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:::FINALISTAS DO F-X2: Dassault Rafale

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vinheta-perfil-aereo Depois dos perfis do Saab Gripen e do Boeing F/A-18E Super hornet, chegou a vez de tratarmos do caça francês Dassault Rafale.  O avião é considerado o favorito do Programa F-X2 da FAB, embora não tenha obtido até hoje nenhuma vitória nas concorrências que participou.

Esse caça bimotor francês, que rivaliza com o Eurofighter Typhoon, surgiu como ACT (Avion de Combat tactique) e ACM (Avion de Combat Marine), destinado a substituir os Jaguars da Armée d l’Air e os Crusaders e Super Etendards da Aéronavale.

O primeiro vôo do protótipo demonstrador de tecnologia Rafale A aconteceu em 4 de julho de 1986, propulsado ainda por turbinas americanas GE F404, pois as turbinas francesas desenvolvidas para ele não tinham alcançado a maturidade requerida. Somente no início de 1990 é que aconteceu o primeiro vôo com uma turbina SNECMA M88.

Os protótipos Rafale C01 (monoplace para a Força Aérea), Rafale M01(monoplace naval), e Rafale B01 (biplace para a Força Aérea) voaram em maio de 1991, dezembro de 1991, e abril de 1993, respectivamente.

Uma célula de testes, na configuração Rafale M, foi entregue ao CEAT de Toulouse em 10 de dezembro de 1991, para testes de fadiga em terra. Entre aquela data e 2 de março de 1993, foram completados mais de 10.000 vôos simulados, incluindo 3.000 catapultagens e 3.000 pousos a bordo. A validação estrutural foi atingida em 15 de dezembro de 1993.

Inicialmente, o Rafale B era para ser apenas um treinador, mas as experiências da Guerra do Golfo e do Kosovo mostraram que um segundo tripulante é inestimável em missões de ataque e reconhecimento e, sendo assim, mais Rafale Bs foram encomendados, substituindo alguns Rafale Cs.

Foi decidido que 60% dos aviões serão biplaces e a Aéronavale, que inicialmente não tinha encomendas de aeronaves de dois lugares, também quis obtê-los; a decisão, no entanto, foi posteriormente cancelada pela Marinha.

Prejudicado por cortes orçamentários

As demandas do Governo Francês pela redução de custos levaram à suspensão do programa Rafale em novembro de 1995 e o bloqueio dos fundos em 1996.
Os planos para três versões do Rafale em níveis diferentes de sofisticação foram abandonados, e substituídos por uma versão padrão e outra de exportação, com três softwares (F1, F2 e F3) de missão sendo introduzidos progressivamente nos aviões em produção.

Inicialmente as Forças francesas esperavam receber 294 aviões: 232 para a Força Aérea e 60 para a Marinha. Mas com passar do tempo e a elevação dos custos, este número caiu para somente 120 Rafales. Os aviões estão sendo entregues em três lotes distintos, tendo a encomenda mais recente sido feita no fim de 2004, para 59 Rafales, embora o Ministério da Defesa francês tenha revelado que este número pode cair para 51 aeronaves, com o mesmo “custo global” . Foi mencionado o sacrifício de 8 a 12 aeronaves para permitir a introdução de novas versões dos sensores desenvolvidos pela indústria francesa.

O Rafale M teve prioridade na produção inicial pela necessidade de substituição dos velhos Vought F-8 Crusader da Aéronavale. As primeiras entregas começaram em 2001, com o primeiro esquadrão, Flotille 12, formado em 18 de maio de 2001. A unidade iniciou as operações no NAe Charles de Gaulle em 2002, tornando-se plenamente operacional em 25 de Junho de 2004, depois de uma extensa opeval (avaliação operacional), que incluiu vôos de escolta e missões de apoio aéreo na Operação Enduring Freedom, no Afeganistão.

Suíte eletrônica

Dois sistemas eletrônicos principais foram desenvolvidos para o Programa Rafale: o radar multimodo de varredura eletrônica RBE2, e o sistema de auto-proteção SPECTRA.

