Taiwan apresentou sua lista de compras para o “Tio Sam”. Segue resumo abaixo.

Atualização de quatro E-2T Hawkeye para o padrão Hawkeye 2000 (custo estimado 250 milhões de dólares);

Aquisição de 30 helicópteros AH-64D Block III APACHE Longbow, incluindo 173 mísseis Stinger (versão ar-ar), 1000 mísseis AGM-114L HELLFIRE (custo estimado 2.5 bilhões de dólares);

Aquisição de 330 mísseis PATRIOT Advanced Capability (PAC-3) incluindo 24 estações de lançamento, quatro radares AN/MPQ-65, duas estações de comando tático, duas centrais de informação e coordenação e diversos outros equipamentos associados (custo estimado 3.1 bilhões de dólares);

– Peças de reposição diversas para aeronaves F-5E/F, C-130H e F-16A/B (custo estimado 334 milhões de dólares).

Esta é a lista oficial, já encaminhada ao governo dos EUA, dependendo agora somente da aprovação do Congresso. Fora desta lista Taiwan ainda negocia a compra de 66 caças F-16 e 60 helicópteros Black Hawk.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Jeronimo

Agora vamos esperar os comentários do tipo: “Taiwan uma ilha do tamanho de nada consegue comprar isso e o Brasil nada!” “Enquanto isso o Brazil faz vergonha”.

Caros amigos que vão comentar, tenho em mente antes de falar coisas desse tipo que Taiwan é considerada uma provincia rebelde pela China e o que garante sua idepêndencia são o forte poderio militar que a mesma possui e o escudo protetor americano, se não…

RL

Temos que ficar exatamente onde estamos mesmo. Com pensamentos assim, é conformismo demais. Meu Deus. Aonde vamos parar?! Taiwan que é Taiwan compra, nós que somos nós não precisamos comprar. Afinal, o temos que temer começando por nós mesmos, e nossos incomparáveis pensamentos de Grandeza, Liderança, Hegemonia e como nação soberana? Amigo Tiago. Quer saber? Você esta coberto de razão. É isso mesmo, este é a linha de raciocinio que devemos ter. Abaixo segue um texto postado hoje dia 04 de Outubro por Ari Cunha ao Correiro Brasiliense. Vem de encontro ao seu comentário. Visto, Lido e Ouvido :: Ari… Read more »

RL

E fica uma pergunta no ar.

Pra que compra mais ou igual ao que comprou Taiwan?

Afinal de contas, não temos uma China com uma arma em nossas cabeças.

Jesus…..

João-Curitiba

Só não entendi os Apache. Estaria Taiwan pretendendo invadir a China? Ou seria para destruir os tanques chineses no caso de uma invasão dos chineses? Mais um detalhe. Eles também usam F5. E pelo jeito não estão pretendendo se desfazer.
Em tempo: tanto Taiwan quanto Coréia do Sul possuem exportações muito maiores do que as do Brasil. Além do apoio dos EUA, ambos os países investiram maciçamente em educação.
Ficarem ricos foi apenas consequência.

RL

João Curitiba, até que enfim um comentário inteligente por aqui. Além de tudo o que compram, investem em aducação. Para você ver a diferença do que eu chamo de FOCO. Educação e patriotismo, resultado. Segurança através de capacidade de resposta por meios militares modernos e “COMPRADOS” mediante a um estudo muito bem elaborado que fizesse frente às ameaças reais da soberania destas nações. Pergunto novamente. Pra que ou o Porque o Brasil precisa comprar tudo isso? Nós não temos ameaças. Não é mesmo? E pra que ou porque investir em educação, afinal de contas, esta tudo bem, esta tudo legal,… Read more »

william

po pessoal viaja bonito deviam primeiro olhar os problemas socio econimico e historicos dos paises antes de julgar suas acoes

GustavoB

Exatamente João, concordo completamente com sua observação sobre a Educação. É preciso entender que transformar a sociedada passa inevitavelmente por investimentos nessa área – óbvio, depois de dar ao povo alimentação e saúde.

