K-8W FOTO SJ PADRON

A Força Aérea da Venezuela recebeu nove jatos de treinamento e ataque leve Hongdu KW-8 de origem chinesa.

A entrega ocorreu na base aérea “El Libertador” no estado de Aragua na presença do Ministro da Popular para Defesa, Vladimir Padrino Lopez.

O KW-8 tem uma velocidade máxima de 498 milhas por hora, um alcance de 1.398 milhas e um teto máximo de 42651 pés. Armamentos podem incluir um canhão 23 milímetros, bombas, mísseis e foguetes.

Aviones-K-8A Força Aérea Venezuelana disse que a aeronave vai reforçar a seu Grupo  No. 12 , com base no estado de Lara , e o Grupo de Operações Especiais No.15 baseado no estado de Zulia.

Além do treinamento, a aeronave será usada em operações contra o crime organizado e o tráfico de drogas, disse que a força aérea.

FONTE: UPI (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flamenguista

Acho que a funçao secundaria seria de treinamento nesse caso….

Maurício Campos

Uma legítima ditadura comunista, o povo passa fome mas, continuam comprando armas.

Gustavo

Mas e ai? Presta esse avião ai?

Ednardo de oliveira Ferreira

Acho esta classe de jatos (treinadores a jato que podem fazer um pouco de caça e ataque) muito interessantes na América Latina especialmente devido a combate a guerrilha e, acima de tudo, a guerra contra narco tráfico. Um Alx até alcança um turbo hélice, mas jatinhos ou outros aviões mais distantes eles não alcançam.

Por outro lado decolar com um Gripen para interceptar um jatinho qualquer é caro e contraprodutivo, até porque quem tem poucas aeronaves como nós não pode desdobrá-las num país tão grande.

Um problema desta classe é que estão estão ficando caríssimos.

_RJ_

Flamenguista,
Assim como os A-29 no Brasil. Apesar da diferença na motorização, considero as duas aeronaves com sendo da mesma categoria Treinador/Coin.
E assim como o A-29, o K-8 é também um substituto natural para o A/T-37 Dragonfly.

Gustavo

Acho o pampa argentino mais bonito! Com um toque brasileiro entao acho que seria bem melhor que esse chines ai.

Fernando

logo em breve vamos precisar de aeronaves desse estilo

Renato de Mello Machado

É para o Brasil estaria ótimo,até porquê não tem verba para manter nada melhor,e se chegar algo melhor,vai ficar enfeitando hangar.Pelo menos os pilotos iriam voar.

Clésio Luiz

Jatos executivos tem desempenho que vaira de um ST até o Hawk. Interceptar algo com pouca diferença de desempenho é problemático, pois abre margem para o alvo se evadir, se o local de interceptação não for muito favorável ao interceptador. – A velocidade máxima desse K-8 é de 800 km/h. A velocidade de cruzeiro de um Learjet 35 (antigo, extremamente comum e barato) é de 775 km/h. Imagine aí interceptá-lo se você não está no quadrante frontal deste. Não acho que os traficantes estão já estão operando jatos top de linha como o Citation X (voa acima de 1000 km/h),… Read more »

Renato de Mello Machado

Igual ao Gustavo, eu prefiro o Pampa mais pelos motores

paco

Não duvido que a Venezuela esteja planejando um ataque punitivo ao Brasil se a Dilma for removida. Um conflito fronteiriço é oq eles precisam para recuperar o prestígio bolivariano e se opor ao novo governo brasileiro. Não duvido mesmo,um ataque preventivo a Manaus com os Flakers destruindo nossos F-5 mixurucos facilmente e esses K8 bombardeando algum alvo menos relevante, seria uma humilhação ao povo brasileiro que já está com a moral bem baixa. Essetipo de coisa acontece quando menos se espera. Até alguns anos atras era inconcebivel um presidente boliviano ameaçar invadir o Brasil.

ederjoner

Realmente é difícil avaliar “de longe” se esta aeronave é de boa qualidade, os chineses melhoram a cada dia, mas não sei dizer como estão quando comparados aos grandes fabricantes ocidentais.
Precisaria ser feita uma analise com engenheiros e pilotos, que literalmente colocasse as mãos na aeronave.

Ricardo Marsaro

Os nossos AMX/A1 Modernizados são melhores que estes KW-8? Se sim poderíamos usá-los para treinamento também, lógico se os custos fossem compatíveis.