O RBE2 (Radar à Balayage planos Electronique 2) é uma radar desenvolvido durante os anos 90. É um equipamento do tipo PESA (passive electronically scanned array), considerado inferior aos AESA mais recentes, como o AN/APG-79 do F/A-18E/F do Super Hornet. Porisso está sendo desenvolvida a versão RBE2-AA (active array), que deve entrar em serviço em 2012.

Diz-que o RBE2 pode rastrear até 40 alvos simultâneamente e engajar 8 deles, com alcance máximo em torno de 120km, para alvos do tamanho de um caça.

O sistema defensivo do Rafale é o SPECTRA, uma suíte de sistemas defensivos que combina sensores capazes de acusar emissões de laser e de radiação eletromagnética, lançadores de chaff e de flares, interferidores eletrônicos para “jammear” sistemas inimigos e detectores de lançamento de mísseis guiados por infravermelho.

O Rafale também tem um sistema eletro-óptico Thales/SAGEM OSF de busca e rastreamento infravermelho, instalado no nariz da aeronave.

Alto custo de desenvolvimento e preço salgado

Segundo algumas fontes, o custo total do Programa do Rafale foi de € 28 bilhões (cerca de US$ 38 bilhões), o que se traduz em um custo unitário de cerca de € 95 milhões. Só o desenvolvimento da versão de exportação, Rafale Mk.2, custou  €1,3 bilhão!
O “flyway price” de 2006 era de € 51,8 milhões (cerca de US$ 72,5 milhões) para a versão da Força Aérea, e € 56,6 milhões, para a versão naval.

Nas concorrências de Singapura e Coréia do Sul, o Rafale foi oferecido por US$ 95 milhões.

Até agora, nenhum avião exportado

Apesar de vários países terem demonstrado interesse no Rafale, o avião não conseguiu vencer nenhuma concorrência:

  • Em 2002, o Rafale competiu com o Boeing F-15K para o F-X da Coréia do Sul, mas acabou perdendo.
  • Em 2005, o Rafale perdeu novamente para o F-15, na disputa pelo melhor caça para a Real Força Aérea de Singapura.
  • Em 2006 foi anunciado que a Líbia queria comprar de 13 a 18 Rafales por US$3,4 bilhões, mas o negócio não foi concretizado.
  • Em 2007, o Rafale também participou de uma concorrência no Marrocos, perdendo para o F-16.

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Hornet
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Que o “Rafalito” é o favorito, não tenho dúvidas. Se esse favoritismo vai se concretizar ou não, já é uma outra história (eu até acho que vai…mas minha bola de cristal anda meio enferrujada ultimamente). o problema maior que o Rafale pode enfrentar: os offsets do Tio Sam. Se quiser tirar o “escorpião do bolso” (pra usar a expressão do Galante), o Tio Sam pode oferecer uma infinidade de contra-partidas comerciais…aí, o favoritismo penderá pro Super Hornet (ou mesmo pro Gripen, dependendo da situação). a virtude maior deste caça para vencer o FX-2: a independência tecnológica francesa e o acordo… Read more »

Hornet
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Que o “Rafalito” é o favorito, não tenho dúvidas. Se esse favoritismo vai se concretizar ou não, já é uma outra história (eu até acho que vai…mas minha bola de cristal anda meio enferrujada ultimamente). o problema maior que o Rafale pode enfrentar: os offsets do Tio Sam. Se quiser tirar o “escorpião do bolso” (pra usar a expressão do Galante), o Tio Sam pode oferecer uma infinidade de contra-partidas comerciais…aí, o favoritismo penderá pro Super Hornet (ou mesmo pro Gripen, dependendo da situação). a virtude maior deste caça para vencer o FX-2: a independência tecnológica francesa e o acordo… Read more »

André
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Muitos falam que esse será o avião do F-X2- ao menos alegam que é o favorito na concorrência internaciona -, mas por esse preço não consigo imaginar o Brasil adquirindo essas aeronaves, ainda que o lote inicial seja de apenas 36 aviões, o que é uma quantidade irrisória para um pais como o nosso.

André
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Muitos falam que esse será o avião do F-X2- ao menos alegam que é o favorito na concorrência internaciona -, mas por esse preço não consigo imaginar o Brasil adquirindo essas aeronaves, ainda que o lote inicial seja de apenas 36 aviões, o que é uma quantidade irrisória para um pais como o nosso.

marcandrey
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E a FAB tambem não vai compra….. Esse coitado como eu ja falei, subiu no telhado…..

marcandrey
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E a FAB tambem não vai compra….. Esse coitado como eu ja falei, subiu no telhado…..

