star-trek-50-anos
USS Enterprise

No dia 8 de setembro de 1966, estreava pela rede NBC o primeiro episódio de Jornada nas Estrelas, série de ficção científica voltada para a exploração do espaço criada por Gene Roddenberry, em busca de novos mundos, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve, a bordo da nave estelar USS Enterprise.

star-trek-original-crew
Star Trek: tripulação original

Poucas séries de TV conseguiram se enraizar tão profundamente no imaginário popular, a ponto de construir um universo próprio reconhecido pelo público.

Jornada nas Estrelas sobreviveu à passagem dos anos através das reprises, continuações e, transportada para o cinema, conquista novas gerações com sua mais recente versão.

Vida longa e próspera à Jornada nas Estrelas e seus seguidores!

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JT

Nunca assisti. Me julguem.

Mahan

Cult!! Melhor da série original, não repetido nas sequencias, eram os diálogos entre o Cap Kirk, o Sr Spock e o Dr MacCoy.Sem esquecer das tecnologias mirabolantes que suportavam as aventuras da tripulação: dobra espacial, propulsão por impulso, camuflagem, núcleo de dobra por aniquilação de anti-matéria, teletransporte, replicadores de alimento, tricorder e celulares.

José Carlos Souza de Oliveira

Assistí, e muito! Seus episódios levavam a imaginação a milhares de anos luz, sempre indo aonde o homem jamais esteve, como dizia a abertura da série. Bem-vinda a maioridade!

Antonio Carlos Jr Zamith

eu via na antiga tv tupi e depois na band no tempo da tv a válvula..

Coutinho

Parabens ao P.A. por homenagear um dos melhores programas ja feitos para a televisão. Como trekker fico muito feliz.

Hawk

Meu pai era Trekker, eu sou e meu filho de 9 anos também é!
É exagero não tenho todas os episódios mas os filmes e games tenho.
Meu pai sempre dizia que a maior verdade da série que só quando homem descobrir que não está sozinho no universo é poderá se unir.
Vida longa e prosperá!

Mahan

Melhor da série eram os diálogos entre KirK, SpoK e McCoy.

Marcelo Andrade

Engraçado, na TV eu não gostava, vi mais Perdidos no Espaço e as outras séries do mesmo autor. Tim Allen, se não me engano. Mas, no cinema, acompanho todas, principalmente esta nova série.

bosco123

Na foto faltou só a ordenança do capitão, a Janice. Acho que entre uma estrela e outra o Kirk dava um trato nela.

Éder Rodrigues

no ano passado tive a PUTA SORTE de conversar com o Willian Shatner pelo facebook ele colocou uma foto de seu bolo de aniversário e eu vi e imediatamente lhe dei os parabéns pelo aniversário, ele agradeceu e eu fiquei uns 5 minutos trocando mensagens com ele foi massa demais trocar idéia com o capitão Kirk.

Fabio Mayer

Eu ganhei de presente a caixa com as 3 temporadas originais. E o que se pode notar é que foi inovadora em muitos sentidos. Na época em que foi lançada não foi exatamente um sucesso, que veio com os filmes da década de 80 e com as séries que seguiram. Eu penso que ficar por 50 anos no imaginário popular é porque foi certeira no sentimento humano de procurar o novo, o mesmo sentimento que fez a raça humana evoluir, singrar os mares, inventar o avião e colonizar o planeta inteiro.

Madmax

engraçado como eram os filmes e séries de tempos atrás.
Tinham uma boa história, e poucos efeitos
Enredos riquíssimos.
Quem não lembra do episódio do encontro com a nave dos anos 90 com os homens melhorados geneticamente (super-homens de Nietzche)?
Ou do confronto com os klingons naquele planeta onde os seres eram tão evoluídos que klingons e homens eram como bactérias perto deles?
Ou no planeta dos deuses que morriam sem adoradores?
Nos fazia pensar.
Hoje é só barulho e agitação.
Saudades de minha infância querida.

Delfim Sobreira

Bosco
Quase rolou um lance com a Janice mas deram pra trás. Aliás a Janice era uma excelente peça.

