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KC-390 em Brasília

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KC-390 - cena 4 video Conexao FAB mar2016

Está tudo pronto para a visita de daqui a pouco da presidenta Dilma Rousseff, na Base Aérea de Brasília, ao cargueiro militar KC-390, a maior e mais moderna aeronave projetada e fabricada no Brasil. O comandante Jordão, piloto de ensaios da Embraer, disse que o KC-390 é um marco para a indústria brasileira.

“É uma aeronave estratégica e polivalente. Vai aumentar muito a eficiência e a pronta resposta da Força Aérea. Ela é fácil de pilotar por usar sistema fly by wire. Seus equipamentos modernos vão reduzir o custo de manutenção”, explicou.

Segundo o comandante, o KC-390 vai causar grande impacto nas operações da Força Aérea Brasileira (FAB) e já existem muitos países interessados, inclusive parceiros, visualizando a substituição de outras aeronaves por esta.

“Um país que não tem uma aeronave dessa categoria não tem capacidade de reação. No aspecto de defesa e segurança ela é uma arma vital. Não adianta só ter caças se não tiver uma aviação de transporte que dê o suporte para se manter em voo”.

A aeronave é resultado de um projeto conjunto da Embraer com a FAB para desenvolver e produzir um avião de transporte militar tático e reabastecimento em voo que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira.

FONTE: Blog do Planalto

109 COMMENTS

  1. O que falta mesmo é investir pesado e desenvolver todos os aviões que a FAB precisa. Pelo o que a Embraer é, nem deveria existir aeronaves estrangeiras em uso pelos militares.

  2. timuskukii 5 de abril de 2016 at 11:45
    Ahh, timuskukii, a coisa não é simples assim! Para que a Embraer projetasse/produzisse ela mesma ‘todos os aviões que a FAB precisa’, seria necessário termos: 1º dinheiro pra isso (quem vai investir? O Governo Federal?..); 2º ‘Escala’, pra justificar a produção (como é o caso do 36 caças do Programa FX-2; isso mal dá pra justificar uma linha de produção, quanto mais para ‘Transferência Total de Tecnologia’! Isso só em delírios ufanistas!…; 3º Talvez o mais importante disso tudo — VONTADE POLÍTICA de fazê-lo, objetivando o desenvolvimento tecnológico/indusitrial do país! Isso é coisa rara por aqui…!
    Eu também considero a Embraer um orgulho para nosso país, mas temos que ser mais realistas quanto às capacidades da empresa no âmbito de aeronaves militares.
    Abraços!

  3. Eu não gostaria de desrespeitar as regras do blog fazendo comentários políticos, e nem provocar algum colega, mais me deu um medo… tudo que essa mulher encosta da problema, tudo que ela da palpite naufraga, tudo que ela toca perde valor ou é destruído…. vou dobrar o rosário na reza pra ver se a urucubaca dela não passe pra esse avião….

  4. Não querendo ser chato…

    Mas zicou o projeto..

    Eu mandava lavar com criolina e chamava o pai Xangô para afastar a urucubaca da tia.

  5. ouvir a palavra presidenta é de doer os ouvidos… dois comunistas ao lado do sucesso privado…
    o avião É LINDO.. e deu para notar melhor a perspectiva de tamanho no vídeo.

    É evidente que foi usado como propaganda, tentando atrelar a ideia do sucesso na construção a pessoa da presidente.

  6. Tenho uma grande curiosidade de ver a porta lateral traseira do KC 390 aberta. Vista por fora ela tem uma curva muito acentuada em função dos “sponsons”. Não consegui imaginar ainda como ela ficaria aberta e como ela se encaixa para dentro do compartimento de carga.

    Mudando de assunto, na foto que ilustra a matéria abaixo dá para ver o gigantismo das janelas da cabine.

    http://oglobo.globo.com/brasil/dilma-afirma-que-reforma-ministerial-so-vira-apos-votacao-do-impeachment-19020479

  7. “Trollbuster 5 de abril de 2016 at 12:47
    Não querendo ser chato…
    Mas zicou o projeto..
    Eu mandava lavar com criolina e chamava o pai Xangô para afastar a urucubaca da tia.”
    ___________________________________

    Rabino, Padre, Pastor, Espirita, Espiritualista, Umbanda, Candomblé, Sal Grosso,
    Chá de alho, Bala de Prata, etc etc etc ……
    Trais tudo !
    Zikou !

  8. Carlos Alberto Soares

    Como evangélico Batista tradicional, vou pedir orações pela Embraer e pelo avião, também pelo oficiais da aeronáutica que tiveram contato, pois eu sinceramente acredito que eles tiveram contato com agentes do inferno.

  9. ótimo, agora precisamos dos 108 Gripens que restam do F-X da FAB e mais os 48 Navais (que cheguem a 24)… e claro, a reforma (padrão china) do Opalão. haha

  10. Realmente é bonito de se ver o Kc 390! A vista de perfil mostra como é um design acertado! E é mais um pouso, cada dia voando mais longe.
    Adoro está aeronave!
    Quanto a está ida à Brasília, está na cara que a PRESIDENTE precisa aumentar seu prestígio, e pousar ao lado de um projeto que arrepia os mais patriotas, é uma ideia perfeita do marketing!
    Novamente parabéns aos engajados neste projeto KC 390!

    • Ok, senhores, as piadinhas com urucubacas e congêneres já deram o que tinham que dar e a graça já se foi com a repetição. Voltemos ao tema, por favor.