RLobo
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Este caça é muito caro e talvez isto explique que o mesmo não ganhou uma concorrencia até agora. Até a França vem com prando menos do que pretendia em função do alto preço.
Dentre todos ele é o que tem a manutenção mais “salgada”.
se o Brasil mal mantem o que tem imaginem a manutenção dos Rafales brasileiros.
Apesar da torcida de muitos acho que vai dar Super Hornet!!

RLobo
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Este caça é muito caro e talvez isto explique que o mesmo não ganhou uma concorrencia até agora. Até a França vem com prando menos do que pretendia em função do alto preço.
Dentre todos ele é o que tem a manutenção mais “salgada”.
se o Brasil mal mantem o que tem imaginem a manutenção dos Rafales brasileiros.
Apesar da torcida de muitos acho que vai dar Super Hornet!!

tomas
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Manutenção salgada? Põe salgada nisso!!!

tomas
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Manutenção salgada? Põe salgada nisso!!!

marcandrey
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É RLobo, as viuvas do Rafale ja podem começar a chorar, ele ja morreu agora só falta enterrar!!!!! vai dar Super Hornet!!

marcandrey
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É RLobo, as viuvas do Rafale ja podem começar a chorar, ele ja morreu agora só falta enterrar!!!!! vai dar Super Hornet!!

Billy
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Billy

Esse aí é o antigo mirage 4000 francês? Deve ser pois ostenta aquele enorme “chifre” característicos do caças dos anos 70 e primórdios dos 80!!

Billy
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Esse aí é o antigo mirage 4000 francês? Deve ser pois ostenta aquele enorme “chifre” característicos do caças dos anos 70 e primórdios dos 80!!

Hornet
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Outra coisa feia no Rafale: a sonda de reabastecimento.

Eu sei que o FX-2 não é “concurso de beleza”, tô sabendo! Mas não custa nada reclamar um pouquinho do design do Rafale!!! O Mirage (qualquer uma das versões) é tão elegante…já o Rafale…

abraços

Hornet
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Outra coisa feia no Rafale: a sonda de reabastecimento.

Eu sei que o FX-2 não é “concurso de beleza”, tô sabendo! Mas não custa nada reclamar um pouquinho do design do Rafale!!! O Mirage (qualquer uma das versões) é tão elegante…já o Rafale…

abraços

Igor
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O Rafaleco é bonitinho. Gostaria de saber o que torna ele e sua manutenção principalmente tão cara.

Igor
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O Rafaleco é bonitinho. Gostaria de saber o que torna ele e sua manutenção principalmente tão cara.

Hornet
Visitante
Hornet

Já que eu só falei mal do Rafale até agora, deixa eu elogiar um pouco: a suite eletrônica e o painel são fantásticos! Coisa de dar inveja a qualquer um.

brincadeiras à parte: o Rafale é um caça de respeito! Se for ele o escolhido para o FX-2 estaremos muito bem na foto, podem ter certeza!

abraços

Hornet
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Já que eu só falei mal do Rafale até agora, deixa eu elogiar um pouco: a suite eletrônica e o painel são fantásticos! Coisa de dar inveja a qualquer um.

brincadeiras à parte: o Rafale é um caça de respeito! Se for ele o escolhido para o FX-2 estaremos muito bem na foto, podem ter certeza!

abraços

tomas
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O Rafale é uma máquina e tanto! Mas pelo fato de não ter tido compras externas a sua produção ainda não foi diluida e os custos ficaram muito altos.

tomas
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O Rafale é uma máquina e tanto! Mas pelo fato de não ter tido compras externas a sua produção ainda não foi diluida e os custos ficaram muito altos.

