Home Sistemas de Armas 2009: o ano do Gripen?

2009: o ano do Gripen?

1501
125

Nos próximos 18 meses o Brasil, a Croácia, Dinamarca, Índia, Holanda, Noruega, Romênia e Suíça farão a seleção final das suas competições de caças, num total de 523 aeronaves, num valor que pode chegar a US$ 40 bilhões. Será um período decisivo para definir o futuro do mercado global de caças.
As concorrências nos 8 países têm em comum a presença do caça sueco Saab Gripen, que até agora  conseguiu aumentar, de forma limitada, sua presença no mercado de exportação, com a venda de 60 aeronaves: República Tcheca (14 aeronaves), Hungria (14), África do Sul (26) e Tailândia (6).
A Saab espera poder aumentar esses números significativamente nos próximos 18 meses.
Uma das razões é que ela está oferecendo um Gripen melhorado, o Gripen NG (Next Generation), que incorpora uma série de aperfeiçoamentos em relação ao bem-sucedido Gripen C/D.
Entre os avanços estão um radar AESA desenvolvido em conjunto com a Thales, motor mais potente General Electric F-414G, que proporciona maior peso de decolagem, aviônica melhorada e alcance maior.
Outro grande trunfo do Gripen é o seu custo de aquisição e de operação. Bob Kemp, diretor de marketing e vendas da Gripen International, disse que o Gripen NG, na concorrência da Holanda que compreende uma frota de 85 aeronaves, custa 6 bilhões de euros (US$7,6 bilhões) menos que o F-35, em termos de ciclo de vida, num período de 30 anos. O custo por unidade situa-se entre US$ 50 e 60 milhões. Como comparação, o custo do F-35 e do F/A-18E/F, no ano fiscal 2009, é de US$ 83,1 e US$ 82,7 milhões, respectivamente.

FONTE: Jane’s

125
Deixe um comentário

avatar
125 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
36 Comment authors
lukasdenisF-35 & competition: Trillion Dollar Fighter Programs « Military StrategyalvespereiraJonas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Nunão
Visitante
Nunão

A única coisa que não gosto é a posição da sonda de reabastecimento. De resto, um belíssimo design, como já tinha escrito no tópico do F-5 antes de aparecer este aqui.

Pra mim o Gripen é o que tem mais possibilidades de um dia vir a ser operado, pela FAB, em quantidade maior do que os 36 caças planejados para o início desse programa F-X2.

Nunão
Visitante
Nunão

A única coisa que não gosto é a posição da sonda de reabastecimento. De resto, um belíssimo design, como já tinha escrito no tópico do F-5 antes de aparecer este aqui.

Pra mim o Gripen é o que tem mais possibilidades de um dia vir a ser operado, pela FAB, em quantidade maior do que os 36 caças planejados para o início desse programa F-X2.

aircombat
Visitante

Deveriamos fabrica-lo sob lisença, pois em epoca de crise global e o Brasil sempre priorizando outras coisas esse seria um excelente caça !!!

aircombat
Visitante

Deveriamos fabrica-lo sob lisença, pois em epoca de crise global e o Brasil sempre priorizando outras coisas esse seria um excelente caça !!!

Hornet
Visitante
Hornet

Não sei se 2009 será o ano do Gripen, mas que certamente ele ganhará várias dessas concorrências em que está participando, disso não tenho muitas dúvidas. Até porque, por ser um caça “leve”, com uma só turbina, e relativamente barato, cai como uma luva para países pequenos em termos de território, como a Holanda, a Dinamarca, a Croácia etc. A dúvida, e acho eu o “grande desafio” do Gripen, será vencer na Ìndia e no Brasil, vamos aguardar. Mas que o Gripen é um belo de um avião, isso ele é… Se pudéssemos fazer um mix de Gripen, para substituir… Read more »

Hornet
Visitante
Hornet

Não sei se 2009 será o ano do Gripen, mas que certamente ele ganhará várias dessas concorrências em que está participando, disso não tenho muitas dúvidas. Até porque, por ser um caça “leve”, com uma só turbina, e relativamente barato, cai como uma luva para países pequenos em termos de território, como a Holanda, a Dinamarca, a Croácia etc. A dúvida, e acho eu o “grande desafio” do Gripen, será vencer na Ìndia e no Brasil, vamos aguardar. Mas que o Gripen é um belo de um avião, isso ele é… Se pudéssemos fazer um mix de Gripen, para substituir… Read more »