João-Curitiba

Se a gente olhar a situação geopolítica da AL, o Brasil não sofre ameaças concretas dos vizinhos. Porém fica uma pergunta. Não estaria o “inimigo” aqui dentro mesmo? O PCC a gente sabe quem financia. O narcotráfico. Mas e o MST? Quem financia? Eles nunca esconderam que querem o poder através das armas. Fora as ameaças nem tão veladas vindas do hemisfério norte sobre a nossa Amazônia. Se numa simples queimada na Amazônia as grandes potência já querem “ajudar”, imaginem no caso de uma “guerra civil”. Nós iriamos virar um “protetorado” da ONU por absoluta falta de meios para restabelecer… Read more »

Billy

“Não…FORMOSA…é uma nascente potência, gigantesco território, população de quase 200 milhões de pessoas, riquezas incomensuráveis, vegetal e mineral, detentora de tecnologias inovadores em combustíveis, enriquecimento de urãnio e produção de petróleo e alimentos. Com reservas marítimas do ouro negro, segundo os mais otimistas, tão grande quanto as da Arábia Saudita. FORMOSA tem o dever moral de se armar para assegurar todo esse patriMõnio ao seu povo…presunçosos são as anônimos latino-americanos que não possuem inimigos…e ainda ousam canditarem-se ao CS…”

paulo

E já corre o pessaol para defender o conformismo.
Realmente, falem o que falar, não há desculpas para a mentalidade daqueles que governam o país (ontem o hoje)…

RL

Paulo, concordo plenamente com você.

O pior, é que o conformismo não esta apenas nos altos escalões do governo, e sim na maior parte da população informada ou não.
E o mais triste, que isso se alastra em nossa história a 500 anos.

Queremos pensar grande, más as atitudes não condizem aos fatos.
Revoltante é ainda ver como você mesmo mencionou, que correm alguns em proteção ao conformismo.

Heita nóis.

Só por Deus mesmo.

Mauricio R.

Os F-5 de Taiwan estão c/ os dias contados, 66 F-16C/D requisitados aos americanos, foram negados.
O novo presidente taiuanes não é tão chatinho como o antecessor, o que contribuiu p/ um relaxamento nas tensões c/ a China PRC.
Até um esquema de voos internacionais aos fins de semana foi montado.

KungFusion

Como legítimo Taiwanês-Brasileiro, estou feliz por esta noticia, uma vez que Taiwan foi negado por várias vezes a compra de caças, submarinos (convencionais, que os EUA já não produzem mais, mas eles querem mesmo assim), misseis Patriot, helicopteros de ataque e transportes, fuzis, etc. Havia um impedimento em que um pedido enterior estava bloqueando o outro. Claro, Taiwan, uma pequena ilha quase que encostada na China, não tem como sozinha enfrentar uma eventual invasão chinesa. Por isto os americanos já passaram lei no Congresso de defesa da ilha em caso de invasão. Ainda mais agora que a China está aumentando… Read more »

KungFusion

Eu quiz dizer reserva, ou divisas.

KungFusion

João-Curitiba, Acho que os Apache são pra defender uma eventual invasão costal por parte da China, pois nunca Taiwan iria invadir a China. Seria loucura, viria gente e mais gente e mais gente…. 1 bilhão e meio pra ser exato. A distância dos dois países é muito pequena, barcos rápidos chineses chegariam rapidinho lá. Até acho que os americanos jogaram lenha na fogueira, pois apesar de Taiwan estar querendo os equipamentos, já estavam quase sem esperança mais, enquanto haviam vários esforços pra uma eventual unificação, e isto só está complicando mais. PS: numa guerra eu poderia ser “convocado” pra ir… Read more »