Ribeiro

“paco 12 de abril de 2016 at 15:06” Paco… Se tratando de políticos, podemos esperar menos… O Evo, O Maduro, o falecido amigo do Kiko, esse que agora é presidente argentino (no bla bla bla das Malvinas) e 98% dos políticos brasileiros vivem de falácias… No mundo atual, é impensável, mesmo para os mais loucos, ocorrer invasão de um país por outro de mesmo naipe… O Evo não teria como chegar a Brasília… Os Flanker até poderiam, mas não são loucos… e não pelo medo de uma guerra, mas pelo que representaria a violação em si… Um boicote comercial é… Read more »

BrancoF-16

Eu gosto muito dos AMX/A1, agora quanto aos custos parece que tudo para o Brasil se tornou caro de mais, até mesmo comida para manter o pessoal…..

Caio Romão

Acredito que os narco-comunis…. Ops, digo, os venezuelanos optaram por treinadores a jato (mesmo que subsônicos) para tentar aproximar ao máximo o treinamento com situações reais em jatos de alto desempenho como os SU-30, já que voar com esses, deve estar cada vez mais difícil para eles.

Resumindo: Deve ser tão caro (para eles), voar com o russo beberrão que os caras compensam doutrinando seus pilotos em treinadores a jato.

Caio Romão

Pra fechar… As possibilidades mais factíveis de conflito na Venezuela são respectivamente: 1—- Uma guerra interna para derrubar a ditadura 2—- Uma guerra com o Suriname para fins de propaganda e recrudescimento do sentimento nacionalista (dar uma sobrevida ao regime) 3—- Uma guerra com a Colômbia pelos mesmos motivos citados acima e também para manter a linha de suprimentos de cocaína, uma vez que está comprovado que o politburo venezuelano tem envolvimento com o narcotráfico internacional e que as autoridades colombianas estão sufocando cada vez mais as FARC. ———————————————————————————————— Ora, nesses três cenários os K-8 se encaixariam muito bem, não… Read more »

Caio Romão

Para mim está claro que esses K-8 não estão sendo comprados aos cachos, somente com a função de treinar pilotos.

Caio Romão

Agora, os vermelhinhos tem 30 K-8 no inventários, confere ?

Marcelo Andrade

Ai meu Deus!! Socorro!! A Venezuela comprou mais K-8, começou uma corrida armamentista na AL!!! Cuidado 1°/4° Gav!!!!!!

Juarez

Me deem o 14, dois E 99, dois KC 67 e eu acabo coma FAV em três dias.

G abraço

Gustavo

Acho que reforçar as defesas do norte seria importante. Esses K-8 nao sao pario nem para nossos A-29! Mas mesmo assim temos drones de vigilancia né? Ponham eles para funcionar dioturnamente nas fronteiras com Bolivia e venezuela e deixa os radares deles nos verem, assim vao ver pelo menos que estamos de olho neles. É a tåtica da inquetação… e de vez enquanto ums R-99 escoltados por dois F-5 pra atormentar mais ainda eles. Nao temos armas suficientes para alguns minutos de combate mas somos bons para blefar, é so ninguem contar pra eles. Kkk

Caco

Gustavo isso que vc narrou não é só blefar não, se fizermos isso constantemente eles abrem falência pois vai desgastar demais os caças e gastar muito combustível , e isso para um pais quebrado faz muita falta , alias acho que se não invadir o território deles eles nem vao interceptar nada para não ter custo , compensa mais uma bateria antiaérea monitorando a área contra o f 5. Mas… que esses vermelhos bolivarianos (bem como os vermelhos brazucas) são doidoes isso são ,deles não duvido nada no caso de um conflito mais intenso cada míssil ou bomba disparados custarão… Read more »

glaxs7

Gustavo disse:

“Esses K-8 nao sao pario nem para nossos A-29! Mas mesmo assim temos drones de vigilancia né? ”

Acho que os A 29 não alcançam os 600 K/h, contra os 800 K/h dos Karakorum. O teto dos ST é de pouco mais de 10.500 Mts contra 13.000 do K-8.
Sobre os drones, o Brasil tem drones capaces de enfrentar os K-8???

Marcelievsky

Percebo que a Venezuela se preocupa mais em ‘investir no mercado exsterno’ do que criar um setor bélico próprio. Iria empregar a população, pelo menos

Marcelievsky

Gustavo, se o problema na fronteira Brasil-Venezuela fosse somente esse… Já viu os Sukhoi e o sistema S-300 que eles possuem?