  11. “schwanka 5 de abril de 2016 at 14:38
    Uma coisa boa, a presidente não estava de vermelho….”
    ______________________

    1) Quem é a “gordinha baixinha” que está em todas as rodas e fotos ?
    Blusa vermelha e camisa avermelhada, com uma margarida de plastico de tumulo de cemitério no cabelo, essa ?
    ______________________

    2) A Tia Louca está mascando Chiclete, a mulher do João Santana também estava.
    ______________________

    3) Aquele “monte” de JET’s em todas as imagens são do GTE ?
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    4) Na RG passou na reportagem a filmagem da Tia Eny no assento do Comandante,
    JOGA FORA por…..!
    ______________________

    5) Acompanhem o DU, tem que sair grana, falam em $ 600 Mi.

  12. O projeto parte agora para uma nova fase, onde serão traçadas rotas maiores de voo, e partindo para climas diferentes do interior de São Paulo, (Planalto Central por exemplo, como desta vez), região amazônica é rota certa, e quanto for para lá, deve ficar por um período para que sejam feitos os testes em um dos ambientes mais hostis que se tem, (além de temperaturas extremas, a umidade é assustadora para sistemas eletrônicos, mecânicos e hidráulicos).
    Depois tem as viagens ao exterior, para operações em gelo, deserto e altitude, onde se expõe a aeronave a situações extremas de funcionamento.
    É bom lembrar, que a maioria dos dispositivos utilizados na aeronave, como são de fabricantes já renomados, já foram testados em tais ambientes e homologados para tal utilização, portanto, é a integração de todos estes sistemas que precisa provar que foi bem projetada e executada.
    Tenho muita curiosidade da reação que a aeronave vai causar quando começar a visitar países que tem grandes forças militares, já que é provável que fará testes nos EUA (Deserto e gelo), Canadá (gelo), Chile (gelo e altitude), alguns países Europeus (gelo e altitude) e Oriente Médio (deserto), assim como o continente Antártico.
    As travessias dos Oceanos também é algo a ser realizado, bem como as etapas de transporte e lançamento de carga e tropa e claro as missões de transferência de combustível em voo, tanto de abastecimento de outras aeronaves, como a missão de receber combustível de outro abastecedor.
    Tem muito trabalho a ser feito….

  13. De pensar que isso é fruto de combate a corrupção via CPI dos Correios me dá até frio na espinha pelo tanto que nossas elites nos fazem sagrar.

  14. De Martini
    Ok.
    Belo avião, deve ser uma das melhores coisas que a Embraer “colocou a mão e tocou”.
    Temos um problema, aqui não há financiamento Sueco, o Tesouro banca tudo e o Tesouro somos nós. Vamos ao 2º ano com uma queda brutal do PIB, prometido repeteco para o ano que vem. 28 pedidos firmes da FAB, fala-se em $ 2 Bi (dólares ?) nos gastos totais de desenvolvimento e testes.
    ____________________________

    Não vão cancelar os pedidos, mas posterga-los/reprograma-los é bem provável.
    Isto acontencerá qualquer que seja o governo.
    ____________________________

    Solução de curto/médio prazo (em aviação): os consorciados fazerem logo as compras firmes e chega de blá blá blá, intenções etc etc etc.
    ____________________________

    Caso contrario, torcer para os C 130, C 105, C 95 e C 95M.
    ____________________________

    Detalhe: C 95M “parou” e os novos C 105 como está as entregas ?

  15. Aqui na america do sul temos todos estes climas adversos que vc citou, acho que deveríamos aproveitar mais a nossa região, a bandeira da argentina está no avião também né? poderíamos aproveitar e testar nosso avião nas planicies argentinas (gelo, deserto, etc)

  16. ederjoner 5 de abril de 2016 at 15:50
    __________________________

    Isso tudo em quanto tempo para todas as homologações, UE, USA etc …. ?

  17. Em outros sites de notícia o título está assim: -KC-390 – Dilma pedala R$ 1,4Bi, quase inviabiliza, e fatura como agenda positiva. Quem está bancando o projeto até agora para não afundar, é a Embraer e o Comando da Aeronáutica!!

  18. Carlos Alberto Soares 5 de abril de 2016 at 16:22
    Não sei dizer, não conheço as etapas, mas tem muitos que “frequentam” este espaço que podem aproximar bastante o tempo que irá levar para cumprir estas etapas. A estimativa é 2018, mas tem as famigeradas contenções de verbas do GF.

  19. Ver Perpétua Almeida (PCdoB/AC, ex-deputada e sindicalista) na Secretaria de Produtos de Defesa desfilando ao lado de Aldo Rabelo e Dilma Rousseff é fazer chorar qualquer um com qualquer resquício de patriotismo e reconhecimento da importância das FFAA.

    O Haiti não é aqui, mas a Venezuela já é sim.

  20. Vamos tentar chegar ao valor que custou o voo de hoje para Brasília, quem saberia dizer o valor de uma aeronave com estes motores, ida e volta, somente o custo de combustível!
    Vou chutar: R$ 60.000,00
    Errei muito?

  21. Aliás, porque será que a Dilma começou a fazer uma média com os militares? Vai para Salvador (BA), participar da cerimônia da chegada do G-40, manda o KC-390 dar umas voltas lá em Brasília…

  22. ederjoner 5 de abril de 2016 at 16:32
    _________________________________

    A Embraer topou participar desse “nano evento” hoje você sabe porquê ?
    Em final de desgoverno ?

  23. ederjoner, a Embraer investiu nessa visita midiática para ver se recebe algum que o governo deve a empresa. Quem sabe a tia se comove e começa a pagar uns pixulecos da dívida.

  24. Sr. Soares.
    .
    A criatura com pinta de pomba-gira aposentada é Perpétua Almeida, Secretária de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa. Sentiu, né ? E é do PCdB.
    .
    KC-390, NDM Bahia, bandinha militar… tem farda Dilma vai em todas. Quem tem, tem medo.
    .
    Se usar sal grosso de menos não descarrega, se usar demais corrói, ó dúvida cruel.