Fábio Max

Taiwan tem tradição em forças armadas equipadas com o que há de melhor, justamente porque precisa mostrar músculos para dissuadir a China. Além de F-5 e F-16, possui uma frota de Mirages 2000, destroieres com sistema Aegis, etc… é um país que vive na corda bamba, de tal como que sua sobrevivência depende do binômio educação-defesa. A educação que faz dele uma potência industrial exportadora, e a defesa, que mantém a China longe. O Brasil não precisa de tantas armas, até porque, a única ameaça quie sofremos na AL é um eventual chilique de Hugo Chaves, o que é improvável.… Read more »

konner

Bem vejamos, Taiwan e China se separaram em 1949 em meio a uma guerra civil. A China considera Taiwan parte de seu território e ameaça atacar se a ilha tomar medidas para tornar a separação permanente. O governo norte-americano anunciou a venda dos armamentos, porém a decisão veio três meses após ‘o principal comandante militar norte-americano no Pacífico, almirante Timothy Keating’, anunciar a suspensão da venda de armas para Taiwan. O que teria levado os EUA mudarem de idéia ? A suspensão foi vista à época como uma relutância dos EUA em contrariar a China antes da visita do presidente… Read more »

João-Curitiba

Fábio Max Você disse tudo. Aliás, nas 3 Américas, o único país que tem alguma condição de invadir o Brasil são os EUA. Eu disse invadir, porque atacar, isso qualquer um pode fazer. E por que só os EUA? Porque é o único país que tem população suficiente para montar um numeroso exército. O outro país das Américas que pode fazer isso é justamente o nosso Brasil. Eu confesso que estou mais preocupado com a Argentina do que com os demais países aqui da América do Sul. Isso porque Boca e River se classificaram para a próxima fase da Sulamericana.… Read more »

mv

Srs… Respeito eh bom e todos gostam!!! Mas como vc pode demandar Respeito!!!??? Seria primeiro respeitando aos outros!!! Entao se vc eh maior e mais forte q eu esta decidido a naum respeitar meus direitos ou..se s vc e menor q eu esta decido a naum me respeitar …que poderia eu fazer!!!se sou grande vc me respeitaria por eu ser grande…se sou grande e lento e conformado com meu tamanho…naum me exercito naum procuri por um desenvolvimento de minha parte e pelo outro lado vc e pequeno e esta bem “armado e se exercitando frequentemente…de que me adianta ser Grande…Respeitar… Read more »

Julio

Caro João-Curitiba e Fabio Max, como vc e outros sabem, não existe amigos entre paises, mas interesse comercial, politico e muitas vezes militar, é o caso dos EUA e Taiwan. No caso do Brasil, apesar de utilizar muitas vezes equipamentos de segunda mão, sempre manteve a hegemonia militar na America do Sul, tendo como principal rival a Argentina, o que não acontece hoje, pois, perdemos a hegemonia e vemos nossas FAs serem sucateadas de forma sistematica, arquitetada por um governo incomPTente, que ao mesmo tempo que não tem dinheiro para investir em educação, saude e segurança …gasta milhões mantendo e… Read more »

Julio

João-Curitiba, não sei se vc chegou a ler o livro MALVINAS, que conta a historia da guerra das Malvinas. Nesse livro é bem claro quando contam que a Argentina tinha 3 opções para uma guerra com intenção de distrair o povo da situação economica e política existente à época. A primeira seria uma guerra contra o Chile, arquirival da Argentina, mas, as FAs chilenas eram fortes suficientes para derrotar a argentina…e tal opção foi desconsiderada…a Segunda opção seria uma guerra contra o Brasil..no livro dizem que chegaram a planejar o ataque, mas, desistiram quando concluiram que num primeiro momento conseguiriam… Read more »

Fábio Max

É bem isso, João.

Só os EUA teriam condições de manter uma guerra contra o Brasil… mas isso é como a preocupação dos gauleses em o céu cair sobre suas cabeças, não chega a lhes tirar o sono!

João-Curitiba

Prezado Julio Eu li muita coisa sobre as Malvinas, mas o principal foi um livro da Editora Biblioteca do Exército. A única referência ao Chile, que eu lembre, foi que as FAA não puderam usar todo o seu potencial nas Malvinas com medo de que o Chile se aproveitasse da situação. Quanto ao Brasil, na época no Sul havia o Terceiro Exército (hoje não sei que denominação é usada), o mais numeroso do País, justamente por causa da Argentina. Duvido que uma invasão ao Brasil tenha sido cogitada, pois eles pegariam logo de cara o “time titular”. Além disso, as… Read more »

Vassily Zaitsev

Isso é puro medo da China. Mas se ela quiser invadir a ilha, os F-16 não conseguem bater de frente com os SU-30. E vocês sabem, quem domina o céu ganha a guerra.