Trollbuster

S300 na Venefavela ?

paco

Segundo a wikipedia: S300 mais BUKM2, Pechoras, TORM1, e 300 Zu23mm com mira eletrônica. Só a defesa antiaérea deles já acaba com a FAB sem os Flankers decolarem. Em caso de guerra eles tomam a calha norte em 1 mês.

paco

Se faltar dinheiro na guerra eles pegam empréstimo e pagam os juros com os petrodólares. O Iraque financiou 30 anos de guerra assim. O Iraque deve 90 bilhões, continua comprando armas à crédito sendo que sua industria não produz um prego sequer.

W.K.

Paco.
.
Com qual petróleo eles pagam?
.
Venezuela esta tão falida que já teve que importar até petróleo…

glaxs7

W.K., A Venezuela possui as maiores reservas de petróleo do Mundo sendo mais u menos 297 Bilhões de barris, logo vem a Arábia Saudita com 265 Bolhões de barris. Se estima que o Brasil possua 25 bilhões de barris nas suas reservas. O petróleo que a Venezuela importa é o cru leve que serve pra diluir o cru pesado da faixa de Orinoco pois segundo as suas especificações, o cru pesado não pode ser transportado sem ser misturado a um outro hidro carburo de menor densidade. Este cru leve não é produzido na Venezuela e por isso precisa importa-lo. Por… Read more »

Renato de Mello Machado

As pessoas quê viajam,pelos países vizinhos tem outra visão.Tem gente quê acha quê acabou o Brasil,não tem nada mais para lá,Só quê não.

donitz123

– Mísseis Buk-2ME – altitude 15-25km alcance 3-20km ( descende do SA-6 Gainful)
– Mísseis S-125 Pechora-2M – altitude 18km, 35 km alcance (origem SA-3 GOA)
– Mísseis S-300VM Antey-2500 – altitude 30km – alcance 200km (SA-23 Gladiator)
.
Eu não creio que a FAB tenha capacidade SEAD para lidar com isto.

Rafael Oliveira

glaxs7, A Venezuela tem poços de petróleo leve em seu território, mas não consegue explorá-los por falta de dinheiro da PDVSA e de investimentos estrangeiros, que obviamente temem confiscos. Há um sucateamento na PDVSA, tanto na exploração, quanto no refino, que caíram ao longo dos últimos anos, fora a parte que as exportações para os EUA diminuíram e o que é exportado para a China já foi pago anteriormente (e gasto), de forma que boa parte da produção não resulta em caixa para a empresa e para o país. Se o problema da Venezuela fosse esse que você aponta, bastaria… Read more »

BrancoF-16

Bom no meio de toda essa especulação me permita dizer uma coisa, a FAB e nem uma das outras forças pensa em atacar país nenhum do continente, e se for atacada no começo do conflito vai tratar apenas de se defender até poder se organizar e reunir meios para tal, e nesse tempo as perdas vão ser “efeito colateral aceitável”.

ivammc

FAB vs Venefavela = guerra dos farrapos 2.

glaxs7

Rafael Oliveira, Em parte você está certo. A Venezuela tem sim poços de petróleo leve, mas a sua produção não atende a demanda dos poços da faixa de Orinoco. A grande maioria dos poços da Venezuela são de cru pesado (petróleo bruto) e com o aumento da produção que se tem apresentado nos últimos anos o pouco cru leve produzido não dá conta. Petróleo no poço não é dinheiro no bolso mas sim crédito certo em qualquer lugar do mundo. É só emitir papeis. O problema da Venezuela está na sua credibilidade, assim como a Bolívia, a Venezuela tem estatizado… Read more »

Rafael Oliveira

Glaxs7, o que eu li foi que a produção geral vem caindo nos últimos anos. Teria que aprofundar a pesquisa para saber se as reservas de óleo leve venezuelanas são suficientes ou não. Tenho lá minhas dúvidas se os EUA fariam um negócio desse com o petróleo no preço que está e com Maduro no poder. Teria que ver o preço e comparar com os concorrentes, algo que eu não tenho como fazer. Falir eu não digo, mas enfrentar problemas sérios de caixa, enfrenta sim. Vide o Brasil e a Petrobrás com o Pré-sal que pouco agregou ao balanço da… Read more »

glaxs7

Rafael Oliveira
cuando eu postei:
“A Venezuela não está falida, está desacreditada e bloqueada”, Não me referia a bloqueio comercial mas ao termo comum no Brasil: “Bloqueada, tapada, burra, cega”. Não enxerga pra onde vai. Mas sobre o aumento da produção do cru pesado na Venezuela, eu apenas repasso a informação oficial.

