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FAB explica valor de R$ 650 mil para levar 25 toneladas de alimentos para Roraima

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C-767 da FAB

O avião da FAB

A coluna contou, ontem, que a FAB cobrou R$ 650 mil para levar 25 toneladas de alimentos do Rio para Roraima, onde seriam doadas a refugiados venezuelanos. O preço fez o Natal Sem Fome mudar de plano.

Pois bem. O Ministério da Defesa explica que a missão exigiria o uso de duas aeronaves cargueiras da FAB: um C-767 e um C-105.

Segue…

O C-767 faria o transporte até Manaus e, de lá, seriam necessários outros sete voos do C-105, de menor capacidade de carga, já que a pista do aeroporto de Boa Vista não suportaria o peso do C-767 carregado. Ou seja… faz sentido

FONTE: Ancelmo Gois, O Globo

60 COMMENTS

  1. Se soubessem o gasto de Jet A1 com o GTE para levar políticos de Legacy e VC-2 para lá e para cá 😂😂😂. Só o legacy é mais de R$30mil o “tanque cheio”.

  2. Muito pertinente seu ponto de vista, donitz123. Seria uma boa ideia, mas dai como iria desviar aquela graninha? Porque se tem o governo envolvido (não estou falando da FAB), alguém tem que levar, se é que me entendes.

  3. Isso me lembra o absurdo no caso das enchentes no Vale do Itajai, tinha caminhão saindo do Nordeste com agua mineral doada e a 15 km em Camboriu não faltava agua, tinha a vontade a venda nos supermercados.
    Com o valor gasto no transporte se comprava mais água nas cidades vizinhas.

  4. Quanto seria o custo de manter um Boeing 767?
    E quanto será que sai um tanque cheio de uma aeronave como essa,alguém mais entendido poderia esclarecer.

  5. Se realmente fosse o caso de enviar os alimentos será que não poderia ter ido de navio até Manaus e de lá então de avião até a localidade??? A MB não tem navio??? Ou mesmo uma embarcação comercial. Suspeito que ficaria mais barato.

  6. Engenheira Gata 5 de Fevereiro de 2018 at 16:32

    Sem mencionar os voos curtos e os vencimentos de revisões estruturais e de componentes por ciclos. Gostaria de saber a razão horas de voo/ciclos das aeronaves do GTE. Ou talvez não gostaria, não.
    O B767-300ER, por exemplo, não é aeronave para voo doméstico.

  7. Um Boeing 767 pode levar mais ou menos 46.000 mil litros de Jet A1, o litro do Jet A1 é mais ou menos 4 reais . O seja o tanque cheio do 767 sai por R$ 184 mil reais.

  8. Marcov não sei ao certo, mas toda semana tem algum C99 ou legacy do GTE no centro de serviços em Gavião Peixoto. O Nery talvez saiba com precisão.

  9. O 767 da FAB é alugado da Colt, ela pagou R$20 milhões por 3 anos, com manutenções e peças inclusas. O contrato encerra em julho do ano que vem, podendo ser prorrogado. Na minha opinião, foi muito vantajoso pra FAB, principalmente pro Corsário que não tinha avião pra voar.

  10. Pelo que entendi dos tempos verbais da matéria, em que se lê “exigiria”, “faria”, seriam”, além da informação sobre mudança de plano, a missão não foi realizada devido ao custo informado.

    E transporte aéreo é caro mesmo. O certo seria, ae houvesse tempo hábil, planejar o uso de outro meio de transporte para as doações, e não o aéreo.

  11. Pesquisei a notícia anterior da mesma coluna:

    “FAB pede R$ 650 mil para transportar 25 toneladas de alimentos doados
    POR ANCELMO GOIS31/01/2018 07:30
    O custo do frete

    Lembra que, no fim de 2017, a coluna publicou que a campanha Natal Sem Fome iria mandar 25 toneladas de alimentos para refugiados venezuelanos e indígenas em Roraima? Pois bem. A turma pediu um avião da FAB para fazer o transporte, mas os militares, acredite, cobraram R$ 650 mil. O Natal Sem Fome desistiu.

    Vai doar os alimentos no Complexo da Maré amanhã.”

    Bom, ao que me parece (apenas opinião baseada na lógica) os organizadores da campanha, por melhor que fossem as intenções, não contavam com o valor necessário a esse transporte ser incompatível com o valor dos alimentos a transportar, e provavelmente não haveria tempo para utilizar outros meios de transporte. E, como postaram mais acima, só para encher os tanques de um 767 custaria quase 200 mil. Ainda que fosse em dois C-130, ou no futuro em só um KC-390 (embora faltasse uma tonelada ou duas pra levar tudo) também não ficaria barato.