Nunão
Visitante
Nunão

Hornet, eu já achava que a autonomia e capacidade de armas do Gripen C era mais do que adequado para a FAB – muito superior aos supersônicos que tínhamos em linha à época do FX, os Mirage III e F-5, e comparável ao nosso atual supersônico de melhor desempenho aerodinâmico, o F2000. E com o aumento da autonomia e da capacidade do NG, eu sinceramente vejo ainda menos necessidade de se pensar como imperativo, numa eventual escolha do Gripen, um mix com algum modelo maior. O Gripen sempre foi “hi”, na minha visão. Em qualquer dos três concorrentes, o lado… Read more »

Nunão
Visitante
Nunão

Hornet, eu já achava que a autonomia e capacidade de armas do Gripen C era mais do que adequado para a FAB – muito superior aos supersônicos que tínhamos em linha à época do FX, os Mirage III e F-5, e comparável ao nosso atual supersônico de melhor desempenho aerodinâmico, o F2000. E com o aumento da autonomia e da capacidade do NG, eu sinceramente vejo ainda menos necessidade de se pensar como imperativo, numa eventual escolha do Gripen, um mix com algum modelo maior. O Gripen sempre foi “hi”, na minha visão. Em qualquer dos três concorrentes, o lado… Read more »

Hornet
Visitante
Hornet

Nunão, também acho o desempenho, autonomia e capacidade de carregar armas do Gripen infinitamente superior a tudo o que temos hoje na FAB. Eu só pensei num mix Hi-Low, incluindo o Gripen e o Rafale, por serem esses (junto com o SH) que estão no FX-2. E nesse sentido, e apenas nesse, que acharia interessante termos a dupla Gripen/Rafale. Eu também já postei aqui, em outras ocasiões, que não me agrada essa história de termos um único vetor, mesmo que isso só acorra no ano 2050…e acho que seria sensato por parte da FAB pensar no FX-2 (seja lá qual… Read more »

Hornet
Visitante
Hornet

Nunão, também acho o desempenho, autonomia e capacidade de carregar armas do Gripen infinitamente superior a tudo o que temos hoje na FAB. Eu só pensei num mix Hi-Low, incluindo o Gripen e o Rafale, por serem esses (junto com o SH) que estão no FX-2. E nesse sentido, e apenas nesse, que acharia interessante termos a dupla Gripen/Rafale. Eu também já postei aqui, em outras ocasiões, que não me agrada essa história de termos um único vetor, mesmo que isso só acorra no ano 2050…e acho que seria sensato por parte da FAB pensar no FX-2 (seja lá qual… Read more »

Joao
Visitante
Joao

No meu blog,o Grippen esta em terceiro lugar…vote por ele. http://defensesystemsbrasil.blogspot.com/

Joao
Visitante
Joao

No meu blog,o Grippen esta em terceiro lugar…vote por ele. http://defensesystemsbrasil.blogspot.com/

Vassily Zaitsev
Visitante
Vassily Zaitsev

João,

Visitei o teu blog e curti o fomato, mas o fundo de tela preto com as letras azuis fica difícil até de ler. Troca a cor do pano de fundo que fica bem melhor.

abraços

Vassily Zaitsev
Visitante
Vassily Zaitsev

João,

Visitei o teu blog e curti o fomato, mas o fundo de tela preto com as letras azuis fica difícil até de ler. Troca a cor do pano de fundo que fica bem melhor.

abraços

paulo costa
Visitante
paulo costa

Com o Gripen NG,novo radar aesa,nova turbina com 20% a mais
de potencia,e aumento interno de combustivel com mais 40% ,
com o reposicionamento do trem de pouso,o Gripen se ja era
bom, ficou ainda melhor,com mais chances de sucesso
no mercado internacional.

paulo costa
Visitante
paulo costa

Com o Gripen NG,novo radar aesa,nova turbina com 20% a mais
de potencia,e aumento interno de combustivel com mais 40% ,
com o reposicionamento do trem de pouso,o Gripen se ja era
bom, ficou ainda melhor,com mais chances de sucesso
no mercado internacional.

welington
Visitante
welington

O Gripen tem grandes chances de ganhar as concorrências nos países Europeus, porem, acho que no Brasil e na índia países de dimensões continentais, ele não ganhara, pois suas tecnologias sensíveis são fabricadas pelos EUA, frança, Inglaterra, os EUA e a Inglaterra, não transferem tecnologia então suas chances diminuem siguinificadamente, ele tinha um pequeno alcance na versão C/D porem na E/F(NG) ele tem um alcance maior que o do Rafale e isto e um ponto forte a favor do mesmo, alem de possuir capacidade supercruise o que o Rafall também não tem e alem de ser monomotor e ter uma… Read more »

welington
Visitante
welington

O Gripen tem grandes chances de ganhar as concorrências nos países Europeus, porem, acho que no Brasil e na índia países de dimensões continentais, ele não ganhara, pois suas tecnologias sensíveis são fabricadas pelos EUA, frança, Inglaterra, os EUA e a Inglaterra, não transferem tecnologia então suas chances diminuem siguinificadamente, ele tinha um pequeno alcance na versão C/D porem na E/F(NG) ele tem um alcance maior que o do Rafale e isto e um ponto forte a favor do mesmo, alem de possuir capacidade supercruise o que o Rafall também não tem e alem de ser monomotor e ter uma… Read more »

