segunda-feira, maio 10, 2021

Gripen para o Brasil

Array

Lá vai pomba, quer dizer, bomba

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Não é de hoje que o bombardeiro B-2 divide opiniões quando o assunto é design. Alguns o acham lindo. Para outros, o B-2 é simplesmente horrível. Mas desse ângulo, apesar da letalidade evidente, parece mais um outro habitante dos ares, que costuma depositar suas “bombas” em estátuas pelas praças afora, eventualmente causando “danos colaterais” a indefesos civis.

Foto: airforce-technology.com

- Advertisement -

118 Comments

Subscribe
Notify of
guest
118 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet

Não sei o que os amigos acham, mas o B-2 na minha opinião é mais ou menos como minha vizinha: é um horror de lado, de frente é mais ou menos, e de “costas” é muito bonito, ou seja, tem uma traseira legal. Visto de cima, fica bom. Visto de lado, fica um horror. Visto de frente é um “cão chupando manga”. Visto de baixo pra cima, é muito bonito. Ou seja, é um avião esquisito. Não tem, nem de longe, o “charme” do Lancer. Esse sim seria como minha vizinha do “outro” lado de casa: objeto de desejo…mas que… Read more »

Hornet

Resumindo a coisa: o B-2 é um horror de feio. Mas é eficiente e altamente avançado…mas é feio, hein?!!!

Só não é pior que a primeira “asa voadora”, desenvolvida pelos nazistas, e que os americanos certamente se “inspiraram” (depois ainda criticam os chineses por pirataria!!! Que coisa!!!), o projeto “Horten IX”.

Quem quiser tomar um “susto” de feiura, um link para ver o “avião” (avião no meu conceito é outra coisa, mas tudo bem…segue o enterro) nazista é esse:
http://www.ipmsstockholm.org/magazine/1999/02/stuff_eng_detail_hoix.htm

abraços a todos

welington

É os caras copiarão mesmo!

Corsario-DF

Pra quem tem Xbox360 e já jogou Blazing Angels 2 conhece muito bem esse modelo (Go 229), pois é o melhor avião do jogo e o último a ser adquirido. No jogo o avião é excepcional. o B-2 realmente de lado parece uma pomba, mas em outros ângulos acho ele um avião interessante. Grande abraço a todos.

Alfredo_Araujo

Cara, tudo q existe hj de moderno, relativo a equipamentos militares, é copiado ou baseado em projetos alemaes da segunda guerra…

Eu sou fissurado em 2GM, ainda mais se tratando de Alemanha Nazista!! Alguns amigos meus q nao entendem meu gosto, me chamam de Fuher… =]

Ulisses

Até o V-22 Osprey é um projeto nazista.Podem conferir no site Luft´46.

Abraços.

konner

O Northrop B-2A Spirit, Foi apresentado ao publico em novembro de 1988 na famosa base aérea de Edwards. Um avião muito diferente do que se costumava ver. O batismo de fogo desse bombardeiro foi no ataque contra a Servia que aconteceu em 1999 na operação força aliada. Em 2010 deve ser entregue um novo radar de varredura ativa AESA que deve substituir o AN/APQ-181. O B-2 é propulsado por 4 confiáveis motores General Electric F-118 GE-100 que rendem 7847 kg de empuxo cada. Os compartimentos, de armas juntos, transportam, até, 20.000 kg de armas. A variedade de armas ar terra… Read more »

Tiago Jeronimo

Bonito ou não ele é mortifero, se bem que depois que eu soube que o SR-71 tem uma chance de sobrevivência maior do que ele fiquei meio desapontado.

Vinicius Modolo

donde vc viu isso?
Só pela velocidade do Sr-71????