  12. Vou dar a minha opinião e só para constar: estou ____________ para opiniões alheias.

    Não são “refugiados” e sim imigrantes.

    Refugiados de acordo com o dicionário: Que ou quem é forçado a abandonar o seu país por motivo de guerra, desastre natural, perseguição política, religiosa, étnica, etc.

    Eles são imigrantes que saíram do seu país por causa da crise econômica. O Brasil não deve fazer nada se a própria Venezuela também não mexer os pauzinhos.

    A Venezuela não faria nada para ajudar os brasileiros se fosse o contrário. Já temos muitos problemas internos para cuidar dos problemas alheios. Boa Vista é uma cidade que tem aproximadamente 330 mil habitantes, recebendo um fluxo constante de 40~50 mil venezuelanos por ano. Vai chegar um dia que faltará comida em Boa Vista para atender esse povo.

    O certo é o Brasil pressionar a Venezuela com toda a força possível. O Brasil e os demais países da América do Sul.

    Uma vergonha a situação, uma vergonha.

    COMENTÁRIO EDITADO. MODERE O LINGUAJAR. MANTENHA O BLOG LIMPO.

  13. Engenheira Gata 5 de Fevereiro de 2018 at 17:00

    Sim, caso não tenha no contrato nenhuma cláusula que envolva ciclos (devolução da aeronave com a mesma margem de ciclos para revisões, ou um valor diferenciado para cada ciclo de componentes e revisões estruturais).
    Não é comum, em caso de leasing de aeronaves, as empresas relegarem o custo excessivo causado pela baixa taxa horas de voo/ciclos. O ideal é que a aeronave voe muito para cada pouso.

  14. Bizurado, o aeroporto de Boa Vista foi feito para operação de passageiros com aeronaves B737 ou A320 no máximo, podendo receber aeronaves maiores sem o peso máximo, é o suficiente para a região.
    O Aeroporto de Cabo Frio foi feito para ser um aeroporto internacional de carga, onde pousam C-17, An-124,B747 e outro pesos pesados levando material para a exploração de petróleo no litoral do RJ.

  15. Se fosse o K.390 no ser um oportunidade de testes. Somente especulando, e não podemos deixar de passar, um Brasil dess sem uma Ferrovia que seria um chute no máximo a metade desse valor.

  16. Obrigado Walfrido, mas eu não consigo conceber como o aeroporto de uma capital de um estado da federação não tem essa capacidade. Duvido que o aeroporto da capital de algum estado do EUA tenha essa limitação.

  17. Vergonhoso a FAB cobrar o transporte de alimentos de uma iniciativa humanitária e ninguém da Força falar uma a da farra que é o transporte executivo. Vergonhoso.

  18. Marcos isto são campanhas fraternas antes de serem venezuelanos são seres humanos ,e se fosse o contrário você diz que não iam ajudar ,são suposições suas.O Brasil no haiti ajudou aquele povo demais inclusive com alimentos,serviços não só com ações militares.Acho que deve o Brasil sim pressionar a venezuela mas não com ameaças mas usando sua diplomacia alias a bem pouco tempo um excelente trabalho agora esse governo de bragatas só querem briga expulsar embaixados ,chamar os nossos de volta.O Brasil perdeu sua relevancia como lider regional.

  19. Mosczynski uma vergonha seria gastar R$ 650 mil para levar essa quantidade de alimentos para lá. Muito mais barato comprar os alimentos lá na região (que foram levados de navio e caminhões) e doar do que levar do RJ, de avião.
    Não é porque uma ideia é humanitária que ela é uma ideia inteligente. Nesse caso é justamente o contrário. Uma ideia bem estúpida. Mas o pessoal adora gastar o dinheiro do Estado, porque “ele cai do céu”.
    .
    Quanto ao transporte executivo concordo que é uma farra, mas um erro não justifica o outro.

  20. Rafael Oliveira 5 de Fevereiro de 2018 at 19:19

    De acordo Rafael. Se dividirmos 650 mil Reais por 25 mil kg chegamos a 26 R$/kg. Ou seja com os R$ 650 mil dava para comprar 25 toneladas de qualquer alimento que custasse R$ 26,00 o quilo. Como as doações não foram de carne, é bem provável que o valor das doações seja bem menor que o custo do transporte.
    Mudando o enfoque dentro da mesma notícia, estranhei a FAB afirmar que precisa de 7 vôos de C-105 para transportar 25 toneladas de carga de Manaus para Boa Vista, distantes 660 Km. A capacidade de carga do C-105 é de 9 ton. e a Wikipedia indica um alcance de 1.300km com carga máxima.