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

Nem hi e nem lo, somente o Gripen NG já dá conta do recado em atualizar a FAB.

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

Nem hi e nem lo, somente o Gripen NG já dá conta do recado em atualizar a FAB.

Manfred Von Richthofen
Visitante
Manfred Von Richthofen

Vai dar Gripen no FX-2. Qualquer outro avião vai ser burrice, já que não temos e não teremos dinheiro sobrando na FAB.
Sempre faltou $$$ pra comprar combustível, pneu de avião e até filme para as câmeras de combate.
Não é possível que vão escolher um avião que custa US$ 100 milhões e que nunca foi comprado por outro país.

Manfred Von Richthofen
Visitante
Manfred Von Richthofen

Vai dar Gripen no FX-2. Qualquer outro avião vai ser burrice, já que não temos e não teremos dinheiro sobrando na FAB.
Sempre faltou $$$ pra comprar combustível, pneu de avião e até filme para as câmeras de combate.
Não é possível que vão escolher um avião que custa US$ 100 milhões e que nunca foi comprado por outro país.

Nunão
Visitante
Nunão

Caro Manfred, Deus te ouça.

E que te ouça também o ex-colega de academia daquele cara que compartilha esse seu “Von”, o Ronnie Von. E o chefe dele também, é claro.

Nunão
Visitante
Nunão

Caro Manfred, Deus te ouça.

E que te ouça também o ex-colega de academia daquele cara que compartilha esse seu “Von”, o Ronnie Von. E o chefe dele também, é claro.

Zorann
Visitante

Eu já defendi inúmeras vezes que o Gripen NG é a melhor opção para a FAB. -Menores custos de aquisição/manutenção ( possibilitando a FAB adquirir a quantidade pretendida de aeronaves ) -Menores custos de operação -Radar AESA -Maior mix de armamentos já integrados à aeronave. -Monomotor -Confiabilidade -Míssel A-Darter com integração já contratada -África do Sul já encomendou a aeronave -Parceria já existente entre Embraer e Ericsson no R-99 (Ericsson também participa do programa Gripen NG) Com todos esses requisitos acredito numa vitória fácil do Gripen NG. Isso só não ocorrerá se intervenções políticas ( que são as mais temíveis… Read more »

Zorann
Visitante

Eu já defendi inúmeras vezes que o Gripen NG é a melhor opção para a FAB. -Menores custos de aquisição/manutenção ( possibilitando a FAB adquirir a quantidade pretendida de aeronaves ) -Menores custos de operação -Radar AESA -Maior mix de armamentos já integrados à aeronave. -Monomotor -Confiabilidade -Míssel A-Darter com integração já contratada -África do Sul já encomendou a aeronave -Parceria já existente entre Embraer e Ericsson no R-99 (Ericsson também participa do programa Gripen NG) Com todos esses requisitos acredito numa vitória fácil do Gripen NG. Isso só não ocorrerá se intervenções políticas ( que são as mais temíveis… Read more »

rodrigo rauta
Visitante
rodrigo rauta

Eu tb gosto muito do Gripen,apesar de prefir o Su-35MB ( sim , sou viuva do sukhoi!!) e dentro do F-X2 achar q vai dar Rafale, acho que o Gripen e do “numero” do Brasil, Veloz, agil , capacidade de desenvolvimento, avionica de ponta, armamento idem, ou seja um poderoso caça e que cabe melhor no nosso bolso que os outros dois.Acho que num pais que sempre teve problemas com orçamentos e manutenção de equipamentos , um caça que tem um custo operacional menor e sempre uma boa ideia, principalmente se esse avião for de primeira linha como é o… Read more »

rodrigo rauta
Visitante
rodrigo rauta

Eu tb gosto muito do Gripen,apesar de prefir o Su-35MB ( sim , sou viuva do sukhoi!!) e dentro do F-X2 achar q vai dar Rafale, acho que o Gripen e do “numero” do Brasil, Veloz, agil , capacidade de desenvolvimento, avionica de ponta, armamento idem, ou seja um poderoso caça e que cabe melhor no nosso bolso que os outros dois.Acho que num pais que sempre teve problemas com orçamentos e manutenção de equipamentos , um caça que tem um custo operacional menor e sempre uma boa ideia, principalmente se esse avião for de primeira linha como é o… Read more »

Francisco M. Xavier
Visitante
Francisco M. Xavier

sei não, este avião me parece um tanto frágil…, e pequeno! vamos ver….