  25. Nem pensei em ouvir o áudio da reportagem por ver escrito o “presidenta” no vídeo.
    Fico pensando… presidenta, tenenta, mandanta, falanta, videnta, correspondenta, … Eita!
    Até a língua portuguesa eles corrompem.

  26. Desculpem meu comentário, mas não resisto: Não sabia que o KC-390 teria “Canhão”.
    Brincadeiras a parte: uma bela aeronave. Valeu FAB/EMBRAER.

  27. Um dos motivos para o KC 390 estar em Brasília é porque ele existe. E ele existe porque o presidente, com apenas diploma do Senai, bancou a idéia.

  28. ederjoner 5 de abril de 2016 at 15:50

    Boa noite!
    Uma coisa que ainda não vi ninguém comentar é sobre doutrina. Acredito que em algum momento entre os testes finais e a entrega das aeronaves à FAB, os mesmos terão de iniciar o desenvolvimento da doutrina para uso dessa aeronave, pois todo o conhecimento que a FAB tem hoje é para uso do C-130.

  29. Somos acima de tudo brasileiros.
    Parabéns para a Presidente que manteve os investimentos mesmo em época de pouca grana
    E se o governo dela é ruim, não se pode negar que manteve um apoio a modernização das Forças Armadas que o outros ex-comunista (FHC) nem chegou perto

  30. O sucesso de vendas do kc 390 vai depender de vários fatores… como por exemplo o timing de mercado… sem falar que terá que substituir entre tantos modelos uma verdadeira lenda que é o Hércules… mais ou menos como tentar fazer um cover do Frank Sinatra… tem que ser muito corajoso pra tentar… Mais baseado no sucesso de vendas do Super tucano, mesmo com todo lobby contra… e mesmo sendo uma aeronave de propósitos completamente diferentes, chuto umas 120 unidades ao longo de uns 10 anos… depois se comprovando a qualidade pelos operadores esse número pode subir bastante ou se o produto não agradar como deveria deve ficar por ai mesmo… lancei o número com a intenção de saber a opinião dos colegas quanto a esse respeito…

  31. Quero ver ele aqui no Amazonas, lembro q antigamente o visor do F5 condensava água. Um oficial disse q a alta umidade faz mal para os componentes de qualquer avião na Amazônia

  32. Ok, o AN-178 tem um o centro de gravidade deslocado em relação ao centro de sustentação. Isso implica em utilizar “só dez por cento” da sua capacidade de carga em contrapesos passivos, perda na autonomia de voo, etc.
    Conforme o Juarez colocou, a operação em pistas de pouso rusticas fica comprometida devido à solicitação imposta pelo trem de pouso principal.

  33. Delfim,
    Discordo. A Pomba-Gira tem altas qualificações.
    Tive que pesquisar, sinceramente não conhecia a figura.
    __________________________

    Sempre quase odiei um sujeito Cap Méd Cavalliere, foi ele quem me bombou
    no último exame (médico) para ingressar no CPOR (Rua Alfredo Pujol-Santana-SP).
    Fui 3º colocado no exame escrito, 2º no psicotécnico e 3º do exame aptidão física.
    Motivo: Carne esponjosa no nariz (depois renomeado de desvio de septo-nasal).
    Já havia concluído o 2º grau e o Técnico em Administração(escola pública de
    alta qualificação, daria “banho” em muita facu de Adm, maioria hj mecrefete) e
    já havia entrado na Facu de Economia na primeira lista de chamada.
    Era egresso da PE – PIC – QG do II Exército – Praça Sargento Mário Kozel Filho,
    Sede do Batalhão – Rua Manoel da Nóbrega – Paraíso – São Paulo
    __________________________

    Hoje mudei de opinião, foi bom não ter sido admitido.
    Essa mãe-de-santo de terreiro acriano é altamente qualificada
    para o MD, abaixo coloco as qualificações:
    __________________________

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Perp%C3%A9tua_Almeida
    __________________________

    PQP, agradeço ao Capitão Médico, VERGONHA essa gente.
    ++++++++++++++++++++++++++

    Como será que se sentem os militares ?]
    __________________________

    ´Paisano está melhor ! Nunca pensei que diria isso.

  34. Juliano M 5 de abril de 2016 at 16:35
    Dividimos o lenço ?
    ______________________________

    ederjoner 5 de abril de 2016 at 16:32

    ______________________________

    Eder,
    leu nos últimos 30 dias os comentários do Cel Rinaldo Nery sobre a FAB ?

  35. Atenção, teremos novidades breve.
    A queda de arrecadação é muito maior que a divulgada,
    o rombo é absurdamente gigantesco.
    A corja do GF está tentando esconder os números, mas vai vazar ….
    mais cedo do que elles esperavam.
    É de assustar.
    Um ex-professor de facu teve acesso, a coisa é loucura total.
    Terão que emitir títulos para custeio básico, despesas correntes mesmo.
    E ai ? Vão liberar grana para Saúde etc etc etc ou para o 390 ?

  36. “…a operação em pistas de pouso rusticas fica comprometida devido à solicitação imposta pelo trem de pouso principal.”
    .
    No texto do site:
    .
    “tamboffff/Messages: 245 : It is possible that one of the reasons improper alignment of the transport was increase the wingspan by two meters and the area from 88.5 to 98.6 square meters.”
    .
    Explica o problema.
    .
    Outro forista:
    .
    “serg757/Messages: 2029: for displacement of the center of gravity relative to the plane of focus is one way to improve the controllability of the machine.”
    .
    Explica que seria uma forma de melhorar a controlabilidade da aeronave.
    Ocorre que sem uma manifestação do próprio ADB, não há com saber qual a necessidade disto.

