EUA lançam ‘mãe de todas as bombas’ no Afeganistão

EUA lançam ‘mãe de todas as bombas’ no Afeganistão

6041
13

A Força Aérea dos EUA lançou sua maior bomba não-nuclear pela primeira vez em combate nesta quinta-feira, visando um complexo subterrâneo do Estado Islâmico em uma porção desolada do leste do Afeganistão, disseram autoridades militares.

A bomba de 21.000 libras (9.534 kg) é conhecida como Massive Ordinance Air Blast, ou MOAB. Nos círculos militares, a sigla é conhecida melhor como a “Mãe de Todas as Bombas”.

A CNN, que informou pela primeira vez o uso da bomba, disse que a MOAB foi selecionada porque a área visada estava em uma porção extremamente remota do país, o que significa que o risco para civis era mínimo. O poder absoluto da explosão também seria mais eficaz na destruição de túneis subterrâneos esculpidos no terreno rochoso que outras bombas convencionais poderiam não penetrar.

A MOAB foi transportada para o alvo por um avião cargueiro MC-130.

O alvo estava na província de Nangarhar, que faz fronteira com a área tribal do Paquistão, uma fronteira porosa que os extremistas exploraram para eludir as forças da coalizão. Um fuzileiro naval dos EUA foi morto naquela província na semana passada em meio a atividades de combate ao terrorismo.

13 COMMENTS

  1. ela pode ser abatido com os nossos Iglas ???
    Os Gepard dariam conta ??
    nao “parece” ser um alvo difícil…

  2. Lembrando que a MOAB não é a maiorbomba do arsenal americano. A maior (mais pesada) é a MOP (de penetração). A MOAB é a bomba com maior poder explosivo.

  3. Edcarlos,
    A MOAB é uma bomba explosiva com grande massa de explosivos capaz de produzir uma explosão colossal mas não adota o princípio de uma bomba termobárica. E é quiada!!
    Já a bomba russa FOAB é uma bomba não guiada termobárica.

  4. Wolf,
    O conceito de interceptar munições guiadas existe, é o chamado C-PGM (contra munição guiada de precisão) mas o Igla não seria muito indicado para essa tarefa. Talvez um Pantsir ou mesmo o Gepard.

  5. Bosco, o video fala em 1 milha de raio de destruição, se entendi corretamente. São quase 2 quilometros!!! Qual é o raio de destruição de uma bomba convencional de 500libras?

  6. Valeu mesmo Bosco!
    Tenho alguns artigos bons mas esse dai é show!
    Sobre comentários : pensei que sonhei. Mas realmente ja tem uns “ispicialistas” da sofa (facebook , tanto faz) falando sobre “boNbas” de nêutrons. O que esperar desses “hamsterzinhos domados de Globo, CNN ou Reuters” quando alguém falar sobre gás sarin.Acreditam em tudo! Ate em imagem de alguns goblins barbudos com (silencio em estúdio !!!) mascara de gás cuidando dos AFETADOS(!!!!!) pela gás SARIN(!!!!!!) sem luvas e kit NBC (ou OZK) por horas. Aquele chapeuzinho branco deve ser magico…
    Um grande abraço !

  7. Bosco,
    entao se tivermos um sistema AA bom com pantsir(ou similares) e canhões AA poderíamos abater a MOAB ??? um sistema CIWS funcionaria muito bem entao.(acho eu)

  8. Wolf,
    Uma bomba do tamanho da MOAB sem dúvida seria um alvo apetitoso para um sistema como o Pantsir e outros. O RCS e a assinatura térmica e visual ajuda. Mas o melhor ainda é interceptar o avião antes dele lançar a bomba e isso o Pantsir pode fazer facilmente. A bomba é lançada de 6000 metros de altura e chega ao solo em velocidade supersônica.

  9. Já o Gepard não tem alcance para interceptar o avião lançador e teria que tentar interceptar a bomba. Vale salientar que ela pode ter um material explosivo “insensível” e mesmo recebendo alguns impactos pode não explodir.
    Não estou afirmando que tenha um explosivo insensível, mas sim que pode ter.

LEAVE A REPLY