Manfred Von Richthofen
Visitante
Manfred Von Richthofen

Economia de escala: poucas unidades produzidas, preço elevado.
Os preços do Rafale estão fora da realidade da FAB, que até pouco tempo atrás, não tinha dinheiro para trocar os pneus carecas dos F-5E, que muitas vezes estouravam com os aviões taxiando.
Vocês sabiam que pilotos do 1GAvCa faziam rateio para comprar filme para suas câmeras de combate?
Não tem a mínima possibilidade de a gente comprar um caça que custa quase US$ 100 milhões por unidade!
Pelo jeito vai dar Gripen, por ser mais barato de comprar e manter. Vamos fazer dobradinha com a África do Sul, que também comprou.

Manfred Von Richthofen
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Manfred Von Richthofen

Economia de escala: poucas unidades produzidas, preço elevado.
Os preços do Rafale estão fora da realidade da FAB, que até pouco tempo atrás, não tinha dinheiro para trocar os pneus carecas dos F-5E, que muitas vezes estouravam com os aviões taxiando.
Vocês sabiam que pilotos do 1GAvCa faziam rateio para comprar filme para suas câmeras de combate?
Não tem a mínima possibilidade de a gente comprar um caça que custa quase US$ 100 milhões por unidade!
Pelo jeito vai dar Gripen, por ser mais barato de comprar e manter. Vamos fazer dobradinha com a África do Sul, que também comprou.

MHenrique
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MHenrique

US$95 Milhões a unidade e ainda por cima sem AESA?!?!? Péssimo negócio, prefiro o Super Hornet com AN/APG-79, é dois pelo preço de um Rafale.

MHenrique
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US$95 Milhões a unidade e ainda por cima sem AESA?!?!? Péssimo negócio, prefiro o Super Hornet com AN/APG-79, é dois pelo preço de um Rafale.

tomas
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Corre na “boca pequena” que os F/A-18 Super Hornet caso escolhidos viriam com uma “pancada” de Off-Set…incluindo até reabastecedores KC-135 dos estoques da USAF???

tomas
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Corre na “boca pequena” que os F/A-18 Super Hornet caso escolhidos viriam com uma “pancada” de Off-Set…incluindo até reabastecedores KC-135 dos estoques da USAF???

Galante
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Agora vejam bem: a França gasta US$ 38 bilhões para desenvolver um avião, e vem o Brasil gastar no máximo US$ 2 bi e quer que eles nos transfiram toda a tecnologia? Mas nem f…. isso vai acontecer.
Esse papo de transferência de tecnologia é ilusão. É um termo que o pessoal ouviu e fica repetindo, mas não sabe o que realmente significa.
O que haverá é apenas alguma abertura dos códigos do software do sistema de armas, para compatibilização com algum tipo de armamento diferente. Alguma coisa do radar também. E só.

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Agora vejam bem: a França gasta US$ 38 bilhões para desenvolver um avião, e vem o Brasil gastar no máximo US$ 2 bi e quer que eles nos transfiram toda a tecnologia? Mas nem f…. isso vai acontecer.
Esse papo de transferência de tecnologia é ilusão. É um termo que o pessoal ouviu e fica repetindo, mas não sabe o que realmente significa.
O que haverá é apenas alguma abertura dos códigos do software do sistema de armas, para compatibilização com algum tipo de armamento diferente. Alguma coisa do radar também. E só.

marcandrey
Visitante
marcandrey

Concordo com o Galante!!!!! Transferencia de tecnologia não quer dizer que vamos poder construir um igual!!!!

Concordo que ele é um bom caça!!! Mas que o bichinho é feio isso ele é!!!! Parece um porco gordo!!!

Abraços!!!

marcandrey
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Concordo com o Galante!!!!! Transferencia de tecnologia não quer dizer que vamos poder construir um igual!!!!

Concordo que ele é um bom caça!!! Mas que o bichinho é feio isso ele é!!!! Parece um porco gordo!!!

Abraços!!!

Alfredo_Araujo
Visitante
Alfredo_Araujo

É… tmb começo a acreditar, e torçer, por uma vitória do F-18!

Depois do Su-35, esse aviao é o mais bonito da concorrencia… mais estaremos pagando caro por essa beleza!!!
Entao se o governo americano garantir transferencia de tecnologia, estarei torcendo pelo F-18!!! Com mais 10 pilas compramos 2 F-18 com o dinheiro de 1 Rafale!!