André de POA

O avião é poderoso o problema é quando botam americanos para pilotar…hehehe, vejam o videozinho do youtube, parece que os marcianos não ensinaram tudo na area 51. ;))
http://www.youtube.com/watch?v=_ZCp5h1gK2Q

Hornet

Quem se interessar em ver a “asa voadora” criada pelos nazistas, achei um site que detalha mais o projeto, inclusive explica como surgiu a “asa voadora” norte-americana, o Northrop N-9M (que é uma espécie de “avô” do B-2)…o link é esse:

http://greyfalcon.us/restored/A%20few%20items%20here%20don.htm

um abraço a todos

konner

Tudo indica que o acidente mais caro de toda a história da aviação mundial ocorrido na base aérea de Guam, no dia 23 de fevereiro com a queda de um B-2, foi devido a — elevada umidade do ar. De acordo com a USAF, uma contaminação nos sistemas elétricos que alimentam os sistemas fly-by-wire, via sensores de dados do ar, podem ter provocado a falha catastrófica no sistema de controle de vôo. Com isso, uma falha na indicação da velocidade do avião teria feito os pilotos realizarem a decolagem no mínimo 12 nós antes da velocidade correta, sendo que na… Read more »

konner

… rsrs

… talvez alguem aínda não sabia !!

Nunão

Há exatamente dez anos, em outubro de 98, vi um B-2 voando. Estava passeando no Vale da Morte, Califórnia, e ouvi um som de avião a jato, volume bem baixo. Normalmente lá não se ouve avião nenhum, pois os jatos comerciais por ali passam muito alto, só dá pra ver a longa trilha de condensação. Pois bem, olhei pra cima e parecia que o Comissário Gordon estava chamando o Batman, levou alguns segundos pra cair a ficha. Ver o bicho voando parece coisa do capeta, estava em altitude média e a baixa velocidade, sem deixar trilha de condensação, e o… Read more »

konner

Nunão,

… por favor,

foi por volta de 14:30 e 15:50 ?

konner

… que legal,

muito boa sua narrativa, só faltou o horário !!

konner

… da pra notar sua emoção, na forma que se expressa !!!

André de POA

Bem lembrado caro Konner, este acidente esta bem documentado no youtube, quem tiver interesse em ver mais de 1 bilhão de dolares virar fumaça é só botar crash b2 no youtube. Pelo jeito os marcianos não abriram todos os segredos para os yankees..hehehe

Bosco

Ele até pode parecer com um pombo, mas tem uma RCS de mosquito. Aeronave ——– RCS (m²) B-52 ——– 99,5 F-14 ——– 40-50 A-10 ——– 25 F-111 ——– 17 Tu-160 ——– 15 B-1A ——– 10 F-15 ——– 10 Tornado ——– 8 Su-27, Mig-23 ——– 6 Mig-21 ——– 4 Mirage 2000 ——– 3,3 Mig-29 ——– 3 F-16/F/A-18 ——– 1,2 Typhon, T-38 ——– 1 B-1B ——– 0,75-1,02 F/A-18E, Rafale ——– 0,75 ALCM ——– 0,25 Exocet,Harpoon ——– 0,1 Tomahawk ——– 0,05 SR-71 ——– 0,014 Pássaro em vôo ——– 0,010 F-22A ——– 0,0065 F-35 JSF ——– 0,005 F-117A ——– 0,003 B-2 ——– 0,0014 ACM… Read more »

Hornet

Nunão, não sei o que vc acha, mas para o meu gosto o B-2 é um tanto quanto horrível quando visto de lado ou visto de frente. Mas olhando de cima pra baixo, ou de baixo pra cima, como foi o caso que vc narrou, o aspecto de “peito de pomba” do B-2 desaparece e aí o design dele fica ameaçador… e deve dar uma “meda” de ver esse bicho voando sobre nossas cabeças, não dá não?!!!…pelo o que vc descreveu, deve ter sido uma “aparição” e tanta… O B-2 parece com o símbolo do Batman mesmo, um morcegão voador…rs.rs.rs.… Read more »

konner

Caro André de POA,

deve ser a tal — Reserva de Mercado !!!