Sobre investir no petróleo ou apenas comprar petróleo venezuelano a bom preço, todo mundo quer. O problema está na negociação.

sergio ribamar ferreira

Boa noite a todos. Uma pergunta( talvez improvável).podemos fazer uma parceria com a Argentina para modernizar o pampa III numa versão binacional como jato de treinamento e ataque leve? por favor esclareçam-me se há essa possibilidade mesmo que remota? Obrigado e desculpem-me caso esteja errado? O Pampa parece ser melhor do que esses jatos chineses.

sergio ribamar ferreira

desculpem-me. outra pergunta e quanto transformar o Pucará num jato a reação?

sergio ribamar ferreira

Erro: Desculpem-me…

Jhenison Fernandez

Caso um suposto conflito aconteça talvez realmente a fab nao tenha meios, mas e provavel que o EB tenha com o MTC-300, sou apenas um leigo na base do achismo mas acredito que o MTC nos daria alguma vantagem

glaxs7

sergio ribamar ferreira,
Em tese, poderia se fazer uma parceria com qualquer país pra desenvolver um caça. O problema é, Será que é conveniente e seguro fazer isso com a Argentina? Eles tem perdido a sua credibilidade. Sobre o Puca ser motorizado com turbinas, acho que a estrutura não aguenta. Existe um estudo (ou apenas um delírio de engenheiro) que visa transformar a fuselagem de um púcara num helicóptero de ataque. Mas todo especulação. Até hoje não se sabe de nada sobre o assunto.

glaxs7

Jhenison Fernandez

Pelo que vejo, a fronteira com a Venezuela está entre o Amazonas e Roraima e revisando algumas fotos do relevo, acredito que seria muito difícil se deslocar com as viaturas 2020 naquela região. Além do mais, pelo jeito de como são as coisas no Brasil, o IBAMA é capaz de impedir que o Exercito ingresse nesses setores pra não invadir terras indígenas.

Rinaldo Nery

Mas a rodovia que liga Boa Vista a Manaus já passa dentro de uma das inúmeras reservas arranjadas pelas inúmeras ONG gringas, com o apoio da FUNAI e do CMI. Os índios fecham parte da rodovia às 18:00h e só reabrem às 06:00h. Vocês sabiam disso?
As tropas venezuelanas não poderão passar nesse horário. rsrsrs

Edinilson Lopez Costa

A uns dois anos tirei uma foto de longe, de um desses no aeroporto de Macapá. Porém, mesmo de longe, podia ver as marcas da força aérea da China(uma enorme estrela vermelha) nele.

Bernardo Tadeu dos Reis Valério

Triste de ver o espaço destinado para a troca de conhecimento e paixão pela aviação, em especial a aviação militar, ser utilizada para demonstrar tanto preconceito e desapego ao Brasil! Venefavela?!! Por que?!! Seria a Favela algo tão pejorativo assim?!! Os que vivem em favelas (qualquer lugar do mundo) o fazem porque querem? Por acaso não temos nós nossas favelas? Ingênuo daquele que acha que a pobreza é uma maldição imposta pelo divino!! Ela é sim imposta por homens! E é graças a imposições assim que outros homens levantam-se em ARMAS para lutar contra o que é injusto! Viajam em… Read more »

Billy

Os su 30 superam em alcance, radar, armamento e performance os F5 M que defenderiam os R 99 e bases. Como derrotaria em 3 dias? Por outro lado, as bases de Maduro teriam a AAA s 300 e BUK. Está pensando em usar Comandos e FE?

Vlamir Canal

A minha preocupação não faz parte da reportagem, acompanho o P.A, faz tempo apenas como leitor , mas gostaria de saber dos colegas de P.A, se eles possuem a mesma preocupação em relação aos três patetas bolivarianos .Com a retirada da Dilma da presidência , penso que temos que reforçar as fronteiras , criando dois esquadrões de F5m , em Anápolis ,um completo em Manaus , um esquadrão de A1 em Roraima , com os A1m como líderes ,um esquadrão Af1 , com os modernizados em Rio Branco,um esquadrão de A1, em Cuiába,também um patrulhamento constante com nossos R99, e… Read more »