Gustavo

Agora pensa. Quanto tempo levara para a humanidade chegar ao nilvel de poder construir uma nave do porte da constituicion ( enterprise )! Daqui uns mil anos talvez….

João Bosco

Adorava assistir essa série. Saia correndo da aula somente para assistir toda a vez que passava na Band para ver o Capitão kirk quase dar porradas no Senhor Spok – cheguei a assistir na Tupi, mas infelizmente ela faliu. Agora, a que está no cinema- as duas primeiras, ainda não vi a terceira – foram muito bem feitas. Gostei.

bosco123

Alguns termos que ninguém esquece:
motor de impulso
motor de dobra
dobra fator “x”
reator matéria-antimatéria
escudos defletores
raio trator
teletransporte
tricorder
subnave
bancos fasers
torpedos fotônicos
cristais de dilithium
neutralizadores de inércia
turboelevadores
frequência subespacial
tradutor universal
Federação Unida de Planetas
Frota Estelar

Tadeu Mendes

Gustavo,

Provavelmente nunca. Nem a nossa biologia e nem a nossa tecnologia, nos permitem sair do sistema solar.

Estamos condenados a viver no suburbio de nossa Galaxia ( Via Lactea ) para sempre.

danilojfsn

Vida longa e prospera !

carvalho2008

õps…moderação…devem ter umas duas msgs presas minha ai…..

Ricardo Santos

Vida longa e próspera pessoal!!

Gustavo

Tadeu Mendes, ha nao fala serio nao e possivel que o ser humano nao consiga um dia projetar uma composição metalica de alta resistencia, um campo anti- gravidade, um campo de força de alta energia, um tricorder, feixe de alta energia e reatores de dobra. Mas sempre pensei que o formatos das futuras nave da terra seriam mais parecidas com os submarinos do que com o formato dos filmes e ultilizando o conceito de navegação parecido como nos mares com postos de almirante, capitao, cantra almirante e imediato e timoneito e arrilheiro. Nao seria naves bonitas mas acho que é… Read more »

Marcelo Bardo

Vida longa e próspera!!! \\//,

Space Jockey

Nunca gostei do design desta espaçonave, apesar de ter gostado muito de alguns longas da franquia. Em matéria de design nada bate Sulaco, Nostromo, Narcissus e minha derelict ship.

Gustavo Borges

Quando criança assisti a alguns episódios, porém nada entendia das histórias. Só em 2006 que eu voltei a assistir a série clássia. Ela foi transmitida pelo Canal 21 aqui em Brasilia e eu não perdia um episódio. Tentei gostar das séries posteriores mas nunca me adaptei aos excessos de efeitos especiais e a ausência do antigo elenco. Pena que a série clássica só teve 3 temporadas.

bosco123

Não há nenhuma previsão de que naves interplanetárias ou interestelares futuros possam ter um designe semelhante a navios,como ocorre com a fictícia Enterprese. Esse tipo de designe é totalmente fantasioso. Mesmo que num futuro longínquo possa existir algo como gravidade artificial e neutralizadores de inércia não há nenhuma vantagem prática em ter o piso da nave colocado paralelamente ao eixo de deslocamento, como ocorre em navios e aviões. O mais prático e lógico é que o piso de uma nave esteja colocada em ângulo de 90º com o eixo de deslocamento, de forma que o teto fique voltado para o… Read more »

bosco123

Tadeu, Mesmo que nunca venhamos a desenvolver algum tipo de propulsão mais veloz que a luz ainda assim poderemos sair do Sistema Solar e um dos métodos é utilizar o fenômeno da dilatação do tempo na medida em que se aproxima da velocidade da luz. Por exemplo, a 99% da velocidade da luz uma nave iria e voltaria de Alpha Centauro que está a 4,2 anos luz em 10 meses pelo ponto de vista dos tripulante, mas na Terra teriam se passado cerca de 10 anos. Não é preciso ser mais rápido que a luz para ir a outras estrelas,… Read more »

Jota Valle

Lembrando que o celular já era “usado” na série…kk…surreal e inspiradora na época, assisti vários episódios e também outras séries. Sempre gostei da ficção e acredito que nosso destino como espécie é explorar o cosmo, isso se não surgir nenhum Kinglon no caminho…

ricardorecife

Vida longa e prospera a todos!!!!