Julio

Caro João-Curitiba, sds….também li esse livro editado pela Bibliex..é verdadem, muitos dos soldados argentinos eram conscritos recem enganjados e muitos do norte da argentina, não estavam acostumados com o frio intenso e também não tinham roupas apropriadas…puro crime o que fizeram com eles.

trackback

[…] de material militar da República da China (Taiwan) entregue aos EUA (ver maiores informações no blog aéreo) inclui mísseis Javelin para as forças terrestres daquela […]

konner

Em protesto contra acordo de venda de armas americanas a Taiwan China suspende cooperação militar com os EUA.

A China argumenta que o acordo, além de ser uma grande “interferência na política interna”, também é uma violação ao comunicado diplomático conjunto assinado pelos dois países em agosto de1982.

No sexto parágrafo do documento, os EUA afirmam que o país “não busca conduzir uma política de venda de armas a longo prazo a Taiwan” e que “pretende reduzir gradualmente a venda de armas”, além de “reconhecer a posição chinesa na solução dessa questão”.

Olhaí, fizeram — NE NOVO !!!

josemar silva dos santos

Me dá um nó nas tripas em ver nosso pais assim.”cercas altas fazem bons vizinhos” e ainda existem malucos querendo tornar o serviço militar facultativo. precisamos tomar posição já.

Tiago Jeronimo

Agora vamos esperar os comentários do tipo: “Taiwan uma ilha do tamanho de nada consegue comprar isso e o Brasil nada!” “Enquanto isso o Brazil faz vergonha”.

Caros amigos que vão comentar, tenho em mente antes de falar coisas desse tipo que Taiwan é considerada uma provincia rebelde pela China e o que garante sua idepêndencia são o forte poderio militar que a mesma possui e o escudo protetor americano, se não…

RL

Temos que ficar exatamente onde estamos mesmo. Com pensamentos assim, é conformismo demais. Meu Deus. Aonde vamos parar?! Taiwan que é Taiwan compra, nós que somos nós não precisamos comprar. Afinal, o temos que temer começando por nós mesmos, e nossos incomparáveis pensamentos de Grandeza, Liderança, Hegemonia e como nação soberana? Amigo Tiago. Quer saber? Você esta coberto de razão. É isso mesmo, este é a linha de raciocinio que devemos ter. Abaixo segue um texto postado hoje dia 04 de Outubro por Ari Cunha ao Correiro Brasiliense. Vem de encontro ao seu comentário. Visto, Lido e Ouvido :: Ari… Read more »

RL

E fica uma pergunta no ar.

Pra que compra mais ou igual ao que comprou Taiwan?

Afinal de contas, não temos uma China com uma arma em nossas cabeças.

Jesus…..

João-Curitiba

Só não entendi os Apache. Estaria Taiwan pretendendo invadir a China? Ou seria para destruir os tanques chineses no caso de uma invasão dos chineses? Mais um detalhe. Eles também usam F5. E pelo jeito não estão pretendendo se desfazer.
Em tempo: tanto Taiwan quanto Coréia do Sul possuem exportações muito maiores do que as do Brasil. Além do apoio dos EUA, ambos os países investiram maciçamente em educação.
Ficarem ricos foi apenas consequência.

RL

João Curitiba, até que enfim um comentário inteligente por aqui. Além de tudo o que compram, investem em aducação. Para você ver a diferença do que eu chamo de FOCO. Educação e patriotismo, resultado. Segurança através de capacidade de resposta por meios militares modernos e “COMPRADOS” mediante a um estudo muito bem elaborado que fizesse frente às ameaças reais da soberania destas nações. Pergunto novamente. Pra que ou o Porque o Brasil precisa comprar tudo isso? Nós não temos ameaças. Não é mesmo? E pra que ou porque investir em educação, afinal de contas, esta tudo bem, esta tudo legal,… Read more »

william

po pessoal viaja bonito deviam primeiro olhar os problemas socio econimico e historicos dos paises antes de julgar suas acoes

GustavoB

Exatamente João, concordo completamente com sua observação sobre a Educação. É preciso entender que transformar a sociedada passa inevitavelmente por investimentos nessa área – óbvio, depois de dar ao povo alimentação e saúde.