  37. As observações aqui postadas, mostram o viés criado pelas informações e, sobretudo, pela falta de informações honestas por parte de nossa mídia partidarizada. Enquanto que o conhecimento da própria existência do KC-390 é praticamente inexistente, mesmo entre as camadas mais bem informadas da nossa população. Qual o interesse de só divulgar o que é ruim no Brasil? Essa é a pergunta que cada um de nós tem que se fazer.

  38. Atualmente, a aviação de transporte carece tanto quanto ou até mais que a aviação de caça. Precisaríamos de pelo menos 80 KC-390 para cobrir o território brasileiro. Penso na visão além da Força Aérea, unindo os esforços em um palco real com o EB e MB.

  39. Exatamente Dan, o exército deseja operar asas fixas, o Kc 390 seria formidável, e ainda aumentaria a escala de produção. Da mesma forma, a MB tem seus c130 ex Itália bem idosos….
    Emprego para esta aeronave não falta, em um país como o nosso, passou da hora de ter um esquadrão voltado especificamente para combate a incêndios florestais por exemplo.

  40. A FAB já definiu através de seu estado-maior, sua necessidade em 30 células, o resto é papo furado, qndo não mentira mesmo.
    Agora gostaria é de saber de onde sairá o dinheiro p/ custearem esses “+ um” no EB, se não conseguiram nem grana p/ a operação de alguns poucos Cessna Caravan????
    Comentários dados a muita viagem e pouca substância, não qualificam o debate.

  41. “……..Qual o interesse de só divulgar o que é ruim no Brasil? Essa é a pergunta que cada um de nós tem que se fazer.”
    ______________________

    Simples:
    Dinheiro público/tesouro envolvido é sim assunto nosso.
    O Tesouro somos nós, o dinheiro é meu, seu, nosso.
    Quero que venha tudo a tona, coisas boas e ruins,
    chega se sujeira embaixo do tapete.

  42. Batalhão do Aço 6 de abril de 2016 at 9:19
    ______________________________

    Ué e os desdobrados na BAMN ?
    ______________________________

    Esta semana estava “fuçando” notícias e sites sobre a Venefavela e a Guiana,
    apareceu um mapa da região com dois novos estados/províncias do El Pajarito:
    Bolivar avançando sobre o Brasil e a Guiana e
    Amazonas, avançando sobre o Brasil.
    ______________________________

    Uma guerra agora reergueria o país ? (rs)

    • “Carlos Alberto Soares em 06/04/2016 às 14:17
      Ué e os desdobrados na BAMN ?”

      .
      Carlos, desdobrado é o termo que se usa para quando um esquadrão originariamente abrigado numa base opera suas aeronaves em outra.
      .
      Vale lembrar que a Base Aérea da Manaus (BAMN) já abriga um esquadrão de caça, o Pacau, que opera com uma dotação reduzida de F-5EM.
      .
      Usar o termo desdobrado, nesse caso, seria para o caso dos caças do Pacau se desdobrarem para outras bases da Região Norte, por exemplo, Boa Vista, Porto Velho, ou mesmo pistas de desdobramento como Tiriós, São Gabriel da Cachoeira.
      .
      Ou se caças baseados em outras localidades, como Santa Cruz e Canoas, estivessem operando desdobrados em Manaus (para combinar mais com sua frase).

  43. Fernando “Nunão” De Martini 6 de abril de 2016 at 14:31
    ________________________

    Erro meu, sem problemas.
    Na minha “cabeça” os Mikes da BAMN eram desdobres do Sul.
    ________________________

    Devo ter confundido com a BAAN – GDA.
    Estamos “descalços” essa é a verdade.
    ________________________

    Fabianos, notícias do front ?
    ________________________

    Caro Colombelli, (não tem “aparecido” no PA),
    ________________________

    Lembra-se Amigo, quando há muito tempo fazíamos ping pong sobre Roraima ?
    _______________________

    E o tema principal era a Venefavela e como deveríamos nos resguardar lá ?
    _______________________

    Vai de ST A 29 ? Sim eles tem que estar lá também.
    _______________________

    Não temos ameaças evidentes no Sul, mas ao norte sim …..
    _______________________

    Já deveríamos ter pelo menos quatro(4) Mikes na BABV .
    NÃO teriam feito essa esnobação ! FDP
    _______________________

    http://www.forte.jor.br/?s=venezuela+m%C3%ADsseis

  44. Batalhão do Aço 6 de abril de 2016 at 9:19
    _____________________________________

    O link que você postou parece que está batendo.
    _____________________________________

    Veremos se o que postei é FAKE !