  21. Eduardo, a carga transportada de um avião na prática não é o peso divulgado, depende da distancia, tem que jogar o combustível na equação, quanto mais longe menor a carga que pode transportar.
    Por exemplo, veja para o KC-390:
    Range: 2,730 nmi (with 14 ton payload)
    Range with full payload (distributed): 1,520 nmi (23 tonne payload)
    Range with full payload (concentrated): 1,140 nmi (26 tonne payload)

  22. GTE é um cancêr. Odiado dentro da FAB. Falta macho pra acabar com a farra.
    Desconheço as horas/ciclos do GTE. Eles não têm limites, gastam o que querem.

  23. Matheus, tem matérias sobre o Boeing 767 operado pela FAB aqui no site, experimente usar o campo busca, canto superior direito da página. Boa pesquisa e boa leitura.

  24. Até quando os omissos governantes brazileiros sustentarão a ditadura bolivariana assassina de Maduro? Os teflexos já se fazem sentir em Roraima e no Amazonas. Porque Tillerson não visitará o teoricamete pais mais poderoso da America do Sul?

  25. Quem deveria arcar com os custos deveriam ser os _________________.
    Ou cobrarmos da Venezuela o reembolso do custo que eles estão nos causando. Temos aqui restrições nos refeitórios de nossos quartéis e estamos sustentando as mazelas que a Venezuela está causando em sua população.
    Não se justifica este custo exorbitante apenas em transporte.

    COMENTÁRIO EDITADO. EVITE FAZER O DEBATE DESCAMBAR PRA BRIGA ESQUERDA-DIREITA QUE DERRUBA AS DISCUSSÕES LADEIRA ABAIXO.

  26. Mosczynski 5 de Fevereiro de 2018 at 18:41 , meu caro, um erro não justifica o outro. Aliás, essa “prática” é uma das mais famigeradas e nocivas da nossa sociedade: se está errado lá, farei errado aqui…. Tive um “mestre” que repetia à exaustão: “o certo é certo e o errado é errado”. Tão simples, até grotesco, mas uma verdade que a maioria não consegue entender…..

    Criminoso seria a FAB efetuar o tal transporte, gastando o seu, o meu e o nosso dinheiro só porque os organizadores da campanha esqueceram (será mesmo?!) que voar é caro. Força Aérea não é instituição de caridade. A campanha em questão pode até ter seus méritos, mas não podia contar com uma “boa vontade” de R$650 mil por conta da Viúva até porque com essa grana seria possível comprar muito mais comida no local do que levar do “sul” para lá…

    No mais, o mestre Rinaldo Nery já definiu bem o que é o GTE….

  27. Cavalheiros
    Um grupo de bons samaritanos do Rio de Janeiro fez uma campanha (Natal Sem Fome) para angariar alimentos. A população local generosamente correspondeu. Alguém emprestou um local para armazenar as doações. Depois decidiram que em Roraima estava a população que mais necessitava.
    Tentaram um transporte na faixa. Daí descobriram que Papai Noel não existe.
    O fato da FAB pedir R$ 650 mil pelo frete, não quer dizer que os organizadores tivessem esta quantia. Aliás, não deveriam ter nem R$ 650,00. Simples assim.
    A solução deve ter sido distribuir os alimentos lá por perto mesmo.

    • “João Adaime em 06/02/2018 às 09:47”

      Ótimo resumo do que devem ter sido os fatos, João. Recomendo que todos leiam esse comentário e reflitam a partir dele antes de comentar sobre o assunto.

  28. João Adaime 6 de Fevereiro de 2018 at 9:47
    Corretíssimo João,
    Complementando,
    Isso não é fato isolado – Seguidamente devido a generosidade de nosso povo, suas arrecadações para calamidades, não só de alimentos, mas de colchões-cobertores-roupas etc, acabam sendo desperdiçadas por falta de planejamento correto em cima do transporte da mesma para as áreas atingidas.
    É fácil alguém ir doar um quilo de mantimento, até gente pobre doa, o difícil depois é uma ou mais transportadoras ricas darem o ar de sua contribuição.