João-Curitiba

Se a gente olhar a situação geopolítica da AL, o Brasil não sofre ameaças concretas dos vizinhos. Porém fica uma pergunta. Não estaria o “inimigo” aqui dentro mesmo? O PCC a gente sabe quem financia. O narcotráfico. Mas e o MST? Quem financia? Eles nunca esconderam que querem o poder através das armas. Fora as ameaças nem tão veladas vindas do hemisfério norte sobre a nossa Amazônia. Se numa simples queimada na Amazônia as grandes potência já querem “ajudar”, imaginem no caso de uma “guerra civil”. Nós iriamos virar um “protetorado” da ONU por absoluta falta de meios para restabelecer… Read more »

Billy

“Não…FORMOSA…é uma nascente potência, gigantesco território, população de quase 200 milhões de pessoas, riquezas incomensuráveis, vegetal e mineral, detentora de tecnologias inovadores em combustíveis, enriquecimento de urãnio e produção de petróleo e alimentos. Com reservas marítimas do ouro negro, segundo os mais otimistas, tão grande quanto as da Arábia Saudita. FORMOSA tem o dever moral de se armar para assegurar todo esse patriMõnio ao seu povo…presunçosos são as anônimos latino-americanos que não possuem inimigos…e ainda ousam canditarem-se ao CS…”

paulo

E já corre o pessaol para defender o conformismo.
Realmente, falem o que falar, não há desculpas para a mentalidade daqueles que governam o país (ontem o hoje)…

RL

Paulo, concordo plenamente com você.

O pior, é que o conformismo não esta apenas nos altos escalões do governo, e sim na maior parte da população informada ou não.
E o mais triste, que isso se alastra em nossa história a 500 anos.

Queremos pensar grande, más as atitudes não condizem aos fatos.
Revoltante é ainda ver como você mesmo mencionou, que correm alguns em proteção ao conformismo.

Heita nóis.

Só por Deus mesmo.

Mauricio R.

Os F-5 de Taiwan estão c/ os dias contados, 66 F-16C/D requisitados aos americanos, foram negados.
O novo presidente taiuanes não é tão chatinho como o antecessor, o que contribuiu p/ um relaxamento nas tensões c/ a China PRC.
Até um esquema de voos internacionais aos fins de semana foi montado.

KungFusion

Como legítimo Taiwanês-Brasileiro, estou feliz por esta noticia, uma vez que Taiwan foi negado por várias vezes a compra de caças, submarinos (convencionais, que os EUA já não produzem mais, mas eles querem mesmo assim), misseis Patriot, helicopteros de ataque e transportes, fuzis, etc. Havia um impedimento em que um pedido enterior estava bloqueando o outro. Claro, Taiwan, uma pequena ilha quase que encostada na China, não tem como sozinha enfrentar uma eventual invasão chinesa. Por isto os americanos já passaram lei no Congresso de defesa da ilha em caso de invasão. Ainda mais agora que a China está aumentando… Read more »

KungFusion

Eu quiz dizer reserva, ou divisas.