  45. Tem uma cidadezinha lá no norte do norte do Brasil.
    (Cacofonia mesmo…)
    Chama-se Iaramonta, no norte do estado de Roraima e localiza-se numa ponta de terras brasileiras entre Venezuela (noroeste) e Guiana (nordeste).
    https://www.guianet.com.br/rr/maparr.gif
    .
    A distância em linha reta de Manaus-AM e Iaramonta-RR é de “apenas” 722 km.
    Considerando uma decolagem rápida em 5 (cinco) minutos, ascensão até 33.000 pés em mais 5 (cinco) minutos e voo de cruzeiro rápido por 50 (cinquenta) minutos a 900 km/hora, tudo isso sem ligar o pós-combustor, um caça partindo de Manaus demora algo em torno de 1 (uma) hora para chegar na região de fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela.
    Claro que sem REVO, com combustível no fim e rezando para chegar em Boa Vista-RR na volta, ou revoar com algum avião-tanque que o tenha seguido.
    .
    Em 1 (uma) hora tudo pode acontecer.
    Inclusive nada.
    .
    Então vamos para mais perto da Fronteira.
    Boa Vista, capital de Roraima, fica a 665 km de Manaus em linha reta.
    Naquela cidade fica a Base Aérea de Boa Vista – BABV que opera o 1º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação (1º/3º GAV), o Esquadrão Escorpião, com aeronaves de “caça” A-29.
    Tudo bem, leva uma esquadrilha de “jatos” do Pacau para lá…
    (Ops, o esquadrão Pacau tem aeronaves para apenas uma esquadrilha.)
    A distância entre Boa Vista-RR (e a BABV) e aquela cidadezinha na tríplice fronteira chamada Iaramonta-RR é bem menor, apenas 200 km.
    Ficou mais perto, mas ainda assim são 15 ou 20 minutos entre a decolagem e a fronteira.
    .
    Vamos procurar aeroportos mais próximos.
    Não tem. Apenas Bonfim-RR na fronteira a leste com a Guiana.
    http://www.aviacao.gov.br/noticias/2015/02/programa-de-desenvolvimento-da-aviacao-regional-investira-em-80-aeroportos-na-regiao-amazonica/AviacaoRegionalnaAmazonia0303.png
    .
    O ‘negócio’ é buscar campos de pouso de garimpeiros ou das fazendas, mas estes são poucos pois a região é quase toda de reservas indígenas.
    http://www.reservaer.com.br/biblioteca/Problematica-Indigena/9-raposa-serra-do-sol.jpg
    Então pede autorizações aos índios para usar as pistas usadas pelas ONGs internacionais…
    .
    O mapa.
    Sempre o mapa.
    .
    Abç.,
    Ivan, o ‘mapento’.

    • Ivan, boa tarde.
      .
      A distância de 200km a partir de Boa Vista a Iaramonta é plenamente compatível com uma interceptação supersônica, até mesmo por parte de caças da geração do pequeno F-5. O tempo de 15 a 20 minutos entre a decolagem e a interceptação é praticamente um “padrão” da defesa aérea pelo mundo afora.
      .
      Já a partir de Manaus, como você bem mencionou, é claramente incompatível, até mesmo para caças da geração atual.

      • Aproveitando, deixo aqui aviso que já deixei em outra matéria:
        .
        Se querem discutir essa suposta invasão venezuelana do espaço aéreo, ok, eu mesmo respondi agora a um comentário a respeito mas não precisam colocar os links do youtube ou das notícias praticamente toda vez que comentam.
        .
        Já tem comentários com esses mesmos links em quase todas as matérias recentes, vamos prestar mais atenção, por favor…

  46. Nunão,
    .
    Eu sei.
    A intenção é demonstrar as distâncias envolvidas, bem como a necessidade de operar de forma expedicionária das forças armadas brasileiras.
    .
    O Pacau fica na BAMN.
    Mas em caso de necessidade vai ‘de malas e bagagens’ para BABV.
    .
    O Esquadrão Escorpião fica na BABV.
    Mas em caso de necessidade vai ser desdobrado em pistas mais próximas do TO, seja ele qual for.
    .
    Em tempo.
    Em Roraima há vários cenários para estudo, assim como vários tipos de terreno e vegetação.
    Montanhas versus planícies, florestas versus cerrados.
    .
    Entendo que é uma área quente e ainda vai dar muito trabalho.
    .
    Forte abraço e obrigado pelo comentário.
    Ivan.

  47. Nunão,
    .
    Belas fotos.
    .
    Parece área de planície fluvial com vegetação rasteira, talvez cerrado, com relevo ao longe.
    Imagino que Roraima é assim, uma combinação de planícies ao longo dos rios maiores, com cadeias de montanhas na fronteira noroeste.
    .
    O mapa a seguir é interessante, mostrando os principais rios, as principais rodovias e as principais cidades:
    http://www.guiageo.com/pictures/mapa-roraima.jpg
    .
    O grande espaço sem rodovias e grandes cidades na região noroestes é justamente a região mais acidentada, de montanhas, com a Serra Parima no istmo oeste por noroeste e a Serra Pacaraima no norte para noroeste. O Monte Roraima com 2,700 metros de altura fica na Pacaraima.
    .
    A importância do KC-390 está aí, nos extremos do Brasil que poucos conhecem e de difícil acesso. Uma aviação de transporte efetiva e robusta é vital para a defesa nacional. Até mesmo a aviação de caça precisará cargueiros e tanqueiros para operar na fronteira, seja ela qual for.
    .
    Abç.,
    Ivan.

  48. Em Paracaima tem o 3º PEF, já tivemos problemas lá.]
    _____________________________

    Comentário preso no SPAM, não tem link e nem You,

  49. Ivan, o mapento (rs)
    é elogio colega, tens rápida habilidade, tentei reencontrar, não consegui.
    Pode nos ajudar:
    ______________________

    “Esta semana estava “fuçando” notícias e sites sobre a Venefavela e a Guiana,
    apareceu um mapa da região com dois novos estados/províncias do El Pajarito:
    _____________________________________
    Bolivar avançando sobre o Brasil e a Guiana e
    Amazonas, avançando sobre o Brasil.”
    _____________________________________

    Veja, eles avançam sobre terras nossas e avançam bem.

  50. A solução para pistas de pouso na região talvez fosse preparar trechos de rodovias mesmo não pavimentadas para tal. Preparar o local com uma infra mínima para receber combustível, manutenção básica, comunicações etc que possam ser enviados por terra e/ou ar. Tudo móvel para pronto uso nestes pontos previamente preparados.

  51. Boa noite colegas
    Ivan e Nunão
    vou utilizar um exemplo que eu postei aqui no aéreo no post sobre os bombardeiros russos.

    Sobre uma hipotética invasão do espaço aéreo do Brasil na região de fronteira amazônica, naquele caso eu utilizei o Tu-160 como exemplo contra o F-5 segue os dados.