MHenrrique, a versao do Rafale q esta na concorrencia é a F-3… q estará com esse radar AESA, q atualmente esta em desenvolvimento..

Alfredo_Araujo
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É… tmb começo a acreditar, e torçer, por uma vitória do F-18!

Depois do Su-35, esse aviao é o mais bonito da concorrencia… mais estaremos pagando caro por essa beleza!!!
Entao se o governo americano garantir transferencia de tecnologia, estarei torcendo pelo F-18!!! Com mais 10 pilas compramos 2 F-18 com o dinheiro de 1 Rafale!!

MHenrrique, a versao do Rafale q esta na concorrencia é a F-3… q estará com esse radar AESA, q atualmente esta em desenvolvimento..

Hornet
Visitante
Hornet

Marcandrey, “porco gordo” vc matou a pau!!! O Rafale é bem isso mesmo…rs.rs.rs. ô aviãozinho desengoçado, sô!!! Mas se vier pra FAB já passo a achá-lo lindo e maravilhoso, o melhor do mundo etc….rs.rs.rs. Galante, Bem lembrado. Seu comentário foi muito feliz (como sempre!). Não podemos confundir essa chamada “transferência de tecnologia” que por ventura possa ocorrer no FX-2, com desenvolvimento de tecnologia ou de equipamentos em conjunto (mais ou menos como aconteceu com o AMX). São realmente coisas diferentes. A França já fez (projetou e construiu) o Rafale sozinha e não tem mais como entrarmos como “sócio” no negócio,… Read more »

Hornet
Visitante
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Marcandrey, “porco gordo” vc matou a pau!!! O Rafale é bem isso mesmo…rs.rs.rs. ô aviãozinho desengoçado, sô!!! Mas se vier pra FAB já passo a achá-lo lindo e maravilhoso, o melhor do mundo etc….rs.rs.rs. Galante, Bem lembrado. Seu comentário foi muito feliz (como sempre!). Não podemos confundir essa chamada “transferência de tecnologia” que por ventura possa ocorrer no FX-2, com desenvolvimento de tecnologia ou de equipamentos em conjunto (mais ou menos como aconteceu com o AMX). São realmente coisas diferentes. A França já fez (projetou e construiu) o Rafale sozinha e não tem mais como entrarmos como “sócio” no negócio,… Read more »

RL
Visitante
RL

Com ou sem transferência de tecnologia, ao meu ver é a melhor opção.

E pensar que ainda tem gente que se pré-dispõe ao conformismo alegando que não precisamos de comprar nada em matéria de defesa.
Ainda acho que 36 unidades são poucas.
Apenas uma pergunta. Será que avião BONITO é sinônimo de qualidade?
Sei não hein.

Deveriamos fazer como a Índia. Ir logo de 120 unidades em uma paulada só.
Ai seria uma bela compra (E que compra).

RL
Visitante
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Com ou sem transferência de tecnologia, ao meu ver é a melhor opção.

E pensar que ainda tem gente que se pré-dispõe ao conformismo alegando que não precisamos de comprar nada em matéria de defesa.
Ainda acho que 36 unidades são poucas.
Apenas uma pergunta. Será que avião BONITO é sinônimo de qualidade?
Sei não hein.

Deveriamos fazer como a Índia. Ir logo de 120 unidades em uma paulada só.
Ai seria uma bela compra (E que compra).

Hornet
Visitante
Hornet

RL,

Concordo com vc…e nem estava pensando na “beleza” como algum fator importante… sabemos que o FX-2 não é um concurso de beleza!!!

Como eu disse, pode até ser feinho, mas é um caça bom de briga…120 desses bichinhos operando na FAB, imporia respeito a quem quer que seja! Sem dúvida alguma.

um forte abraço

Hornet
Visitante
Hornet

RL,

Concordo com vc…e nem estava pensando na “beleza” como algum fator importante… sabemos que o FX-2 não é um concurso de beleza!!!

Como eu disse, pode até ser feinho, mas é um caça bom de briga…120 desses bichinhos operando na FAB, imporia respeito a quem quer que seja! Sem dúvida alguma.

um forte abraço

maxiliano
Visitante
maxiliano

tb torço pelo Rafale,mas depois da rasteira que o SU35 levou ,vai dar mesmo F18.

maxiliano
Visitante
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tb torço pelo Rafale,mas depois da rasteira que o SU35 levou ,vai dar mesmo F18.

