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A família F-5 de caças

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Os T-38 Talon, F-5A/B Freedom Fighter e F-5E e F-5F Tiger II são parte de uma família amplamente utilizada de jatos leves supersônicos, projetados e construídos pela Northrop dos Estados Unidos, começando no final de 1959. Centenas permanecem em serviço em forças aéreas de todo o mundo e ainda deverão continuar operando nas primeiras décadas do século 21. Outro membro da família, o F-20 Tigershark, não seguiu adiante, embora tenha sido um avião de combate formidável.

O F-5 começou sua vida como um caça financiado pela iniciativa privada, num programa da Northrop na década de 1950. A primeira geração do F-5A Freedom Fighter entrou em serviço em 1960. Mais de 800 foram produzidos até 1972 para os aliados dos EUA, durante a Guerra Fria. A USAF não tinha qualquer necessidade de um caça leve, mas precisava de um treinador supersônico, que se materializou no T-38 Talon, dos quais quase 1.187 foram produzidos.

Sua segunda geração, o F-5E Tiger II, também foi usada durante a Guerra Fria pelos aliados americanos e, em quantidades limitadas, pela aviação militar dos EUA, como agressor/adversário em treinamento de combate aéreo; a produção do Tiger II chegou a 1.400 unidades, terminando sua produção em 1987.

Muitos F-5s continuam em serviço, tendo sido submetidos a uma ampla variedade de programas de upgrade, para acompanhar a evolução do combate aéreo. O F-5 também tem uma versão dedicada à missões de reconhecimento, a RF-5 Tigereye.
Os F-5N/F variantes também permanecem em serviço na Marinha dos Estados Unidos e no USMC, como adversário/agressor.

A Northrop fabricou 792 F-5Es, 140 F-5Fs e 12 RF-5Es, além de licenciar outros países para produzí-lo: 56 F-5Es e -Fs, mais 5 RF-5Es foram montados na Malásia, 90 F-5E/Fs na Suíça, 68 na Coréia do Sul e 308 em Taiwan.

Em combate

Em outubro de 1965 a USAF começou a avaliação de 5 meses em combate com o F-5A, num programa batizado Skoshi Tiger. 12 caças foram entregues ao 4503rd Tactical Fighter Wing e redesignados F-5C.

Eles voaram 3.500 sortidas no Vietnã sob a 3rd Tactical Fighter Wing, com duas aeronaves perdidas. O programa, que tinha um objetivo mais político do que técnico, foi declarado um sucesso.

A Força Aérea Imperial do Irã tornou-se um dos maiores operadores do F-5, recebendo muitas aeronaves nas décadas de 1960 e 70. Foram 104 F-5A e 23 F-5B em 1972.
De 1974 a 1976, o Irã também recebeu 166 F-5E/F e 15 RF-5E. Depois da revolução, a Força Aérea da República Islâmica do Irã conseguiu manter seus F-5 voando, com peças obtidas de outros países e, depois, produzidas localmente. (Atualmente, o Irã produz sua versão local do F-5, o “Saegeh“).

Durante a Guerra com o Iraque na década de 1980, os F-5s estiveram muito envolvidos, em missões ar-ar e ar-superfície. F-5s iranianos travaram muitos combates aéreos com caças iraquianos MiG-21, MiG-23, MiG-25, Su-20/22, Mirage F-1 e Super Étendards, obtendo muitas vitórias.

Entretanto, os registros de combate não são conhecidos, com diferentes resultados de fontes iraquianas, iranianas, russas e ocidentais.

Mas pode-se afirmar que, nos primeiros anos, as vitórias penderam para o F-5, graças à melhor tecnologia dos mísseis IR americanos, e mais tarde, a diferença caiu, com a obtenção de melhores mísseis e aeronaves pelo Iraque.

Em 1977, 2 caças F-5E da Etiópia teriam derrubado dois MiG-21MF da Somália e provocado o choque em vôo em outros dois MiGs, que tentaram escapar de um míssil AIM-9B. Entretanto, três F-5 etíopes foram derrubados por fogo antiaéreo em missões de ataque na Somália.

A Arábia Saudita, outro grande operador do F-5, empregou a aeronave na Guerra do Golfo em muitas missões em 1991, perdendo uma aeronave para o fogo antiaéreo.

 

81 COMMENTS

  1. Sem comentários, valeu o dia de domingo, fantástica as fotos…
    As linhas do F5E Tiger II continuam atuais até os dias de hoje. E sua capacidade no combate aéreo contemporâneo, com as suites de aviônicos e armas corretas podem colocar caças de última geração em problemas.