    Situação hipotética: como seria caso um Tu-160 fosse atacar a usina hidrelétrica de belo monte no Pará e tivesse sido detectado pelos radares da região a aeronave provavelmente que teria que interceptar seria o F-5EM com base na ficha técnica das duas aeronaves, no misseis que o f-5 tem em inventario no Brasil, da defesa antiaérea que poderia ter sido colocada na quela região previamente, e que já exista no inventario das força armadas. e ai pergunto
    1- Seria possível a interceptação antes de o Tu-160 utilizar alguma de suas armas contra a hidrelétrica ?? sim não por que e como.
    2- A que distancia se daria a interceptação ??
    3- a que distancia os radares em solo detectaria o Tu-160 ??

    BrancoF-16 25 de novembro de 2015 at 8:58
    Bosco,
    Fiz uma “listinha” aqui também kkkkk
    – Base aérea de Manaus 921 km
    – Base aérea do Cachimbo 779 km
    – Base aérea de Belém 406 km
    Todas até HE belo monte, que fica a cerca de 50 km de Altamira-PA cidade mais próxima onde a BR transamazônica passa exatamente por cima da HE belo monte.
    Bosco, que eu lembre só a Base de manaus tem F-5 a disposição pra quelas bandas de lá, de maneira permanente.
    Na minha pergunta mencionei que ele estaria estacionado em alguns dos países vizinhos vou propor uns.
    – Venezuela base La esmeralda: fica a 1.689 km da HE belo monte
    – Guiana francesa aeroporto capital: fica a 885 km da HE belo monte
    Consegui uns dados interessantes sobre o Tu-160 em russo que achei no google kkk
    o alcance dele em operação é de 12.300 + reserva da combustível = 13.950 km
    Velocidade máxima – 2000 km / h. (limitado instruções à tripulação para estender a vida útil do motor, porém o piloto se quiser é possível no pacote máximo a altas altitudes, onde a aeronave atingi uma velocidade de 2.230 quilômetros por a hora.)
    Recorde de velocidade média em uma rota fechada de 1000 km com uma massa de 30.000 kg
    – 1720 km/h
    Recorde de velocidade média em uma rota fechada de 2000 km com um peso de decolagem de 275,000 kg – 1.675 km/h
    Obs: peso máximo da aeronave 285,000 kg, peso máximo de carga útil 45,000 kg
    Suposição minha para o teste Bosco, com 20,000 kg ele poderia voar a 2 mil km/h a uma distancia de 2 mil km de distancia, que seria esse nosso cenário de simulação ??

  52. Ficha tecnica dos modelos pra ajudar no embate

    Tu-160 Blackjack
    Dimensões: Motores/ Potência
    Comprimento: 54.1 M
    Envergadura: 55.7 M
    Altura: 13.1 4 x motores Samara MK-321 turbofan
    Potência total: 91000 Kgf
    Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
    Peso vazio: 110000 Kg
    Peso máximo/descolagem: 275000 Kg
    Numero de suportes p/ armas: 0
    Capacidade de carga/armamento: 16300 Kg
    Tripulação : 2+2
    Passageiros: a Velocidade Maxima: 2220 Km/h
    Máxima(nível do mar): 1030 Km/h
    De cruzeiro: 960 Km/h
    Autonomia standard /carregado : 12300 Km
    Autonomia máxima / leve 15000 Km.
    Altitude máxima: 16000 Metros

    F-5 Tiger II
    Características gerais
    Tripulação: 1
    Comprimento: 47 ft 4¾ em (14,45 m)
    Wingspan: 26 pés 8 em (8,13 m)
    Altura: 13 pés em 4 ½ (4,08 m)
    Área de asa: 186 ft² (17,28 m²)
    Tara: 9.558 lb (4.349 kg)
    Peso carregado: 15,745 lb (7.157 kg)
    Max. peso de decolagem: 24.722 £ (11,214 kg)
    Powerplant: 2 × Geral J85 Elétrica -GE-21B turbojet
    Empuxo seco: 3500 lbf (15,5 kN) cada
    com pós-combustão: 5000 lbf (22,2 kN) cada
    Coeficiente de arrasto Zero-elevador: 0,0200
    Área de arrastar: 3.4 ft² (0,32 m²)
    Aspect Ratio: 3,82
    Combustível interno: 677 US gal (2,563 L)
    Externo de combustível: 275 galão norte-americano (1040 L) por tanque em até 3 tanques
    atuação
    Velocidade máxima: 917 kn (Mach 1.6, 1060 mph 1.700 km / h); em altitude
    Intervalo: 760 milhas náuticas (870 mi, 1,405 km)
    Faixa de Ferry: 2.010 milhas náuticas (2.310 mi, 3.700 km [151])
    Teto de serviço: 51.800 pés (15.800 m)
    Taxa de subida: 34.400 pés / min (175 m / s)
    Levante-se arrastar proporção: 10,0

  53. Na época esse tópico rendeu muitos comentários já que são muitas as variáveis a se considerar, como o numero de caças que se poderia deslocar para aquele T.O a estrutura, etc etc, mais fica evidente que o KC-390 seria uma peça muito importante nessa equação como forma de logística e suporte e reabastecimento.