Hornet
Visitante
Hornet

Uma coisa que vem me intrigando nesses últimos dias: não conseguigo torcer pra “mim mesmo”!!! No caso, o Super Hornet. Por mais que eu tente, algo me diz que fazer negócio com o Tio Sam nessa altura do campeonato seria uma roubada e tanto. Não morro de amores nem pelo Gripen e nem pelo Rafale (como já disse aqui, sou mais um dos “viuvos” do SU-35), mas dadas as circunstâncias prefiro mais o Rafale que os outros dois. Não por achar o Rafale muito melhor que os outros, como vetor. Acho até que os 3 estão mais ou menos no… Read more »

Hornet
Visitante
Hornet

Uma coisa que vem me intrigando nesses últimos dias: não conseguigo torcer pra “mim mesmo”!!! No caso, o Super Hornet. Por mais que eu tente, algo me diz que fazer negócio com o Tio Sam nessa altura do campeonato seria uma roubada e tanto. Não morro de amores nem pelo Gripen e nem pelo Rafale (como já disse aqui, sou mais um dos “viuvos” do SU-35), mas dadas as circunstâncias prefiro mais o Rafale que os outros dois. Não por achar o Rafale muito melhor que os outros, como vetor. Acho até que os 3 estão mais ou menos no… Read more »

pjms
Visitante
pjms

Hornet, não é so preconceito seu não, é pensamento da maioria!!! Realmnte o F18 é para mim o melhor avião, mas o problema é que ee é americano e isso já é um problema. Não sabemos amanhã, se o Obama não quizer cumprir o que está no contrato, iriamos ficar com um avião sem garras(mísseis). Nós estamos ouvindo a confirmação do representante da Boeing e não do presidente sobre a transferência de tecnologia. Por isso eu acho que vai dar o Rafale, devido somente o pacote geral que inclui os subs e fragatas.para mim o Gripen é o azarão que… Read more »

pjms
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pjms

Hornet, não é so preconceito seu não, é pensamento da maioria!!! Realmnte o F18 é para mim o melhor avião, mas o problema é que ee é americano e isso já é um problema. Não sabemos amanhã, se o Obama não quizer cumprir o que está no contrato, iriamos ficar com um avião sem garras(mísseis). Nós estamos ouvindo a confirmação do representante da Boeing e não do presidente sobre a transferência de tecnologia. Por isso eu acho que vai dar o Rafale, devido somente o pacote geral que inclui os subs e fragatas.para mim o Gripen é o azarão que… Read more »

Hornet
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em tempo: erro de digitação…onde se lê “Sun MNuclear”, leia-se Sub Nuclear…

Hornet
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em tempo: erro de digitação…onde se lê “Sun MNuclear”, leia-se Sub Nuclear…

Hornet
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Hornet

Caro pjms, eu também gosto muito do Super Hornet (meu nick já me entrega, não é?)…mas tenho essa preocupação que falei. Mesmo sabendo que a Boeing está disposta a passar os códigos fontes, mesmo sabendo que o MD e a FAB não iriam selecionar um caça para a próxima fase do FX-2 que não cumprisse com todos os requisitos estipulados etc. Mesmo assim, não vejo com bons olhos fazer esse negócio, neste momento, com os EUA (comprar Blackhawks, por exemplo, é uma coisa, reequipar os esquadrões de caça da FAB é uma outra coisa na minha modesta opinião). Sem falar… Read more »

Hornet
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Caro pjms, eu também gosto muito do Super Hornet (meu nick já me entrega, não é?)…mas tenho essa preocupação que falei. Mesmo sabendo que a Boeing está disposta a passar os códigos fontes, mesmo sabendo que o MD e a FAB não iriam selecionar um caça para a próxima fase do FX-2 que não cumprisse com todos os requisitos estipulados etc. Mesmo assim, não vejo com bons olhos fazer esse negócio, neste momento, com os EUA (comprar Blackhawks, por exemplo, é uma coisa, reequipar os esquadrões de caça da FAB é uma outra coisa na minha modesta opinião). Sem falar… Read more »