Bosco

O SR-71 foi o primeiro avião com um RCS menor que 0,1 m2 a ser fabricado, porém não é uma aeronave Stealth legítima por ter uma forte emissão IR (e por não operar radares com baixa possibilidade de detecção).
Mas acho bem provável que no cômputo geral, ele tivesse uma maior capacidade de sobrevivência dada a sua altitude (acima de 24.000 m) e velocidade de operação (mach 3 +).

Luciano Baqueiro

Amigos vamos c/ calma, que os nazis desenvolveram muitas novas tecnologias inovadoras, copiadas principalmente por americanos e russos isso é incontestável, mas as asas voadoras da Northrop não se incluem neste caso. Fiz uma rápida pesquisa so p/ comprovar isto e este link deixa claro o que digo : http://www.century-of-flight.net/Aviation%20history/flying%20wings/northrop.htm Tem certa horas que parece que tudo de inovador foi criado pelos nazistas, e não é bem assim, sem falar que muitos dos seus projetos não seriam bem sucedidos – a própria asa voadora só se tornou um sucesso na era dos computadores. Em tempo li há anos numa revista… Read more »

Hornet

Caro Luciano,

boa pesquisa. Não sabia desta asa voadora da Northrop, de 1923, não. Bem interessante.

Assim como as demais, achei esta bem esquisita também, especialmente por ter hélices…seja como for, mesmo existindo vários avôs e bisavôs do B-2, o projeto alemão (nazista) ainda me parece ser o mais próximo do B-2 em termos de design…mas não quero com isso enaltecer nazista nenhum (xô, sai de retro satanás!!!rs.rs.rs.)…só observei a similaridade entre o B-2 e o design do projeto Horten IX, nada mais. Enfim…

um forte abraço

Paulo Costa

O principio é o mesmo,mas parece tambem,uma mancha…

Bosco

É claro que o RCS não é um valor absoluto. Depende do tipo de radar. Se uma aeronave tem para um determinado radar um RCS de por exemplo 2 m2, para outro pode ser de 2,5 m2 e ainda para outro de 1,3 m2. Absoluto é que, para um dado sistema de radar, se uma aeronave com 10 m2 for detectada a 200 km, uma com 1 m2 será detectada a 100 km, uma com 0,1 m2 será a 50 km e uma com 0,01 m2 a 25 km. Também a tecnologia stealth parece se comportar diferente frente aos radares… Read more »

Bosco

Sobre o RCS das aeronaves aí vai de onde eu tirei:
file:///C:/Documents%20and%20Settings/USER/Desktop/t-162902.html

Um abraço a todos.

Luciano Baqueiro

Amigo Hornet, o Northrop o N-9M era na verdade uma série de protótipos na escala de 1/3 do YB-35 veja neste link do mesmo site ( http://www.century-of-flight.net/index.htm ) : http://www.century-of-flight.net/Aviation%20history/flying%20wings/flying%20wing%20bombers.htm Na realidade e site é muito bom, visite todos os link do tema ‘flying wing’ e verá coisas absolutamente não-convencionais ( tenho até um livro sobre estas peças raras ), como por exemplo na página : http://www.century-of-flight.net/Aviation%20history/flying%20wings/Early%20Flying%20Wings.htm temos o Junkers G-38 em cuja asa ( entre a fuselagem e os motores internos ) levava alguns passageiros ! Tem um vídeo bem legal dele : http://br.youtube.com/watch?v=FP6Qvvdb1io Obs.: 1º vôo em 1929,… Read more »

Tiago Jeronimo

A informação que o SR-71 tem uma capacidade de sopbrevivência maior que o B-2 é dada pela própia Lockheed.

Alfredo_Araujo

Mto legal o seu post Bosco… parabens!!

Só faltou o Gripen para vermos oq iremos receber, independentes do vencedor!

Walderson

Nunão,

sei que não tem nada que ver com o Post, mas tem notícia da CRUZEX?
Obrigado.

