “arte”… rsrsrsrsrsrsrs

Carlos Alberto

Lógico, quando o próprio governo brasileiro, mal-intencionadamente e estúpidamente, coloca propagandas na televisão dizendo que o “Brasil, um país de todos”, todos se acham com direito de mandar na Amazônia e no Brasil dos idiotas entreguistas !!!

kaleu

Concordo Wagner, se tem uma coisa BOA na França, sem dúvida é a Carla Bruni…. rsrsrsrs

abraço
Kaleu

Marlos Barcelos

Se nos aliarmos a França do que o Presidente quer, será ótimo para o Brasil, teríamos a mesma importÂncia de Israel para os EUA, poderíamos ter acesso a armas mais modernas, porque sendo um cliente estratégico nada nos seria recusado, assim como os EUA fazem com Israel, mas não com a gente.

Isso poderá prevalecer até construirmos nossa indústria bélica.

kaleu

Marlos, vc colocou muito bem as palavras “teríamos” e “poderíamos”, entretanto os caras mal sairam da França e já se sentem no direito de questionar a Soberania Brasileira sobre o Amazonas…

Junto a isso, ainda tem um vetor CARISSIMO… que não está pronto,… o motor não é lá essas coisas,… Radar uma promessa…, tenha santa paciência com esses Franceses…

abraço
kaleu