Tadeu Mendes

Meu caro Gustavo, Eu tambem fiquei desiludido. Em 1968, quando tinha 14 anos, eu assisti filme 2001 uma Odisseia no Espaco, e tambem assisti o Planeta dos Macacos. Sempre fui um fanatico da ficcao cientifica ( os filmes serios ) . Esses filmes me inspiraram a estudar Ciencias (Quimica, Fisica, Biologia) em profundidade. Acompanhei o Programa Apolo, diariamente e minuciosamente estudei cada missao, o qual culminou com a chegada do homen na Lua no dia 20 Julho de 1969. Mas a medida que ia estudando mais e mais; a fantasia foi cedendo lugar para a realidade. Poderiamos passar horas aqui… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel

Bosco
É lógica
____________________________________

Não nos esqueçamos:
https://www.youtube.com/watch?v=eiKZjKsXxDU

Carlos Alberto Soares-Israel

Eae Bosco ….. vai afirmar o quê ? Todos sabemos que você é o Engenheiro Brains …. Kkkk
https://www.youtube.com/watch?v=BfIAKj3Gl1E

Carlos Alberto Soares-Israel

Tadeu Mendes
uma das minhas partes preferidas:
https://www.youtube.com/watch?v=hL10-aNnZZ0

DaGuerra

Qual seria o padrão das cores dos uniformes ? Mostarda – navegação, azul – ciências e vermelho – sistemas além de extras que casualmente eram perdidos! Lembram daquele episódio da vampira do sal? Visto na Tupi à noite em meados dos 70′ realmente foi só impressionante.

Rinaldo Nery

Assisti desde o início, quando menino, como alguns comentaram. Hão de concordar que era muito inovador para a época. Lançaram, naquela época, o precursor do celular Motorola!
Ontem fui a cinema assistir o último lançamento, Sem Fronteiras. Fantástico!

Marcio Venancio

Versão Brasileira AIC-SP
Redublagem – VTI-Rio

Carlos Alberto Soares-Israel

Show, na época eu fiquei vidrado com a morte do HAL, Kkkkk …..
___________________________________________________

https://www.youtube.com/watch?v=UgkyrW2NiwM

Rinaldo Nery

Comentário retido.

Carlos Alberto Soares-Israel

Star Trek, gosto até hoje, ótimo post dos editores, muita diversão, a fantasia distraindo os “enta”.

Bardini

O History channel fez um especial comemorativo dos 50 anos de Star Trek. Não encontrei no Youtube, mas vale muito a pena ver… inclusive, vale a pena ver a parte gravada com Leonard Nimoy. . Se chama: “50 years of Star Trek” . Meu primeiro contato com Star Trek foi com o filme “The Motion Picture”. Nunca tive muito interesse por Star Wars, não foi da minha época e como era um mundo já gigantesco, preferia não desbravar-lo além dos filmes. Decidi então, por um acaso, ver o primeiro filme de Star Trek, acabei fazendo justamento o que não queria… Read more »

bosco123

Concordo que as viagens interestelares podem nunca ser realizadas tendo em vista a dificuldade em se atingir velocidades próximas às da luz. O considerado possível é algo próximo de 1% da velocidade da luz, o que faria a estrela mais próxima distante cerca de 400 anos, o que é difícil de se atingir com seres biológicos já que mesmo qualquer perspectiva de “animação suspensa” não passa de alguns poucos anos (décadas, no máximo). Mas há alternativas: 1- naves “mundo” multigeracionais; 2- tripulação com tempo de vida prolongada de forma artificial; 3- tripulação “congelada” e ressuscitada via recriação por nanotecnologia (tipo… Read more »

bosco123

Correção: na verdade a frase acima: “O universo não é apenas mais estranho do que imaginamos; ele é mais estranho do que podemos imaginar”, apesar de ter ficado popular devido a Arthur C. Clarke é de J.B.S. Haldane.