KungFusion

João-Curitiba, Acho que os Apache são pra defender uma eventual invasão costal por parte da China, pois nunca Taiwan iria invadir a China. Seria loucura, viria gente e mais gente e mais gente…. 1 bilhão e meio pra ser exato. A distância dos dois países é muito pequena, barcos rápidos chineses chegariam rapidinho lá. Até acho que os americanos jogaram lenha na fogueira, pois apesar de Taiwan estar querendo os equipamentos, já estavam quase sem esperança mais, enquanto haviam vários esforços pra uma eventual unificação, e isto só está complicando mais. PS: numa guerra eu poderia ser “convocado” pra ir… Read more »

Fábio Max

Taiwan tem tradição em forças armadas equipadas com o que há de melhor, justamente porque precisa mostrar músculos para dissuadir a China. Além de F-5 e F-16, possui uma frota de Mirages 2000, destroieres com sistema Aegis, etc… é um país que vive na corda bamba, de tal como que sua sobrevivência depende do binômio educação-defesa. A educação que faz dele uma potência industrial exportadora, e a defesa, que mantém a China longe. O Brasil não precisa de tantas armas, até porque, a única ameaça quie sofremos na AL é um eventual chilique de Hugo Chaves, o que é improvável.… Read more »

konner

Bem vejamos, Taiwan e China se separaram em 1949 em meio a uma guerra civil. A China considera Taiwan parte de seu território e ameaça atacar se a ilha tomar medidas para tornar a separação permanente. O governo norte-americano anunciou a venda dos armamentos, porém a decisão veio três meses após ‘o principal comandante militar norte-americano no Pacífico, almirante Timothy Keating’, anunciar a suspensão da venda de armas para Taiwan. O que teria levado os EUA mudarem de idéia ? A suspensão foi vista à época como uma relutância dos EUA em contrariar a China antes da visita do presidente… Read more »

João-Curitiba

Fábio Max Você disse tudo. Aliás, nas 3 Américas, o único país que tem alguma condição de invadir o Brasil são os EUA. Eu disse invadir, porque atacar, isso qualquer um pode fazer. E por que só os EUA? Porque é o único país que tem população suficiente para montar um numeroso exército. O outro país das Américas que pode fazer isso é justamente o nosso Brasil. Eu confesso que estou mais preocupado com a Argentina do que com os demais países aqui da América do Sul. Isso porque Boca e River se classificaram para a próxima fase da Sulamericana.… Read more »

mv

Srs… Respeito eh bom e todos gostam!!! Mas como vc pode demandar Respeito!!!??? Seria primeiro respeitando aos outros!!! Entao se vc eh maior e mais forte q eu esta decidido a naum respeitar meus direitos ou..se s vc e menor q eu esta decido a naum me respeitar …que poderia eu fazer!!!se sou grande vc me respeitaria por eu ser grande…se sou grande e lento e conformado com meu tamanho…naum me exercito naum procuri por um desenvolvimento de minha parte e pelo outro lado vc e pequeno e esta bem “armado e se exercitando frequentemente…de que me adianta ser Grande…Respeitar… Read more »

Julio

Caro João-Curitiba e Fabio Max, como vc e outros sabem, não existe amigos entre paises, mas interesse comercial, politico e muitas vezes militar, é o caso dos EUA e Taiwan. No caso do Brasil, apesar de utilizar muitas vezes equipamentos de segunda mão, sempre manteve a hegemonia militar na America do Sul, tendo como principal rival a Argentina, o que não acontece hoje, pois, perdemos a hegemonia e vemos nossas FAs serem sucateadas de forma sistematica, arquitetada por um governo incomPTente, que ao mesmo tempo que não tem dinheiro para investir em educação, saude e segurança …gasta milhões mantendo e… Read more »

Julio

João-Curitiba, não sei se vc chegou a ler o livro MALVINAS, que conta a historia da guerra das Malvinas. Nesse livro é bem claro quando contam que a Argentina tinha 3 opções para uma guerra com intenção de distrair o povo da situação economica e política existente à época. A primeira seria uma guerra contra o Chile, arquirival da Argentina, mas, as FAs chilenas eram fortes suficientes para derrotar a argentina…e tal opção foi desconsiderada…a Segunda opção seria uma guerra contra o Brasil..no livro dizem que chegaram a planejar o ataque, mas, desistiram quando concluiram que num primeiro momento conseguiriam… Read more »

Fábio Max

É bem isso, João.

Só os EUA teriam condições de manter uma guerra contra o Brasil… mas isso é como a preocupação dos gauleses em o céu cair sobre suas cabeças, não chega a lhes tirar o sono!