Bosco

Alfredo_Araujo, achei em um fórum de bate papo: “Gripen’s frontal RCS: about 1/5 of F/A-18C/D’s, 1/3 of F-16C/D Block40/42’s, and 1/2 of Mirage-2000-5’s.” Como toda informação colhida na internet (principalmente nos fóruns de bate papo e na Wikipedia) não é oficial, mas nos dá alguma idéia. Estes dados sobre o Gripen são conflitantes com os dados que eu postei às 16:30, mas com certeza os dados verdadeiros são guardados a sete chaves e o que nos resta é pura especulação e achismo. Algumas fontes citam que o Gripen é o caça de 4° G com menor RCS frontal, embora esteja… Read more »

Raphael

Voces jah ouviram falar da panqueca voadora?
Nao sao soh os nazistas que foram inovadores. Olha ai o aviao que eh o contrario das assas voadoras, os corpos voadores.
http://en.wikipedia.org/wiki/Vought_V-173
http://en.wikipedia.org/wiki/Vought_XF5U

http://www.youtube.com/watch?v=Z57vUC89CaQ

E se voce olhar de perto, nao lembra o V-22?

Hornet

Do mesmo modo que dizem que a loucura e a genialidade estão separadas por um fio, a inovação e a esquisitice também… Ou melhor dizendo, eu acho que certos projetistas de aviões não deveriam usar drogas em seu trabalho…e nem beber cachaça enquanto trabalham…rs. Dêem uma olhada nos links abaixo, mas o “Ministério do bom gosto aeronáutico” adverte: não é recomendado para cardíacos e nem para os amantes de F-15, F-14, Spitfire, SU-35, F-18, Gripen, Mirage, Super Tucano, F-4 etc. (rs.) http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=3442 http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2992 Depois de ver essas “coisas voadoras” eu já mudei de opinião em relação ao B-2 Spirit…Já começo… Read more »

Nunão

Konner,
Incitado pela sua pergunta, fui procurar nos velhos arquivos de viagem e descobri que o meu “exatamente há dez anos” até que está mais exatamente do que eu imaginava: a dita aparição Bedoizística deu-se em 17 de outubro de 1998. Horário preciso eu não sei, mas foi de manhã. Assim, corresponde ao intervalo que vc sugeriu, se pensarmos em hora de Brasília.
abs!

Nunão

Walderson, o site da Cruzex 2008 já está no ar, com link a partir do site da FAB.

http://www.cruzex.aer.mil.br/

konner

Nunão,

… foi o que imaginei !!!

rsrs

Luiz Marcelo

O B2 é o retrato da estravagância americana das últimas décadas que aparec agora tomando a casa de seus cidadãos. Vocês acham necessário este tipo de bombardeiro para atacar alvos no Iraque/Afeganistão/Caracas? e em um imaginário conflito entre as super potências, ele seria útil, eficaz?
Seu perfil lembra o do mini submersível Flying Sub do See View de Viagem ao Fundo do Mar… Sem contar as asas coadoras da Segunda Guerra e pós conflito mundial.

Raphael

Luis Marcelo, os bombardeiros americanos sao uma parte fundamental da estrategia nuclear americana. O chamado “nuclear triad”.

Raphael

Que tambem eh a mesma estrategia usada pela Russia.

Bosco

A perna aérea da tríade nuclear foi muito encurtada na era pós guerra fria. A conta maior ficou para os submarinos SLBMs (Ohio/Trident) e para os ICBMs (Minuteman IIIA). Os bombardeiros perderam um pouco sua função de dissuasor nuclear no caso de um conflito generalizado. Eles assumiram um papel mais convencional e como vetores de armas de precisão são insubstituíveis dentro da doutrina adotada pela USAF de colocar o inimigo de joelhos nos primeiros dias do ataque para minimizar a resistência à ocupação. Os 20 B-2 americanos sozinhos podem ganhar uma guerra já que cada um deles é capaz de… Read more »

Luiz Marcelo

Em uma Guerra Real contra uma Super Potência _ Russia, China, França (ninguém sabe o dia de amanhã com esta crise), o B2 teria uma contra medida eficaz? Li que no começo do projeto foram colocadas dúvidas sobre a capacidade furtiva do B2 sob tempo ruim. Isso é verdade? Acho que nunca comprovaremos isso, espero. Uma questão é clara, a capcidade de inovação Russa é fantástica. Lembro dos aparatos vendidos ao Iraque para confundir a orientação das bombas guiadas por GPS. Criticada pelo americanos.