  2. Sem comentários, valeu o dia de domingo, fantástica as fotos…
    As linhas do F5E Tiger II continuam atuais até os dias de hoje. E sua capacidade no combate aéreo contemporâneo, com as suites de aviônicos e armas corretas podem colocar caças de última geração em problemas.

  3. Os F5 foram usados durante o Vietnã para neutralizar a ameaça dos caças russos MIG 21.Durante um ataque a posições norte-vietnamitas desencadeado no dia 10 de março de 67,e com um par de caças MIG-21 se aproximando rapidamente, Dethlefsen e Gilroy (tripulantes do F5)Lançam o primeiro míssil Shrike contra uma bateria de mísseis terra-ar SAM-2.Dispondo de uma ogiva bastante reduzida, os danos que um AGM-45 poderia causar eram relativamente pequeno-geralmente esfacelando a antena do radar FAN SONG.Pouco, mas o suficiente para neutralizar o uso dos mísseis SAM-2.Os F5 são como o fusca de hoje:são velhos mais são elegantes.Modernizados, os bicudos além de bonitos ainda vão dar muito trabalho para caças mais modernos!Boa foto essa .Os F5 austríacos são bonitos ao lado do Delta Eurofigther.

  4. Os F5 foram usados durante o Vietnã para neutralizar a ameaça dos caças russos MIG 21.Durante um ataque a posições norte-vietnamitas desencadeado no dia 10 de março de 67,e com um par de caças MIG-21 se aproximando rapidamente, Dethlefsen e Gilroy (tripulantes do F5)Lançam o primeiro míssil Shrike contra uma bateria de mísseis terra-ar SAM-2.Dispondo de uma ogiva bastante reduzida, os danos que um AGM-45 poderia causar eram relativamente pequeno-geralmente esfacelando a antena do radar FAN SONG.Pouco, mas o suficiente para neutralizar o uso dos mísseis SAM-2.Os F5 são como o fusca de hoje:são velhos mais são elegantes.Modernizados, os bicudos além de bonitos ainda vão dar muito trabalho para caças mais modernos!Boa foto essa .Os F5 austríacos são bonitos ao lado do Delta Eurofigther.

  5. Parabéns pelas lindas fotos!

    Tbm Linda a pintura do Bicudo da USAF… e modernizados ainda são capazes de causar “dor de cabeça” a vetores de outras gerações

    abraços
    Kaleu

  6. Parabéns pelas lindas fotos!

    Tbm Linda a pintura do Bicudo da USAF… e modernizados ainda são capazes de causar “dor de cabeça” a vetores de outras gerações

    abraços
    Kaleu

  7. Observem a disposição organizada dos instrumentos e compare com caças da mesma época Russos MIG 21 e Britânicos Lightning F.3. Desenho limpo.

  8. Observem a disposição organizada dos instrumentos e compare com caças da mesma época Russos MIG 21 e Britânicos Lightning F.3. Desenho limpo.

  9. Na “cutaway” simplificada no final da matéria dá pra perceber a beleza de um design ao mesmo tempo simples e genial. Comparando com os raios x de aeronaves da mesma época, dá pra ver como o já F-5 utilizava propulsores de muito menor comprimento, ocupando muito menos espaço da fuselagem em relação a outros projetos (por contingência das limitações de propulsores disponíveis quando do projeto do F-5, mas mesmo assim, é digno de nota).

    Mudando de aeronave mas não de assunto, acho que um dos motivos de gostar do Gripen é também pela simplicidade e genialidade de detalhes de seu projeto como “caça leve”, sendo o Gripen, pra mim, o F-5 dos tempos atuais no que se refere a design.

  10. Na “cutaway” simplificada no final da matéria dá pra perceber a beleza de um design ao mesmo tempo simples e genial. Comparando com os raios x de aeronaves da mesma época, dá pra ver como o já F-5 utilizava propulsores de muito menor comprimento, ocupando muito menos espaço da fuselagem em relação a outros projetos (por contingência das limitações de propulsores disponíveis quando do projeto do F-5, mas mesmo assim, é digno de nota).

    Mudando de aeronave mas não de assunto, acho que um dos motivos de gostar do Gripen é também pela simplicidade e genialidade de detalhes de seu projeto como “caça leve”, sendo o Gripen, pra mim, o F-5 dos tempos atuais no que se refere a design.