Francisco M. Xavier
Visitante
Francisco M. Xavier

sei não, este avião me parece um tanto frágil…, e pequeno! vamos ver….

Zorann
Visitante

Já disse escrevo: O Gripen NG já venceu!!

Zorann
Visitante

Já disse escrevo: O Gripen NG já venceu!!

welington
Visitante
welington

Gente como pau que bate em Chico também bate em Francisco a manutenção do Gripen é cara, ela é menor do que as dos outros concorrentes porque é monomotor, porem a manutenção do Rafall é iper cara e super complicada o F-18 fica na media dos dois em termos de custos de manutenção (pois é bi reator) um caça mono reator tem melhor custo de manutenção porem tem menor desempenho e menos persistência e resistência no combate, o melhor para um país onde se desvia varias verbas e não sobra nada para defesa seria 36 SU-35 BM e 100 JAS… Read more »

welington
Visitante
welington

Gente como pau que bate em Chico também bate em Francisco a manutenção do Gripen é cara, ela é menor do que as dos outros concorrentes porque é monomotor, porem a manutenção do Rafall é iper cara e super complicada o F-18 fica na media dos dois em termos de custos de manutenção (pois é bi reator) um caça mono reator tem melhor custo de manutenção porem tem menor desempenho e menos persistência e resistência no combate, o melhor para um país onde se desvia varias verbas e não sobra nada para defesa seria 36 SU-35 BM e 100 JAS… Read more »

Wolfpack
Visitante
Wolfpack

Parabéns pelas reportagens de hoje, foram demais. Belas fotos do Gripen. Já escrevi neste Blog e reafirmo que a FAB está condizindo de maneira exemplar o FX2, torcemos para que este não venha a sofrer cortes. Notem que a disposição do manete de comando do Gripen e F18 E/F coincindem com a posição padrão central. Somente o Rafale adota a posição lateral, todos Fly by Wire, e esta disposição a F16 deve melhorar o acesso/visão dos displays centrais. Ainda confio na vitória do Dassault Rafale, seguido de perto pelo F18 E/F e correndo por fora e sempre bem cotado o… Read more »

Wolfpack
Visitante
Wolfpack

Parabéns pelas reportagens de hoje, foram demais. Belas fotos do Gripen. Já escrevi neste Blog e reafirmo que a FAB está condizindo de maneira exemplar o FX2, torcemos para que este não venha a sofrer cortes. Notem que a disposição do manete de comando do Gripen e F18 E/F coincindem com a posição padrão central. Somente o Rafale adota a posição lateral, todos Fly by Wire, e esta disposição a F16 deve melhorar o acesso/visão dos displays centrais. Ainda confio na vitória do Dassault Rafale, seguido de perto pelo F18 E/F e correndo por fora e sempre bem cotado o… Read more »

kaleu
Visitante
kaleu

Pessoal, pela comunidade de equipamentos e armas, o q acham da distribuição dos 120 caçadores da FAB, utilizando a filosofia HI / LOW com 36 F-18 E/F (hi)e 84 Gripen NG (LOW)?

Poder de disuasão RESPEITAVEL o q acham ?

abraços
Kaleu

kaleu
Visitante
kaleu

Pessoal, pela comunidade de equipamentos e armas, o q acham da distribuição dos 120 caçadores da FAB, utilizando a filosofia HI / LOW com 36 F-18 E/F (hi)e 84 Gripen NG (LOW)?

Poder de disuasão RESPEITAVEL o q acham ?

abraços
Kaleu

Almeida
Visitante
Almeida

Discordo sobre o armamento citado pelo Wolfpack. O Gripen NG pode usar tanto AMRAAMs quanto MICAs, como tambem Derbys e Meteors para BVR. Para WVR ele pode usar tanto o Sidewinder quanto os Python, A-darter, Iris-T e por ai vai. Liberdade de escolha total ao inves de fica amarrado a um pais, como vc pareceu induzir nos se post.