carvalho2008

Bom, eu não dúvidas de que um dia conseguiremos quebrar a velocidade da luz…..até os nos 1800, o homem achava impossível a vida na cima de 60 km/hora….Depois, a barreiro do som…

Marcelo Andrade

Interessante que Star Trek Nova Geração não empacou tanto né?? Vocês sabem porque o número da Enterprise e 1701? Era o número da casa do Gene Roddenberry.

carvalho2008

Eu assisti, assisto e assistirei… . Esta serie ajudou a formar o que sou… . Melhor slogan: – OS HERDEIROS DOS SONHOS DA HUMANIDADE !!! . canal USA TNG… . de todas as series da franquia, a melhor foi a STAR TREK ENTERPRISE com o capitão Jonathan Archer…foram 4 temporadas….tinha muito a ser explorada e a serie retratava a época da primeira enterprise, 70 anos antes do capitão kirk….nos primeiros episodios era o maior stress da tripulação ter de usar o teletransporte…que nem sempre funcionava….pois era ainda prototipo…. . Como imaginar um Startac celular 3 anos antes do homem ir… Read more »

Farroupilha

Parabéns a esses 50 anos de Star Trek, ótimo seriado. O que mais qualificava essa produção televisiva, a meu ver, era a competência de atuação de todos os seus personagens, fossem os da tripulação permanente da Enterprise, como também todos os restantes participantes dos episódios. Spok então, sempre um show de atuação de Leonard Nimoy! – Quanto as viagens interestelares se vão acontecer? Ahh isso é certo. As atuais sondas, com exemplo a Pionner, viajam sem aceleração utilizando apenas um certo impulso final do restinho de seus combustiveis limitados. Quando se agregar a elas um sistema de aceleração (mesmo que… Read more »

carvalho2008

Moderação, tem post meu preso ai….tem como verificar?

bosco123

A possibilidade de se atingir velocidades acima da velocidade da luz é igual à possibilidade de sermos miniaturizados ou de criarmos uma máquina que permita a comunicação com os espíritos desencarnados ou uma máquina que anule a gravidade ou que gere gravidade artificial. Ou seja, é do plano da fantasia científica e não tem como ser predita utilizando qualquer pensamento racional já que esbarra com uma impossibilidade científica. Não podemos só seguir o raciocínio simplista de que se em 200 anos conseguimos multiplicar a velocidade por um fator de 1000 quer dizer que em 400 chegaremos a ultrapassar a velocidade… Read more »

Fabio Mayer

Eu li em algum lugar que mesmo o tele-transporte não é possível, porque implicaria em queimar matéria, ou seja, transformar a pessoa que entrasse nele num churrasquinho especial maneiro. A dobra também não é possivel, pelo menos considerada a ciência que conhecemos, pois segundo Einstein a velocidade da luz é inatingível, no máximo se pode chegar perto dela, não nela.Mas guardados os deslizes científicos, a série sempre me chamou a atenção, como à muita gente, porque sonhar não custa nada.

Tadeu Mendes

Farroupilha,

Nada que seja fisico, ou seja; que possua massa, pode viajar na velocidade da luz.

A Teoria da Relatividade não permite isso.

E essa tal aceleração (auto propulsão ) contínua tambem não existe e nem existirá

A não ser que voçê se posicione perto de um buraco negro, na região do evento horizonte, aí sim vou vai acelerar exponencialmente, para no final acabar sendo comprimido até o volume de um átomo. O que seria um pouco apertado.

Upload a mente humana tambén está fora de cogitação ad infinitum.

André Mondelo

Sim, não é possível acelerar até a velocidade da luz, isso segundo a teoria da relatividade. Mas quem garante que Einstein já que ate agora sua teoria não foi provada? Será que sua teoria não atrapalhou mais do que ajudou, pois acabou criando paradigmas que poderiam ser vencidos se não levarmos em conta a relatividade?