  54. Caro BrancoF-16,
    Muito interessante sua postagem acima. Essa hipótese de um TU-160 vindo da venevela atacar Belo Monte (na qual começou a operar a primeira turbina no domingo passado) é uma hipótese que certamente não deve ter sido considerada mais detalhadamente por nossos estrategistas. Nem precisava, pois digo que é um pouco longe de uma incursão neste teatro operacional que seja compatível com nossa realidade.
    Vejamos: sua hipótese é de que seria um SÓ TU-160 a nos desafiar (com capacidade de carga de 45 ton de armamentos, etc como vc acima detalhou), MAS não podemos esquecer, que DOIS (e não apenas um ) TU-160 decolaram do pais vizinho e testaram todas as nossas defesas ao longo do litoral norte e nordeste do Brasil, em voo não comunicado/informado pelos Hermanos à FAB. Depois que passearam por aqui (foram se bem me lembro, quase até Natal), voltaram lá para o chaves sem sequer, ao que parece, terem sido reabastecidos em voo. Seria suficiente para pulverizar Belo Monte…
    Vamos ao mesmo TO em outra hipótese de incursão bolivariana, já vermelha de madura, “mais próxima de nossa realidade” (?). Em vez de DOIS TU-160, vamos considerar DOIS SU-27mK. Olha, seriam também suficientes para pulverizar Belo Monte. É só ver o mapa do Ivan, o grande cartógrafo e especialista, posts do qual eu sou fã e sempre leio. Vamos ver essa outra hipótese?

    Agora queria falar para o amigo Carlos Alberto cujos videos e comentários sempre gosto de ler e respeito. Na África são, de fato, muito comuns diversas versões dos antonov. Isso voce já falou e concordo. Uma das poucas postagens suas que eu não concordo, refere-se à sua resposta aos colegas Bardini (3/04, às 20;10) e Paulo Cintra (dia 03/04, às 21:38). O Paulo citou o caso do AN-178, cujo projeto está ERRADO, como pode ser visto no meu post acima, no qual citei:
    Ver “the plane with the displaced center of gravity…” Politforums.net. Para quem não viu sugiro, muito interessante. A conferir no futuro, se os brasileiros que projetam o KC-390 vão fazer esse “pequeno erro” de ter que usar contrapesos passivos para tentar estabilizar um avião de carga cuja capacidade de 18 ton passou a ser 16ton e voando torto sem poder pousar em pistas despreparadas. Sem dizer que o bocal de suas turbinas fica mais próximo da lama do que o NOSSO KC-390.

    Olha concordo que a Antonov é uma empresa profundamente respeitável, com produtos muito interessantes. Mas ERROU. No AN-178 (não vendeu a não ser no seu quintal) e no AN-70 (outra classe, mas cujos protótipos, os dois, sofreram perdas totais). Ou seja, parafraseando, agora o Maurício R., o AN-178 pode ser chamado de “MENOS UM”. Menos um para concorrer com o KC-390.

    Voltando à “suposta e possível aventura bolivariana” com dois SU-27: não seriam reabastecidos por antonov nenhum, pois até os chavistas precisam de um 707.

    Por isso, respeitosamente digo ao colega Maurício R., que nós precisamos de MAIS UM MONTE DE KC-390 para levar nossas tropas e suprimentos, etc até, por exemplo, a Boa Vista, linda cidade com as imagens cedidas pelo Nunão.

    Felizmente, a linda Boa Vista não tem os prédios que aparecem na cidade onde foi filmado o Su-27: Santo Domingo de Tachira (fronteira da Colombia com Venezuela). Para quem não conhece, vai lá e ve o que é aquela fronteira….

    Voltando à África dos Antonovs: lá, em Angola e Moçambique, os camaradas cubanos só tinham An, por motivos óbvios. E vc, Carlos, que parece conhecer bem a Africa, dá uma chegada na hidrelétrica lá que foi bombardeada. Se fosse um TU-160 tinha detonado todo o pais…
    Abs

  55. Durante a FIDAe 2016 no Chile, o Peru recebeu uma proposta de uma empresa russa para modernização de seus MIg’s. A gigante estatal russa United Aircraft Corporation (UAC) aguarda uma decisão da Força Aérea do Peru (FAP) para a modernização de 10 antigas unidades do caça multifunção MiG-29SE (9-13SE) que fazem parte da frota da corporação. Lembrando que só 8 células já foram modernizadas até agora. Das 22 aeronaves, só resta 18 MIG-29 SE na frota.___________________________________________________________________________
    Também durante a FIDAe, aproveitando o caminho, um Bombardeiro americano B-52H, realizou um treinamento de longo alcance sobre a região Amazônica Colombiana. A caminho do Chile, onde marcou presença na FIDAE 2016, um bombardeiro estratégico Boeing B-52H Stratofortress realizou uma missão de treinamento com a Força Aérea Colombiana.O bombardeiro Boeing B-52H Stratofortress que participou da missão decolou da Base Aérea de Minot, no estado americano de Dakota do Norte, com destino ao Chile. Ao todo, foram 27 de horas de voo entre os dias 1 e 2 de abril, sem intervalos, com a aeronave tendo retornado, ao final da missão, à sua base de origem.

  56. Para desmerecer a concorrência que comendo pelas beirada fez tanto quanto o “mais um” ou a pretensa última bolacha do pacote, sem toda a fanfarra, usa-se uma conversa obscura sem maiores referências técnicas ou sobre os processos industriais locais, em um blog lá da Ucrânia, que aliás nem cara de mídia especializada tem.
    O suposto erro é tratado como final, apesar de a aeronave ainda ser um protótipo.
    Enquanto isso aqui por terras brasileiras, os atrasos, as demoras, as não conclusões, caem todos na vala comum do contingenciamento de verbas, falta de verbas, pagamentos atrasados, etc, etc, etc…
    .
    “…o bocal de suas turbinas fica mais próximo da lama do que o NOSSO KC-390.”
    .
    Já lhe ocorreu que a régua que mede o projeto ucraniano, não é a mesma que mede o “+ um”???? E as premissas do projeto, são portanto distintas?????
    .
    “No AN-178 (não vendeu a não ser no seu quintal) e…”
    .
    A Arábia Saudita quintal da atribulada Ucrânia. Ponto p/ a Antonov e p/ a Ucrânia!!!
    .
    “…não seriam reabastecidos por antonov nenhum, pois até os chavistas precisam de um 707.”
    .
    O Antonov até o momento se pretende uma aeronave de transporte, nada mais.
    Interessante que a própria FAB nem parece assim tão convencida dos predicados de reabastecedor do “+ um”, tanto é verdade que tem contratado o fornecimento de aeronaves B-767 especialmente modificadas p/ a missão AAR.
    Ah, sem esquecer que um B-707 modificado p/ AAR, carrega mais combustível de transferência que o “+ um”.
    .
    “…que nós precisamos de MAIS UM MONTE DE KC-390 para…”
    .
    Só que esse suposto “…MAIS UM MONTE DE…”, ficará limitado a quantidade definida pelos estudos do Estado Maior da Aeronáutica: 30 células.