Almeida
Visitante
Almeida

Discordo sobre o armamento citado pelo Wolfpack. O Gripen NG pode usar tanto AMRAAMs quanto MICAs, como tambem Derbys e Meteors para BVR. Para WVR ele pode usar tanto o Sidewinder quanto os Python, A-darter, Iris-T e por ai vai. Liberdade de escolha total ao inves de fica amarrado a um pais, como vc pareceu induzir nos se post.

jean
Visitante
jean

Boa noite. Senhores! No primeiro FX ele já tinha demonstrado ser um excelente vetor que dentro de uma certa doutrina, mas eu na época achava que o “finado” seria a melhor escolha dentro das necessidades da FAB, hoje neste novo FX, e como tão bem salientarão, Manfred Von Richthofen, Hornet, Nunão; sem contar que ele é muito eclético quanto armamento, e as melhorias que foram acrescentadas fazem com que ele seja a melhor opção não só para a FAB, mas para uma grande quantidade de países que necessitam modernizar sua forças com um vetor de baixo custo operacional racionalizando os… Read more »

jean
Visitante
jean

Boa noite. Senhores! No primeiro FX ele já tinha demonstrado ser um excelente vetor que dentro de uma certa doutrina, mas eu na época achava que o “finado” seria a melhor escolha dentro das necessidades da FAB, hoje neste novo FX, e como tão bem salientarão, Manfred Von Richthofen, Hornet, Nunão; sem contar que ele é muito eclético quanto armamento, e as melhorias que foram acrescentadas fazem com que ele seja a melhor opção não só para a FAB, mas para uma grande quantidade de países que necessitam modernizar sua forças com um vetor de baixo custo operacional racionalizando os… Read more »

Hornet
Visitante
Hornet

Como eu sempre penso em parcerias estratégicas e desenvolvimento de tecnologias de Defesa no Brasil antes de qualquer outra coisa, creio que um jeito bom de o Gripen ser o vencedor do FX-2 seria a Saab/Suécia propor um desenvolvimento em conjunto com a FAB/Embraer do tal projeto “Stealth Gripen”, parceria essa que a Saab ofereceu para a Coréia do Sul (se é que isso não passa de uma lenda, não sei!)… Quem sabe não dispensamos o PAK-FA russo para entrar num programa stealth com os suécos? Tudo pode acontecer, quem é que sabe?…como nós apenas discutimos possibilidades aqui no blog… Read more »

Hornet
Visitante
Hornet

Como eu sempre penso em parcerias estratégicas e desenvolvimento de tecnologias de Defesa no Brasil antes de qualquer outra coisa, creio que um jeito bom de o Gripen ser o vencedor do FX-2 seria a Saab/Suécia propor um desenvolvimento em conjunto com a FAB/Embraer do tal projeto “Stealth Gripen”, parceria essa que a Saab ofereceu para a Coréia do Sul (se é que isso não passa de uma lenda, não sei!)… Quem sabe não dispensamos o PAK-FA russo para entrar num programa stealth com os suécos? Tudo pode acontecer, quem é que sabe?…como nós apenas discutimos possibilidades aqui no blog… Read more »

marcandrey
Visitante
marcandrey

Concordo com o Francisco MX, para mim o cacinha sueco me parece muito frágil, pequeno e perneta para um país como o BRASIL!

marcandrey
Visitante
marcandrey

Concordo com o Francisco MX, para mim o cacinha sueco me parece muito frágil, pequeno e perneta para um país como o BRASIL!

Nelson Lima
Visitante
Nelson Lima

Com qualquer um dos 3 estaremos muito bem!

Nelson Lima
Visitante
Nelson Lima

Com qualquer um dos 3 estaremos muito bem!

Sergio
Visitante
Sergio

Continuando nas divagações do grande “Hornet”… penso que outra possibilidade que daria um gaz nas negociações a favor do GripenNG seria uma negociação tringulada com a Africa do Sul, país que ja é parceiro em alguns projetos, bastante para isso a SAAB oferecer uma parceria futura de desenvolvimento de um caça de 5ª geração, com o Brasil e Africa do Sul. Neste caso eles teriam grande chance de levar.
Mas penso tbem que estaremos bem servidos, seja qual for o caça vencedor.

Sergio
Visitante
Sergio

Continuando nas divagações do grande “Hornet”… penso que outra possibilidade que daria um gaz nas negociações a favor do GripenNG seria uma negociação tringulada com a Africa do Sul, país que ja é parceiro em alguns projetos, bastante para isso a SAAB oferecer uma parceria futura de desenvolvimento de um caça de 5ª geração, com o Brasil e Africa do Sul. Neste caso eles teriam grande chance de levar.
Mas penso tbem que estaremos bem servidos, seja qual for o caça vencedor.