  29. Prezado Nunão
    As vezes eu fico levemente incomodado com comentários baseados apenas no título do artigo. E olha que este tem apenas três parágrafos.
    Infelizmente esta é uma prática comum em toda a Trilogia.
    Abraço

    • João Adaime,

      Eu diria que isso tornou-se uma prática comum em sites de notícias em geral, e que infelizmente o pessoal transplantou não só para a Trilogia, mas para todos os sites que discutem o tema defesa, que entre outros temas complexos precisa de um mínimo de vontade de buscar conhecimento e fazer reflexão pra comentar.

      Praticamente nenhum lugar mais escapa dessa preguiça de ler e de pesquisar um pouco sobre os assuntos, de um lado, e de pressa para descer a lenha, do outro, antes de dar opinião.

  30. Caro Farroupilha
    Teu comentário me lembrou do último furacão na Flórida. Empresas aéreas cobraram um preço simbólico pelas passagens. Hotéis cobraram diárias acessíveis e por aí foi.
    Daí eu lembro de tragédias no Brasil. Naqueles deslizamentos no Estado do Rio de Janeiro. O governo liberou uma verba para o aluguel social. Logo os proprietários de imóveis aumentaram os aluguéis.
    Uma das muitas enchentes no Vale do Itajaí. Em plena enchente, uma panificadora do centro da cidade de Itajaí passou a cobrar mais em todos seus produtos.
    Acho que isto explica porque eles são o que são e nós somos o que somos.
    Abraço

  31. João Adaime 6 de Fevereiro de 2018 at 10:53
    Por isso escrevi em outro comentário aqui na Trilogia que ” a corrupção começa no povo”.

  32. João Adaime 6 de Fevereiro de 2018 at 10:53

    A má conduta oportunista começa no povão mesmo, basta ver quantas vezes se aproveitaram da desgraça alheia pra faturar. Triste realidade.

  33. Cel. Nery.

    O senhor poderia fazer um relato breve dos custos anuais de se manter o GTE, e se na sua opinião é necessário manter algum tipo específico de aeronave para executar alguma tarefa, como por exemplo transporte da presidência.

    O senhor pode ter certeza que essas informações seriam de importância impar para nós e uma pessoa que tenho alguma proximidade.

  34. Nada demais pra tanta discussão.

    Transporte de avião é caro, se der de graça os chatos chiam, se cobrar chiam também. Contrata uma transportadora e manda pra lá de caminhão, demora uma semana ou mais mas chega, pronto.

    Aliás gostando de ver a moderação metendo o ferro nos trolls. Deixei de participar do grupo do facebook por causa dessa chatice, mas estou vendo que o podão tá passando rente! Muito Bom.

  35. André Gomide, 14:21h.
    Não tenho esses custos, só o COMGAP tem. A FAB tem um contrato com a EMBRAER, chamado Total Care, para manter os Legacy e os E190.
    Toda Força Aérea no mundo tem como uma de suas missões transportar o maior dignitário do País, não os ministros. O GTE possui 3 Esquadrões : o Primeiro, transporta Presidente e Vice; o Segundo, transporta Ministros e outras autoridades; e o Terceiro, equipado com dois helicópteros, transporta do Presidente. O GTE deveria extinguir o Segundo, e cada Ministério QUE SE VIRE! Tem muita empresa de táxi aéreo no Brasil precisando de serviço, e as empresas regulares também. Nine Fingers aumentou para 54 o número de autoridades que têm direito ao uso de aeronaves do GTE. ABSURDO TOTAL! Assim não há dinheiro que sustente. E esse dinheiro não chega nas UAE operacionais, que fazem guerra.

  36. Rinaldo Nery 6 de Fevereiro de 2018 at 18:12
    R. N., eu ja considero o transporte dos Ministros A SERVIÇO como válido e uma necessidade, como foi desde a criação do serviço por Getulio Vargas em 1938, claro que o GTE não precisa ser do tamanho que é hoje.
    Passei muitas noites nos finais de semana na BASV para receber ACM que vinha todo final de semana com o unico Lear 55 do GTE(VU-55C (Gates Learjet 55) / FAB6100), ele só queria voar nele porque era maior que os Lear 35 que não gostava.
    “Em 1938 a Aviação Militar do Exército adquiriu oito Lockheed 12A, os quais foram utilizados para o transporte do Presidente da República e outras autoridades civis e militares”Rudnei Cunha
    . https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcStNm7yAmMc1KySZCshaMn4WCSUPe7cQZx8XxGeOytVZhlx3uNm

  37. Rinaldo Nery 6 de Fevereiro de 2018 at 18:12

    Muito obrigado…..então é possível e necessário a tesoura passar por ali, até para que outras rubricas tenham suas vidas facilitadas….imagino que passaria uma mensagem bem clara que a farra terminou.

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