  57. OFF TOPIC…., mas nem tanto!!!!
    .
    USCG recebe seu primeiro C-27J:
    .
    “The U.S. Coast Guard has accepted the first of 14 C-27J Spartan aircraft in the service colors on Mar. 30.”
    .
    “The USCG 14 C-27Js will supplement a fleet of 15 HC-144s: the Coast Guard had originally ordered 36 of the CH-144s but halved the order once they learned that they could acquire the C-27Js directly from the Air Force at no cost.”
    .
    (http://theaviationist.com/2016/04/06/u-s-coast-guard-introduces-first-c-27j-medium-range-surveillance-airplane-in-the-services-colors/)

  58. O Pacau deveria ter sido transferido pra BABV. Foi briga de 2 quatro estrelas, que não vou declinar o nome. Na época, argumentando com o comandante do COMGAR me mandou calar a boca. Kkkk
    A operação do F-5EM na BAMN é muito restrita. Boa Vista é área de pampa. Lá tem outro nome. Planície com vegetação rasteira, até Santa Helena, na Venefavela.

  59. Prezado, o que importa não é a regua. É a distância.
    Isso me lembra outra coisa: a regra. A regra do respeito a um monte de profissionais que estão la trabalhando serio. E sendo bem competentes, lutando para vender pelo menos dez porcento do mercado futuro. Com um produto elogiável. Vc poderia ser menos um a torcer contra. Pensa. Essa é a regra certa. Do resto eu quero distância. Minha regua mede assim. Abs.

  60. Entendo sua lógica Mauricio.
    .
    Afinal, a Embraer é a única fabricante de aviões do mundo que mantém relações com o governo do país.
    .
    Vide, por exemplo, a Bombardier que recusou o dinheiro oferecido pelo governo canadense para tocar o C-Series.
    .
    Ou mesmo a Boeing/Lockheed que não fazem lobby algum em concorrências do Governo americano, deixando empresas de outros lugares do mundo vender livremente para USAF.
    .
    Ou mesmo a Airbus, que não tem entre seus controladores os governos de França/Alemanha/Reino Unido.
    .
    E claro, os Russos/Ucranianos, tanto Antonov, Ilyushin, Sukhoi, todos eles financiados com 100% capital privado e influência alguma dos estados.
    .
    Essa Embraer é muito malvada mesmo! Deveria e inspirar mais nos concorrentes!
    Ou não?!

  61. Rinaldo Nery,
    .
    Vc escreveu:
    “Planície com vegetação rasteira, até Santa Helena…”
    .
    Pois é, há anos que venho escrevendo aqui e no Forte que Roraima é outra vegetação, outro relevo, diferente do imaginário ‘amazônico’.
    .
    O nordeste e parte do leste é planície, subindo os vales dos rios.
    O noroeste e uma parte do norte é montanha, subindo fortemente.
    Apenas na fronteira internacional de Roraima temos, no mínimo, 2 (dois) tipos diferentes
    de teatros de operação.
    .
    Grato pela intervenção,
    Ivan, o ‘mapento’

  62. Roraima é TO para blindados, sim. Uma coluna venezuelana pode chegar até Manaus, frouxo, utilizando a própria BR-179 (ou 176? Não tenho certeza). Recentemente, o EB fez uma demonstração de capacidade, deslocando alguns Leopard de Santa Maria até Roraima. Com exercícios de tiro lá.
    Corroborando o que alguns amigos postaram, sobre a quantidade de KC-390, o número é baseado na necessidade de transporte das Forças de Ação Rápida (Brigada Paraquedista, Brigada de Operações Especiais e Brigada Leve Aeromovel) para a Amazônia, em 48 horas, considerando determinada disponibilidade (não sei qual é. Imagino, no mínimo, 70%).

  63. Em Tachira ha uma enorme pista (opera DC8 etc) e é utilizada para desdobramentos a partir de outras bases da FAV. Apoiar um coluna de blindados vermelhos a partir dali seria mais facil do que proteger os CRRs (Cascavéis…certo Bachi?) brasileiros com A-29.

    O Colombelli e outros foristas ja falaram em deslocar bilindados la do MS para RR; isso me parece otima ideia, por que transladar apenas um Leopards por via terrestre demanda pelo menos uma semana; deslocar umacoluna inteira de tropas blindadas, sua. Infataria de apoio e tudo o mais requer um esforço enorme .
    Sem falar que mais UM MONTE de KC390 tem nesse TO sua principal aplicação; inclusive para transportar Astros que, mesmo assim, ficariam com uma protecção AA. Muito precaria.

  64. Caro Nery, logicamente meu comentario acima não se destina a um profissional como, se me permite, voce. Tenho curiosidade a respeito deste TO, mas acho que aqui não seria apropriado versar sobre isso. Grande abraço; sou um leitor assiduo de seus preciosos comentários.

  65. É um baita cargueiro e a Embraer vai saber explorar comercialmente esse avião ou não teria investido recursos próprios nele. A Embraer como sempre sabe o que faz. O avião parece uma gaivota, lindo. Isto mostra a qualidade e criatividade do brasileiro. O que nos falta e dinheiro e oportunidade de mostrar nosso potencial.

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