  11. Ainda me pergunto por que tem gente que tenta dizer que o F-5 é um avião bom. Pode até ter sido, e na melhor das hipóteses “serve para o gasto”. Se fosse bom os EUA usavam f-5 e não f-16. O negócio é oo seguinte, empregar uma nova aeronave é muito, mas muito caro, e modernizar um avião como o F-5 não é por que é bom, mas por que é barato e ainda mantém-se o efetivo e a doutrina. O avião é um lixo nos dias de hoje, e sempre foi de segunda ou terceira linha.

    Sejemos realistas, até patrióticos, não vibrões patriotários!

  12. Ainda me pergunto por que tem gente que tenta dizer que o F-5 é um avião bom. Pode até ter sido, e na melhor das hipóteses “serve para o gasto”. Se fosse bom os EUA usavam f-5 e não f-16. O negócio é oo seguinte, empregar uma nova aeronave é muito, mas muito caro, e modernizar um avião como o F-5 não é por que é bom, mas por que é barato e ainda mantém-se o efetivo e a doutrina. O avião é um lixo nos dias de hoje, e sempre foi de segunda ou terceira linha.

    Sejemos realistas, até patrióticos, não vibrões patriotários!

  13. Uma dúvida cruel que me percegue há anos e talvez alguém aqui possa me esclarecer: Por que o F-5 tem um gancho de parada para Porta-aviões? Ou aquilo não é um gancho de parada?

    Alguma vez ele foi pensado pra equipar a US Navy, ou outra marinha?

    De qualquer modo, com gancho ou sem gancho, ainda acho o F-5 um aviãozinho porreta…os nossos F-5 M que o digam, pois quando o recheio do bolo é bom, não importa muito a cobertura…ainda mais nos dias de hoje, onde o que conta é a tecnologia embarcada e o sistema de armas utilizado, e não tanto a performance do avião…mas claro, precisamos de um novo caça para completar os nossos F-5M e depois para substituí-los…mesmo ainda útil, os F-5 não serão eternos na FAB…assim espero!!!rs.rs.rs.

    abraços a todos

  14. Uma dúvida cruel que me percegue há anos e talvez alguém aqui possa me esclarecer: Por que o F-5 tem um gancho de parada para Porta-aviões? Ou aquilo não é um gancho de parada?

    Alguma vez ele foi pensado pra equipar a US Navy, ou outra marinha?

    De qualquer modo, com gancho ou sem gancho, ainda acho o F-5 um aviãozinho porreta…os nossos F-5 M que o digam, pois quando o recheio do bolo é bom, não importa muito a cobertura…ainda mais nos dias de hoje, onde o que conta é a tecnologia embarcada e o sistema de armas utilizado, e não tanto a performance do avião…mas claro, precisamos de um novo caça para completar os nossos F-5M e depois para substituí-los…mesmo ainda útil, os F-5 não serão eternos na FAB…assim espero!!!rs.rs.rs.

    abraços a todos

  15. Hornet, aquele gancho no F-5 é para usar o sistema de cabos de retenção em pistas curtas, não serve para porta-aviões, até porque, o F-5 não tem trem de pouso reforçado para isso.
    Um abraço…

  16. Hornet, aquele gancho no F-5 é para usar o sistema de cabos de retenção em pistas curtas, não serve para porta-aviões, até porque, o F-5 não tem trem de pouso reforçado para isso.
    Um abraço…

  17. Hornet, só completando o que disse o Galante, esse tipo de gancho se vê em diversos outros modelos de caças terrestres, não só nos F-5.

    De qualquer forma, o que vc falou sobre US Navy não está de todo errado, embora o gancho dos F-5 como o conhecemos não tenha nada a ver com isso. No início, os primeiros esboços da Northrop contemplavam a possibilidade de oferecer à US Navy um caça leve com capacidade para operar em seus pequenos porta-aviões de escolta, “sobras” da II GM. A idéia não foi adiante, mas o projeto evoluiu bastante depois disso para chegar ao Freedom Fighter

  18. Hornet, só completando o que disse o Galante, esse tipo de gancho se vê em diversos outros modelos de caças terrestres, não só nos F-5.

    De qualquer forma, o que vc falou sobre US Navy não está de todo errado, embora o gancho dos F-5 como o conhecemos não tenha nada a ver com isso. No início, os primeiros esboços da Northrop contemplavam a possibilidade de oferecer à US Navy um caça leve com capacidade para operar em seus pequenos porta-aviões de escolta, “sobras” da II GM. A idéia não foi adiante, mas o projeto evoluiu bastante depois disso para chegar ao Freedom Fighter

  19. Bicudo, um nome carinhoso que foi arrumado pela turma aqui do blog, poderia ser adotado oficialnmente para o avião depois de modernizado. Quando tem um nome, o avião cai mais facilmente no gosto e na imaginação popular.Israel arranja nomes para todos os aviões que compra dos Eua, diferentes até para versões do mesmo avião.