Vassily Zaitsev

Nunão, dia 24 15:53;

” Ainda que eu caminhe pelo Vale das Sombras e da Morte, nada temerei”……………

Nem mesmo um B-2 “semeando” MK-82 ao teu redor??????????????

A tua postagem parece aquele filme com John Travolta, em que rouba uma ogiva nuclear e, em seguida, derruba o ” pombo”.

Luciano Baqueiro

Hornet, dessas ‘belezuras’ vistas nos 2 links que colocou só não tenho certeza de ter identificado é ‘avião estranho 06’ da página
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2992
me parece um projeto da Smecma fabricante francesa de turbinas, mas não tenho certeza, alguém reconhece o bicho ?

Luiz Marcelo

O avião da foto no.06 é um Leduc 021 desenhado por René Leduc na década de 50, os projetos de Leduc está para a França como o projeto X-series para os americanos. Busca de recorde de velocidade. http://www.airbornegrafix.com/HistoricAircraft/ThingsWings/Leduc.htm http://aerostories.free.fr/constructeurs/leduc/page8.html O Leduc 010 e 022 estão expostos no museu aeroespacial de Le Bourget, para quem tiver oportunidade pode encontrar por lá todos os protótipos de Mirage no01, desde do Mirage III.V (VTOL) de decolagem vertical, o Mirage G8.01, Mirage III A01, MIrage F1 todo em acrílico transparente, Mirage IV A01, Mirage 4000 (um avião espetacular) e o mais recente Mirage 2000… Read more »

Luiz Marcelo

Mirage 4000 Le Bourget 1987. Por que estão avião não entrou em produção?

Viva os Delta Fighters!

http://www.youtube.com/watch?v=jYueaFelZ9U

joaquim

acho ele tão bonito que no Carnaval de 2009 vou desfilar da X-9 fantasiado de B-2

Hornet

amigo Luciano Baquero,

acabei até esquecendo de agradecer o amigo pelas informações anteriores. Grato mesmo, foram muito interessantes para mim.

Sobre as “belezuras”, também não sei…será que alguém no blogo sabe?

um forte abraço

Nunão

Hornet, uma curiosidade em relação às belezuras do link, várias delas bem conhecidas, outras bem obscuras, é que o sétimo de baixo pra cima, protótipo de caça XP-56, visto de perfil teria um jeitão de pomba bem assemelhado ao B-2.

O XP-56 não foi pra frente porque o desempenho ficou bem abaixo do esperado e era muito instável.

Luciano Baqueiro

Caro Luiz Marcelo, muito obrigado pela informação, é exatamente este que eu não me lembrava. Possuo muitos livros e revistas nacionais e importadas, só que desde que me mudei e como estou atravessando uma fase de matar cachorro no bafo, não pude fazer armários e estantes p/acomodá-los estão todos encaixotados o que torna impossível uma rápida consulta. Vejo que vc e o Hornet, o Nunão entre outros do blog, é claro, foram, assim como eu contaminados pela forma mais potente do vírus ‘aerococcus’ que graças a Deus é bastante contagiosa, rs.rs. Avuou qui nem aribú, nois apriceia demais da conta… Read more »

Reportagens especiais

Poder Aéreo nos Estados Unidos: Fort Worth Aviation Museum – última parte

No Fort Worth Aviation Museum tivemos também a oportunidade de conhecer a área de restauração de aeronaves. Nela estavam os clássicos Republic...
- Advertisement -
- Advertisement -