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Caça Gripen E no cronograma para voo de estreia

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O caça Gripen E da Saab continua em curso para fazer sua estréia em voo durante o segundo trimestre deste ano, já que a fabricante sueca intensifica seus esforços de vendas para a nova geração de caças e sua versão anterior C/D.

Confirmando que o primeiro protótipo 39-8 levantará voo antes do final do segundo trimestre, o chefe do programa Gripen Jerker Ahlqvist diz: “Até agora, tudo está indo de acordo com o plano, e parece realmente promissor.” As entregas das aeronaves propulsadas pelo motor GE Aviation F414 começarão em 2019 para a Força Aérea Sueca, seguidas por aeronaves para o cliente de exportação Brasil.

Os testes de táxi de baixa velocidade com o Gripen E começaram no local de produção da Saab em Linköping no final do ano passado, e Ahlqvist diz que a empresa está atualmente validando seu software em preparação para o primeiro voo. A aeronave 39-8 está atualmente em teste de solo, enquanto o segundo de seus eventuais três protótipos entrou na montagem final.

Ahlqvist observa que a decisão da Saab de usar uma arquitetura de software tipo aplicativo no Gripen E já está provando ser bem-sucedida. “Vemos que correções para o software que precisamos fazer ocorrem muito rapidamente”, diz ele. “Podemos fazer uma mudança e, em seguida, introduzir uma nova carga de software na aeronave dentro de dias – algo que anteriormente poderia levar semanas ou mesmo meses. Isso nos dá confiança de que o programa vai cumprir o seu calendário e etapas”.

Gripen E realizando táxi no final do ano passado

Richard Smith, diretor de marketing e vendas da Gripen, diz que a Saab está aumentando seus esforços para aumentar o número de clientes para o tipo, tanto em suas versões C/D como E/F. As discussões prosseguem com Botswana e a Eslováquia sobre os seus potenciais planos de aquisição, e a empresa acaba de apresentar a sua resposta a um pedido de propostas búlgaro. Ele também forneceu informações preliminares para a Índia, ligadas a uma possível compra de 150 caças com um único motor, e está analisando um pedido da marinha no mesmo país para o modelo proposto do Gripen naval baseado em porta-aviões.

“O mercado parece otimista”, diz Smith. “Nós realmente precisamos trazer tantas perspectivas quanto possível, para fechar nossa meta, que é um contrato a cada ano.” A empresa atualmente não tem encomendas para a variante C/D, mas já disse que poderia entregar exemplares dentro 18 meses após a celebração de um contrato de produção.

Referindo-se também às oportunidades potenciais para o Gripen na Bélgica, Canadá, Colômbia, Finlândia, Indonésia, Malásia e Suíça, Smith diz: “Estamos em uma posição muito boa agora, tendo ambas as plataformas”.

Enquanto isso, a Saab começou a atualizar os Gripen C/D da República Tcheca com o mais recente software padrão MS20, que entrou em operação na Suécia no ano passado. A Hungria também contratou a empresa para fazer a mesma modificação em sua frota, e Ahlqvist diz que também está em diálogo com a África do Sul e a Tailândia sobre uma atualização semelhante.

FONTE: flightglobal.com

4 COMMENTS

  1. “As entregas das aeronaves propulsadas pelo motor GE Aviation F414 começarão em 2019 para a Força Aérea Sueca, seguidas por aeronaves para o cliente de exportação Brasil.” Já mudaram o discurso?? O primeiro não ia ser entregue a FAB? como eles disseram no Roll Out? Esquece, o Canadá vai de SH e depois F-35. Suíça não quer ele, talvez tenha chance na Finlândia, Bélgica também vai de F-35, a Colômbia ainda vai acabar indo de NG…
    Saudações.

  2. A SAAB não dizia que a primeira aeronave seria entregue a FAB.
    Não é a SAAB quem mudou o discurso, mas sim quem mudou o discurso dela para desqualificá-la.

  3. Você está atribuindo a SAAB declarações que a empresa não deu. O GripenNG nunca seria entregue antes ao Brasil que à Suécia.
    Ou você está desqualificando a empresa ou quem está realmente por fora é você.

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