  20. Bicudo, um nome carinhoso que foi arrumado pela turma aqui do blog, poderia ser adotado oficialnmente para o avião depois de modernizado. Quando tem um nome, o avião cai mais facilmente no gosto e na imaginação popular.Israel arranja nomes para todos os aviões que compra dos Eua, diferentes até para versões do mesmo avião.

  21. Parabens a toda familia F-5!!
    Sempre fui fã desse lindo caça…uma pena que em breve eles vão nos deixar…se bem que será um breve demorado….

  22. Parabens a toda familia F-5!!
    Sempre fui fã desse lindo caça…uma pena que em breve eles vão nos deixar…se bem que será um breve demorado….

  23. Acho bonitas essa fotos da decada dos anos de 1960 e 1970….alguem aqui foi no I Salão Aeroespacial no Brasil em 1973?
    Poi é…eu não fui…..nem era nascido…rs… 😛

  24. Acho bonitas essa fotos da decada dos anos de 1960 e 1970….alguem aqui foi no I Salão Aeroespacial no Brasil em 1973?
    Poi é…eu não fui…..nem era nascido…rs… 😛

  25. galante,

    o f-5 realmente não foi feito para porta aviões, nem seu trem de pouso foi feito para aguentar o tranco de pousos no convôo, mas não podemos esquecer que durante a retirada do vietnan, o convoo do uss midway ficou abarrotado de f-5 e a-37, como tambem de h-1h que pousaram nele fugindo do veitnan, em que no caso muitos aviões e helicopteros foram alijados para abrir espaço para outros pousarem, enquanto as aeronaves organicas foram todas para o hangar, incluindo ate o pouso de um civil num cessna no mesmo NAe, essa reportagem saiu na “asas” que conta a historia do f-5, mas achei essa pagina de um forum que contem algumas fotos desse caso

    http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://i36.tinypic.com/mb3577.jpg&imgrefurl=http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php%3Ft%3D138080&usg=__O6FH23gHG2vH2rhYuiag69CCLYc=&h=421&w=640&sz=244&hl=pt-BR&start=1&sig2=YnIj8eZQeNd-dI_EyWmwmA&um=1&tbnid=0V6ZB4gqj1NOIM:&tbnh=90&tbnw=137&ei=ztUgSdflLIL0MIGM9eQJ&prev=/images%3Fq%3Df-5%2Bon%2Buss%2Bmidway%2Bvietnan%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN

  26. galante,

    o f-5 realmente não foi feito para porta aviões, nem seu trem de pouso foi feito para aguentar o tranco de pousos no convôo, mas não podemos esquecer que durante a retirada do vietnan, o convoo do uss midway ficou abarrotado de f-5 e a-37, como tambem de h-1h que pousaram nele fugindo do veitnan, em que no caso muitos aviões e helicopteros foram alijados para abrir espaço para outros pousarem, enquanto as aeronaves organicas foram todas para o hangar, incluindo ate o pouso de um civil num cessna no mesmo NAe, essa reportagem saiu na “asas” que conta a historia do f-5, mas achei essa pagina de um forum que contem algumas fotos desse caso

    http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://i36.tinypic.com/mb3577.jpg&imgrefurl=http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php%3Ft%3D138080&usg=__O6FH23gHG2vH2rhYuiag69CCLYc=&h=421&w=640&sz=244&hl=pt-BR&start=1&sig2=YnIj8eZQeNd-dI_EyWmwmA&um=1&tbnid=0V6ZB4gqj1NOIM:&tbnh=90&tbnw=137&ei=ztUgSdflLIL0MIGM9eQJ&prev=/images%3Fq%3Df-5%2Bon%2Buss%2Bmidway%2Bvietnan%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN

  27. Olá amigos, desde ontem postei um comentário, mas até agora não o vi publicado, não sei o motivo, mas isto já ocorreu outras vezes. Bem o que eu colocava era uma dúvida : li, há muito tempo, que o F-5 era uma caso curioso, pois é um caça que surgiu de um treionador ( T-38 ), mas neste post fala o contrário. Afinal quem surgiu primeiro o F-5 ou o T-38 ?

  28. Olá amigos, desde ontem postei um comentário, mas até agora não o vi publicado, não sei o motivo, mas isto já ocorreu outras vezes. Bem o que eu colocava era uma dúvida : li, há muito tempo, que o F-5 era uma caso curioso, pois é um caça que surgiu de um treionador ( T-38 ), mas neste post fala o contrário. Afinal quem surgiu primeiro o F-5 ou o T-38 ?

  29. Correto Galante, ele foram “retirados” do Vietnã, lembrando que muitos outros aparelhos (aviões, helicópteros) simplesmente foram jogados no mar.

    Ótimas Fotos, desse espetacular caça. Pena que também acho que o tempo dele já passou, mesmo modernizado.

    Sds.

  30. Correto Galante, ele foram “retirados” do Vietnã, lembrando que muitos outros aparelhos (aviões, helicópteros) simplesmente foram jogados no mar.

    Ótimas Fotos, desse espetacular caça. Pena que também acho que o tempo dele já passou, mesmo modernizado.

    Sds.

  31. galante,

    outro caso quanto ao f-5 é uma diferença entre alguns modelos da ersão E que sempre me intrigou, é quanto a barbatana na base da deriva do leme que alguns possuem e outros não, tendo somente uma suave curvatura ao inves da barbatana

  32. galante,

    outro caso quanto ao f-5 é uma diferença entre alguns modelos da ersão E que sempre me intrigou, é quanto a barbatana na base da deriva do leme que alguns possuem e outros não, tendo somente uma suave curvatura ao inves da barbatana

  33. Airacobra, a barbatana adicional nos primeiros F-5E da FAB é por causa de uma antena de VHF. Os F-5E que vieram mais tarde usados da USAF, não tinham a antena.

  34. Airacobra, a barbatana adicional nos primeiros F-5E da FAB é por causa de uma antena de VHF. Os F-5E que vieram mais tarde usados da USAF, não tinham a antena.

  35. Meu instrumento de trabalho durante 922 horas. O melhor caça onde pude algum dia sentar meu sensor. Já experimentei vários, como MIG-21, SU-35, KFIR, CH-1 e F-16. Sinceramente, mutatis mutandis, o Tigrão é fora de série. Lendo sobre o F-20 dá para entender o que seria nossa FAB com o Shark.
    Pequena que nunca tivemos peito para tentar produzir o F-5 ou o F-20 aqui. Bastaria uma compra de 160 unidades de qualquer um dos dois. E essa é a quantidade mínima necessária para alguma eficiência em defesa aérea, sem pensar em qualquer projeção sobre outros teatros.
    Aos que não tiveram oportunidade de ter o F-5 como instrumento de trabalho, meus sentimentos.

  36. Meu instrumento de trabalho durante 922 horas. O melhor caça onde pude algum dia sentar meu sensor. Já experimentei vários, como MIG-21, SU-35, KFIR, CH-1 e F-16. Sinceramente, mutatis mutandis, o Tigrão é fora de série. Lendo sobre o F-20 dá para entender o que seria nossa FAB com o Shark.
    Pequena que nunca tivemos peito para tentar produzir o F-5 ou o F-20 aqui. Bastaria uma compra de 160 unidades de qualquer um dos dois. E essa é a quantidade mínima necessária para alguma eficiência em defesa aérea, sem pensar em qualquer projeção sobre outros teatros.
    Aos que não tiveram oportunidade de ter o F-5 como instrumento de trabalho, meus sentimentos.

  37. Caros Amigos.:

    Depois da modernização dos “F-5M” da FAB, estes aviões ganharam um folego de vida que vai até 2020.

    Em treinamentos no “Red Flag” nos EUA, os nossos “F-5M Modernizados” conseguiram abater alguns “F-15 Eagle”, “F-16 Falcon” e os “F/A 18E Super Hornet”.., e ainda, eles estavam sem ajuda dos aviões “R-99”.

  38. Caros Amigos.:

    Depois da modernização dos “F-5M” da FAB, estes aviões ganharam um folego de vida que vai até 2020.

    Em treinamentos no “Red Flag” nos EUA, os nossos “F-5M Modernizados” conseguiram abater alguns “F-15 Eagle”, “F-16 Falcon” e os “F/A 18E Super Hornet”.., e ainda, eles estavam sem ajuda dos aviões “R-99”.

  39. Bom dia,

    Belíssima matéria rapazes, o ferrão da FAB ainda vai esporar por muito tempo nas Red Flag da vida, nós podemos não ter os caças mais modernos do mundo, mas temos o melhor conjunto aeronave/piloto comparado aos melhores do mundo.

    Sds. Verde oliva – no Ar, na Terra e no Mar.

  40. Por muitas vezes eu vi estes guerreiros rugirem pelos céus da região metropolitana de Porto Alegre, mas acho que está quase na hora destes bravos descansarem e darem lugar a caças mais jovens…

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